Notebook

24/03/2016 06h00 - Atualizado em 24/03/2016 06h00

Razer Blade e Blade Pro: qual a diferença entre os notebooks gamers

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Razer Blade e o Razer Blade Pro são dois dos principais notebooks gamers do mercado. Indicados para quem quem é aficionado por jogos no PC, mas dispensa a montagem de seu próprio computador desktop em favor da portabilidade.

Notebook gamer: lista reúne as opções ‘baratinhas’ da Asus

Os modelos são prova de que laptops também podem ser uma boa alternativa para jogos, prometendo alto desempenho sem abrir mão de dimensões compactas. Se você pensa em comprar um deles, é importante saber antes quais são as principais diferenças e a quais perfis cada um se destina. Confira.

Tela

Blade tem tela de 14 polegadas, e Blade Pro de 17,3 polegadas (Foto: Divulgação/Razer)Blade tem tela de 14 polegadas, e Blade Pro de 17,3 polegadas (Foto: Divulgação/Razer)

A tela dos dois computadores é LED com proporção 16:9, mas é no tamanho que está a diferença mais clara entre os dois notebooks. Enquanto o Blade vem equipado com um display de 14 polegadas com 1600 x 900 pixels de resolução (HD+), o Blade Pro oferece uma experiência superior, graças a um painel de 17,3 polegadas e 1920 x 1080 de resolução (Full HD). O resultado é uma disparidade perceptível de definição das imagens, principalmente em games de mundo aberto, onde é importante ver muitos detalhes de uma vez só na tela.

Dimensões e peso

Razer Blade é o laptop gamer mais fino do mundo (Foto: Divulgação/Razer)Razer Blade é o laptop gamer mais fino do mundo (Foto: Divulgação/Razer)

Telas com diferença de tamanho resultam em dimensões distintas, que impactam na mobilidade oferecida pelos notebooks.

O Blade Pro tem 42, 7 cm de largura, 27,7 cm de profundidade e 2,24 cm de altura (com a tampa fechada), enquanto o Blade comum tem somente 34,5 cm de largura, 23,5 cm de profundidade e 1,68 cm de altura. O meso é o que difere mais bruscamente os dois modelos, graças a bateria necessária para suportar o incremento na tela: o Razer Blade pesa 1,88 kg, contra quase 3 kg do Blade Pro.

Desempenho

Desempenho do Blade Pro é superior graças a processador mais potente (Foto: Divulgação/Razer)Desempenho do Blade Pro é superior graças a processador mais potente (Foto: Divulgação/Razer)

Os laptops trazem as mesmas opções de armazenamento, com SSD de 128 GB a 512 GB, além de 8 GB de RAM. A placa de vídeo é uma NVIDIA GeForce GTX 765M (2 GB). Enquanto o Blade equipa um processador Intel Core i7 de 2,2 GHz com turbo boost de até 3,2 GHz (modelo 4702HQ), o Blade Pro oferece um chipset mais potente, com clock mínimo de 2,4 GHz e máximo de 3,4 GHz (modelo 4700HQ).

Com isso, a tendência é que o Razer Blade Pro seja mais adequado para rodar jogos com gráficos no máximo, com menos possibilidade de apresentar lags. Além disso, se você pretende usar o notebook para edição de vídeos, o Blade Pro promete mais velocidade para renderizar edições em programas como Premiere e Vegas.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Preço

Linha Blade da Razer custa caro (Foto: Divulgação/Razer)Linha Blade da Razer custa caro (Foto: Divulgação/Razer)

O Razer Blade é potente e fino, mas custa caro. A versão mais barata do laptop gamer, com SSD de 128 GB, é vendida no Brasil por nada menos que R$ 8 mil, e ainda é difícil de ser encontrada em muitos varejistas. Já o Razer Blade Pro pode custar até R$ 18 mil na configuração máxima.

Como montar um PC gamer em 2016? Comente no Fórum do TechTudo

Conclusão

Blade é mais compacto, mas Blade Pro é mais completo (Foto: Divulgação/Razer)Blade é mais compacto, mas Blade Pro é mais completo (Foto: Divulgação/Razer)

Razer Blade e Razer Blade Pro são laptops poderosos e, em geral, seus compradores não têm do que reclamar – com exceção do preço elevado. Porém, fica claro que eles são destinados a usuários com perfis diferentes.

O modelo Pro pode ser mais potente e oferecer uma tela bem maior, mas o irmão menor é o único realmente portátil. Dito isso, se você pretende se locomover com o notebook gamer na mochila, a versão compacta é a mais recomendada, já que um computador com 3 kg, como é o Blade Pro, pode ser pesado demais para carregar nas costas. De outro lado, se você preferir a performance máxima que um notebook pode oferecer em jogos, mas dispensa portabilidade, o Pro é a melhor opção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares