Remoção de software

23/02/2016 10h01 - Atualizado em 30/05/2016 15h54

Segurança no celular: veja dicas para proteger dados e evitar hackers

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2016, Barcelona*

Segurança no celular é assunto sério. E no Mobile World Congress (MWC), especialistas discutiram o tema e deram muitas dicas para evitar ao máximo os riscos. Ser paranoico, evitar redes abertas e sempre usar antivírus e VPN são as principais. Mas, afinal, quais são os perigos?

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

Antes da feira, realizada em Barcelona, Espanha, de 22 a 25 de fevereiro, a empresa tcheca de segurança Avast! fez um experimento sinistro: durante a chegada dos jornalistas, expositores e analistas, eles criaram, no aeroporto da capital catalã, algumas redes Wi-Fi abertas. E o resultado não poderia ter sido mais macabro.

TechTudo é hackeado ao conectar rede aberta. Felizmente, era só um teste... (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)TechTudo é hackeado ao conectar rede aberta. Felizmente, era só um teste... (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Foram centenas de conexões – claro, todos saem do avião e querem logo checar e-mails, Facebook, WhatsApp... – e milhares de dados passíveis de serem interceptados. De endereços de e-mail e páginas abertas nos navegadores, até musicas no Spotify e até mesmo Tinder, praticamente tudo poderia ser visto pelos “donos” das falsas redes.

É claro que a Avast! não divulgou os dados, nem invadiu as “vitimas”. Mas fica claro que, mesmo os especialistas no tema não se preocupam com os dados em seus celulares. E o experimento pôde ser comprovado pelo TechTudo no estande da empresa: bastou conectar a uma rede aberta, com o nome de uma rede de cafeterias famosa, que rigorosamente tudo o que era feito no celular aparecia no tablet do “vilão”. Fomos, oficialmente, hackeados. Mas ainda bem que era só um teste.

Ainda no MWC, uma conversa com Evgenii Kaspersky, CEO da empresa de segurança russa com seu nome, foi mais incisivo: todos devem ficar em alerta máximo. O especialista lembrou um fato curioso: quase todo mundo usa antivírus no PC, seja desktop ou notebook. Mas pouquíssimos usam uma VPN ou algum software de segurança nos smartphones.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo.

 Para Evgenii Kaspersky, usuário deve ficar sempre paranóico (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) Para Evgenii Kaspersky, usuário deve ficar sempre paranóico (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Kaspersky lembrou ainda que novas tecnologias representam novas oportunidades para todos – principalmente para os cibercriminosos. “Não ter antivírus no seu celular é como andar sozinho numa área perigosa, à noite. O cibercriminoso está sempre espreitando e procurando alguém vulnerável. Se ele achar que você vale a pena, que seus dados valem a pena, estar desprotegido pode custar muito caro”, alertou o CEO.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Então, tanto o “experimento” no aeroporto de Barcelona quanto o CEO da Kaspersky lembram as dicas para evitar ao máximo os riscos: instale um antivírus (ou VPN) no seu celular, evite as redes abertas ou redes fechadas desconhecidas e concentre o mínimo de informações importantes no seu aparelho.

Fabrício Vitorino comentou sobre segurança no celular na rádio CBN. Ouça o boletim: seja paranoico com seus dados de celular - porque a segurança dele é muito frágil

*O jornalista viajou a convite da Alcatel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ewerton Luis
    2016-02-24T10:05:56

    wifikill é um programa semelhante. entretanto nescessário ter feito procedimento de acesso ao root do aparelho

  • Valdir Júnior
    2016-02-23T12:48:41  

    qual programa pra pra invadi ?

    recentes

    populares

    • Valdir Júnior
      2016-02-23T12:48:41  

      tbm to querendo sabe kkkkkk , queria testar aki , a duvida eo seguinte , eso o dono da rede que consegue ver , ou se uma pessoa que tem o programa entra em qualquer rede aberta ela consegue ver todos conectados ?? ate mesmo o dono da rede ??

    recentes

    populares

    • Valdir Júnior
      2016-02-23T12:48:41  

      Chamem a polícia , acabaram de assassinar o português!!!!!!!!! "invadi" ???

  • Bigdick
    2016-02-23T22:06:22

    Antivírus em Smartphone pra quê?!?

  • Jose Junior
    2016-02-23T12:15:01

    Cara, iPhone não precisa de antivirus por o mesmo só está susceptível a ataques 0 day em falhas do iOS e não malware que tem aos montes na Google Play e outras fontes de App (iOS só tem a AppStore) e a Apple faz um ótimo trabalho em monitorar a loja e deixa-la quase livre de malware. Com relação a olhar o tráfego em rede Wi-FI. Não é problema vc ser monitorado para onde está indo, pois isso já fica registrado, mesmo no provedor da sua casa, porém todos os serviços atualmente usam SSLv3 em sua comunicação, ou seja, estão vendo para onde vc está indo mas não o que está dentro da comunicação.