Celular

26/02/2016 10h19 - Atualizado em 26/02/2016 10h21

Testamos o Idol 4 e Idol 4S: tops da Alcatel oferecem luxo e bom preço

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2016, em Barcelona*

O Idol 4 e o Idol 4s foram os primeiros aparelhos lançados no Mobile World Congress (MWC) 2016, e fizeram bonito, mesmo brigando com gigantes como Galaxy S7 ou LG G5. Com acabamento premium em metal, vidro frontal e traseiro, bom hardware e a reversibilidade da tela, o dispositivo merece atenção.

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

A experiência com ambos, Idol 4 e 4S, é similar: o design, simétrico, favorece uma das características mais interessantes do aparelho. Não importa para que lado você gire a tela, o Android corrige e fica “do lado certo”. Agora, com alto-falantes, cantos e bordas iguais, apenas a câmera entrega a orientação original dos Idol 4.


Enquanto o Idol 4 tem tela de 5,2 polegadas Full HD, o Idol 4S traz 5,5 QuadHD e um acabamento extremamente premium. Ambos têm falantes JBL, dois na frente e dois atrás, oferecendo um som de extrema qualidade e com surpreendente fidelidade e potência para um celular. Aliás, os falantes “dupla-face” são ideais para quando o aparelho está nas mãos, apoiado em alguma coisa ou no chão. Nada atrapalha as saídas.

alcatel mwc 2016 1 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Idol 4: aparelho é leve, elegante, feito em alumínio e tem excelente pegada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)


Tanto o 4 quanto o 4S trazem uma novidade da Alcatel: a Boom Key, um botão similar aos liga/desliga da linha Xperia, da Sony, mas com funções predeterminadas. Uma sequência de apertos ou segurá-lo faz com que o aparelho tire uma foto, abra galeria, aumente o som, dentre outras funções. E ainda será possível customizar as ações.

Detalhe da Boom Key, da Alcatel: inspirado na Sony, botão inteligente traz muitas funções (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhe da Boom Key, da Alcatel: inspirado na Sony, botão inteligente traz muitas funções (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Enquanto a câmera traseira do Idol 4S tem 16MP, o 4 tem 13MP, com foco ultrarrápido (0.01s, segundo a Alcatel), estabilização de vídeo e flash dual-tone. A primeira oferece uma qualidade surpreendente de fotos, sobretudo em baixa iluminação, mas o “irmão menor” não se destaca nesse quesito – mas isso não significa que deixem a desejar ou desapontem. Aliás, as fotos do Idol 4S ficam muito vivas na tela Quad HD do aparelho. A câmera selfie dos dois aparelhos é igual, com 8MP e flash frontal.

Detalhe da câmera traseira do Idol 4: mais próxima da lateral e acabamento em vidro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhe da câmera traseira do Idol 4: mais próxima da lateral e acabamento em vidro (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

As especificações do 4S são bem justas para um desempenho acima da media: o processador é um Qualcomm Snapdragon octa-core 652, e o aparelho tem 3GB de RAM e uma bateria de 3.000 mAh e suporte ao QuickCharge. Ou seja,  um bom hardware, uma excelente bateria e carregamento rápido.

Detalhe dos cantos arredondados do Idol 4S: lembra os rivais, mas com mais simplicidade (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhe dos cantos arredondados do Idol 4S: lembra os rivais, mas com mais simplicidade (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já o Idol 4 é mais modesto. Roda um Qualcomm Snapdragon octa-core 617, em velocidades de 1,7Ghz e 2,2Ghz, com 16GB de armazenamento (suporta até 512GB via microSD) e 2GB de memória RAM. A bateria tem 2.610 mAh e o aparelho suporta carregamento rápido via QuickCharge 2.0.

Tela lock da linha Idol traz Yahoo e Shazam para poupar tempo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela lock da linha Idol traz Yahoo e Shazam para poupar tempo (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)



Qual vai ser o melhor smartphone para você, o Galaxy S7 ou LG G5? Comente no Fórum

O Android de ambos é o 6.0.1 Marshmallow, com pouquíssima customização. Consequentemente, parece bem fluido e com pouco software pré-instalado. Isso resulta em mais memória livre, mais velocidade e uma interface limpa. O que é um excelente ponto para a Alcatel.

Detalhe da traseira do 4S: elegância, bom acabamento e câmera no meio (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhe da traseira do 4S: elegância, bom acabamento e câmera no meio (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O Idol 4S acompanha um sistema de realidade virtual parecidíssimo com o Samsung Gear VR – segundo a empresa, isso virá grátis no pacote.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O resultado de alguns minutos brincando com a dupla é bem empolgante. O Idol 4 é claro no seu propósito: trata-se de um aparelho mais simples, vendido a 279 euros (e que deve ficar na casa de R$ 1.300 no Brasil). É bonito, leve, elegante e tem características bem interessantes.

Detalhe dos cantos arredondados com a antena (parte branca). Parece com alguém? (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhe dos cantos arredondados com a antena (parte branca). Parece com alguém? (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Já o Idol 4S é o que chamamos de “matador de flagships”: é leve, é bonito, é rápido, tem um excelente conjunto tela-câmera, tem a reversibilidade, Android leve, carregamento rápido, óculos de realidade virtual... E tudo isso deve ficar abaixo de R$ 2 mil, segundo fontes da empresa. Quando chegar ao Brasil, entre junho e julho, ambos prometem agitar ainda mais o mercado, já aquecido por Xiaomi, Asus e Motos.

*O jornalista viajou a convite da Alcatel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Aglaecio Júnior
    2016-02-26T16:34:10  

    desde quando que um smart com snap 657 (intermédio) é um "assassino de flagships"??

    recentes

    populares

    • Aglaecio Júnior
      2016-02-26T16:34:10  

      ola andressa, seu comentario me animou, estava em duvida entre um zen fone e um moto g4 ou um idol4

    recentes

    populares

    • Aglaecio Júnior
      2016-02-26T16:34:10  

      tbm tenho um idol3 e até hj nao me arrependo e estou pegando o idol4

  • Felipe Ferreira
    2016-02-26T15:29:35  

    Alcatel é horrível, quem compra só passa raiva...

    recentes

    populares

    • Felipe Ferreira
      2016-02-26T15:29:35  

      Onde você comprou?

    recentes

    populares

    • Felipe Ferreira
      2016-02-26T15:29:35  

      eu nao tenho nenhum problema com meu alcatel idol 3 e agora encomendei o idol 4

  • Dante Alighieri
    2016-02-26T16:18:00  

    Toda hora é um novo "que vai superar o Iphone". Passa o tempo, e nada muda. Alcatel então...só pode ser piada.

    recentes

    populares

    • Dante Alighieri
      2016-02-26T16:18:00  

      zenfone > iphone 6s, alcatel idol 3 > iphone 6s, moto x play e moto x force e moto x2 >>>>>>>>>>> iphone 6s, sony xperia m1 m2 m3 m4>>>>>>>>>>>>>>> iphone 6s, alcatel idol 4 >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>iphone 6s, IPHONE SÓ TEM NOME pra falar a verdade nem isso pq ate o nome IPHONE foi roubado

    recentes

    populares

    • Dante Alighieri
      2016-02-26T16:18:00  

      Ai Dante Alighieri, derrubo seu iphone ( se é que voce tem) com meu Zenfone 3 Deluxe. Vai encarar?

  • Mario Caputo
    2016-02-27T00:37:52  

    Que mania de querer desbancar o iPhone, quem tem iPhone não põe a mão em outra coisa, só existem duas coisas , uma se chama iPhone , o resto, o resto eh telefone

    recentes

    populares

    • Mario Caputo
      2016-02-27T00:37:52  

      Vdd!!!!

    recentes

    populares

    • Mario Caputo
      2016-02-27T00:37:52  

      todos ficam se vangririando do iphone que ja esta saindo fora a china não quer mais a aple la nem pagando kkkkkk

  • Guyna
    2016-08-04T08:35:52

    Engraçado... Em nenhum momento eu li comparação alguma com o Iphone na matéria acima... Não entendi o porquê dessa discussão boba e que não leva a nada, afinal, IOS e Android são sistemas diferentes cada um com seu ponto forte e impossível compará-los. Vamos amadurecer gente...

  • Felipe Pereira
    2016-02-26T15:42:47  

    Top e Alcatel não podem estar na mesma frase em hipótese alguma.

    recentes

    populares

    • Felipe Pereira
      2016-02-26T15:42:47  

      cara eu vou comprar um idol pelo jeito para games ele e bom

    recentes

    populares

    • Felipe Pereira
      2016-02-26T15:42:47  

      eu tenho um idol 3 há um ano, nunca travou. estou louca pelo 4s

  • Douglas Antunes
    2016-02-26T16:11:46  

    pode bater o iphone..... ah pode sim.... ainda mais com um sistema android.. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Douglas Antunes
      2016-02-26T16:11:46  

      Qualidade + Durabilidade + Suporte = iPhone

    recentes

    populares

    • Douglas Antunes
      2016-02-26T16:11:46  

      Concerteza *

  • Rogério Santanna
    2016-02-27T09:39:39  

    No meu ponto de vista, todos são livres para fazerem o que querem e o podem, mais falando de mim, comprar um iphone que custa 4 mil reais, pra ficar só batendo foto do elevador com a maçãzinha aparecendo no post, é muita ostentação. E com tantos aparelhos superiores em câmera, memoria e PREÇO, na boa, se depender de mim, a Apple já era, se continuar com estes altos preços. Brasileiros em crise e muitos desempregados, e vai o cara e financia um iphone em 78 vezes. Mais todos somos livres para fazermos oque quisermos, só dei a minha visão e opinião.

    recentes

    populares

    • Rogério Santanna
      2016-02-27T09:39:39  

      Fora que alguns tiram essas fotos na frente do espelho com a parede toda ainda por rebocar.... kkkkk

    recentes

    populares

    • Rogério Santanna
      2016-02-27T09:39:39  

      mano eu compraria um smat desse

  • Mateus Santos
    2016-04-28T15:04:52

    cara e muita qualidade o povo critica pq n e acostumado eu tenho um pop c 7 e bonzinho mas esse idol deve ser muito melhor vou comprar um assim que disponivel

  • Luiz Lima
    2016-02-29T20:37:55  

    Se esse é um dos melhores celulares com Android, imagine os piores? kkkkk

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-02-29T20:37:55  

      Você não sabe o que é Android,porque um smartphone top desse melhor q muitos iphones oi outros androids,isso so dependende do seu gosto

  • Fabio Ribeiro
    2016-02-27T11:18:07

    O tema e só para atrair a atenção. Não existe concorrente para o sistema Ios nem para o sistema Android os dois tem pro e contras. Quanto ao desempenho dos aparelhos todas as grandes marcas tem seus tops. Tudo é questão de gosto.

  • Guilherme C
    2016-02-27T16:28:25

    MULLA! Rsrs

  • Joaopedemesa
    2016-02-27T08:17:10  

    Realmente comparar o IPHONE, com os outros aparelhos é realmente sem noção pois o sistema é único agora se quiser fazer comparativos com os outros beleza pois tem um sistema semelhante que é o Android. O Windows fone não entra é café com leite.

    recentes

    populares

    • Joaopedemesa
      2016-02-27T08:17:10  

      sistema unico.... e com peças da samsung...... e por um precinho barato...

    recentes

    populares

    • Joaopedemesa
      2016-02-27T08:17:10  

      acho até engraçado dizer que Windows phone é café com leite, kkkkkkk usa o que no PC. não da pra ta comparando cada usa o que melhor lhe convém só usuário de Windows no pc e agora mobile. não tenho do que reclamar melhor. e olhe que já passei por vários sistemas desde o linux ao OS e hoje não há o que se discutir Windows é a melhor escolha. pelo menos foi pra mim...

  • Carlos Junior
    2016-02-26T19:21:52  

    Vamos parar com essa mania de dizer que um smart vai barrar, bater, abafar, humilhar ou envergonhar o iPhone. Não existe concorrente com o iOS. É um sistema único. O Android sim existe suas variantes, algumas ótimas outras péssimas, mas os aparelhos disputam entre si performance e estética. Comparar android com ios é, na minha opnião, infantilidade.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-02-26T19:21:52  

      E daí que é sistema único? Quer dizer que não tem concorrente pra uma Hilux porque a Toyota não tem outra caminhonete no Brasil? Me poupe. iPhone compete com todos os flagships de todas as marcas.

    recentes

    populares

    • Carlos Junior
      2016-02-26T19:21:52  

      sem contar que os otarios estão comprando o cell fabricado com peças de concorrente.. tipo Samsung........ etc..... e por um precinho especial pros otarios pagarem... o custo de produção do aparelho e de 750,00 .... pq o preço de 4mil? noa poderia ser ate 2,500? cobrar 750% a mais pelo aparelho fabricado na china.... povo burro que compra esses telefones da cereja...

  • Leonardo Brito
    2016-02-27T09:03:45

    Vou começar a comprat esses tipos de cel. Sair dessas empresas que só querem fazer celulares caros

  • Everton Vintecinco
    2016-02-27T08:43:09

    Bom aparelho, pena que o povo só dá valor em Iphone (pela ostentação puramente), tem gente que não usa nem 20% (e não sabe usar o resto) da capacidade de smart top e fica se vangloriando que tem uma marca X ou Y no bolso e com o carnezão de 18x na gaveta. Gente aprendam a comprar o que te serve e não o que está na moda, parem de dar lucro á essas empresas que só sabem nos esfolar. Se não vai usar tudo que um smart de R$ 3.000,00 pode fazer, então compre um que se adeque ás suas necessidades. Mas cada um é dono de seus atos...

  • Rafael Silva
    2016-02-26T15:44:53  

    Se não é um iPhone, não é um iPhone

    recentes

    populares

    • Rafael Silva
      2016-02-26T15:44:53  

      Pois é... não é qualquer aparelho que qdo se põe no bolso ele amassa. E se amassar e procurar assistência para arrumar, o iOS trava o aparelho e já era.

  • Carlao Almeida
    2016-02-27T01:55:37

    A Alcatel já tinha me impressionado com seu som JBL no Idol 3. O legal desse que a tela ficou maior e acho que vem brigar com o Moto X play e A5.

  • Wagner Andrade
    2016-02-27T00:14:00  

    kkkkkk ate um alcatel da vida acaba com o aifone..kkkkkkk apple é so pra trouxa comprar em 80x,,se endividar e mostrar no busão pro trabalho..kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2016-02-27T00:14:00  

      Falou o milionário do bilhete único

  • Betinhosep
    2016-02-27T00:54:03

    Sempre os mesmos comentários infantis. Algumas pessoas têm necessidade em ridicularizar o que o outro possui. Independente de ser Android ou IOS, cada um opta pelo que mais lhe agrada. Aos alienados, que tal se preocuparem mais com os rumos do nosso país, exercerem os direitos civis e cobrarem decência dos políticos, ao invés de ocuparem a mente com picuinhas de crianças de pré primário ?

  • Leonel Reis
    2016-02-26T18:15:15

    Porque não deixam o "coitado" do Iphone em paz???

  • Xavier
    2016-02-26T23:20:27

    Todas as matérias tem sempre as applezetes com o mesmo mimimi. Rid.iculas

  • Julio Souza
    2016-02-26T15:56:53  

    Tudo isso para no final o iPhone ainda ser melhor

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-02-26T15:56:53  

      Elas gostam do iPhone já peguei muita mulher por causa do 6s

    recentes

    populares

    • Julio Souza
      2016-02-26T15:56:53  

      Vdd as moças curtem iPhone... Rsrs

  • Peter Schoel
    2016-02-26T17:14:25  

    Sabe qual é o problema? É que o Idol 4S, que é o que presta, não virá para o Brasil. Teremos que nos contentar com o fraco Idol 4. Algo que já aconteceu com a terceira geração.

    recentes

    populares

    • Peter Schoel
      2016-02-26T17:14:25  

      Quem disse que o Idol 4s não vai chegar no Brasil? A matéria não diz isto, ela indica ao contrário.

  • Victor Corrêa
    2016-02-26T17:05:03

    A matéria seria muito boa... Não fosse o título idiota que sempre quer fazer comparações com o iPhone. Tenha dó né galera, já chega dessa palhaçada.