Sistemas Operacionais

19/02/2016 06h00 - Atualizado em 19/02/2016 11h55

Windows Phone vale a pena? Veja motivos para comprar ou fugir

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Comprar um celular com Windows Phone em 2016: eis a dúvida de muitos. O sistema que popularizou os smartphones da linha Lumia tem avaliações positivas no Brasil, mas perde muitos usuários para o Android e o iPhone (iOS). Isso tudo é devido à falta de apps e outros problemas.

Os cinco melhores smartphones com Windows Phone à venda no Brasil

Ainda assim, os telefones da Microsoft – e da Nokia – chamam atenção pelos preços interessantes, câmeras boas e alto desempenho. A marca ainda apresenta opções de smartphones com configurações melhores, como o Lumia 930 ou o Lumia 950 XL. Vale a pena investir em um smartphone com Windows Phone? Descubra cinco motivos para comprar e cinco para fugir da plataforma móvel. 

Windows Phone é bastante popular no Brasil, mas tem enfrentado problemas (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows Phone é bastante popular no Brasil, mas tem enfrentado problemas (Foto: Divulgação/Microsoft)

Motivos para comprar

1. O sistema tem bom desempenho e custo-benefício

Desde o sucesso do Lumia 520, a Microsoft tem focado em lançar aparelhos baratos e de bom desempenho. Um exemplo disso é o Lumia 435, que conta com TV Digital e suporte a DualSIM. Ele custa a partir de R$ 370 em lojas online. O smartphone recebeu nota máxima no review do TechTudo nos quesitos desempenho e custo-benefício. 

Outros aparelhos bem avaliados pelo TechTudo também foram o Lumia 535 e o Lumia 640, que também tem preços competitivos. Os dois telefones têm telas gigantes, processadores quad-core e vão receber atualização para o Windows 10 Mobile.

2. Os Lumias continuam tendo boas câmeras e aplicativos para fotos

A Nokia e a Microsoft ganharam destaque graças às câmeras PureView dos Lumias. O grande destaque fica para o Lumia 1020 – e sua resolução de incríveis 41MP – e para o Lumia 730, com câmera grande angular para selfies. É possível conferir dicas para fazer melhores fotografias com os celulares.

Lumia 830 possui câmera traseira de 10MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Lumia 830 possui câmera traseira de 10MP (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Lumias ganharam fama com boa câmera e diversos aplicativos para fotos (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Para completar, os aplicativos nativos para capturar e editar imagens são muito satisfatórios, como Lumia Selfie, que traz diversos filtros e correções para rostos e o Cinemagraph, com ótimas animações e fotos no estilo GIF. 

3. Lumias recebem atualizações durante muito tempo

Após deixar usuários do Windows Phone 7 sem atualizações, a Microsoft tem atualizado todos os Lumias lançados desde 2012. Um bom exemplo disso é o Lumia 920, apresentado há quatro anos, que deve receber o Windows 10 Mobile, assim como smartphones recentes. Entre os dispositivos com Android, por exemplo, o Galaxy S3 tem a mesma idade do Lumia 920 e parou de ganhar atualizações depois da versão 4.3 (Jelly Bean). 

A vantagem de continuar com o sistema atualizado é ter acesso às versões mais recentes de jogos e apps. Além disso, os aparelhos Lumia tendem a receber as atualizações de segurança mais novas, enquanto celulares Android podem ficar sem cobertura mais rapidamente. 

4. O sistema é muito usado no Brasil

Embora a participação tenha caído para 1,1% nas vendas em todo mundo, o Windows Phone é o segundo sistema mais popular do Brasil. Por aqui, a plataforma da Microsoft cresceu de 4% para 5,1% no fim de 2015, segundo o Kantar WorldPanel, ficando à frente do iPhone (2,8%) e perdendo para o Android (91,8%).

Lumia 435 é opção barata e popular no Brasil com Windows Phone (Foto: Divulgação/Microsoft)Lumia 435 é opção barata e popular no Brasil com Windows Phone (Foto: Divulgação/Microsoft)

A boa notícia para quem pensa em comprar um Lumia é que o número, possivelmente, fará com que mais apps nacionais ou serviços focados no Brasil sejam lançados para a plataforma. Um exemplo disso foi o Nubank, disponibilizado após forte mobilização de usuários do Windows Phone em redes sociais.

5, O Windows 10 Mobile pode melhorar problemas com apps

Previsto para chegar nos próximos meses, o Windows 10 Mobile traz dois grandes trunfos para aumentar a loja do sistema: os aplicativos universais e a portabilidade de programas do Android e iOS. Algumas opções já estão disponíveis, como o app TuneIn Radio e todos os games da franquia Candy Crush Saga. No entanto, é preciso aguardar para ver se a expectativa da Microsoft vai se concretizar.

Motivos para fugir do Windows Phone

1. Falta de aplicativos ainda é um grave problema

Completando seis anos em fevereiro, o Windows Phone ainda não conseguiu resolver sua maior fraqueza: a falta de bons apps no sistema. Ainda hoje, smartphones Lumia não têm aplicativos de peso como Tinder, Snapchat e Periscope, contando apenas com versões não-oficiais, que nem sempre funcionam corretamente. Além disso, serviços do Google, como Gmail e YouTube, continuam indisponíveis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone.

Outro problema na Windows Store é a baixa qualidade ou até mesmo o abandono dos programas já existentes. O Instagram continua na versão beta desde 2013, o Facebook não tem várias das funções presentes no Android ou iOS, e o Waze sequer tem outras vozes de navegação. Há ainda serviços que simplesmente retiraram seus apps da loja, com destaque para a rede social Pinterest.

2. A Microsoft atrasa demais

Um ponto que tem estremecido a relação entre a Microsoft e os clientes são os constantes atrasos da empresa. O Windows 10 Mobile, por exemplo, estava previsto para chegar ao Lumia até dezembro. Apesar disso, seis meses após a chegada para PC, o sistema ainda não foi liberado, nem conta com previsão de lançamento.

Windows 10 Mobile teve versão prévia lançada para primeiros aparelhos em fevereiro (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Windows 10 Mobile teve versão prévia lançada para primeiros aparelhos em fevereiro (Foto: Reprodução/Microsoft))Windows 10 Mobile e Cortana em português não chegaram no tempo previsto (Foto: Reprodução/Microsoft)

Outro caso que irritou usuários foi a Cortana em português, que deveria chegar para os participantes do programa Windows Insider até o fim de 2015. No entanto, o executivo da empresa Gabe Aul confirmou o atraso para este ano, sem revelar o motivo.

3. É possível encontrar aparelhos Android com bom custo-benefício

Apesar de o Lumia 435 ser imbatível, há aparelhos Android com preços bastante competitivos, sistema atualizado e a loja de aplicativos Google Play Store completa. Entre os exemplos estão o Redmi 2 e o Redmi 2 Pro, que custam R$ 499 e R$ 699, respectivamente. Para completar, o popular Moto E 2 tem preço de somente R$ 649. 

4. Até os apps da Microsoft chegam mais completos no Android e iPhone

A Microsoft poderia compensar a falta de apps de terceiros com opções próprias no Windows Phone, mas não é isso que a empresa tem feito. O Office Mobile e o OneNote são mais completos no iPhone e no Android do que no atual Windows Phone 8.1, mesmo problema encontrado no Outlook. A empresa, por sua vez, promete apps renovados no Windows 10 Mobile. 

Qual é o melhor sistema operacional móvel? Comente no Fórum do TechTudo.

Em outros casos, aplicativos da fabricante foram lançados nas plataformas rivais, mas não têm nem previsão de chegada aos Lumias. O Mimicker Alarm, por exemplo, é um despertador exclusivo para Android, o Tossup organiza encontros em grupos, e o Fetch reconhece a raça do cachorro pela foto. Esses todos estão indisponíveis no Windows Phone.

5. A Microsoft demora a lançar os celulares no Brasil

Lumia 950 XL ainda não tem previsão para chegar ao Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Lumia 950 XL ainda não tem previsão para chegar ao Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Quem acompanha as notícias sobre smartphones pode se decepcionar quando o assunto é Lumia. Apesar da popularidade do sistema no Brasil, novos telefones, como Lumia 950 e Lumia 550, ainda não têm previsão de desembarcar no país. Esses aparelhos contam com especificações mais poderosas, Windows 10 de fábrica e recursos como o modo Continuum

A decepção, aliás, deve ser ainda maior para quem busca ter as configurações mais avançadas no celular. Afinal, o Lumia 950 XL vai ter lançamento no Brasil com processador Snapdragon 810, ao mesmo tempo em que telefones equipados com chips mais poderosos, como o Snapdragon 820, começam a ser anunciados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jose Carneiro
    2016-11-13T20:40:04  

    Tenho a 2 anos Nokia Lumia 730. O Smartphone é incrível, pois nao trava e esta sempre atualizado ja conta com o Windows 10. Pena que a Microsoft nao oferte a plataforma para outras marcas de renome, o que deixaria mais popular,, e consequentemente haveria mais apps uteis na loja. Mas a qualidade e desempenho dos hardwares é muito bom na linha Lumia.

    recentes

    populares

    • Jose Carneiro
      2016-11-13T20:40:04  

      saudades do meu lumia 730 ..... cai na cilada de comprar um ASUS.....NEVER AGAIN!

    recentes

    populares

    • Jose Carneiro
      2016-11-13T20:40:04  

      Dançou hem????????????

  • Rodolfo Capaluto
    2016-07-24T21:16:04  

    Conheço o sistema desde que foi lançado e tive um lumia 720 e 1 de meus amigos tinha um S2 eu estava no mesmo lugar que ele e conseguia acessar a internet primeiro que ele e sendo que o plano de internet era o mesmo. Agora tenho um 920 e um 1520 só.

    recentes

    populares

    • Rodolfo Capaluto
      2016-07-24T21:16:04  

      Trabalho com tecnologia e sempre utilizei WP, pra mim a questão essencial é a segurança, só troco meu Lumia por um Surface Phone... já se perguntaram o porque do Lumia não ter tantos aplicativos??? só vejo pessoas responderem que a Microsoft é atrasada.... mas não é isso....pense....

    recentes

    populares

    • Rodolfo Capaluto
      2016-07-24T21:16:04  

      Sou da mesma opinião, todos reclamam muito do WP mas esquecem de comentar os vários problemas que não tem diariamente. Tudo que preciso tenho no WP só não tenho os excessos.

  • Claudio Chaim
    2016-09-21T16:33:29

    Tenho um Nokia Lumia 720 já atualizado com Windows Phone 8.1 É um excelente aparelho..... roda de boa....Não trava...ligeiro.. Pena que aplicativos uteis que precisamos no dia a dia não tem na loja ...Meu Nokia Lumia 720 também não receberá atualização do Móbile 10... No resto eu fico em dúvidas se trocaria por um Android.. Iphone nem pensar.......tive um 4s não gostei e passei pra frente.. É isso aí... São Paulo, 21 de setembro de 2016

  • Carlos Pinheiro
    2016-02-24T15:34:26  

    Tenho um lumia 1520. Gosto muito do aparelho. Principalmente pela tela, bateria e câmera. Nunca travou. Nunca enroscou. Nunca pipocou. Uso para o trabalho. Enviando e recebendo emails e mensagens de whatsapp. Não jogo, não escuto música, nem vejo filmes nele. É isso.

    recentes

    populares

    • Carlos Pinheiro
      2016-02-24T15:34:26  

      Carlos, e mesmo se você utilizasse para tarefas pesadas, o aparelho rodaria bem. Tenho um Lumia e recomendo!

  • Edi Rorato
    2016-02-19T16:35:59  

    Aí sim, Lumia é um excelente dispositivo para pessoas que não se importam em ficar com poucos apps, serem os últimos a receber atualizações. A verdade é essa: Windows Phone é para analfabeto em tecnologia, os baratos são para os pobres de dinheiro e os caros são para os pobres de conhecimento. Não existe mais discussão em relação a Sistema Operacional Móvel hoje em dia. Não atoa a Nokia voltará ao mercado de smartphones, adivinha o SO que vai usar? Sim, Android.

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2016-02-19T16:35:59  

      O óbvio que anotações à mão faço no galaxy note. Mas quero voltar a fazer em um newton mp2100

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2016-02-19T16:35:59  

      O comentário desse é de uma pobreza intelectual gigantesta ... definir pessoas pela plataforma de sistema mobile que elas utilizam... Cada uma...

  • Klleber Oliveira
    2016-02-26T08:54:25  

    "Há um ERRO na reportagem"

    recentes

    populares

    • Klleber Oliveira
      2016-02-26T08:54:25  

      Temho um Lumia 830 o aparelho é fantástico , já chegou a atualização do Windows 10 mobile ofical , nunca tive problemas com o aparelho , uso para jogar , trabalho , tiro fotos perfeitas câmera espetacular com recursos premium , não sinto falta de Apps pois o aparelho entrega um conjunto que supre todas as necessidades , fora a contrução muito bem feita !

  • Sirzechs Gremory
    2016-05-17T08:57:51

    Estou com um Windows Phone e ele é muto bom. Para mim, os únicos pontos negativos do WP é a falta de alguns aplicativos e alguns sites onde o player deles não funciona no dispositivo. Tirando isso ele é um ótimo SO

  • Guilherme Costa
    2016-04-14T14:55:31

    meu 730 funcionando muito bem!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Klleber Oliveira
    2016-02-26T08:53:34  

    Há um ero na reportagem.... tenho um excelente Lumia 730 com Windows 10 Mobile e uso o Gmail e assisto vídeos do Youtube !! Nunca Tive problemas! Tenho também um Lumia 435 com Windows 8.1 e assisto vídeos do Youtube sem problemas!

    recentes

    populares

    • Klleber Oliveira
      2016-02-26T08:53:34  

      Assiste pelo navegador, porque que não possui aplicativo.

    recentes

    populares

    • Klleber Oliveira
      2016-02-26T08:53:34  

      Possuo o windows phone versão 10, no aparelho 535, e acesso Gmail , Google Drive, Youtube, tudo normal. Realmente retiraram alguns aplicativos, mas nada de grave.

  • Juliano Bernardo
    2016-02-26T14:24:10

    meu lumia 630 só estragou uma vez que os meus gatinhos pularam nele e caiu do 29 andar

  • Felipe Souza
    2016-02-23T10:42:30

    Gosto muito dos aparelhos Lumia, o sistema roda muito bem. Há aparelhos Lumia com 512m de Ram que deixam no chinelo muitos Androids com 1 G de Ram, tanto na rapidez e em relação a travamentos. O sistema é complete e descomplicado.

  • Bruno Anjos
    2016-02-19T13:37:25  

    O Lumia 930 me atende e muito, recomendei para as pessoas do meu trabalho e elas compraram o 930, 640, 535 e 530 e estão todos felizes e satisfeito com o aparelho, tem muitos aplicativos, uso o WAZE, o tinder entre outros, comprei o meu aparelho em 2014 e pretendo ficar com ele por mais 1 ou 2 anos, só troco pelo 950 mais só porque vira PC porque se não foce isso nem valeria a pena !

    recentes

    populares

    • Bruno Anjos
      2016-02-19T13:37:25  

      Bruno Anjos acho que nem vale a pena esperar o 950 visto que a microsoft quer acabar com alinha lumia e trazer o surfacephone e também o novo aparelho da HP que vai vir com W10, leitor de iris, suporte ao continuum, carregamento sem fio, IP67 e com 4 de ram, vai voar esse aparelho, olha no windows mania.

    recentes

    populares

    • Bruno Anjos
      2016-02-19T13:37:25  

      O waze para wp é uma bosta... O instagram é uma bosta além de ser beta desde 2013. O spotfy é uma bosta. Não tem o APP simples q é o da Alelo. Os apps da M$ funcionam melhor no Android q no próprio wp. OS m$ nunca mais.

  • Marcos Flávio
    2016-02-22T16:31:57

    Nesse momento não vale a pena tem wp. Prefira um Moto x play ou superior q vem com Android marshmallow puro. Vc não vai se arrepender. Tenho propriedade de falar pois fui muitos anos usuário do wp uns 4 anos. Tenho o w10 no meu pc e é top. Tenho Xbox One e nao me arrependo. Mas infelizmente a M$ nos deixa de lado quando o negócio e mobile. Desenvolvedores estão abandonando a plataforma.

  • Marcos Flávio
    2016-02-22T16:04:11

    To fora de Wp. Vendi o meu e não me arrependo. Agora estou muito satisfeito com meu Android 6.0 puro do Moto X Play.

  • Pablo Soares
    2016-02-19T15:58:42  

    Melhor demorar pra liberar atualizações e todos modelos receberem com excelente desempenho (motivo da demora) do que ter que comprar um Android/Ios novo pra ter uma nova atualização.

    recentes

    populares

    • Pablo Soares
      2016-02-19T15:58:42  

      Falou o sujeito que tem Android que cada atualização só em aparelho superior.....tsc tsc tsc

    recentes

    populares

    • Pablo Soares
      2016-02-19T15:58:42  

      A real é que nem é necessário fazer grandes atualizações no Android, qqr versão 4.4 pra cima dá de relho em qqr coisa das outras opções (iOS, BB, WP). Eu uso CyanogenMOD, que dá de relho na versão oficial, mas isto é vantagem para quem usa plataforma aberta e ENTENDE do assunto.

  • Rafael Morelli
    2016-02-19T14:37:07  

    O melhor de tudo é que no meio do texto na falta de apps, estar a frase "Download grátis do app do Techmundo. Receba dicas e notícias de tecnologia em seu Android ou iPhone." kkkkkk. Cade o do Windows Phone?

    recentes

    populares

    • Rafael Morelli
      2016-02-19T14:37:07  

      Em breve... heuheueheuehue!!

    recentes

    populares

    • Rafael Morelli
      2016-02-19T14:37:07  

      Eu tenho Techmundo em todos os WP de casa, acho que a falta de conhecimento dos idiotas é um mal mas o que se esperar do povo que votou no PT...

  • José Gonçalves
    2016-02-19T17:30:00  

    Windows Phone não tem apps, disse o usuário que não achou o snapchat kkkk. Se você considerar esse app importante, realmente não compre Windows Phone (Futuro Windows 10 Mobile). Caso não, não se preocupe com os outros. Facebook, Whatsapp, Instagram, Netflix, Nubank, Messenge, Viber, Telegram, Skype, Twitter, enfim... Estão todos lá.

    recentes

    populares

    • José Gonçalves
      2016-02-19T17:30:00  

      Perfeito José mas criancice e fã boy hater é o que mais tem aqui

  • Bender Gomes
    2016-02-19T19:07:18  

    Prefiro mil vezes o androide! Ja tive windows fone, pra mim é uma porcaria, não tem um aplicativo de face que preste, youtube tão pouco, as vezes funcionava a versão beta. as interfase são muito pobres, resumindo, não tem quase nada, e o que tem não funciona direito, este sistema é para leigos que não sabe nada a respeito de tecnologia.

    recentes

    populares

    • Bender Gomes
      2016-02-19T19:07:18  

      A microsoft visa o mercado corporativo, porem com a vindo do surfacepgone irá mudar isso, fora o novo aparelho a HP que vira com windows 10.

    recentes

    populares

    • Bender Gomes
      2016-02-19T19:07:18  

      Com essa qualidade de escrita do Bender podemos perceber o quão importante é a opinião dele...

  • Fernando Nunes
    2016-02-19T14:24:23  

    Mas vale lembrar que um app que é inutil pra uns pode ser essencial para outros então sempre vai haver dois pontos de vista, quem sabe com a chegada desses "grandes apps" esse cenário volte a mudar e o SO volte a ganhar o mercado do android por aqui.

    recentes

    populares

    • Fernando Nunes
      2016-02-19T14:24:23  

      Fernando nunes tem nego reclamando de aplicativo mas quem trouxe o mapas offline foi a microsoft, então tem muita gente q tem que agradecer ao invés de ficar cobrando o tinder pra WP

    recentes

    populares

    • Fernando Nunes
      2016-02-19T14:24:23  

      Até porque o 6tin é mil vezes melhor do que o Tinder do Android....

  • Allan Martins
    2016-02-22T07:04:15

    E nenhuma nota no TechTudo sobre o HP Elite X3...

  • Junimn
    2016-02-19T16:15:05  

    Ele é tão usado que não conheço ninguem que tenha um...

    recentes

    populares

    • Junimn
      2016-02-19T16:15:05  

      Tenho uma turma do terceiro ano onde a maioria usa Windows Phone.

    recentes

    populares

    • Junimn
      2016-02-19T16:15:05  

      Só você então ou você fecha os olhos para não ver.

  • Professor
    2016-02-19T18:11:55  

    Querem saber a diferença? Instalem 80 Apps no Android e no Windows Phone , depois disso rodem os dois sistemas para ver o resultado.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-02-19T18:11:55  

      Mas tem sim ! Apela não! rsrsrsr

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-02-19T18:11:55  

      Rafael Santos, Windows Phone não possui 300,000 apps que fazem a mesma coisa, mas o suficiente para o usuário utilizar, por fim o desafio continua, coloque 80 apps no seu celular Android, se couber no smartphone é claro, e se iniciar o aparelho sem ficar travado.

  • Carlos Roberto
    2016-02-20T21:34:05

    Realmente as cameras dos Lumias são imbatíveis, mas não acho os sistema legal.

  • Luís Camargo
    2016-02-20T16:05:06

    Sai de um android para um L730, no começo vc acha tudo lindo e maravilhoso, depois de uns meses vc percebe a cagad* que vc fez, o SO por si é fluido, mas esse negócio de não trava é balela, todo SO trava um vez ou outra, e os apps para o WP precisam comer muito arroz e feijão pra chegar perto dos outros SO

  • Gleidson Vilhena
    2016-02-19T18:55:16  

    Uso WP desde 2013 cm o lumia 520, ja usei o 730 e atualmente o 640xl e de fato a falta de aplicativos e a demora da atualização para o w10 e cortana em pt-br causa uma insatisfação enorme, mas não dá a mínima vontade de migrar para Android, o Windows Phone eh super liso, excelente desempenho, ja usei toda a memória interna mais 16gb do cartão e não travava...diferente do android...

    recentes

    populares

    • Gleidson Vilhena
      2016-02-19T18:55:16  

      Esse negócio de o SO é liso e não trava acho balela, todo SO trava, claro o WP trava menos, mas sim trava, principalmente aqueles bugs irritantes de tela preta escrito RETORNANDO ... -----'

    recentes

    populares

    • Gleidson Vilhena
      2016-02-19T18:55:16  

      Eu sou insider desde o inicio e só uso o windows 10 no PC. Estou pensando em comprar um Lumia pra servir de "beta". Penso no lumia 640.