Sistemas Operacionais

02/03/2016 06h00 - Atualizado em 21/03/2016 15h49

App para Android promete recarga de crédito e pode roubar dados de usuários

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Um app falso para Android é acusado de infectar o celular de milhares de usuários brasileiros. Chamado de Recarga Celular, o aplicativo malicioso estava no ar na Google Play Store desde novembro de 2015 e foi baixado cerca de 5 mil vezes durante o período. A denúncia sobre o golpe foi feita pela empresa de segurança Kaspersky Lab, na última terça-feira (1).

Descubra como os apps são banidos da App Store e Google Play Store

O programa prometia fazer recargas em smartphones de várias operadoras do Brasil. Com isso, o objetivo principal seria clonar os cartões de créditos das pessoas que baixavam o serviço. Para atrair usuários, o Recarga Celular oferecia o dobro de créditos no primeiro pagamento de cada cliente. 

Aplicativos e links podem contar vírus e roubar dados (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: Aplicativos e links podem contar vírus e roubar dados (Foto: Luciana Maline/TechTudo))App falso para Android tenta roubar recarga de celular (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Aparentemente, o Recarga Celular era um app comum de recarga de créditos, apresentando telas em que era preciso inserir o número do chip e a quantidade de créditos. Logo em seguida, outros dados eram exigidos, como número do cartão de compras, data de validade, código de segurança (CVV), CPF e nome completo.

Todas as informações iam para um site registrado no Brasil, sem qualquer relação com as operadoras de telefonia, como Oi, TIM, Vivo e Claro. Depois de conseguir as informações das vítimas, o desenvolvedor do aplicativo conseguir clonar os cartões de crédito.

O golpe foi reconhecido quando os usuários passaram a comentar na loja do Google, informando que não tinham recebido os créditos e que, ainda por cima, tiveram problemas com seus cartões. Ao descobrir a fraude, a Kaspersky Lab fez a denúncia ao Google que, enfim, retirou o aplicativo do ar.

Screenshot do aplicativo falso Recarga Celular (Foto: Divulgação/Kaspersky) Screenshot do aplicativo falso Recarga Celular (Foto: Divulgação/Kaspersky)

“Alertamos aos usuários de Android que baixem e utilizem somente os apps oficiais das operadoras de telefonia na hora de recarregar o celular. Desconfie de supostas promoções oferecidas pelo apps, isso é um claro sinal de que se trata de um golpe”, alertou o analista sênior de segurança da Kaspersky, Fábio Assolini.

A dica pode ser útil, considerando que não é a primeira vez que esse tipo de golpe ocorre no sistema operacional do Google. Em 2014, por exemplo, foram encontrados os dois primeiros trojans bancários para dispositivos móveis desenvolvidos no Brasil. Ainda em outubro de 2015, um outro aplicativo falso de recarga de celular fez algumas vítimas, sendo retirado do ar pouco tempo depois.

Qual é o melhor sistema para smartphone? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Martins
    2016-03-03T09:30:23  

    As pessoas continuam caindo no conto do "levar vantagem" acham que são espertos mas na verdade são os trouxas !! esse tipo de golpe só se adaptou para a tecnologia mas continua sendo o velho golpe co colar de ouro, do bilhete premiando e vários do tipo antigos...

    recentes

    populares

    • Marcelo Martins
      2016-03-03T09:30:23  

      Nem minha vo cair nesse golpe mais

  • Antonio Souza
    2016-03-02T07:39:38  

    Parabéns a Kaspersky e não sei se a Google tem muita culpa nisso. Mas, é bom ela ficar bem de olho. Vamos combinar. Basta criar um apps que faça a pessoa que está levando vantagem sobre o próximo que um monte de desavisados caí que um beleza. Sinto muito, mas não defendo gente assim. Gente que se chegar um e-mail dizendo que foi depositado alguns dólares na sua conta já vai clicando, baixando, descompactando, executando e se ferrando. Só pra ver que vírus não entra assim no sistema pelo "ar".

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2016-03-02T07:39:38  

      Apple amigo campeão?

    recentes

    populares

    • Antonio Souza
      2016-03-02T07:39:38  

      Israel, não sei se é o mesmo que vc está falando mas acho que esse caso foi um aplicativo que não estava na loja oficial da applie e sim de um site chines e para variar foi na china que aconteceu.

  • Luiz Lima
    2016-03-02T16:27:49  

    Ainda bem que só pessoas muito burras usam essa porcaria de Android.

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-03-02T16:27:49  

      Eu não disse nada de iOS, mas os Androbostas acham que ninguém pode falar mal do sistema Androga, eles acham que todo mundo é inimigo. hehehe

    recentes

    populares

    • Luiz Lima
      2016-03-02T16:27:49  

      sua mãe usa android.

  • Tenente Zureta
    2016-03-03T07:15:49  

    Ainda bem que só pessoas muito burras caem nesse tipo de cilada.

    recentes

    populares

    • Tenente Zureta
      2016-03-03T07:15:49  

      Concordo!!! Pode ver que sempre os que querem levar vantagem! Ahtomarnocudelas!

  • Kamylo
    2016-03-02T12:38:20

    Por estar no site de app "oficial" ele não tem uma certa parcela de culpa nisso ?

  • Kamylo
    2016-03-02T12:37:30

    OI ?? Quer dizer que TINha maracutaia ai né ? CLARO, é o que eu VIVO dizendo, todo cuidado é pouco