Ferramentas de sistema

26/02/2016 10h00 - Atualizado em 26/02/2016 10h00

Bluestacks, Droid4X, DuOS: qual o melhor emulador de Android no PC?

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Emuladores de Android levam todo o poder do sistema do Google para o desktop, tirando vantagem da grande variedade e popularidade de apps e jogos quando não há um smartphone ou tablet por perto. Embora o BlueStacks seja o mais famoso, a concorrência recente do AMIDuOS e do Droid4X levanta a dúvida: afinal, qual o é o melhor?

Aprenda a rodar aplicativos Android no Windows

Confira a seguir um comparativo entre as três plataformas que emulam o sistema operacional no PC e veja quem ganha nos principais quesitos que devem ser levados em conta na escolha.

nada (Foto: Divulgação)AmiDuOS x Bluestacks x Droid4X: veja qual é o melhor emulador de Android para PC (Foto: Reprodução/TechTudo)

Versão do Android: AmiDuOS

O AmiDuOS é o único emulador que oferece Android 5.0 (Lollipop) no PC, vencendo, nesse quesito, o Bluestacks e o Droid4X, que ainda estão na versão 4.2 Jelly Bean. Vale lembrar que o comparativo considera o amiDuOS 2.0, que estreou o Lollipop no Windows – a American Megatrends, dona do emulador, também disponibiliza uma versão com Jelly Bean.

DuOS oferece Android Lollipop (Foto: Reprodução/Paulo Alves)DuOS emula Android 5.0 (Lollipop) (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Design: AmiDuOS

O AmiDuOS é também o que oferece a experiência mais pura do Android no computador. Após instalado, o programa exibe o mesmo visual do Android Lollipop no smartphone, o que significa que é o único com Materal Design. 

Design do DuOS é fiel ao Material Design estreado no Android 5.0 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Design do DuOS é fiel ao Material Design estreado no Android 5.0 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Notificações, apps nativos, e todas as outras telas são exatamente iguais às de um dispositivo físico com a versão 5.0 do Android.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Usabilidade: Droid4X

Se você não quer dor de cabeça para instalar e usar um emulador de Android no Windows, o Droid4X é o mais indicado. Ao contrário do AmiDuOS, ele não requer o download dos Google Apps (Gmail, Google Maps, Google Play Store e outros) em um arquivo à parte, algo que pode confundir usuários menos experientes.

Interface do Droid4X se assemelha a um tablet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Interface do Droid4X se assemelha a um tablet (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Além disso, a interface oferece uma usabilidade parecida com a de um tablet Android, bem diferente de Bluestacks, que mais parece um navegador.

Apps disponíveis: Empate

O AmiDuOS pode levar uma pequena vantagem com relação aos aplicativos exclusivos do Android Lollipop, mas não chega a ser suficiente para deixar os concorrentes para trás. A maioria dos aplicativos disponíveis na Google Play consegue ser executada sem problemas em qualquer um dos três emuladores, a não ser apps que precisem de acesso à câmera, rede telefônica e demais recursos de hardware ausente de todos eles.

Nos três emuladores é possível baixar qualquer app ou jogo via Play Store (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nos três emuladores é possível baixar qualquer app ou jogo via Play Store (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Qual o melhor emulador: YouWave ou BlueStack? Comente no Fórum do TechTudo!

Desempenho: Droid4X

Em termos de desempenho, a briga é boa. Graças à última atualização do Bluestacks, ele se tornou capaz de rodar vários apps ao mesmo tempo, mais que o Droid4X e amiDuOS. Agora, todos os três rodam muito bem quase qualquer app da Play Store, mas o Droid4X ganha em consumo de CPU.

Droid4X não exige tanto do PC quanto seus concorrentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Droid4X não exige tanto do PC quanto seus concorrentes (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Enquanto Bluestacks e amiDuOS dominam o processamento do computador, fazendo-o ocupar cerca de 50% da CPU, o Droid4X se mantém constante em 10% ou 20%, dependendo do jogo ou app em execução. Contribui para isso o download de aplicativos automáticos do Bluestacks, que elevam o consumo de recursos do PC; e o caráter mais experimental do DuOS 2.0, a versão que vem com Android mais atualizado.

Plataformas compatíveis: Bluestacks

Nesse quesito, não há discussão: o Bluestacks é o único que oferece versão para Mac OS, enquanto os concorrentes só oferecem instalador para Windows. O Droid4X fica em segundo lugar, pois tem apps acessórios para Android e iOS para transformá-los em controle remoto, algo que agrega à experiência.

Bluestacks tem versão Windows, como a concorrência, mas também para Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Bluestacks tem versão Windows, como a concorrência, mas também para Mac (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Preço: Droid4X

O Bluestacks é conhecido como um emulador gratuito, mas a versão completa é paga anualmente. A versão paga  tem como vantagem impedir downloads automáticos de apps, algo que prejudica seu desempenho no PC, forçando o usuário a aderir caso não queira perder tanto rendimento ao emular apps e jogos.

Bluestacks e DuOS são pagos para aproveitar todos os recursos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Bluestacks e AmiDuOS são pagos para aproveitar todos os recursos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)


O amiDuOS também é pago, mas, ao contrário do Bluestacks, sua versão gratuita é limitada a somente 30 dias de teste. O Droid4X, por outro lado, é completamente grátis.

Vencedor: Droid4X

O emulador Droid4X é a melhor opção para rodar games e aplicativos Android no PC porque é o que oferece o pacote mais equilibrado: seu design não é tão confuso quanto o do Bluestacks, não é difícil de instalar como amiDuOS, é gratuito, alto desempenho e pode ser usado de graça, indefinidamente.O Bluestacks aparece como a segunda melhor opção, pois já é oferecido em versão estável e, por isso, é menos propenso a bugs do que o amiDuOS.

O programa da American Megatrends é promissor, pois é o único que oferece emulação completa da experiência do Android 5.0 no PC, mas ainda tem que se esforçar mais para justificar o preço cobrado pela versão final.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Byl David
    2017-10-31T22:33:45

    Baixei o Droid4X. Cliquei pra abrir; perguntou onde eu gostaria de instalar (confirmei "C: programas x86). Nenhum atalho surgiu na área de trabalho. Procurei em novos programas instalados; nada. Procurei no "painel de controle"; não há nada. Cliquei no arquivo baixado pra abrir; nada acontece.

  • Ellyson Felipe
    2016-04-18T05:04:37  

    aqui esse droidx é o que mais trava

    recentes

    populares

    • Ellyson Felipe
      2016-04-18T05:04:37  

      Não sou expert, mas acho que vai depender de cada configuração de computador!

  • Carlos Silva
    2016-07-15T02:40:22  

    e o NOX... eh bom?!

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2016-07-15T02:40:22  

      nao

    recentes

    populares

    • Carlos Silva
      2016-07-15T02:40:22  

      sim ele e bom

  • Wadson Crystian
    2016-09-17T00:58:40

    o Bluestacks trava muito, nao recomendo!

  • Rodolfo Ti
    2016-10-14T16:23:22

    O melhor emulador não esta ai, o MEmu alem de ser o mais leve que já testei é possível editar o hardware...

  • Luís Camargo
    2016-10-02T22:51:13

    o droid4x não roda clash of clans, um dos motivos de eu querer emular o android no meu pc :/

  • Manoel Cavalcanti
    2016-07-13T16:44:04

    todos até agora eu não consigo fazer login diz que não é possível estabelecer uma conexão segura com o servidor....

  • Alan Silva
    2016-05-14T16:44:33

    faltou o Andy que na minha opiniao e o melhor porem um dos mais pesados

  • Maycon Monteiro
    2016-04-25T11:01:46

    uso o droid4x sem problemas.....