Redes sociais

18/03/2016 07h00 - Atualizado em 18/03/2016 07h00

Algoritmo identifica quando você usa o Twitter bêbado e evita confusão

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

Chegar bêbado em casa ou usar uma rede social no bar e acabar falando mais do que deveria ... Para evitar maiores confusões, pesquisadores da University of Rochester, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo algoritmo capaz de identificar quando as pessoas estão usando o Twitter alcoolizadas. O estudo americano foi publicado no último dia 10 de março e envolveu milhares de tuítes.

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Ao todo, foram coletados dados de cerca de 11 mil tuítes com localização nas áreas de Nova York e Monroe County. O algoritmo foi configurado para filtrar algumas palavras-chave relacionadas ao álcool, como “bêbado”, “cerveja” e “festa”, e o grupo de estudo usou o serviço de crowdsourcing da Amazon, Mechanical Turk, para analisar todas as publicações marcadas com essas palavras-chave.

Tweetar bêbado não é das melhores ideias (Foto: Alessandro Junior / TechTudo)Tweetar bêbado não é das melhores ideias (Foto: Alessandro Junior / TechTudo)

Eles também definiram parâmetros para que o algoritmo identificasse quando os tuítes eram enviados das casas dos usuários, logo após eles chegarem de possíveis locais onde ficaram bêbados. Para cada tuíte, foi feito um estudo minucioso, com o intuito de entender o que se posta ao estar bêbado e de onde os posts são feitos: se só dos locais onde ocorrem as festas ou se das casas das pessoas.

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Após todo este trabalho, destacaram que o público de NY bebeu muito mais do que os de Monroe County. Além disso, a maior proporção das pessoas bebe em casa, ou perto dela, na Big Apple, o oposto do que acontece na outra região, quando as pessoas procuram bares mais longe. Os resultados são apenas uma amostra do que o algoritmo pode fazer ao monitorar as pessoas e de como cada cidade tem perfis diferentes; quem sabe, no futuro, alertar os usuários e evitar complicações.

“Podemos explorar o comportamento dos bêbados para descobrir como as interações sociais e a pressão que as mídias sociais influenciam na tendência a beber, além de uma série de informações que podem criar padrões de acordo com os tipos de pessoas e cidades analisados”, explicam os estudiosos no projeto.

Nos Estados Unidos, cerca de 75 mil pessoas morrem devido a problemas com o álcool anualmente, e estudos como este visam entender melhor como é o comportamento de quem sofre com o alcoolismo. Até porque beber e usar redes sociais pode não só gerar posts vexatórios como também causar fatalidades, como na combinação perigosa de beber e dirigir e ainda usar um celular para ver as redes sociais.

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Via Technology Review e Arxiv

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