Celular

02/03/2016 08h00 - Atualizado em 02/03/2016 11h42

Galaxy S4 e Galaxy S5 ainda são boas opções de compra; veja análise

Lucas Mendes
por
Para o TechTudo

Os Galaxy S4 e Galaxy S5 são celulares “antigos” da Samsung, com lançamento em 2013 e 2014, respectivamente. Os dois smartphones têm algumas especificações interessantes, mas, com a chegada dos Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge, será que ainda vale a pena investir R$ 1.300 no S4 ou até R$ 1.600 no S5? 

Galaxy S7: primeiras impressões sobre o lançamento da Samsung

Para ajudar você a avaliar se o S4 e o S5 ainda são boas opções para comprar, o TechTudo preparou uma análise que leva em consideração algumas configurações importantes que um celular deve ter, como a câmera e o sistema operacional Android, por exemplo.

Galaxy S5, à esquerda, e Galaxy S4, à direita (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S5, à esquerda, e Galaxy S4, à direita (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


Especificações

A ficha técnica do Galaxy S4 e do Galaxy S5 não faz tão feio, apesar de já estar um pouco defasada, principalmente em relação aos smartphones top de linha do mercado. O S4 tem uma tela Super Amoled Full HD (resolução de 1080 x 1920 pixels), processador octa-core de 1,2 GHz ou quad-core, de 1,6 GHz, e memória RAM de 2GB. A bateria é de 2.600 mAh.

Já o Galaxy S5 apresenta as seguintes especificações: processador quad-core de 2,5 GHz e memória RAM de 2 GB. A bateria é um pouco melhor, com 2.800 mAh. A tela, por outro lado, é a mesma: Super Amoled Full HD (1080 x 1920 pixels).

Apesar de terem configurações inferiores às dos celulares mais recentes, os dois dispositivos desempenham bem as principais funções de um smartphone. Dessa forma, o S4 e o S5 são bons celulares para quem não costuma exigir muito do aparelho, usando mais para acessar as redes sociais e tirar algumas fotos.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Veja se os Galaxys antigos da Samsung ainda são boas opções de compra (Foto: Allan Melo/TechTudo)Veja se os Galaxys antigos da Samsung ainda são boas opções de compra (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Atualização do Android

Se você faz questão de ter sempre o Android mais recente no seu celular, pode esquecer o Galaxy S4 e o S5. O update ao sistema operacional mais recente do Google – o Android Marshmallow – é um ponto bastante negativo nesta análise. Aliás, esse seria um ponto negativo para a Samsung, de modo geral. Por tradição, a companhia demora bastante para atualizar o Android dos seus smartphones – e quando o update chega, vem cheio de modificações.

O Galaxy S5 até entrou na lista dos smartphones da Samsung que serão atualizados para o Android 6.0, divulgada em dezembro de 2015, mas sem data prevista. Ou seja, não é possível afirmar quanto tempo ainda irá demorar para o S5 ser atualizado.

Já o S4 nem entrou nesta lista. Ele conta com o Android Lollipop e não deve receber da companhia o update do sistema operacional do Google.

Em comparação com o Galaxy S7 e S7 Edge, os dois novos aparelhos da Samsung já virão de fábrica com o Android Marshmallow.

Galaxy S4 não receberá o Android Marshmalloq (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Galaxy S4 não receberá o Android Marshmalloq (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Câmera

O S4 e o S5 não contam com as melhores câmeras do mercado brasileiro. Mas isso não significa que as fotos capturadas pelos celulares são de má qualidade. O Galaxy S4 apresenta 13MP na câmera traseira e 2MP na frontal. Ele também não faz feio em comparação com outros smartphones: o LG G3 e o Moto G 3, por exemplo, têm a mesma qualidade na lente principal.

E o mesmo vale para o Galaxy S5. Com 16MP e 2MP, o celular é capaz de tirar boas fotos. O detalhe é que, em relação aos números, ele é superior até mesmo ao Galaxy S7. O novo top da Samsung tem 12 MP na câmera traseira e 5 megapixels na frontal, mas conta com uma abertura de lente maior, o que promete colocar as fotos do smartphone em outro patamar.

De qualquer forma, se você gosta de tirar fotos, os Galaxy S4 e S5 devem suprir as suas necessidades, desde que você não faça questão de ter as melhores imagens do mercado.

Galaxy A7 ou Galaxy J7: qual é o melhor? Opine no Fórum do TechTudo

Galaxy S5 tem câmera traseira de 16 MP (Foto: Allan Melo)Galaxy S5 tem câmera traseira de 16 MP (Foto: Allan Melo/TechTudo)

Custo-benefício

O Galaxy S4 atualmente custa R$ 1.300 nas lojas. Já o S5 pode ser encontrado por aproximadamente R$ 1.600. Os dois celulares são boas opções para aqueles que não exigem demais do smartphone e também não fazem questão de ter um aparelho com o sistema operacional atualizado.

Os preços não se comparam aos dos principais smartphones do mercado brasileiro. Porém, existem algumas opções melhores nesta faixa de preço, como o Moto X Play (R$ 1.699). Se você estiver disposto a gastar um pouco mais, o iPhone 5S (por R$ 1.800) também é uma alternativa interessante.

Agora, se você faz questão de ter um Galaxy, o S4 e o S5 ainda devem atender bem boa parte dos usuários.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcelo Paiva
    2016-03-02T19:07:46  

    Sou mais meu iPhone 6s!!!

    recentes

    populares

    • Marcelo Paiva
      2016-03-02T19:07:46  

      Cicero ? Sou mais meu note 5, logo logo trocarei pelo NOTE 7 !

    recentes

    populares

    • Marcelo Paiva
      2016-03-02T19:07:46  

      Sou mais meu tambor e sinais de fumaça

  • Fernando Dias
    2016-03-05T22:03:51  

    Nós Brasileiros temos é que perder a mania de aceitar pagar caro em Smartphones que custam merreca lá fora. Pagamos para tirar onda que pagou caro! Isso é burrice! Quanto custa um Galaxy S5 900F no USA? uns 100 dólares? Um iPhone 6 uns 200 Dólares? Nâo estou muito atualizado, mas sei que lá sim o preço é honesto.

    recentes

    populares

    • Fernando Dias
      2016-03-05T22:03:51  

      Fernando Dias , nos brasileiros ? kkkkk entao os alemaes, italianos podem ?

    recentes

    populares

    • Fernando Dias
      2016-03-05T22:03:51  

      Eu estava olhando na Walmart americana e o Galaxy s4 estava em torno de 200 dólares, o s7 mais caro tava em torno de 700 dólares, mais que isso não deve achar não..

  • Elvis Rodrigues
    2016-10-05T15:06:05

    Hoje ainda compensa um S5, R$ 500 está bom demais..

  • Bruce Nolan
    2016-03-02T22:41:24  

    COMPREI um s4 a um ano por 1000,00 dilmas e hj está 1300 nas lojas?

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2016-03-02T22:41:24  

      Bruce Nolan, ta quebrado ne ? ja vai sair o s7 e vc ta no s4 ?

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2016-03-02T22:41:24  

      olha a matéria do que ela fala

  • Leonardo Silva
    2016-04-12T12:12:59  

    não concordo vocês dizerem que o galaxy s5 e só pra tirar umas fotos e navegar na internet isso e um absurdo tenho um galaxy s5 e não trocaria pelo s6 o galaxy s5 tem uma das melhores câmeras do mercado e um Smartphone super rápido e melho já esta atualizado para o androide 6.0 então techtudo olha o que vocês estão dizendo primeiro pra depois posta na rede

    recentes

    populares

    • Leonardo Silva
      2016-04-12T12:12:59  

      Leonardo Silva, mentirinha ne ? s6 pior q o s5 ?

  • Fernando Dias
    2016-03-05T21:58:52  

    Sinceramente eu não compraria nenhum dos dois mais. São excelentes celulares, mas a Samsung pecou no quesito acabamento, o aparelho começa a descascar e ficar feio muito antes de você pagar a metade das parcelas dele! Compensa comprar os novos com bordas de aluminio, Moto X2, Galaxy A7, E7, LG G3 D855P (Plastico, mas não descasca!) Agora, a Família "S" já era! Eu não compraria.

    recentes

    populares

    • Fernando Dias
      2016-03-05T21:58:52  

      Fernando Dias, para de molhar seu samsung. tenho o meu ha 1 ano e nunca teve nada.

  • Wagner Costa
    2016-03-03T08:12:20  

    Quando chegou nessa parte "Dessa forma, o S4 e o S5 são bons celulares para quem não costuma exigir muito do aparelho, usando mais para acessar as redes sociais e tirar algumas fotos." Desisti de ler, Snapdragon 801 só para redes sociais? o que seria dos novos celulares com Snapdragon 210? Pelo amor Techtudo coloquem gente séria e que entenda de tecnologia para escrever as matérias.

    recentes

    populares

    • Wagner Costa
      2016-03-03T08:12:20  

      Dhiegosantoss: acompanhe a lógica da matéria sua besta!

    recentes

    populares

    • Wagner Costa
      2016-03-03T08:12:20  

      O Dhiegosantoss conhece tanto de tecnologia...132GB kkkkk e por mais que já tive e gosto muito do iPhone, prefiro a liberdade do Android, sem gastar uma "fortuna" comprando um Smart.

  • Márcio P
    2016-03-02T10:53:31  

    Techtudo vc erraram feio em dizer que o Galaxy S5 ou Galaxy S4 só serve pra Tirar fotos e só acessar redes sociais. O Galaxy S5 por exemplo vai além disso. Faz as mesmas coisas que um Galaxy S6 faz. Os jogos da playstore o S5 roda no máximo qualquer jogo. Portanto não coloquem os novos aparelhos da Samsung lá em cima só pra os leitores comprarem. A diferença são poucas entre um S6 e S5. Dizer que S5 só serve pra rede social e foto foi maior muco pra vcs. Mostrando q não entende de tecnologia.

    recentes

    populares

    • Márcio P
      2016-03-02T10:53:31  

      concordo plenamente, o techtudo só coloca aquilo que ela quer, quando foi lançado s5 o mesmo elogiou e muito......e agora vem dizer que é apenas um aparelho para voto e redes sociais, tenho certeza que vcs são igual a rede globo manipula todo,

    recentes

    populares

    • Márcio P
      2016-03-02T10:53:31  

      Eu já tive 3 Galaxy S4 e 2 Galaxy S5. Particularmente achei o S4 melhor que o S5 mesmo tendo hardware tanto inferior. Não tive boas experiencias com o S5. No quesito Câmera prefiro o LG G3 D855P.

  • Linguador
    2016-03-05T14:55:04

    Samsung + Jumento = Galaxy

  • Thiago Maia
    2016-03-03T09:27:14  

    Samsung não presta! É uma porcaria...

    recentes

    populares

    • Thiago Maia
      2016-03-03T09:27:14  

      Concordo cara, muito tosca.

  • Álvaro Barros
    2016-03-03T16:21:43

    Tô satisfeito com o meu S5 há um ano e meio. Paguei menos que o sugerido na matéria, o uso na chuva sem medo, já caiu e tá inteiro, a Samsung tem convênio com a Amazon e todo mês ganho um livro do Kindle da minha escolha, geralmente ótimos livros. Só a bateria que começa a deixar a desejar (talvez pelo tempo de uso), e umas leves engasgadas raras, coisa que parece inerente ao sistema aindroid, ainda mais com a skin da samsung. Enfim, nada que me faça querer mudar pra outro aparelho mais atual, ainda mais com os preços praticados atualmente. Um moto maxx ainda tá 2k por exemplo...

  • Victor Klein
    2016-03-03T09:45:29  

    PREFIRO MEU XPERIA!!! NAO PQ É XPERIA... MAS PQ JA É MEU!!!

    recentes

    populares

    • Victor Klein
      2016-03-03T09:45:29  

      PREFIRO MEU Alcatell POP-C7!!! NAO PQ É Alcatell.. MAS PQ JA É MEU!!!

    recentes

    populares

    • Victor Klein
      2016-03-03T09:45:29  

      é isso ai!!!

  • Marcos Ribeiro
    2016-03-02T22:51:08  

    O problema da Samsung é:que vc compra um smartphone hoje por 1 mil reais com uma semana já caiu pra 900!

    recentes

    populares

    • Marcos Ribeiro
      2016-03-02T22:51:08  

      kkkkkk vai e compra um carro zero, soh o fato d tirar da concessionaria ja desvaloriza uns 3 mil

    recentes

    populares

    • Marcos Ribeiro
      2016-03-02T22:51:08  

      Mas custa com uma semana 900 é na loja mesmo, a marca não segura preço, depreciação muito grande!

  • Luís Camargo
    2016-03-02T22:07:58  

    Se vc quiser comprar um Samsung para acompanhar os lançamentos, nem compre pois sabe que compra um hoje amanhã tem um melhor que o seu, esse S5 tem a mesma interface do S6 ou é uma bem velha em comparação ao novo touchwiz do S6?

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-03-02T22:07:58  

      Rssss essa é a lógica da tecnologia e não apenas da samsung

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-03-02T22:07:58  

      Sim, porem a Samsung abusa em relação a isso

  • Humberto Brandao
    2016-03-03T11:03:39

    Bem em conta kkk

  • Victor Corrêa
    2016-03-03T09:23:57  

    O LG G3 humilha os dois e ainda é bem mais custo-benefício.

    recentes

    populares

    • Victor Corrêa
      2016-03-03T09:23:57  

      Pena que é LG.

  • Helbert Sousa
    2016-03-03T08:03:48  

    Prefiro o LG G2 D805. Esqueceram dele? Impossível galera.

    recentes

    populares

    • Helbert Sousa
      2016-03-03T08:03:48  

      opa, to com o LG G2 F320....

  • Ricardo Almeida
    2016-03-02T20:01:32  

    Com todo o respeito tenho um S5 e na minha casa tem Iphone 5s e Edge S6. Eles não fazem nada que o S5 não faça com a mesma eficiência.E em relação ao Iphone a tela é muito melhor, a câmara fotográfica também e ainda é possível expandir a memória com cartão. É um aparelho muito bom

    recentes

    populares

    • Ricardo Almeida
      2016-03-02T20:01:32  

      Eu tenho o S5 e não tenho do que reclamar. As minhas fotos são excelentes, basta ver o meu Instagram. É bem superior às fotos do IPhone 6s da minha esposa.

    recentes

    populares

    • Ricardo Almeida
      2016-03-02T20:01:32  

      me engana que eu gosto Luiz Souza rs

  • Admir Rosa
    2016-03-03T08:03:40

    Mais dois aparelhos vítimas da inoperante Samsung. Os caras lançam um produto por dia e suporte que é bom, zero! Tenho um tablet PRO 10.1 de 2015 que nunca saiu da versão 4.4.2. VERGONHOSO! Nunca mais me pegam.

  • Ivan Keocheguerian
    2016-03-03T08:00:32

    Celulares antigos, não serão atualizados .Não valem mais que 200. Daqui 6 meses ninguém quer mais.mais dois pro arquivo morto

  • Helder Sousa
    2016-03-03T06:49:01

    Não atualizam para que os tontos. .Nós consumidores comprem outro....um assalto

  • Geraldo Alves
    2016-03-03T01:38:39  

    Sou mais meu iphone 5s .

    recentes

    populares

    • Geraldo Alves
      2016-03-03T01:38:39  

      legal , e ai ? Geraldinho, iphone ja era !

  • Regina Santos
    2016-03-03T01:14:08

    quero nenhum desses, ainda quero o nokia lumia 1020, é tudo

  • Marcelo Mascarenhas
    2016-03-02T23:06:44

    se vale a pena o motog2 que é do mesmo ano, pq nao o galaxy s4 e s5.

  • Alexandre Lima
    2016-03-02T20:00:55  

    O MEU É S5, utilizo sem problemas ou engasgos...Quando sair o S10, quem sabe eu troco, por enquanto não vou estragar o planeta com meu consumo... se você pensa diferente, peça desculpas aos seus filhos que vão viver com muito calor e dificuldades...

    recentes

    populares

    • Alexandre Lima
      2016-03-02T20:00:55  

      Quando você comprou seu S5 ele era top ne?