Celular

06/03/2016 07h00 - Atualizado em 06/03/2016 07h00

iPhone 5S usado: saiba se vale a pena comprar o smartphone de 2013

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O iPhone 5S teve seu lançamento ainda em 2013, com uma ficha técnica que agradou em muito os consumidores. Ele continua sendo um dos maiores sucessos da companhia, com bom desempenho. Passados três anos desde que o 5S chegou ao mercado, ainda vale a pena comprar? O preço pode cair para R$ 1.300 se você pesquisar bem. Já que o valor é bom, esta matéria especial te mostra a ficha técnica e os predicados do smartphone da Apple.

Melhores celulares para comprar no Brasil em todas as faixas de preço

Conheça melhor recursos como tela, desempenho do processador, design, preço e outros detalhes como cores e armazenamento, que pode ser 16 GB, 32 GB ou 64 GB. Além disso, descubra se o custo-benefício do telefone faz dele uma boa opção para comprar usado, mesmo após quase três anos da sua chegada ao Brasil.

iPhone 5SE teria o design do iPhone 5S, mas ganharia reforço dos processadores A9 atuais (Foto: Luciana Maline/TechTudo) (Foto: iPhone 5SE teria o design do iPhone 5S, mas ganharia reforço dos processadores A9 atuais (Foto: Luciana Maline/TechTudo))Ainda vale a pena comprar um iPhone 5S usado? (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Tela e Design

O iPhone 5S chegou com tela Retina de 4 polegadas (1136 x 640 pixels). O display pode ser bem compacto para quem está acostumado com as telonas dos smartphones mais atuais, principalmente para quem gosta de assistir a vídeos, filmes, séries ou até jogar games mais exigentes no smartphone.

iPhone 5S da Apple tem tela compacta de 4 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S da Apple tem tela compacta de 4 polegadas (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone 

Para uma breve comparação, a Apple expandiu o tamanho da tela na versão seguinte do iPhone, com duas versões do iPhone 6S, uma de 4,7 polegadas e outra de 5,5 polegadas, o 6S Plus.

No visual, o iPhone 5S traz na parte frontal o botão Touch ID, com leitor de impressões digitais, o que é um recurso de destaque e bastante inovador para um aparelho lançado em 2013. O tamanho do celular é bem compacto – útil para quem gosta de carregar o smartphone no bolso –, com 123,8 x 58,6 x 7,6 mm nas dimensões e peso de 112 g. Quanto às cores disponíveis, há o modelo prata, o dourado e o cinza espacial. 

Processador e desempenho

O iPhone 5S foi lançado com um processamento mais avançado do que o antecessor, o iPhone 5, apesar de manter o design. Nas especificações de hardware, há o Apple A7, de 64 bits, trabalhando em conjunto com o coprocessador M7, utilizado para gerar gráficos e imagens. Sem entrada para cartão de memória, o celular tem três opções de espaço interno: 16 GB, 32 GB ou 64 GB.

iPhone 5S vem com processador Apple A7 de 64 bits (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S vem com processador Apple A7 de 64 bits (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Em pouco mais de dois anos, a Apple já modificou bastante a estrutura interna do iPhone. O 6S, por exemplo, vem com chip na versão A9. Para quem precisa acessar redes sociais, navegar na internet, tirar fotos ou rodar jogos, o iPhone 5S ainda deve dar conta do funcionamento sem travamentos. No entanto, é esperado que um smartphone mais antigo demore mais para responder a funções do que novos modelos. Veja os testes completos com o iPhone 5S no review.

Sistema operacional

O sistema móvel da Apple nativo no iPhone 5S é o iOS 7, mas o aparelho recebeu atualização para o recente iOS 9, lançado em 2015. Felizmente, quando o assunto é a plataforma, o 55 se mantém atualizado. Apesar disso, nada impede que a fabricante pare de liberar atualizações para o celular, como aconteceu com o iPhone 4

iPhone 5S está com sistema atualizado para o iOS 9 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S está com sistema atualizado para o iOS 9 (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Câmeras

As câmeras do iPhone tiveram um avanço significativo quando o assunto é qualidade e tecnologia nos smartphones mais recentes, como iPhone 6 e 6S. O iPhone 5S, por sua vez, tem sensores mais modestos, com câmera traseira de 8 megapixels e flash LED, além de câmera frontal de 1,2 MP. 

Levando em consideração a resolução das fotos, a definição das fotos do celular é parecido ou melhor que vários lançamentos de 2015 e 2016, principalmente os intermediários. Apesar disso, fica bem atrás de tops de linha atuais, como LG G4, iPhone 6S e Galaxy S6

iPhone 5S tem lente traseira de 8 megapixels com flash LED (Foto: Luciana Maline/TechTudo)iPhone 5S tem lente traseira de 8 megapixels com flash LED (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Preço e custo-benefício

O iPhone 5S foi lançado no Brasil no final de 2013 com preços a partir de R$ 2.799, no modelos de 16 GB. Ele também chegou com armazenamento maior, em 32 GB (R$ 3.199) e 64 GB (R$ 3.599). Atualmente, o aparelho está mais barato, mas continua com um valor salgado, considerando o ano de lançamento. No site da fabricante, o iPhone 5S novo custa R$ 2.299 (16 GB) e R$ 2.449 (32 GB).

Está pensando em investir em um iPhone 5S usado? Saiba que o preço pode variar entre R$ 1.300 (16 GB) e R$ 1.700 (32 GB) em sites nacionais. Caso queira comprar um modelo mais recente, o investimento é bem maior. O iPhone 6S sai por R$ 3.999 no site oficial, enquanto o iPhone 6 (2014) sai por R$ 3.199, na versão mais simples.

Quando o assunto é custo-benefício, com o mesmo preço de um iPhone 5S usado é possível encontrar smartphones lançados recentemente de fabricantes concorrentes, como Motorola e Samsung. Com isso, o usuário garante uma ficha técnica mais avançada, melhor qualidade de câmera e de tela, sem precisar investir em um aparelho antigo. Apesar disso, se você deseja um iPhone, o 5S é o modelo mais barato que ainda não saiu de linha.

Comprar um iPhone 5S usado?

Vale lembrar que comprar um iPhone 5S usado requer muita atenção. Primeiro para garantir que o aparelho foi comprado legalmente, com nota fiscal sem ID bloqueado. Além disso, o usuário precisa saber dados como a senha do iCloud e o registro de digitais do Touch ID, para garantir um pleno funcionamento do aparelho.

Qual celular da Apple vale a pena comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

É ideal ver o iPhone pessoalmente, em vez de comprar pela internet, já que assim é mais fácil garantir que a tela não esteja trincada, o design gasto ou com problemas de desempenho. Para saber se um iPhone 5S é original, confira o tutorial do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • José Rodrigues
    2016-03-06T19:26:52  

    Quem pesquisar na pagina "Boa Dica", vai encontrar o iPhone 4S por R$ 750,00 e o iPhone 5S por R$ 1.655,00.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-03-06T19:26:52  

      Já tive um iPhone 4S branco... nunca dei defeito. Na época, vendi e comprei o iPhone 5S cinza espacial de 16gb, hoje tenho o iPhone 6 branco de 64gb.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-03-06T19:26:52  

      E nós com isso???

  • Geraldo Alves
    2016-03-15T15:00:15

    eu th um 5s to satisfeito de +++++ camera dele frontal bate na cara da concorrencia nao e a quantidade de pixels e sim um conjunto de fatores q leva a camera ser boa......haaaaaa 5s compra ai.....ios e o q haaa

  • Gilberto Filho
    2016-03-06T17:31:32  

    A Apple parece a Nasa com show de tecnologia... Qualidade e suporte da Apple, não tem nada igual. Ela vende respeito ao consumidor. Claro, porque tem gente que faz questão de qualidade. E tem sistema operacional próprio. Apple é sinônimo de qualidade e bom suporte.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-03-06T17:31:32  

      Apple parece NASA.... porque é assim mesmo.

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-03-06T17:31:32  

      Apple é melhor do que a NASA, porque a Apple faz smartphone e tablet. E é disso que preciso. Foguete não preciso no momento.

  • Vitor
    2016-03-07T09:42:46  

    cara iphone e ruim, tipo não sei se estou certo mais pra ouvir musica se não for no youtube você tem que comprar

    recentes

    populares

    • Vitor
      2016-03-07T09:42:46  

      Putaqueopariu!! Programa no PC... Música grátis Kkkkkkkkkk!!! Fiquem no android, por favor!

    recentes

    populares

    • Vitor
      2016-03-07T09:42:46  

      Sinto Autorizado sim cara eu sou um pobretão mais prefiro ser um pobretão que tem dinheiro pra pagar um LG G4 do que ser um "metido a rico" qque divide o Iphone de 10 vezes e morre o ano todo pagando! então por favor respeito e bom e eu gosto.

  • Vladimr Lima
    2016-03-07T05:46:01  

    Esa Techtudo é ótima... A matéria é sobre o Iphone 5S, mas só mostram foto do 6 ou 6S uma só do 5S . São muito fracos!!

    recentes

    populares

    • Vladimr Lima
      2016-03-07T05:46:01  

      Tu e maluco ????? Claro que não, só pode estar querendo ibope, todas as fotos é o 5s J U M EN TO

    recentes

    populares

    • Vladimr Lima
      2016-03-07T05:46:01  

      O cara nunca nem viu um de perto!! Kkkkkkkkkk!!

  • Cuca Beludo
    2016-03-06T13:27:52  

    o iphone 3 é sonho de consumo de muita gente que tem smart android, imagina o 5s, muito além...!!!

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2016-03-06T13:27:52  

      O gato ou o kiko?

    recentes

    populares

    • Cuca Beludo
      2016-03-06T13:27:52  

      Imagina o iPhone 7 em setembro? O recalque dos invejosos vai explodir. kkkkk

  • O Reta
    2016-03-07T08:46:41  

    Parem com essa estória de Iphone barato. Ele não foi feito para isso. Igadgets foram feitos para e elite americana, o resto pega carona. Tenho um Iphone 5S e um Zenfone 2, e não pretendo ter outro, a não ser que a Apple mude sua forma de ver o consumidor. ninguém além de você deve ser o dono do seu bolso, só que a maçã pensa diferente.

    recentes

    populares

    • O Reta
      2016-03-07T08:46:41  

      Willian é tão jumento que não sabe o preço de um galaxy edge... deve estar muito mais barato que um apple pra colocar a culpa nas empresas e não nesse governo que acha que o povo é um tipo de xaxim pra sustentar parasita

    recentes

    populares

    • O Reta
      2016-03-07T08:46:41  

      Perdendo a linha fácil hein garoto, o que a falta de argumentos não faz né? rsrs Nosso imposto é abusivo sim meu velho, mas ele não faz distinção de marca ou modelo entre celulares. É ÓBVIO que o preço dos produtos da Apple são abusivos no Brasil, e eu sei que você não tem essa noção mas eu sei o quanto custa esses aparelhos nos EUA e Europa. Pesquise antes de vir pagar mico aki! ;)

  • Leterie Pera
    2016-03-07T11:40:17  

    Melhor comprar o Zenfone 2 do que um Iphone usado!

    recentes

    populares

    • Leterie Pera
      2016-03-07T11:40:17  

      Nem no teu mais fantástico sonho

  • Valter Junior
    2016-03-07T09:12:08  

    Que matéria meia boca!

    recentes

    populares

    • Valter Junior
      2016-03-07T09:12:08  

      Tudo que essa Barbara Mannara escreve é Meia Boca... Na verdade o TechTudo É meia boca. Se pedir pra essa galera definir a diferença entre Volts e Watts vai sair "werda"

  • Raposão
    2016-03-07T10:52:56

    já vão começar falar mal do android e ios... aff,.... sem comentarios.....

  • Joao Rosa
    2016-03-07T09:55:22  

    alguem ai sabe aonde vende 5s por 1300 ???????

    recentes

    populares

    • Joao Rosa
      2016-03-07T09:55:22  

      perigo foi boa , tirou do fundo do baú essa , saudades chris kkkkk

    recentes

    populares

    • Joao Rosa
      2016-03-07T09:55:22  

      No OLX kkk aqueles importados sem logo da Anatel e carregador "pino-chato"...

  • Marcio Lataliza
    2016-03-07T10:29:58

    Eu só tinha utilizado celulares com Android e devido a empresa me fornecer um iphone 5S, fui "forçado" a mudar. No começo estranhei um pouco, mas hoje tenho a certeza de que nada se compara aos celulares na Apple. Simplesmente não trava. O sistema é intuitivo, leve. Enfim, pra mim não tem pra ninguém!

  • Diego Moura
    2016-03-06T12:52:23  

    tive um 5s para mim foi um ótimo aparelho tbem tive vários galaxy's (usei ate s5) mas depois que migrei para o iphone 6 percebi a grande diferença de qualidade única coisa que peca muito e não se aprova de agua.

    recentes

    populares

    • Diego Moura
      2016-03-06T12:52:23  

      Min é , min foi , min vai !kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Diego Moura
      2016-03-06T12:52:23  

      Migrar, pecar, mim não entender a razão de usar esses verbos para falar de telefone móvel.

  • Berarde
    2016-03-07T08:09:21

    Ou seja, ainda vale... Eu tenho um e digo: Apple é Apple!

  • Adriano Oliveira
    2016-03-07T07:09:43

    Nem zerado MUITO MENOS usado. Tchau.

  • Gilberto Filho
    2016-03-06T17:32:29

    A Apple parece a Nasa com show de tecnologia... Qualidade e suporte da Apple, não tem nada igual. Ela vende respeito ao consumidor. Claro, porque tem gente que faz questão de qualidade. E tem sistema operacional próprio. Apple é sinônimo de qualidade e bom suporte no Brasil.

  • Victor Klein
    2016-03-06T20:32:36

    conheço vários.... hauHAUhauHAUhauHAUhauHAuahUAHA

  • Rosemberg Segundo
    2016-03-06T20:21:10

    Comprar Iphone barato, só usado com o atual dono vendendo muito baixo mesmo, ou senão, roubado! É politica da Apple não baixar os preços dos seus produtos.

  • Carlos Eduardo
    2016-03-06T18:08:05  

    Comprei um Lumia 735 por R$589.00. Isso sim, que é um cel bom, bonito e barato.

    recentes

    populares

    • Carlos Eduardo
      2016-03-06T18:08:05  

      barato sei que é, mas bom e bonito, fica a dúvida...!!!

  • Miguel Lima
    2016-03-06T19:26:03

    TEM GENTE QUE É TÃO LIGADO NA MAÇA QUE COMPRE ATÉ PIRATA SÓ PORQUE TEM O SELO.

  • Marcelo Cruzeiro
    2016-03-06T19:11:20

    Quem fala mal da apple e o pessoal do PT

  • Gilberto Filho
    2016-03-06T17:36:27

    A Apple parece a Nasa com show de tecnologia... Qualidade e suporte da Apple, não tem nada igual. Ela vende respeito ao consumidor. Claro, porque tem gente que faz questão de qualidade. E tem sistema operacional próprio. Apple é sinônimo de qualidade e bom suporte ao consumidor no Brasil. Apple é apple, o resto corre atrás!

  • Rafael Soares
    2016-03-06T16:48:52

    A Apple parece a sony com os notebooks...configuração não tem nada de mais, mas ela vende "nome". Claro, porque tem besta que compra. E essa câmera frontal?? É uma tec pix!! kkkkkkkkkkkkkkk

  • Rafael Soares
    2016-03-06T16:44:37

    A Apple parece a sony com os notebooks...configuração não tem nada de mais, mas ela vende "nome". Claro, porque tem besta que compra. E essa câmera frontal?? É uma tec pix!!

  • Rafael Soares
    2016-03-06T16:40:09

    A Apple parece a sony com os notebooks...configuração não tem nada demais mas ela vende "nome". Claro, porque tem besta que compra.