Celular

23/02/2016 09h04 - Atualizado em 23/02/2016 09h04

LG G5: câmera dupla é interessante, mas bateria modular traz receio

Thássius Veloso
por
Do MWC 2016, em Barcelona*

O LG G5 se tornou o smartphone top de linha para 2016 da fabricante sul-coreana. Natural concorrente do futuro iPhone 7, ele chamou a atenção logo de cara por causa da bateria removível e modular – dá para plugar acessórios ao telefone. As primeiras impressões foram marcadas pelo design e a pegada do aparelho, apresentado durante o Mobile World Congress (MWC) 2016.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

O sucessor do LG G4 é muito parecido com o Nexus 6P, o smartphone com Android puro fabricado pela Huawei. Isso é bom. A inspiração da LG vem de um produto com sólido reconhecimento do mercado.

Galaxy S7: primeiras impressões sobre o lançamento da Samsung


O que o G5 tem de interessante? Para início de conversa, a construção industrial toda em alumínio. Ele será vendido nas cores dourado, prata, rosa e "titã" (um cinza mais escuro, quase indo para o chumbo). O smartphone está bastante diferente do G4, com lançamento no ano passado.

O celular parece menos robusto ao pegá-lo nas mãos – e isso é bom. As curvas do design possibilitam uma manuseio mais agradável: não fica parecendo um bloco de plástico com uma tela.

LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela do LG G5, novo smartphone da LG (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Por falar no display, ele conta com tecnologia IPS LCD, tem 5,3 polegadas e reproduz imagens com resolução de 2560 x 1440 pixels. É um Quad HD, portanto, não deixa nada a desejar: as cores são vivas e o conteúdo exibido na tela é muito nítido. Quando está no modo "always on", aquele em que a tela fica com fundo preto e letras brancas para mostrar data e hora, podemos perceber que o LCD cumpre bem o seu papel.

LG G5-HOME (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Aplicativos rodando no novo celular LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Sem falar na curvatura presente na parte superior da tela. Normalmente os telefones têm tela 2.5D – ela é ligeiramente arredondada. No caso do G5, este efeito é reproduzido por uma extensão maior. Ficou bem bonito. Pena que a parte inferior da área frontal do aparelho é feita em metal e não em vidro (até por ser destacável), o que causou uma quebra de continuidade no visual.

LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Traseira do LG G5 em destaque (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A traseira do LG G5 tem duas protuberâncias: para acomodar as lentes da câmera principal dupla e o botão Liga/Desliga.

Primeiro falemos do botão Power: basta um pouco de pressão para acioná-lo, o que pode ser um problema para usuários mais afobados. Nada que alguns dias de uso não resolva, como em outros dispositivos com tecnologia similar. A título de comparação, o botão Home do Galaxy S6 (com lançamento no ano passado) requer muita pressão. Em ambos os casos – G5 e S6 – ele serve também como leitor biométrico de impressões digitais.

LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhes da câmera traseira do LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A câmera dupla tem 16MP em proporção de imagem 4:3 ou 8MP em widescreen. O interessante é que uma das lentes é normal, enquanto a outra é uma grande angular de 135º. Resultado: mais elementos compondo uma mesma foto.

LG G5 com Cam Plus 2 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmera traseira do LG G5 com Cam Plus 2 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A transição da câmera normal para a grande angular ocorre de maneira muito rápida: em menos de um segundo. Para isso, a LG criou um aplicativo de fotografar cheio de ajustes e recursos. Um dos momentos mais interessantes é quando você está deslizando o dedo pelo slider de zoom. O sistema automaticamente faz a troca entre a lente grande angular (indicada para fotos sem aproximação) e a lente normal (para captar detalhes dos objetos/personagens sem causar distorções).

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O LG G5 roda Android 6.0 (Marshmallow) com velocidade e fluidez. Deu para perceber que a interface foi modificada pela LG – assim como Sony, Asus e Samsung fazem, entre outras. A modificação parece estar leve, sem muitas firulas, o que é bom para preservar o desempenho do aparelho, que conta com memória RAM de 4GB. Só podemos afirmar com certeza que o sistema do Google roda liso, porém, depois de conduzir testes mais longos.

LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Lateral do LG G5 e entradas em destaque (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A bateria removível modular é um conceito inovador que a LG trouxe para a feira de celulares de Barcelona. Resta saber se ele será bem sucedido a longo prazo, pois existem dúvidas sobre a praticidade e a segurança em torno do componente. Com 2.800 mAh, a bateria do G5 tem uma capacidade regular para esse tipo de aparelho. Quando acabar, basta soltar a parte de baixo do telefone, depois desplugar a bateria e plugar outra. Isso requer técnica do usuário.

lg g5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Bateria removível do LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Os próprios funcionários ressaltavam, por exemplo, que o movimento de retirar a bateria deve ser muito preciso, para não correr o risco de quebrar. E se isso ocorrer? Como será o pós-venda e o suporte técnico da LG? Ninguém sabe dizer.

Qual vai ser o melhor smartphone para você, o Galaxy S7 ou LG G5? Comente no Fórum

Reparamos também que um LG G5 em especial, com o acessório LG Cam Plus acoplado a ele, estava excessivamente quente. O telefone utiliza processador Snapdragon 820, da Qualcomm – aquele com promessa de resolver o problema de superaquecimento do Snapdragon 810. Já temos indícios de que não é bem por aí.

LG G5 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Parte traseira do LG G5, novo smartphone top de linha da LG (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Por fim, a LG finalmente adotou o padrão USB-C. Chega de ficar quebrando a cabeça para encaixar o cabo da maneira certa, pois o tipo C se conecta em qualquer direção. Só não será mais tão simples pegar o carregador de um amigo emprestado (provavelmente um Micro-USB) para usar no seu G5. Tudo bem, faz parte. O USB-C já é o próximo padrão que a indústria deve adotar.

Em resumo, o G5 se justifica pela tela "always on", o visual renovado em metal e a câmera dupla. Falta saber como será a adesão e o uso da bateria removível modular, que permite a conexão de acessórios. Já o USB-C foi um passo na direção certa. O smartphone tende a ser um importante concorrente com o próximo lançamento da Apple, ainda em 2016. Ele também é um natural oponente do Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, ambos lançados no MWC 2016.

A LG não informou data de lançamento, preço ou onde será possível comprar o G5 no Brasil.

*O jornalista viajou a convite da Samsung

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aglaecio Júnior
    2016-02-23T13:32:08  

    até parece que todas as fabricantes só pensam em derrubar o iphone... iphone nem é referência pra nada, a não ser o preço absurdo

    recentes

    populares

    • Aglaecio Júnior
      2016-02-23T13:32:08  

      Claro que é referência, vai dizer que não foi referência pra Samsung, que não é referência pra Xiaomi?

    recentes

    populares

    • Aglaecio Júnior
      2016-02-23T13:32:08  

      Apple nem foi a primera a lançar telefone com tela touch.... a LG fez isso algum tempo antes com o Prada.. então a "tendencia" de smartphone touch nem de perto é invenção da Apple....

  • Linguador
    2016-02-23T18:52:28  

    Horrível! Copia malfeita do insuperável iPhone 6S da Apple. Clique no vermelho se você concorda comigo, seu jumento!

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-02-23T18:52:28  

      Parabéns à todos que concordaram que o iPhone 6S é insuperável clicando no vermelho.

    recentes

    populares

    • Linguador
      2016-02-23T18:52:28  

      Gente, não existe cópias, existe uma reciclagem de ideias....

  • Wagner Andrade
    2016-02-23T14:16:49  

    Agora bateria removível é inovação? Só falta ser uma bateria exclusiva da LG.

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2016-02-23T14:16:49  

      kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2016-02-23T14:16:49  

      kkkkkkkk

  • Paulo Barbosa
    2016-02-26T12:35:44  

    Um ano e meio com o meu LG e até agora nenhum problema. Compraria outro sem o menor temor. Se analisarmos os comentários postados chegaremos a conclusão de que nada presta, ou de que tudo presta. Então, a melhor marca/aparelho é aquele que no momento apresenta o melhor custo x benefício dentro do que se procura e se encaixa no seu bolso...e boa sorte...

    recentes

    populares

    • Paulo Barbosa
      2016-02-26T12:35:44  

      Falo do A7 2016 !!

  • Nil Rec
    2016-02-24T09:18:20  

    Tinha um samsung galaxy s4, depois que ele praticamente "morreu", pesquisei bastante antes de comprar um outro aparelho. Uns são muito bons mas são muito caros, outros baratos mas muito ruins, e em questão de custo benefício, nenhum me agradou mais do que o LG G3. Adquiri um e não me arrependo, me atende perfeitamente pra que eu preciso.

    recentes

    populares

    • Nil Rec
      2016-02-24T09:18:20  

      f o d a s e

  • William Braga
    2016-02-23T14:54:05  

    Coincidência ou não, todos os modelo da LG G3 começaram a pifar num período bem próximo ao lançamento do G5. Obsolescência programada?

    recentes

    populares

    • William Braga
      2016-02-23T14:54:05  

      Entenda, sou fã do G3, gosto muito do aparelho, mas basta entrar na página do aparelho naquela rede social famosa para ver que vários casos ao qual eu citei estão acontecendo.

    recentes

    populares

    • William Braga
      2016-02-23T14:54:05  

      Com o IPhone isso não acontece. Vc fica 4 anos com um sem se preocupar com possíveis defeitos após 1 ano...

  • Marcos
    2016-02-24T07:34:40  

    Asus, melhor telefone!!!

    recentes

    populares

    • Marcos
      2016-02-24T07:34:40  

      sim comprei um zenfone n tenho o q reclama e da de 10 a 0 nesses outros e principalemtne no preço

    recentes

    populares

    • Marcos
      2016-02-24T07:34:40  

      Asus, melhor placa mãe...

  • Edi Rorato
    2016-02-23T13:38:56  

    Olha o GÊNIO Engenheiro aqui ensinando esses amadores: A bateria modular é extremamente inútil quando ao removê-la o aparelho se desliga. O Interessante seria colocar uma bateria fixa de baixa miliamperagem (100mAh seria suficiente) para que ao remover a bateria principal e colocar uma reserva cheia o aparelho não precisasse reiniciar. E aí mereço um prêmio de design de dispositivos móveis ou não?

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2016-02-23T13:38:56  

      Rossana, estranho que a tecnologia só evolui quando alguma empresa faz algo diferente do comum né?

    recentes

    populares

    • Edi Rorato
      2016-02-23T13:38:56  

      Edi , Relax , zueira never ends

  • Renato Pc
    2016-02-23T19:57:44  

    Prefiro o meu iPhone 6

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-02-23T19:57:44  

      Que é feito da tela da LG e o Processador da Samsung e inclusive criado em plataforma do Windows. KKKKKKKKK

  • Ratis
    2016-02-23T21:51:52  

    Quem tem Iphone é pq quer ter um Iphone e paga o que for para isso (no caso do Brasil) e pronto. Podem lançar o ultra, mega, hiper smart phone que não vai adiantar, a maçã é grife.

    recentes

    populares

    • Ratis
      2016-02-23T21:51:52  

      SONY Z5... FERA...

    recentes

    populares

    • Ratis
      2016-02-23T21:51:52  

      sai dessa

  • Luiz Nogueira
    2016-02-23T18:34:15  

    Mudam as moscas mas a m,erda é a mesma...Ou será o contrario...?

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2016-02-23T18:34:15  

      É assim... LG + Android = Bosta asiática fedorenta... Ou é o contrario?

    recentes

    populares

    • Luiz Nogueira
      2016-02-23T18:34:15  

      kkkkkkk

  • Carlos Silva
    2016-02-23T23:58:04

    ôôô... Ficou uma bosta!

  • Eduardo Bogado
    2016-02-23T13:00:02  

    resolução de tela igual ao g3 ainda não vejo porque trocar.

    recentes

    populares

    • Eduardo Bogado
      2016-02-23T13:00:02  

      Iphone 6s compete com o G3 ainda, não tem porque trocar. Mesmo nível...

  • Jeferson Monteiro
    2016-02-23T20:48:44  

    os caras não entenderam ainda que quem tem iphone não é por causa da câmera, bateria ou seja la o que for? tenho iphone pela seguranca e pela imagem!

    recentes

    populares

    • Jeferson Monteiro
      2016-02-23T20:48:44  

      pootz grandes bosta

    recentes

    populares

    • Jeferson Monteiro
      2016-02-23T20:48:44  

      tu é trouxa isso sim

  • Julio Souza
    2016-02-23T22:51:22

    Muitos tentam mas nenhum consegue!o ideal é ficar copiando igual a samsung e se contentar a ficar sempre em segundo lugar! Com seus adroids travando. Só o aifone e o aifone

  • Bruno Rodriguez
    2016-02-23T21:22:28

    porque demoraram tanto pra inventar esse USB C ??? a mais de 5 anos já pensei nisso e eles nessa lerdeza ...

  • Julia
    2016-02-23T19:17:33

    ...Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

  • Wagner Andrade
    2016-02-23T18:42:02

    Muito xing-ling...

  • Pedro Araújo
    2016-02-23T18:33:40

    Não sei que bateria é essa..... 2.800 mAh????

  • Luciano Gomes
    2016-02-23T17:44:07

    muito feio

  • Lucas Moura
    2016-02-23T13:45:47  

    Iphone é muito mais que bateria. Android é muito menos que iOS, simples assim, só isso já dá nocaute.

    recentes

    populares

    • Lucas Moura
      2016-02-23T13:45:47  

      fan boy fan boy fan boy fan boy

    recentes

    populares

    • Lucas Moura
      2016-02-23T13:45:47  

      É só reconhecimento cara. Você já usou? Já teve? Bobeira é ficar com essa briga boba de usuários de um e de outro. Já usei celulares com Android também e posso dizer, tem muita diferença.

  • Rafael R
    2016-02-23T12:43:19  

    Cor "titã"... não seria titânio?

    recentes

    populares

    • Rafael R
      2016-02-23T12:43:19  

      Alexandre, na verdade, "Titã" é um deus grego, não um monstro. ;)

    recentes

    populares

    • Rafael R
      2016-02-23T12:43:19  

      Rafael, titãs (masculino) e as titânides (feminino), na mitologia grega, estão entre as entidades que enfrentaram Zeus e os demais deuses olímpicos na sua ascensão ao poder. Titã não é um deus. Trata-se, em geral, de deidades muito antigas ou "proto-deuses".

  • Julio Souza
    2016-02-23T16:51:24

    Muitos tentam mas nenhum consegue!o ideal é ficar copiando igual a samsung e se contentar a ficar sempre em segundo lugar! Com seus adroids travando.

  • Kamylo
    2016-02-23T16:51:13

    Igual ao meu.

  • Guilherme Pitta
    2016-02-23T16:13:54

    Deixa eu ver se entendi: Android é para homens, e IOS para mulheres e mulherzinhas? Confere?