Celular

23/03/2016 06h00 - Atualizado em 24/03/2016 14h26

iPhone SE ou iPhone 6S: veja diferenças e semelhanças entre os celulares

Thiago Barros
por
Para o TechTudo

O iPhone SE, que teve lançamento oficial pela Apple na última segunda-feira (21), tem design parecido com o iPhone 5S, mas seu desempenho é próximo ao do iPhone 6S. Na disputa entre preços, o 6S  sai na pior e está por R$3.999 no Brasil. Já o novato, que ainda não chegou em território nacional, custa entre US$ 399 e US$ 499 nos EUA (cerca de R$1.500, em conversão direta).

Testamos o iPhone SE, que chegou com tela de 4 polegadas e processador rápido

O TechTudo comparou a ficha técnica do novo aparelho com a do seu “irmão”, além de quesitos, como câmera, design, bateria, entre outros. Veja as semelhanças e diferenças entre o iPhone SE e o iPhone 6S e decida qual é o melhor.

Confira o comparativo entre o iPhone SE e o iPhone 6S (Foto: Arte/TechTudo)Confira o comparativo entre o iPhone SE e o iPhone 6S (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design e Dimensões

O design do iPhone SE se aproxima do iPhone 5S, principalmente pelo tamanho. No entanto, ele está disponível nas mesmas cores que o iPhone 6S: prateado, cinza espacial, dourado e rosa. No aspecto visual, a diferença mais significativa é no tamanho dos celulares. O SE mede 123,8 x 58,6 x 7,6 mm e pesa 113 gramas. Já o 6S possui 138,3 x 67,1 x 7,1 mm, com 143 gramas. Ou seja, o novo modelo é menor, mas o antigo é mais fino.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Novo iPhone tem mesmo visual do seu 'irmão' (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Desempenho

Os dois modelos têm a mesma performance, e a própria Apple mostrou isso com gráficos na apresentação do SE. Eles usam o processador A9 com o coprocessador M9, além de 2 GB de RAM. A única diferença é na memória interna, pois há um 6S de 128 GB, e o SE só tem versões de 16 GB e 64 GB.

Quer saber mais sobre o novo iPhone SE? Veja nossas primeiras impressões


Bateria: iPhone SE

O tempo de conversa nos dois telefones é o mesmo: 14 horas. Entretanto, o SE promete maior durabilidade da bateria quando o usuário estiver navegando na Internet: 13 horas, contra apenas 10 do 6S. O upgrade neste aspecto é bem importante, e há uma diferença considerável entre eles, de três horas, o que é bastante interessante.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)iPhone SE tem visual arrojado, tela mais brilhante e melhor bateria (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Sistema operacional

A Apple lançou o iOS 9.3 no evento de apresentação do iPhone SE, e liberou o sistema para os smartphones que estão no mercado. O SE já virá com essa plataforma de fábrica, mas o iPhone 6S já tem acesso a nova versão. Portanto, não há diferença alguma neste aspecto.

Câmeras

As câmeras traseiras dos smartphones são iguais: ambas têm 12 megapixels e recursos como as panorâmicas enormes e Live Photos. Na câmera frontal, porém, a vantagem fica com o 6S. Ele possui 5 megapixels, contra apenas 1.2 megapixel do SE. A diferença acaba sendo bem grande para quem curte selfies.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Câmera traseira do iPhone SE têm 12 MP assim como a do iPhone 6S (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Tela

Os smartphones têm exatamente a mesma quantidade de pixels por polegada: 326. A diferença está no tamanho: 4 polegadas no SE e 4.7 polegadas no 6S. Por isso, as resoluções são diferentes: 1136 x 640 e 1334 x 750, respectivamente.

iPhone SE (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Tela do iPhone SE é menor que a do iPhone 6S (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Preço e disponibilidade

A diferença de preço do iPhone SE para o iPhone 6S nos Estados Unidos é de US$ 150 (cerca de R$ 600). O novo modelo é bem mais em conta e já poderá ser adquirido a partir da próxima quinta-feira (24) nos EUA. No Brasil, ainda não se sabe quando ele chega, nem seu preço, mas o 6S custa a partir de R$ 3.999.


Qual será o preço do iPhone SE no Brasil?
 Opine no Fórum do TechTudo.

Conclusão

É preciso esperar o lançamento do iPhone SE no Brasil para ter uma noção do preço, mas para quem pode comprar nos Estados Unidos, por exemplo, o celular é um bom investimento. Afinal, ele tem especificações semelhantes ao iPhone 6S, mas com preço bem mais baixo. É o clichê do “bom, bonito e barato” em forma de celular. Vale a pena.

Tabela comparativa entre iPhone SE e iPhone 6S (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone SE e iPhone 6S (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Almeida
    2016-03-23T12:27:35  

    Relançaram o 5S com um novo nome kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Diego Almeida
      2016-03-23T12:27:35  

      eu investi

    recentes

    populares

    • Diego Almeida
      2016-03-23T12:27:35  

      vc escreveu errado, o certo seria: Relançaram o iphone 6s do tamanho do 5s. Eu tinha o 5s e comprei o SE, pq n gosto de tela grande, e pq o desempenho e bateria do SE é mto melhor que o do 5s , sendo igual o do 6S.

  • Jessica
    2017-07-03T10:37:21

    Esse preço do 6SE ta errado.

  • Victor Cruz
    2017-05-21T12:40:04

    Pq no site da apple vende o de 32 e 128?

  • Celio
    2016-03-23T13:16:34  

    UM CEL QUE NÃO ACEITA MICRO SD ???

    recentes

    populares

    • Celio
      2016-03-23T13:16:34  

      Justamente o que diferencia um iPhone de outro do mesmo modelo é a capacidade de armazenamento, aceitar SD estragaria essa jogada.

    recentes

    populares

    • Celio
      2016-03-23T13:16:34  

      Meu deus se quer por cartão de memória no cell pq não usa um Android que tenha slot para isso deque planeta vcs são volta pra terra para de viajar

  • Lorrana Souza
    2016-03-23T13:32:38  

    IOS é o melhor sistema operacional... Ate o usuário experimentar o Androide!

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-23T13:32:38  

      Vejo se meus funcionários meu caro, e andar de ônibus não é demérito algum típico de brasileiro achar isso. Caro Edilson ficou tristonho faz parte então dos coitados que pagam uma fortuna em um aparelho de telefone mas não investem o mesmo dinheiro em estudos. Haa fez pronatec né kkkkk

    recentes

    populares

    • Lorrana Souza
      2016-03-23T13:32:38  

      Com esse tipo de pensamento em dizer "faz parte dos coitados" você deve ser um ótimo patrão. Aumenta o salário deles.

  • Vitos Zapelini
    2016-03-23T21:45:09  

    os jovem trabalhão só pra isso,.

    recentes

    populares

    • Vitos Zapelini
      2016-03-23T21:45:09  

      Os joveNS trabalhaM só pra isso!

    recentes

    populares

    • Vitos Zapelini
      2016-03-23T21:45:09  

      Os jovens trabalham só PARA isso!

  • Ricardo Guedes
    2016-07-22T13:13:26

    Vai custar a mesma coisa aqui quando lançarem! Ow país de malandro!

  • Sergio Barros
    2016-05-27T11:39:37  

    A matéria é boa, mas pq no final da comparação aparece o preço em dolar nos EUA e o preço em Real no Brasil, pq não aparece o preco nos dois lugares?

    recentes

    populares

    • Sergio Barros
      2016-05-27T11:39:37  

      por que isso foi publicado a três meses atras então ainda não existia previsão de qual seria o preço do Iphone se

  • Lucas Souza
    2016-03-23T21:46:46  

    vou comprar 3, uma pra minha mulher, um pra mim e outro pra amante

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-23T21:46:46  

      por enquanto nao...mas quem sabe um dia

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-03-23T21:46:46  

      Podiam criar o iDog

  • Mateus Neitzke
    2016-03-24T08:23:51  

    Quem veio só pra ler os comentários e visualizar a treta, deixe seu like aqui....

    recentes

    populares

    • Mateus Neitzke
      2016-03-24T08:23:51  

      Melhor que a matéria.

  • Eduardo Elias
    2016-03-24T14:53:37

    IPHONE-SE VOCÊ TAMBÉM =)

  • Paulo César
    2016-03-24T16:14:50  

    Vai chegar por 3400/3500 isso aqui é Brasil!

    recentes

    populares

    • Paulo César
      2016-03-24T16:14:50  

      No mercado livre já tem o modelo de 16GB por R$2.500,00. Conversei hoje com uma vendedora de uma loja autorizada e ela soltou a informação de que vai ser lançado na apple store online por R$2.799,00.

  • George Ribeiro
    2016-03-23T08:33:14  

    Osh, em uma matéria vocês falam que o SE não tem 2GB agora tem? Explica isso aí direito rapaz!

    recentes

    populares

    • George Ribeiro
      2016-03-23T08:33:14  

      é Juniinho Sousa, eles estão dormindo então..

    recentes

    populares

    • George Ribeiro
      2016-03-23T08:33:14  

      George Ribeiro o SE tem 2 gb mais e de memória Ram. A memória para aplicativos e jogos são de 16 a 64 gb.

  • Daniel Germano
    2016-03-23T14:40:56  

    O iphone SE vai substituir o 5S ? .

    recentes

    populares

    • Daniel Germano
      2016-03-23T14:40:56  

      Enquanto eu lia, mais um gol do Barcelona em cima do Santos !!!

    recentes

    populares

    • Daniel Germano
      2016-03-23T14:40:56  

      Poutz, Barcelona x Santos? Você tá igual ao Rubinho pedindo impeachment do Collor!

  • Gabriel
    2016-03-29T17:04:27

    Zenfone ever

  • Alex Frutuoso
    2016-03-24T08:55:41  

    Bom aparelho, tenho a convicção que o preço de lançamento no Brasil será R$ 2.599. Alguem ai arrisca outro valor?

    recentes

    populares

    • Alex Frutuoso
      2016-03-24T08:55:41  

      Vai custar no máx. R$ 1.999,00 pelo site da Apple.

    recentes

    populares

    • Alex Frutuoso
      2016-03-24T08:55:41  

      MInha gente querida gosto é gosto, mas meu iphone 4s 16gb até hj só sucesso sem dor de cabeça e atualizado com o ios 9.3 rodando de boa. Logo compro um 6s 16 gb. Feicidades para todos.

  • Edson Medeiros
    2016-03-23T21:34:45  

    Tenho um Samsung Galaxy S6 Edge, um canhão. Nunca mais quero saber de IPhone. Samsung dá de 10 a zero em tecnologia na Apple. Já é o meu terceiro da série S.

    recentes

    populares

    • Edson Medeiros
      2016-03-23T21:34:45  

      Eu tinha ipad air e um iPhone 5s. Vendi tudo pra alinhar os produtos pq comprei uma TV da Samsung série 9. Comprei um galaxy tab s2 e um galaxy s6. Agora, enfim, acabei com fios e não preciso mais ligar pc e notebook pra nada além do trabalho, até pra torrentz e rodar direto no tablet é muito simples. Apple limita muito. Se um dia lançar uma TV, vai ser 10 mil uma de 32 pol.

    recentes

    populares

    • Edson Medeiros
      2016-03-23T21:34:45  

      gosto e gosto tenho um iPhone 5s a 2 anos nuca travou e nem me deixou na mão mais a vantagem do iPhone e que atualiza e continua funcionando de boa mais Samsung ja passei muita raiva não sai atualização para os aparelho ai começa a travação

  • Adriano Tanganeli
    2016-03-24T00:54:02  

    Android's que gostam de banner na tela, aprendam com a Apple, Woz e Jobs criaram coisas sensacionais e mudaram o comportamento humano no século XXI. Eduquem-se, informem-se e aproveitem da melhor maneira o que os outros criam. Ainda dá tempo de fazer algo fantástico, ficar criticando a maçã, além de perda de tempo é burrice. E vocês são são inteligentes. Bora-lá fazer algo de útil..

    recentes

    populares

    • Adriano Tanganeli
      2016-03-24T00:54:02  

      é verdade,tem muito doente retardado que é pobre e tenta aparentar rico e ser inteligente, se endividando e comprando coisas caras do tio sam em 80x so pra arrasar no busão. kkkkkkkkkkkkkkkkk.

    recentes

    populares

    • Adriano Tanganeli
      2016-03-24T00:54:02  

      Henry Ford revolucionou a indústria automobilistica e nem por isso hoje os melhores carros são da Ford.

  • Wagner Andrade
    2016-03-23T18:59:20  

    Só os favelados e analfabetos vão achar o iPhone SE muito caro. Quer ver?

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2016-03-23T18:59:20  

      Também acho Rodrigo hahahahahahaha....

    recentes

    populares

    • Wagner Andrade
      2016-03-23T18:59:20  

      Só um favelado acha que um eletrônico de 2500 reias é ser rico.

  • Antonio Junior
    2016-03-23T19:12:19  

    Esse SE tem tudo pra ser o novo 5c. Passado o hype inicial das cores, ficaram 3 milhões de unidades encalhadas. No final de 2013, a Apple já tinha pedido para suspender a fabricação desses aparelhos.

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2016-03-23T19:12:19  

      Eu tenho um 5c e me atende perfeitamente até hoje.

    recentes

    populares

    • Antonio Junior
      2016-03-23T19:12:19  

      Hum mcmm. .. maozinha pequena kkkkkk

  • Professor
    2016-03-24T11:38:28  

    Para quem vai comprar um smartphone Travoide de R$1.350,00, já começa a valer a pena um iPhone.

    recentes

    populares

    • Professor
      2016-03-24T11:38:28  

      travoide kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo Xavier
    2016-03-23T12:09:40  

    SE significa que é feito em Sergipe ?

    recentes

    populares

    • Rodrigo Xavier
      2016-03-23T12:09:40  

      Muita chuva...

    recentes

    populares

    • Rodrigo Xavier
      2016-03-23T12:09:40  

      Vai que cola

  • Paulo Neto
    2016-03-24T11:29:15

    O presidente da Apple diz que estão fabricando iPhone com 4 polegadas porque ainda existe um mercado enorme comprando iPhone 4, aquele antigão com tela pequena. Pena que ele não entende nada de pobreza, povo compra esse pequeno porque não tem grana pra comprar um novo.

  • Suellen Santos
    2016-03-24T10:03:49  

    Comparar o preço em dolar do SE com o real do 6S é sacanagem, ou coloca tudo em dolars ou tudo em real.

    recentes

    populares

    • Suellen Santos
      2016-03-24T10:03:49  

      Além de que o preço real ja tem uma porrada de imposto imbutido

    recentes

    populares

    • Suellen Santos
      2016-03-24T10:03:49  

      Não se tem o preço em real do SE e o 6S custa de US$649 até US$849, ou seja, o SE é mais barato

  • Marcelo Maximo
    2016-03-24T10:48:48

    Resumindo, tão querendo vender o iphone pra quem não tá conseguindo parcelar em 36x nas casas Bahia !!!