Redes sociais

23/03/2016 12h10 - Atualizado em 23/03/2016 18h09

Facebook caça perfis falsos e clonados que usam sua foto ou nome

Aline Jesus
por
Para o TechTudo

O Facebook está trabalhando para solucionar um dos casos mais preocupantes quanto à privacidade dos usuários na Internet: os perfis fakes. A rede social começou a testar uma nova ferramenta que emite alertas para os usuários quando detecta novas contas que possam estar lhes imitando, usando seus dados, ou se passando por você. O recurso caça os perfis falsos que usam a foto ou o nome de alguém que já está cadastrado na rede social e avisa ao usuário.

Como receber notificações da sua página favorita no Facebook

Antigone Davis, chefe de segurança global no Facebook, revelou ao Mashable que o processo de notificações aos usuários é automático. Porém, os perfis que são detectados como possíveis fakes serão todos verificados manualmente por uma equipe interna da rede social, para não se dar ao luxo de errar e acusar algum perfil original de ser uma cópia (clone) de outro, com uso incorreto da plataforma.

Rede social está testando novo sistema de alertas para fakes (Foto: Divulgação/Facebook)Rede social está testando novo sistema de alertas para fakes (Foto: Divulgação/Facebook)

Mulheres são as principais vítimas

“Ouvimos feedbacks de que isso [clonagem de perfis] era uma preocupação, especialmente para mulheres em muitas regiões, e isso pode causar diversos problemas sociais e culturais”, explica Davis.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

De fato, muitas mulheres são prejudicadas com os perfis fakes no Facebook. Sejam eles de forma intencional ou não. Afinal, há pessoas que “roubam” fotos de “desconhecidas” e criam perfis para enganar outras pessoas na rede social com diversos objetivos. Esse tipo de ação viola não só a privacidade e a propriedade das pessoas envolvidas, como as regras de uso do Facebook que só aceita usuários reais, com nomes e dados (fotos e conexões) de verdade.

Ouvimos feedbacks de que isso era uma preocupação, especialmente para mulheres  
Antigone Davis, Facebook

Fotos íntimas no Facebook 

O Facebook está testando ainda duas novas ferramentas de segurança: uma que permite reportar imagens íntimas não consensuais divulgadas, o que já é proibido, de forma mais eficiente, e o “Photo Checkup”. Esta segunda lembra o “Dinossauro da Privacidade”, e é um atalho para um menu que permite que o usuário configure quem pode ver suas fotos na rede social.

Em meio a uma série de polêmicas sobre o direito à privacidade dos usuários em seus serviços de Internet, a rede social de Mark Zuckerberg dá novos passos para que a sua posição seja ainda mais consolidada. Afinal, é isso o que os internautas desejam e precisam todos os dias.

Via Mashable

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Homem Negativo
    2016-03-26T14:18:32

    O que eles não resolvem e nem se preocupam é com a quantidade imensa de contas de golpistas. Piramideiros de todas as raças invadiram a rede. Aproximadamente 80% das contas no Facebook são de golpistas atualmente. Bastaria colocar um botão de "denunciar golpe" que resolveria isso.