Roteador

27/03/2016 07h00 - Atualizado em 27/03/2016 07h00

Adaptador Wireless USB ou PCI? Veja qual é a melhor opção

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Adaptadores wireless USB são componentes importantes para usuários que não possuem uma placa de rede wireless. Tais dispositivos permitem que a máquina, seja ela desktop ou notebook, ganhe conectividade Wi-Fi nos mais diversos padrões, como o B, G e N.

Como mudar a configuração de frequência do roteador e melhorar o Wi-Fi

Estes pequenos acessórios podem ser encontrados no mercado em duas versões: USB ou PCI. Muitos usuários ficam em dúvida qual a melhor opção. Portanto, confira as diferenças entre elas e saiba exatamente qual modelo de adaptador wireless é melhor para você.

Adaptador Wireless USB

Como o próprio nome deixa claro, este adaptador se conecta ao computador através da porta USB. Assim, a maior vantagem desta opção frente ao adaptador PCI é a praticidade. Algumas versões se parecem bastante com um pendrive, o que torna a sua instalação ainda mais intuitiva. Se você sabe plugar um pendrive na porta USB, com certeza conseguirá instalar um adaptador wireless USB.

Adaptador wireless USB com antena interna (Foto: Divulgação/TP-Link) Adaptador wireless USB com antena interna (Foto: Divulgação/TP-Link)

As opções mais baratas à venda, que custam entre R$ 40 e R$ 60, possuem velocidade de transferência máxima teórica de 150 Mbps. O que é excelente para acessar a internet, mas que já não é tão bom se você planeja transferir grandes arquivos pela rede Wi-Fi.

Quanto ao alcance, os adaptadores wireless USB que possuem uma antena interna, ou seja, aqueles que mais se parecem um pendrive, contam com uma área de alcance bem baixa. Assim, é essencial que o roteador esteja próximo dele. Já os modelos que trazem uma antena externa, permitem que o próprio usuário troque a antena por uma mais potente em questão de segundos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Adaptador wireless USB com antena externa (Foto: Divulgação/Philco) Adaptador wireless USB com antena externa (Foto: Divulgação/Philco)

Outro fator que joga contra os adaptadores wireless USB é que, por serem ligados nesta porta, a sua comunicação com os outros componentes, como o processador, é um pouco mais lenta. Isso acontece por que as portas USB são mais lentas que um barramento PCI, por exemplo.

Sendo assim, a compra destes adaptadores wireless USB é indicada para quem quer mais praticidade e sabe que vai usar o equipamento em outros computadores. Devido à sua portabilidade e facilidade de instalação, ele é uma ótima ferramenta para técnicos em informática ou qualquer outro usuário que precise usar a internet em vários computadores sem placa de rede wireless.

Adaptador Wireless PCI

Este tipo de adaptador se conecta ao PC através do barramento PCI, disponível diretamente na placa-mãe. Desta forma, a sua instalação é um pouco mais trabalhosa, se comparada com o adaptador wireless USB. É necessário que o usuário saiba abrir o gabinete e também identifique um slot PCI. Caso contrário, ele não conseguirá instalar este adaptador.

Qual é o melhor canal de roteador wireless? Comente no Fórum TechTudo

Adaptador wireless PCI com antena externa (Foto: Divulgação/TP-Link) Adaptador wireless PCI com antena externa (Foto: Divulgação/TP-Link)

A desvantagem desta opção, fora a sua instalação um tanto quanto trabalhosa, é que ele só é compatível com PCs desktops. Assim, se você está com um notebook com defeito na placa de rede wireless, a única saída é comprar um adaptador wireless USB.

Entretanto, os adaptadores PCI também possuem vantagens. A comunicação com os demais componentes internos de um PC se dá de maneira muito mais rápida. O barramento PCI é mais rápido que o USB. Assim, essa placa não sofre com gargalos ou lentidão.

Além disso, é possível trocar a sua antena externa por uma mais potente, de forma a aumentar o alcance de recepção do sinal. Os modelos mais comuns deste tipo de adaptador possuem velocidade de 150 Mbps, o que é suficiente para o acesso à internet.

Este produto é indicado para aqueles usuários que querem fazer com que seus computadores desktops também se conectem em redes Wi-Fi e não apenas por cabo. Visto que a sua instalação é um pouco complicada, é importante que você tenha certeza de que só usará este adaptador em um único computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Junior
    2018-01-31T17:47:00

    Pretendo usar para jogos e downloads pesados, e preciso de uma eficacia muito grande. Qual seria o ideal pra mim?

  • Jameson Mescouto
    2016-06-19T09:39:36  

    Excelente tema, bom trabalho

    recentes

    populares

    • Jameson Mescouto
      2016-06-19T09:39:36  

      boa matéria só uso d-link similar a um Pen drive

  • Lucas Souza
    2016-08-23T10:58:42  

    Da pra jogar jogos com o adaptador as?

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-08-23T10:58:42  

      Se precisa usar a internet para os jogos que pretende usar então sim

  • Luzia Silva
    2017-04-02T16:40:32  

    tenho 2 tvs novas que não tem sinal de wifi, qual o aparelho que devo comprar para ter o sinal?

    recentes

    populares

    • Luzia Silva
      2017-04-02T16:40:32  

      Depende do que vai usar. Tem android tv box, chromecast, Apple TV