Produtividade

20/03/2016 08h00 - Atualizado em 20/03/2016 08h00

Fórmula no Excel dá erro? Saiba o que pode estar acontecendo e corrija

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Microsoft Excel é uma ótima forma de visualizar e manipular conjuntos de dados em planilhas de todos os tipos. Ao construir um template, o usuário tem a sua disposição uma grande quantidade de meios de fazer com que seu arquivo exiba as informações corretamente.

Dez dicas úteis para usuários de Excel no Microsoft Office

O software também possui uma ferramenta embutida que permite localizar e corrigir erros com facilidade. Para acessá-la, basta clicar na guia “Fórmulas” e, em seguida, em “Verificar erros”. Para conhecer os tipos de erros de fórmulas que o editor reconhece e como corrigi-los, consulte este guia.

Identificador de erros do Excel ajuda a localizar células que contenham fórmulas com problema (Foto: Reprodução/Microsoft)Identificador de erros do Excel ajuda a localizar células que contenham fórmulas com problema (Foto: Reprodução/Microsoft)

Fórmula errada

Este é um dos erros mais comuns e ocorrem quando a fórmula digitada na cédula está errada. Quando isto acontece, o resultado exibido pode ser #####, #DIV/0!, #N/D, #NOME?, #NULO!, #NUM!, #REF! e #VALOR!. Quando isto ocorrer, confira a sintaxe da fórmula para confirmar onde está o problema.

Inconsistência em fórmulas de colunas calculadas

Este erro ocorre quando uma das linhas da coluna calculada possui uma fórmula inserida, o que cria uma exceção. Para corrigir o problema, é só remover a fórmula para que a coluna volte a calcular o valor corretamente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Anos com dois dígitos

Qualquer entrada que contenha uma data cujo ano seja representado com dois dígitos pode resultar em um erro. Isto ocorre por que o sistema não saberia se o usuário, ao digitar, por exemplo, o ano 50, estaria se referindo a 1950 ou 2050. Para sanar o problema, use todas as datas com quatro dígitos.

Números tratados como texto

Cada célula do Excel pode conter dois tipos de informação: texto ou números. O problema é que o primeiro tipo também pode conter números, o que resulta em um erro quando uma fórmula tenta referenciar esta célula pensando que ela é numérica. Para resolver este problema, confirme se não existem espaços em branco ou outros símbolos na célula que podem fazer com que o software se confunda.

Inconsistências com fórmulas adjacentes

Muitas tabelas operam com funções semelhantes nas mesmas linha ou coluna, cuja única diferença costuma ser a matriz de dados analisados. Ao analisar uma fórmula, o Excel confere as células próximas em busca de um padrão e retorna uma mensagem de erro quando encontra algo inesperado. Para corrigir, confira se a fórmula está mesmo correta e de acordo com as que estão próximas.

Omissão de células

Algumas fórmulas podem resultar em erro por que seu intervalo omite uma das células. Isto pode ocorrer, por exemplo, quando o usuário insere um dado novo na planilha, mas esquece de atualizar a fórmula. Para corrigir, basta atualizar a célula para que ela passe a contar as novas informações.

Célula não protegida

Todas as células do Excel são protegidas por padrão, para evitar que seu conteúdo seja modificado por acidente. Só que, as vezes, uma delas que contenha uma fórmula pode ser desprotegida pelo usuário. Quando isto ocorre, a recomendação é voltar a proteger a célula para evitar erros futuros.

Referências a células vazias

Este erro ocorre quando a fórmula precisa fazer uma operação matemática e encontra uma célula vazia, que impede o cálculo. A solução é mudar o valor da célula ou excluí-la do cálculo. Lembre-se que o Excel considera uma célula vazia como sendo diferente de uma contendo o número 0, o que, nestes casos, evitaria o erro.

Como criar um campo de soma em tabela dinâmica do Excel? Confira no Fórum do TechTudo.  

Dados inválidos

O erro acontece quando os dados na tabela não estão validados corretamente. A solução para isto é clicar no menu Dados, Ferramenta de Dados e, em seguida, em Validação de Dados.

Via Office

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares