28/02/2016 07h00 - Atualizado em 28/02/2016 07h00

Tecnologia promete transmissão Wi-Fi mais econômica; entenda

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma tecnologia desenvolvida pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, promete diminuir os gastos com energia de dispositivos conectados através de redes Wi-Fi eliminando o transmissor analógico. A técnica foi batizada de “Wi-Fi passivo” e promete um consumo 10 mil vezes menor que o tradicional e mil vezes inferior a outros métodos de baixo consumo, como o Bluetooth Low Energy.

Tecnologia de transmissão que reduz uso de dados chega ao Brasil

O projeto ainda está em fase de testes e não há previsão de quando chegará ao mercado. A medida é ideal para a Internet das Coisas, pois faz com que os usuários gastem menos eletricidade para manter suas casas smart em funcionamento. 

A rede Wi-Fi também pode ser utilizada para conectar dispositivos gratuitamente (Foto: pond5) (Foto: A rede Wi-Fi também pode ser utilizada para conectar dispositivos gratuitamente (Foto: pond5))Tecnologia é ideal para Internet das Coisas, economizando em casas smart (Foto: Pond5)

A transmissão de sinal Wi-Fi é composta de dois componentes, um digital e outro analógico. O primeiro evoluiu de forma consistente com o passar do tempo, se tornando mais eficiente. Já o segundo continua consumindo muita energia, o que acaba drenando a bateria dos dispositivos mais rapidamente.

A solução encontrada pela Universidade de Washington foi separar as duas partes. Desta forma, os dispositivos que usam o Wi-Fi passivo só possuem a conexão digital, o que os torna mais econômicos. Como a conexão é dependente do componente analógico, a saída foi criar um segundo dispositivo com o transmissor completo.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O aparelho funciona como um intermediário, se comunicando com outros dispositivos conectados na rede e também com os que possuem Wi-Fi Passivo. O arranjo permite a transmissão de pacotes que consomem pouco, o que é feito através da reflexão e absorção do sinal usando um switch digital. 

Projeto promete reduzir consumo de energia do Wi-Fi eliminando transmissor analógico (Foto: Reprodução/Universidade de Washington) (Foto: Projeto promete reduzir consumo de energia do Wi-Fi eliminando transmissor analógico (Foto: Reprodução/Universidade de Washington))Projeto promete reduzir consumo de energia do Wi-Fi eliminando transmissor analógico (Foto: Divulgação/Universidade de Washington)

Qual é o melhor canal de Roteador Wireless? Comente no Fórum do TechTudo.

“Toda a atividade pesada e que consome energia é feita por este dispositivo. Os dispositivos passivos só refletem os pacotes, o que é uma forma eficiente de se comunicar”, explica o engenheiro elétrico Vamsi Talla, co-autor do projeto.

O alcance médio alcançado pela pesquisa foi de cerca de 30 metros de distância. A desvantagem da tecnologia é que ela alcança velocidades inferiores ao Wi-Fi tradicional, com um máximo de 11 mbps, mas, ainda assim, o índice é onze vezes maior que o Bluetooth.

O projeto é compatível com todos os padrões de Wi-Fi aceitos atualmente. Como ainda está em fase experimental, não há previsão de quando será implementado em outros produtos e chegar ao mercado.

Via Universidade de Washington e The Next Web

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Geraldo Azevedo
    2016-02-28T13:08:47  

    Neste país atrasado e do modo que ele anda, é provável que esta tecnologia chegue para nós com alto custo.

    recentes

    populares

    • Geraldo Azevedo
      2016-02-28T13:08:47  

      Isso é certeza

    recentes

    populares

    • Geraldo Azevedo
      2016-02-28T13:08:47  

      quando chega tu nao vai ta mais vivo geraldinho kkkkkkk ,ta no bico do urubu ja kkkkk

  • Daniel Ortune
    2016-02-29T02:09:40

    Palmeiras nao tem Mundial

  • Pedro Vasconcelos
    2016-02-28T23:34:52

    SOU UM SOCIALISTA DE DIREITA, VOTEM EM MIM QUE PROMETO WIFI DE GRAÇA E PARQUE DE DIVERSÕES SÓ PARA RICOS

  • Marcel Figueiredo
    2016-02-28T13:17:27

    Aí é o famoso "repetidor " wifi, hoje o vilão da qualidade de uma rede wifi, pq pra repetir pacote é preciso de muito hardware e isso é custo, mas com o .ac aí essa realidade muda e a qualidade da repetição também, com o .ac teremos muito mais banda passando e consequentemente mais banda de repetição. 10x menor em repetição no .ac seria a atual .an sem repetição.