Celular

25/02/2016 05h00 - Atualizado em 25/02/2016 07h59

Testamos o Xperia X e o Xperia XA, os quase-tops da Sony do MWC

Fabrício Vitorino
por
Do MWC 2016, em Barcelona*

O Xperia X e o Xperia XA são celulares honestos. No teste com os dois smartphones, apresentados pela Sony, no Mobile World Congress (MWC), fica claro que o sucesso dos aparelhos vai depender muito de seu preço final. O que ainda não está claro é a estratégia da Sony: teremos um novo top, da linha Z, ou o Xperia X Performance – que mal estava disponível em Barcelona, será o principal aparelho da família?

Saiba tudo que acontece no MWC 2016

Para começo de conversa, os dois aparelhos têm a cara da Sony: o design “OmniBalance”, simétrico, e com o botão on/off no meio da lateral. O Xperia X, aliás, pode ter o sensor de digitais embutido ali em alguns mercados. Mas, segundo a japonesa, isso é uma opção, não uma certeza. Já o XA seguramente não terá a função.


Xperia X e Xperia XA são apostas da Sony no MWC para simplificar linha

O Xperia X tem uma tela de cinco polegadas, com toda a beleza das telas Sony (lembra da linha Bravia?), é ligeiramente curvada nas pontas, o que favorece a pegada. Some-se a isso os auto-falantes na frente e o vidro na traseira, e temos um design quase premium. Afinal, as laterais de plástico destoam do conjunto.

novo-smart-da-sony (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Xperia X (foto) e o irmão Xperia XA passam por testes na MWC 2016 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Se o design é bonito e elegante, e a tela é linda, a câmera também não parece fazer feio. Embora não lá muito rápida, o sensor Exmor RS, de 23MP, garante imagens bonitas e com cores incríveis. E com a função de “seguir o objeto”, fica tudo muito mais fácil. E se você contrar com a câmera selfie de 13MP, o conjunto ganha muitos pontos.

Detalhes da parte inferior do Xperia X (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhes da parte inferior do Xperia X (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

A Sony tem em um de seus pontos fortes a tecnologia de consumo de bateria. A linha X, com 2.750mAh não tem o modo stamina, mas promete durar até dois dias sem problemas.

Câmera traseira do Xperia X ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmera traseira do Xperia X em ação (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

O que mais esperar da Sony na MWC 2016? Opine no Fórum do TechTudo

Por sua vez, o XA traz um design muito similar a seu irmão rico. A traseira em policarbonato, a tela mais reta, mas com resolução e tamanho iguais a do X, mostram que o design Sony tende a manter um (alto) padrão.

Tela do Xperia XA ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Tela do Xperia XA ligada (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Dentro do aparelho, as diferenças gritam. Enquanto o X Performance tem um Qualcomm Snapdragon 820 e 3GB de RAM, e o X tem um Snapdragon 650 octacore, o XA traz um MediaTek 6755, com 2GB de RAM. Some-se a isso uma bateria menor, de 2.350mAh, e você tem um aparelho apenas modesto.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A câmera, ainda que seja de qualidade, é bem inferior a do XA. São 13MP na traseira e 8MP na dianteira que, se não comprometem, também não empolgam. O contraste e a profundidade das fotos dão sempre a impressão de quem tem algo errado. Embora o sensor de movimento – que acompanha o objeto da foto – funcione muito bem.

Câmera traseira do Xperia XA, novo smartphone da Sony (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Câmera traseira do Xperia XA, novo smartphone da Sony (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Mas, se o design é mais elegante do que simplório, a vida da bateria é excelente e as câmeras, dão conta do recado, a interface continua sendo um ponto fraco dos Sony. Ainda que rode o Android 6.0.1 Marshmallow, as mexidas da Sony deixam o sistema instável e lento, com aquela sensação de engasgo.

Detalhes da lateral do Xperia XA (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)Detalhes da lateral e botões do Xperia XA. O design do smartphone é elegante e simplório (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Em geral, tanto o Xperia X quanto o Xperia XA (não vamos falar do X Performance, já que testá-lo não era uma opção) parecem quem chegam para simplificar a linha de celulares da Sony e brigar com Motos, Zenfones, Xiaomis e demais intermediários. Mas, a questão é preço: será que os japoneses conseguem ser agressivos? Isso ainda é um mistério, já que a linha ainda não tem prazo nem preço disponíveis. É esperar para ver.

*O jornalista viajou a convite da Alcatel

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fabiana Ribeiro
    2016-08-10T20:28:23

    Bem to achando muito lindo o sony x rose que no ponto frio ta por 1,800 de 16 gigas pelo que vejo acho que vale a pena ainda mais porque o designer e bem bonito e descreto e tem tudo que os outros tem , mas só tendo um pra saber melhor

  • Celso Minoru
    2016-02-25T17:56:10

    teste

  • Linguador
    2016-02-25T16:52:09

    Cadê o teste de desempenho? Não rodou Asphalt 8 ou Real Racing 3!