Internet

07/03/2016 23h37 - Atualizado em 08/03/2016 10h48

Dia da Mulher ganha Doodle do Google para celebrar 8 de março

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Dia da Mulher ganhou uma homenagem do Google em forma de Doodle. Mais do que uma arte brincando com a logo da empresa na página do buscador, a celebração veio em forma de uma super campanha apresentada no mundo inteiro. A ação ganhou o nome de #OneDayIWill, ou seja, #UmDiaEuVou, e estimula mulheres a compartilharem seus sonhos nesta data.

As mulheres mais inspiradoras dos games

O Doodle de hoje não é uma imagem ou animação, mas sim um vídeo, de pouco mais de 1min20 de duração, contando, brevemente, os desejos de 58 mulheres, de 13 cidades. Além deste vídeo, há também diversos outros no YouTube do Google, divididos pelas cidades visitadas, com o desejo de cada uma das mulheres entrevistadas; 337 ao todo. É possível assistir a todos no canal oficial.


“Nos últimos anos, os Doodles comemoraram os feitos de mulheres na ciência, direitos humanos, jornalismo, esports, artes, tecnologia e muito mais. É uma honra homenagear quem mudou a história, mas neste ano quisemos celebrar as mulheres do futuro. Então jutamos nossas câmeras e lápis e visitamos 13 países, onde falamos com 337 mulheres e pedimos que elas completassem a frase: Um dia eu vou…”, explica o Google.

San Francisco, Cidade do México, Lagos, Carico, Berlin, Londres, Paris, Jacarta, Rio de Janeiro, Nova Deli e Tóquio foram as cidades escolhidas para a ação, que foi idealizada por Lydia Nichols, Helene Leroux e Liat Ben-Rafael. 

O projeto chegou a culturas bastante diferentes, com pessoas muito diferentes, mas com um sentimento global, que une todas nos seus sonhos: que todas as mulheres tenham voz no mundo. 

Assista a versão do vídeo gravada no Rio de Janeiro:

Os vídeos trazem também desejos pessoais de mulheres. Alguns deles bem humorados, como uma delas, que diz que “um dia vai… nadar com os porcos nas Bahamas”. A campanha teve muitas participações nas gravações, e agora o Google mira nas redes sociais. A ideia é que no dia 8 as usuárias do buscador em todo o mundo compartilhem seus objetivos com a hashtag.

“Agora chegou sua vez. Compartilhe as suas aspirações com #OneDayIWill, e fique um passo mais perto do seu desejo. Você não sabe, mas pode ser objeto de um Doodle seu no futuro…”, diz o texto de divulgação da campanha no site do Google.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Dia Internacional da Mulher: Por que 8 de março?

Celebra-se o Dia Internacional da Mulher em 8 de março por conta de uma designação da Organização das Nações Unidas em 1975, que foi o “Ano Internacional da Mulher”. Dois anos depois, a data foi adotada de forma oficial, em uma assembleia geral entre os países membros. A intenção é celebrar o papel das mulheres na sociedade e lutar contra toda a discriminação, por um mundo mais igualitário nas suas diferentes áreas de atuação.

Google lançou campanha com hashtag neste ano (Foto: Reprodução/Google)Google lançou campanha com hashtag neste ano (Foto: Reprodução/Google)

Mas as manifestações a favor desta data surgiram bem antes, em 1909. O primeiro Dia Nacional da Mulher foi criado nos Estados Unidos. Em 28 de fevereiro daquele ano, uma grave de funcionárias do setor têxtil, em Nova York, recebeu este apoio do então Partido Socialista da América, no protesto contra as péssimas condições de trabalho.

O “Dia Internacional da Mulher”, porém, só “nasceu” no ano de 1911. Ele foi celebrado em 19 de março em países como Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. Na ocasião, havia a preocupação de garantir às mulheres direitos como voto, trabalho, ocupação de cargos públicos e formação profissional.

Qual é o melhor Doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo.

Durante a Primeira Guerra, as celebrações também ficaram marcadas como pedidos de paz e amostras de solidariedade a mulheres de diversos países. Assinada em 1945, a Carta das Nações Unidas foi o primeiro acordo internacional para afirmar o princípio da igualdade entre homens e mulheres. 

Doodles históricos

As homenagens ao Dia Internacional das Mulheres não são novidade no Google. Todo ano, a empresa faz um Doodle em 8 de março. No ano passado, foi feito um desenho representando as várias facetas da mulher. Em 2014, viu-se um vídeo lembrando de grandes protagonistas de várias áreas da sociedade.

Google faz Doodles em homenagem ao Dia da Mulher todo ano (Foto: Reprodução/Google)Google faz Doodles em homenagem ao Dia da Mulher todo ano (Foto: Reprodução/Google)


A história dos Doodles do Google; vídeo


Via Google

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edna Longuinho
    2016-03-08T10:44:05

    BOM DIA, GOOGLE E TODA EQUIPE... GRATA POR LEMBRAR DO DIA DAS MULHERES NÓS TODAS SOMOS GRANDES GUERREIRAS SALVE DIA, *08/03/2016* Edna Longuinho de Souza

  • Luiz Rezende
    2016-03-08T02:31:33  

    parabens.....google...por lembrar das mulheres

    recentes

    populares

    • Luiz Rezende
      2016-03-08T02:31:33  

      Mulher: suprema criação divina, que gera amor, resiste à dor, ama e sofre, mas nunca desanima. Parabéns a vocês, que dão cor às nossas vidas!

    recentes

    populares

    • Luiz Rezende
      2016-03-08T02:31:33  

      MEUS PARABÉNS AO DIA INTERNACIONAL DA MULHER QUE DEUS AS ABENÇOE!

  • Lilian Cirelli
    2016-03-08T07:25:19

    Parabéns pela criatividade e carinho fazendo essa homenagem a nós mulheres.

  • Marcela Prais
    2016-03-08T06:59:40

    amei!!!!!

  • Caio
    2016-03-08T05:04:30

    ARRASOU!!!!

  • João Vitor
    2016-03-08T03:28:52

    que bom

  • João Vitor
    2016-03-08T03:25:53

    Pq que o google tbm não faz um Doodle em comemoração ao dia do homem?