Sistemas Operacionais

12/02/2016 11h23 - Atualizado em 12/02/2016 14h20

Android 6.0 Marshmallow: Samsung Galaxy S2 poderá ser atualizado

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Galaxy S2, celular da Samsung lançado em 2011, poderá receber atualização para Android 6.0, versão que chegou, até agora, em poucos modelos no mundo. A façanha é realizada por meio da ROM CyanogenMod, famosa por adaptar software recente para smartphones que pararam de receber updates da fabricante.

Android Marshmallow: tudo sobre a atualização do sistema do Google

O celular ainda possui as versões Galaxy S2 Lite e Galaxy S2 Duos. Na página oficial do sistema, é possível baixar cinco versões preliminares (nightly) do CyanogenMod 13, que replica o Android Marshmallow. Além do Galaxy S2, a equipe de desenvolvedores do CyanogenMod disponibilizou o Android 6.0 aos Galaxy S3, Galaxy S4, Galaxy S4 mini e Galaxy S5.

Menu principal do Galaxy S2 Lite (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S2, lançado em 2011, já pode rodar o Android 6.0 Marshmallow (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Oficialmente, o Galaxy S2 estagnou no Android 4.1 "Jelly Bean". Mas, desde 2013, o aparelho vem recebendo atualizações alternativas baseadas no CyanogenMod, equivalentes aos Androids 4.3, 4.4 e 5.0. Com o histórico positivo, espera-se que não demore muito até que uma versão estável da versão 6.0 seja disponibilizada online para download gratuito.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Vale a pena atualizar?

Entre as vantagens para quem ainda tem o antigo top de linha da Samsung, estão mudanças profundas no design se comparado ao sistema original, novas funções, como o controle de permissões, e melhorias no desempenho e consumo de bateria. Usuários que decidirem fazer o upgrade forçado também poderão baixar qualquer app da Play Store exclusivo de versões atuais do Android.

Porém, é preciso ficar claro que a instalação de uma ROM customizada, como é o caso da CyanogenMod, só é recomendada para usuários avançados. Afinal, é preciso realizar uma série de procedimentos no aparelho para que ele se torne apto a receber o novo sistema, como desbloqueio do bootloader e acesso root – saiba se vale a pena fazer.

Galaxy S2 Lite, da Samsung, é um bom celular? Opine no Fórum

Via CyanogenMod

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Antonio
    2016-02-18T10:14:58

    Essa foto ai em cima e do S2 lite...

  • Mateus Oliveira
    2016-02-14T02:43:30  

    A gente sabe q hj em dia a vida útil de um celular é no máximo 3 anos , passou disso ele pode até esta funcionando, mas vai trava com maior frequência ao logo dos anos, principalmente esses celulares q as empresas mechem em td no Android e deixa um Sistema aparentemente leve, em pesado, então o celular pode até receber um sistema novo, mais provavelmente deve trava mt nesse, não compensa. Melhor fica com um sistema antigo q roda, do q um novo q só trava

    recentes

    populares

    • Mateus Oliveira
      2016-02-14T02:43:30  

      Você esta errado amigo, a CyanogenMod citada na matéria, foca exatamente em deixar o sistema limpo e o mais próximo possível do android tal qual é desenvolvido pelo google, ou seja sem aquele monte de programas desnecessários que a samsung e outras fabricantes enchem o celular e que muitas vezes não é possível desinstalar, Tive esse modelo de aparelho e só vendi depois de 3 anos de uso ainda em perfeitas condições, usei a CyanogenMod boa parte desse tempo!

  • Jose Antonio
    2016-02-14T22:06:00

    Fica bala, fiz no meu, tem que reparticonar, passei /system de 512 para 1giga e /data de 2 para 4gigas, bom d+++

  • Diogo Borges
    2016-02-12T19:01:19  

    Só não atualiza o S3 ou S3 Neo.... Decepcionado com a Samsung...

    recentes

    populares

    • Diogo Borges
      2016-02-12T19:01:19  

      Diogo, é natural... esses telefones possuem uma ótima vida útil. Se as fabricantes não colocarem o sentimento de obsolescência nos consumidores, elas perderão muito dinheiro. Prova de que o galaxy s2 é um aparelho utilizável é que a Cianogen conseguiu colocar o último Android nele.