14/02/2016 07h00 - Atualizado em 14/02/2016 07h00

Câmeras da Sony e GoPro fazem imagens incríveis a 27 km de altura

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Um grupo dos Estados Unidos chamado Night Crew Labs equipou um balão de gás hélio com quatro câmeras para voar a uma altura de 27 km, equivalente a 90 mil pés. A experiência contou com uma Sony a7S, duas GoPro Hero4 Black, uma GoPro Hero 3+ e um celular Galaxy S5

Drones poderão transmitir Internet 5G em projeto do Google; entenda

Os registros visuais da viagem mostram desde a cidade de São Francisco, de onde partiu o balão, até o Oceano Pacífico e a cidade de Santa Cruz, na outra ponta do estado da Califórnia.

Balão equipado com câmeras fez registro de viagens a até 27 km de altitude (Foto: Reprodução/Night Crew Labs)Balão equipado com câmeras fez registro de viagens a até 27 km de altitude (Foto: Reprodução/Night Crew Labs)

A experiência ocorreu no dia 12 de dezembro de 2015, pela manhã, em uma área escolhida especialmente para garantir que o balão, ao ser levado pelas correntes de vento, pousasse em um local específico, onde pudesse ser resgatado com facilidade.

O balão estava equipado com duas partes principais. A inferior possuía a câmera Sony, equipada com lente grande angular de 18mm f/4, e a GoPro Hero 4 Black, ambas apontadas para o horizonte. 

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

Apontado para o chão, o smartphone Galaxy S5 fotografou a cada 10 segundos e trabalhou como o cérebro do equipamento, controlando o GPS para localização do balão com os gravadores e baterias externas. 

Na parte superior, a GoPro Hero 3+ fez imagens do balão enquanto a GoPro Hero 4 Black serviu de rastreador GPS extra com baterias externas. 

Balão fez vídeos e fotos dos arredores durante a viagem (Foto: Reprodução/Night Crew Labs)Balão fez vídeos e fotos dos arredores durante a viagem (Foto: Reprodução/Night Crew Labs)

O balão precisou de três tanques de hélio para poder flutuar e carregar o peso dos equipamentos. Conforme subia, o veículo foi carregado pelo vento para o sudeste. Ao atingir uma altitude de cerca de 27 km, a bexiga explodiu. O momento foi registrado pela Hero3+ em câmera lenta.

Ao começar a cair em queda livre, um paraquedas se abriu para garantir que as câmeras chegassem ao solo em segurança. A explosão ocorreu cerca de 1h20 após o início da aventura e o equipamento registrou velocidades de até 240 km/h.

Rompimento do balão de hélio foi registrado por uma GoPro (Foto: Reprodução/Night Crew Labs)Rompimento do balão de hélio foi registrado por uma GoPro (Foto: Reprodução/Night Crew Labs)

O objetivo do grupo com o experimento era testar o equipamento em uma área segura, antes de seguir para seu próximo destino, que é enviar um balão para os céus do Alasca e capturar imagens da Aurora Boreal do alto.

A viagem completa foi registrada de vários ângulos, mostrando as diferentes etapas da aventura. Confira no vídeo abaixo. 


Via Night Crew Lab e Digital Trends

Qual drone vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigues
    2016-02-14T13:54:23  

    Diferença dos jovens (atoas ) no Brasil que soltam balões só pra por todos em risco !!

    recentes

    populares

    • Rodrigues
      2016-02-14T13:54:23  

      Não sabia que uma coisa idiota era cultura mundial, o que pode se considerar cultura são balões tripulados, controlados, que dificilmente causam algum dano. E não esse lança chamas de gente pobre que incendeia tudo aonde cai.

    recentes

    populares

    • Rodrigues
      2016-02-14T13:54:23  

      MEUS OVOS, BALÕES COM FOGO , MEUS OVOS, SÃO PROIBIDOS EM QUALQUER LUGAR.

  • Jow Tromundo
    2016-02-15T11:42:13

    estou aqui apenas para ler os comentarios.....kkkk

  • Odirlei Júnior
    2016-02-15T10:53:07

    Lá pode soltar balão ???

  • João Predestinas
    2016-02-15T01:24:36  

    no Brasil tem uns trouxas que gostam de soltar balão para colocar em risco os outros e até se matam para pegar balões caindo... Isso é falta de mulher ou cérebro, Arnaldo?

    recentes

    populares

    • João Predestinas
      2016-02-15T01:24:36  

      Q q tem a vê com esse experimento ? Doença

  • Médica Patricinha
    2016-02-15T10:01:22  

    Esse balão foi até o fim do céu, e não vi Deus, não vi jesus, não vi nenhum anjo. Acho mais fácil encontrar os Ursinhos Carinhosos em uma nuvem do que acreditar na Bíblia.

    recentes

    populares

    • Médica Patricinha
      2016-02-15T10:01:22  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Clara Santana
    2016-02-15T10:46:20

    POR FAVOR! Quero entrar no grupo de Whatsapp de Tecnologia no ZapVIP mas só entra com convite de quem já for membro. Alguém aqui já tem a chave de acesso pra o site deles zapvipgrupos .net ? Me adiciona ou manda convite PLEASE! +119195541258. Beijos!

  • Wescley Lima
    2016-02-15T10:34:00

    Toda vez que olho pAra esta cidade lembro-me de GTA SAN ANDREAS .

  • Bruno Fiel
    2016-02-15T10:10:58

    Deus é maravilhoso ! Mundo é perfeito, o que é imperfeito são os homens que nele reside.

  • ISMAIL PINHEIRO
    2016-02-14T21:20:16  

    alguém por acaso sabe qual o nome da trilha sonora que usaram????

    recentes

    populares

    • ISMAIL PINHEIRO
      2016-02-14T21:20:16  

      Liga o Shazam

  • Álvaro Junior
    2016-02-15T08:40:21

    Sensacional. Show de bola o video

  • Adriano Oliveira
    2016-02-15T07:40:30

    Que vídeo lindo pra começar o dia!

  • Levita
    2016-02-15T00:00:47  

    O homem não foi a lua e essa filmagem foi criada em laboratorio portanto a terra é plana. TEORIA DA CONSPIRAÇÃO.

    recentes

    populares

    • Levita
      2016-02-15T00:00:47  

      kkkkkkkkkk

  • Levita
    2016-02-14T23:59:36

    Edai!!!!!

  • Cristiano Santos
    2016-02-14T15:26:10  

    Cadê os doentes mentas que acreditam em terra plana?

    recentes

    populares

    • Cristiano Santos
      2016-02-14T15:26:10  

      Achei... ele está lá em cima!

    recentes

    populares

    • Cristiano Santos
      2016-02-14T15:26:10  

      Dá para perceber que a câmara que filma já prova que ela filma em círculo, já na saída dá para perceber isto é a terra é plana e estatíca está câmera era para estar a pelo menos a 800 km de distância

  • Hugo Souza
    2016-02-14T14:04:14  

    Sabia que tem uns retardados que ainda acham que a terra é plana.

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2016-02-14T14:04:14  

      Verdade kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Hugo Souza
      2016-02-14T14:04:14  

      É tão plana que daqui do meu prédio eu consigo ver alguns arranha-céus no Japão.

  • Gilmar Faustino
    2016-02-14T20:18:26  

    Que falta do que fazer heim?

    recentes

    populares

    • Gilmar Faustino
      2016-02-14T20:18:26  

      Vc queria que eles estivessem fazendo o que? Coçando o saco que nem vc?

  • Fernando Santa
    2016-02-14T20:37:09

    shooooow!!!!

  • Diego Trevisan
    2016-02-14T18:23:08

    show

  • Bruno Junior
    2016-02-14T14:34:10  

    Grande experimento, belas imagens, parabéns!

    recentes

    populares

    • Bruno Junior
      2016-02-14T14:34:10  

      Nossa, a balão de 2,6 metro ao explodir tinha 10 metro de diâmetro.

  • Jubiracir Cruiz
    2016-02-14T15:01:18  

    nossa tive uma ejaculasao precóse ao ver essa materia

    recentes

    populares

    • Jubiracir Cruiz
      2016-02-14T15:01:18  

      Caramba e eu quase infartei ao ver a sua escrita !!!!!

  • Cristiano Santos
    2016-02-14T15:03:12  

    Cadê os doentes mentais que acreditam em terra plana?

    recentes

    populares

    • Cristiano Santos
      2016-02-14T15:03:12  

      Cadê os doentes mentais que ficam digitando perguntas sem graça?

  • Claudio Alexander
    2016-02-14T13:40:09

    Sensacional!!!!!!!

  • Paulo
    2016-02-14T13:11:44

    realmente as imagens são bonitas...belo trabalho dos caras

  • Ricardo Filipe