Redes sociais

17/02/2016 07h00 - Atualizado em 17/02/2016 07h00

VK, o 'Orkut russo', mira Brasil na expansão global contra o Facebook

Melissa Cruz Cossetti
por
Da redação

Para celebrar o primeiro milhão de usuários do Brasil entre as suas 340 milhões de contas registradas, o VKontakte (VK), também conhecido como 'Orkut russo', está investindo em uma ação só para os brasileiros. Popular na Europa, a rede social criou a ação #mostreseuBrasil. Basta publicar fotos que representem o país na rede social até esta quarta-feira (18) para ganhar stickers (adesivos) exclusivos do VK para usar em posts e mensagens. Os emoticons oferecidos na promoção são adquiridos na loja de figurinhas da rede social, mediante pagamento.

Como recuperar fotos do Orkut

O VK já é a maior rede social da Europa, obra do mesmo criador do Telegram , mensageiro rival do WhatsApp. Há pouco tempo, o número de usuários do Brasil cadastrados no VK atingiu a marca de um milhão. A promoção “Mostre seu Brasil” tem como principal objetivo mostrar que o VK está de olho nos brasileiros para seguir com projeto de expansão e conquistar usuários além das fronteiras da Rússia. 

VKontakte Brasil: Orkut russo faz campanha para se aproximar de Brasileiros (Foto: Divulgação/VK)VKontakte Brasil: mascorte do Orkut russo faz campanha para se aproximar do país (Foto: Divulgação/VK)



A rede social ficou famosa entre brasileiros depois do fim do Orkut, rede social do Google que caiu no desuso depois que o Facebook reinou absoluto na Internet. Parte dos brasileiros, na esperança de seguir com suas comunidades e a usabilidade semelhante a do Orkut, migraram para o site russo que, ao perceber esse movimento, tratou de corrigir a versão em português do VK em apenas 24 horas.

"Quando reparamos o crescimento no número de usuários cadastrados do Brasil, nós conseguimos encontrar especialistas para ajustar a versão em português brasileiro em 24 horas", afirma em nota.

#mostreseuBrasil

Para participar, basta fazer um post no mural de seu perfil no VK contendo uma foto que representa o Brasil. Use a hashtag #mostreseubrasil para ser identificado como o participante. Segundo o VK, cerca de dez mil brasileiros já se engajaram e todos os participantes receberão um kit de adesivos grátis. 

"O Brasil é um pais muito grande e muito diferente e os usuários estão mostrando todos os lados dele. Há muitas fotos das paisagens, de praias maravilhosas e festas bem animadas. Como sempre tem bastante imagens de futebol", completa.

Dos 340 milhões registrados, 81 milhões são usuários ativos diariamente. Total que segue em franco crescimento, impulsionado pelo fim de redes sociais antigas e pessoas descontentes com o Facebook. Além da versão web, o VK.com tem apps para iPhone (iOS), Android, Windows Phone e Windows.

Estatísticas de acesso do VK

Desktop: 36,8%
Android: 36,2%
Iphone: 16,1%
Versão Mobile: 10%
Windows Phone: 0,9%

Audiência do VK segue crescendo no mundo todo, inclusive no Brasil (Foto: Divulgação/VK)Audiência do VK segue crescendo no mundo todo, inclusive no Brasil (Foto: Divulgação/VK)


VK no Brasil

Parte da equipe do VK fala o português fluente. De acordo com a rede social, há agentes de suporte prontos para tirar dúvidas também dos brasileiros que ainda estão iniciando na plataforma. Ainda segundo o VK, outro propósito da iniciativa é mostrar que a rede social está aberta não só para usuários, mas também para empresas e meios de comunicação do Brasil quem possam se interessar.

Polêmico, o VK tem se envolvido em batalhas de direito autoral com gravadoras e estúdios, assim como com grupos de censura na web. Sem a vigilância tradicional e permanente do Facebook, é comum encontrar material protegido ou com conteúdo sexual em posts criados pelos seus usuários. Como concorrente direto do Facebook, o VK também teu seu próprio Mark Zuckerberg. Pavel Durov, criador do VKontakte, também desenvolveu o mensageiro Telegram, junto com o irmão Nikolai Durov.

Até o momento, os dois produtos não mostram anúncios, tem navegação simples e fluida e contam com os mesmos recursos do Facebook e WhatsApp, sem ter, claro, a mesma popularidade nas Américas.

Pavel Durov criou a rede social aos 21 anos e é conhecido como Mark Zuckerberg russo (Foto: Divulgação/VK)Pavel Durov criou a rede social aos 21 anos e é conhecido como Mark Zuckerberg russo (Foto: Divulgação/VK)


A gigante russa Mail.ru anunciou no final de 2014 um acordo para a compra do VKontakte. Por US$ 1,47 bilhão, a empresa, que já tinha 52% das ações do VK em 2007, adquiriu os outros 48% e tornou-se a única dona. Disputas antigas por ações e brigas judiciais também foram encerradas. Dmitry Grishin, confundador e CEO do Mail.Ru disse que não pretende fazer mudanças significativas no produto.

Ainda que com muita disposição, ultrapassar o Facebook, com 1,4 bilhão de usuários, é sonho distante.

O que vocês acham da rede social VKontakte? Comente e troque dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Vargas
    2018-07-27T03:32:31

    Certeza é melhor que o facebook.

  • Diogo Belart
    2016-09-18T23:33:08

    Alguém tem comunidades interessantes aí? Só participo de uma.

  • Renato Silva
    2016-07-08T13:33:01

    Me inscrevi hoje e parece sensacional.

  • Irany Calas
    2016-06-23T11:34:27

    Vaikidá!

  • Carlos Dimitris
    2016-05-03T19:57:42

    sou fan do vk. alias fico mais no vk que no face rs.

  • Thiago Magalhães
    2016-02-18T09:18:28

    vk. com / s.e.palmeiras , dos antigos membros do orkut