17/02/2016 07h00 - Atualizado em 17/02/2016 07h00

Projeto da Samsung investe em ‘tênis inteligentes’; entenda

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

A Samsung está investindo em um novo projeto de dispositivo inteligente vestível. Dessa vez, não se trata de um óculos, uma pulseira ou um relógio, mas sim de um tênis. O calçado foi batizado de IOFIT e será apresentado pela empresa sul-coreana na MWC 2016, entre 22 e 26 de fevereiro.

Headset Glyph cria ‘cinema portátil’ com imagem 3D e áudio de qualidade

A ideia é que os calçados utilizem sensores de pressão e passem informações para o seu aplicativo respectivo no celular, onde os usuários terão acesso aos dados.

IOFIT é um projeto com fundos da Samsung (Foto: Divulgação/Salted Venture)IOFIT é um projeto com fundos da Samsung (Foto: Divulgação/Salted Venture)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Os tênis inteligentes são feitos pela Salted Venture, startup que recebe fundos da gigante sul-coreana. O calçado consegue medir detalhes importantes de uma caminhada ou exercício, como peso, pressão no pé, centro de gravidade, ritmo do passo e força de contato com o chão.

“Temos muitas informações valiosas vindo de nossos pés, e isso normalmente é desperdiçado. Então, nós quisemos aproveitar estes dados e usar a tecnologia para levá-los às pessoas. Esta é a grande força por trás do IOFIT”, explicou Jacbo Cho, CEO da Salted Venture.

A equipe de desenvolvimento dos tênis visitou academias e instalações de golfe para entender como estes dados podem ajudar os usuários no dia a dia. Segundo Cho, mais do que dar informações e apontar possíveis problemas, a ideia do projeto é também de mostrar soluções.

“Muitos dispositivos estão analisando, dando informações e sugerindo problemas, mas sem dar soluções. Os poucos aparelhos que são capazes de oferecer soluções podem servir como alternativas para treinos com técnicos e querem ignorar esta interação de pessoa para pessoa. Nós não”, explicou o CEO.

Samsung ou Apple: qual é a melhor fabricante? Comente no Fórum do TechTudo

Com o aplicativo IOFIT é possível ver vídeos e dar/receber feedback sobre suas rotinas de treino. A ideia é que o projeto seja útil tanto para usuários quanto para treinadores. 

Confira abaixo um vídeo do projeto.

Via The Next Web e Samsung

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eduardo Machado
    2016-02-17T23:43:02  

    muito legal a ideia tudo que for para o bem deve ser aproveitado ,esperando novidades sobre o tema T.T

    recentes

    populares

    • Eduardo Machado
      2016-02-17T23:43:02  

      legal a ideia, mais o tênis deve vir barato, na casa de uns 1500 dilmas.. kkkkkkkkkkk