Redes sociais

01/03/2016 11h31 - Atualizado em 01/03/2016 12h57

Projeto de novos emojis permite mudança de sexo, cor de cabelo e mais

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma nova proposta de atualização para emojis apresentada pela Unicode na última sexta-feira (26) prevê uma customização diferente dos bonecos. Com a novidade, os usuários poderão alterar a cor do cabelo e o sexo dos ícones que representam pessoas e também a orientação de outros.

WhatsApp recebe novos emojis no Android; veja como instalar

A alteração foi enviada para implementadores como Apple e Google, que vão analisar se ela é viável. Não há uma data estabelecida para que ela seja implementada, mas, se for aceita, isto pode acontecer a partir do final de 2016.

Mudança nos emoji vai permitir mudar cor de cabelo e sexo de símbolos (Foto: Reprodução/Emojipedia)Mudança nos emoji vai permitir mudar cor de cabelo e sexo de símbolos (Foto: Reprodução/Emojipedia)

A atualização foi proposta pelo presidente da Unicode, Mark Davis, e o engenheiro de software da Apple, Peter Edberg. O objetivo é criar mecanismos que permitam a customização de novos emojis sem a necessidade de esperar que eles sejam encodados.

Download grátis do app do TechTudo: dicas e notícias de tecnologia no seu Android ou iPhone

O sistema de customização deve funcionar de forma similar ao usado para trocar a cor da pele de certos emojis. Ele foi implementado por que, segundo os autores, “o Unicode não especifica o sexo das personagens em emoji. Entretanto, para um senso maior de realismo, os criadores geralmente escolhem um sexo para ser mostrado, mesmo para personagens neutras”.

A customização prevê três ícones diferentes: masculino, feminino e neutro. Este último não seria, necessariamente, o Emoji padrão, que pode ser qualquer uma das três possibilidades. Já em relação ao cabelo, as possibilidades serão cinza, louro, marrom, preto e vermelho, além de ser possível usar emojis carecas.

Qual a diferença entre smile, emoticon e emoji? Opine no Fórum do TechTudo

Outra novidade prevista é poder inverter a direção de determinados emoji, o que ajudaria a eliminar ambiguidades na hora de contar histórias usando os símbolos. “Os caracteres são apresentados com uma direção que pode ter significado semântico, como apontar a direção de uma ação. Porém, por motivos históricos, esta direção é arbitrária”, explica a Unicode.

Via Unicode, The Next Web e Business Insider

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Julia
    2016-03-01T14:17:35

    ..Digite no goo.gle: cupom des conto agregador...Tem cupom de 20% nas melhores lojas hoje !

  • Ricardo Estevez
    2016-03-01T13:32:04

    Falta emoji barbudinhooooooooooooo....

  • Jose Oliveira
    2016-03-01T13:16:19

    Nessa hora queria morar na indonezia