Celular

04/04/2016 06h00 - Atualizado em 04/04/2016 06h00

Comprar o iPhone 6 ou esperar o iPhone SE chegar ao Brasil; veja se vale a pena

Carol Fernandes
por
Para o TechTudo

A Apple lançou recentemente o iPhone SE, nos EUA para concorrer com smartphones de preço mais acessível. A versão mais barata do aparelho, de 16 GB, custa $399 (cerca de R$ 1.440). Seu design lembra bastante o iPhone 5S, já o processador é mais moderno como o do iPhone 6S.

Testamos o iPhone SE, que chegou com tela de 4 polegadas e processador rápido

Quem pensa em comprar um celular da Apple pode estar se perguntando se vale a pena esperar o iPhone SE chegar ao Brasil ou se é melhor investir R$ 3.199 no iPhone 6, mais barato do que a versão 6S. Se você está com essa dúvida, confira o comparativo entre os dois smartphones.

Confira o comparativo entre o iPhone SE e o iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Confira o comparativo entre o iPhone SE e o iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)













Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design e dimensões

O visual do iPhone SE é bem parecido com o 5S. Ambos possuem tela de 4 polegadas, ideal para quem gosta de modelos compactos que cabem tranquilamente na mão. O aparelho traz em suas medidas 123,8 x 58,6 x 7,6 mm e pesa 113 gramas. Feito de alumínio polido com acabamento suave, teve o tradicional brilho das arestas substituído pelo tom opaco, que a Apple chama de mate. No entanto, quem gosta de smartphones maiores, com design elegante, vai preferir o iPhone 6, que tem 4,7 polegadas, mede 138,1 x 67 x 6,9 mm e pesa 129 g.

Veja como tirar print no iPhone 6  (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)iPhone 6 é maior e mais fino que iPhone SE (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


Embora o novo modelo seja menor e possua mais opções de cores (ouro rosa, cinza espacial, prateado e dourado), é o veterano que apresenta um visual mais fino e moderno.

Tela

Quando o assunto é a resolução do display, nenhum dos dois aparelhos deixa a desejar. O novato da Apple tem tela Retina com resolução de 1136 x 640 pixels, já a versão mais antiga, por ser maior, apresenta 1334 x 750 pixels, mas ambos garantem cores vivas e brilhantes. Como não é HD, o iPhone SE não tem o sensor de pressão 3D Touch – um dos diferenciais do iPhone 6 – que ativa diferentes funções de acordo com a força aplicada pelo usuário sobre a tela.

Câmera

iPhone SE possui câmera traseira de 12 MP iPhone SE possui câmera traseira de 12 MP (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)











A câmera traseira do iPhone SE ganhou um upgrade em relação ao iPhone 6 e passou de 8 MP para 12 megapixels. Além disso, vem com a função Live Photos, que permite ao usuário gravar até três segundos de áudio e vídeo antes de tirar uma foto. Ao ser ativada, a função cria imagens animadas, como uma espécie de GIF. Sem o sensor de pressão 3D Touch, o usuário precisa colocar o dedo sobre a foto e esperar um pouco para que ela comece a se mexer. Além disso, as gravações e edições de vídeo do SE são feitas em 4K, o que significa uma resolução até quatro vezes superior às gravações em 1080p HD, do iPhone 6.

Se o assunto for selfie, os dois celulares ainda deixam um pouco a desejar ao apresentarem apenas 1,2 MP no sensor. É claro que não chega a ser uma decepção, mas vale lembrar que a versão 6S já conta com 5 megapixels na câmera frontal.

Desempenho

O iPhone SE apresenta a mesma performance que os modelos 6S e 6S Plus. Ambos usam o moderno processador dual-core A9, de 1,85 GHz com o coprocessador M9. A arquitetura de 64 bits também garante uma velocidade superior ao iPhone 6, que vem com o processador dual-core A8, de 1,4 GHz.

iPhone SE tem processador moderno iPhone SE tem processador moderno (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Embora o iPhone 6 seja inferior no quesito memória RAM, ao apresentar 1 GB contra 2 GB do novo modelo, também roda com eficácia o novo sistema iOS 9.3, lançado recentemente. A diferença é que o iPhone SE já vem com essa plataforma de fábrica, enquanto iPhone 6, assim como o 6S e 6 Plus, devem ser atualizados pelo usuário.

Já na memória interna, o iPhone 6 leva a melhor, pois pode chegar até 128 GB, permitindo que o usuário armazene mais aplicativos, fotos e vídeos. O iPhone SE só está disponível nas versões de 16 GB e 64 GB. Vale lembrar que nenhum dos dois modelos em questão permite a inclusão de cartão de memória.

Custo-benefício

O iPhone 6 ainda é um dos melhores smartphones do mercado, mas o iPhone SE está longe de ser um modelo inferior. A nova versão da Apple apresenta processador mais moderno e câmera traseira mais potente, com recursos como Live Photos e gravação de vídeos em 4K.

iPhone SE pode ser encontrado nas cores prateado, cinza espacial, dourado e rosa iPhone SE pode ser encontrado nas cores prateado, cinza espacial, dourado e rosa (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Outro ponto que vai fazer muita diferença na escolha do aparelho é o preço, já que a versão mais “barata” do Iphone 6, com 16 GB, chegou ao Brasil custando R$ 3.199. Como o iPhone SE foi lançado nos Estados Unidos por $399 (R$ 1.440), a expectativa é que, mesmo com os impostos, o preço continue mais acessível.

É importante lembrar que ainda não se sabe quando o novo celular da Apple pisará em solos brasileiros. Mas se você não está com pressa e gosta de celulares menores, vale a pena esperar mais um pouco e investir no iPhone SE.

Qual será o preço do iPhone SE no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.

Tabela comparativa entre iPhone SE e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone SE e iPhone 6 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Victor Cruz
    2017-05-21T13:00:47

    o iPhone se tem 2 GB de ram

  • Cacá W
    2016-04-05T09:47:21  

    Eu tenho um Iphone, mas acho tanta besteira esse pessoal que vem aqui se gabar por ter um phone, querer brigar para dizer qual é o melhor... Aff! Cada um com o seu! Que coisa chata... VC NÃO É MELHOR DO QUE NINGUÉM! Qualquer um pode comprar um iphone e parcelar em 1000 vezes, portanto, páre de se gabar por tão pouco!

    recentes

    populares

    • Cacá W
      2016-04-05T09:47:21  

      Fabiana, quem tem não precisa se gabar! Seje menas, amiga!

    recentes

    populares

    • Cacá W
      2016-04-05T09:47:21  

      Caca vc nao entendeu nao estou falando de mim estou falando dos comentários que vejo por aí ,é tanta ofensa pra cima de quem usa iPhone , que os propios usuários da Apple não perde tempo xingando ninguém , a maioria das ofensas parte de quem não tem é ou de quem parou num modelo antigo foi isso que eu disse !

  • Marcelo Alves
    2016-04-11T01:04:01  

    Quem ja tem o iphone 6 esta esperando sair o 7, meu caso, nao vale a pena pegar o 6s e muito menos esse SE com essa tela pequena, que nao deixa de ser um iphone 5s turbinado, o 5s tb tem um excelente hardware ainda, quanto ao iphone 6 ainda nao deixa nada a desejar em hardware, outro comparativo besta, mas povo que gosta de ostentar. pode economizar com o 6, pq quem tem um 6 ou 6s, a pessoa só descobre mexendo no aparelho e ainda assim tem que procurar nas informações do aparelho, pq sao identicos, e em hardware, nao muda nada no uso normal do aparelho, pelo menos para mim

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2016-04-11T01:04:01  

      Thiago, está funcionando o 4G dele aqui? Segundo o que li nos canais de tecnologia, e o que está disponível no site da Apple, o SE não vai rodar em 4G aqui.

    recentes

    populares

    • Marcelo Alves
      2016-04-11T01:04:01  

      * P/s: os aparelhos SE dos EUA. Da Europa vão funcionar normal.

  • Fluminense Stjd
    2016-04-04T19:56:18  

    Os iPobre pira ! hahaha

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-04-04T19:56:18  

      burro! kkk

    recentes

    populares

    • Fluminense Stjd
      2016-04-04T19:56:18  

      Ridículo esses comentários , cada um compra e usa o sistema que achar melhor pra si agora se a pessoa parou no 4s não critique quem pode evoluir .

  • Paulo Costa
    2016-05-02T01:39:37  

    Ja tenho o meu SE ouro rose o aparelho realmente e melhor q o 6 vendi um 6 64gb para pegar o SE 16 perdi espaço mais ganhei poder de fogo e é um aparelho mais compacto no bolso hehe vlw abraço

    recentes

    populares

    • Paulo Costa
      2016-05-02T01:39:37  

      Sério que tu fizeste isso? Tem louco pra tudo...

    recentes

    populares

    • Paulo Costa
      2016-05-02T01:39:37  

      Luana bueno aonde comprou o iphone se

  • Cristiano
    2016-05-05T20:01:51

    4" é sacanagem, se fosse 4.7" seria perfeito.

  • Marina Altomar
    2016-04-27T13:21:37  

    Alguma hipótese de quando chegara ao Brasil?

    recentes

    populares

    • Marina Altomar
      2016-04-27T13:21:37  

      Boa noite Samuel, você comprou no peixe urbano. Tem alguma garantia?

    recentes

    populares

    • Marina Altomar
      2016-04-27T13:21:37  

      Samuel Maykon tem garantia o que vc comprou no peixe urbano.

  • Adriane Neves
    2016-05-03T14:02:12  

    Alguem sabe dizer quando chega ao brasil ? ou qual modelo posso comprar nos estados unidos que funciona no brasil ? se compro la nao tenho garantia aqui ?

    recentes

    populares

    • Adriane Neves
      2016-05-03T14:02:12  

      pré venda dia 13 de maio

    recentes

    populares

    • Adriane Neves
      2016-05-03T14:02:12  

      Luana, onde tem essa informação da data de pré-venda?

  • Elcio Tomboly
    2016-04-05T10:01:01  

    Comparação de preço do iPhone SE em dollar e iPhone 6 em real? Quando chegar ao Brasil 6 vezes mais caro não será nenhuma vantagem...

    recentes

    populares

    • Elcio Tomboly
      2016-04-05T10:01:01  

      Alexandre, você deve ter 16 anos de idade, quando você ofende alguém por nada, só mostra o quanto é bobo, imaturo e desconhece sobre o assunto falado... Vai mamar no boi seu moleque!

    recentes

    populares

    • Elcio Tomboly
      2016-04-05T10:01:01  

      kkkk, mamar no boi kkkk

  • Guilherme Cintra
    2016-04-04T19:02:32  

    Interessante, apagaram meu comentário porque porque citei marcas concorrentes? Essa é uma matéria paga?

    recentes

    populares

    • Guilherme Cintra
      2016-04-04T19:02:32  

      sim

    recentes

    populares

    • Guilherme Cintra
      2016-04-04T19:02:32  

      Imaginei, ainda bem que não só eu ;)

  • Manoel Gonçalves
    2016-04-05T15:23:46

    Comprei meu iPhone 6 Plus 64GB não me arrependo, mesmo com o lançamento do iPhone SE, tela grande e muita autonomia de bateria.

  • Anderson Kruel
    2016-04-05T14:22:10

    Na verdade o iPhone SE possui 2gb de ram e o iPhone 6 não possui 3D touch...

  • Wendel Silva
    2016-04-05T12:50:48

    4 s é melhor.

  • André Pereira
    2016-04-05T11:44:48

    É mais facil comprar o 5S que cairá bem o preço dele

  • Thiago
    2016-04-05T10:00:51

    Milagre, não usaram ASPAS no título.

  • Alexandro Oliveira
    2016-04-05T09:52:33

    Parei de ler quando vi que o Iphone SE tem tela de 4 polegadas

  • Renato
    2016-04-05T09:52:14

    Que bom, agora os fãs da marca não vão mais precisar vender o rim para comprar o aparelho e tirar fotos na frente do espelho.

  • Flamengo 2015
    2016-04-05T03:29:04  

    Comparar android com iphone é a mesma coisa que comparar um audi com um fiat. Ambos fazem a mesma coisa porém o design e qualidade da Apple é muito melhor. Sem contar que a aparencia do Android é horrivel. Cai bem naqueles celulares da BLU ou CCE.

    recentes

    populares

    • Flamengo 2015
      2016-04-05T03:29:04  

      Concordo, não dá pra comparar msm...até pq o iPhone tomou uma surraaa do s6 do s7 e por aí vai.

    recentes

    populares

    • Flamengo 2015
      2016-04-05T03:29:04  

      "horrível" é uma questão de opinião/gosto.

  • Luciana Carvalho
    2016-04-05T09:38:39

    Que matéria mal feita! Várias informações incorretas e outras que se contradizem. Globo, vamos melhorar o nível desses estagiários aí.

  • George Ribeiro
    2016-04-05T09:37:26

    Vocês ainda sonham com um preço acessível? Se R$ 2.500,00 for, blz kkkkkkkkkkk

  • João Silva
    2016-04-04T18:35:12

    Alguêm tem alguma ideia de quando chegará ao Brasil, este dispositivo da apple? 5SE.

  • Daniel Lima
    2016-04-04T15:33:26  

    Só digo uma coisa, android é melhor

    recentes

    populares

    • Daniel Lima
      2016-04-04T15:33:26  

      O melhor é aquele que cada um tem, e é seu ponto.

    recentes

    populares

    • Daniel Lima
      2016-04-04T15:33:26  

      Comparar android com iphone é a mesma coisa que comparar um audi com um fiat. Ambos fazem a mesma coisa porém o design e qualidade da Apple é muito melhor. Sem contar que a aparencia do Android é horrivel. Cai bem naqueles celulares da BLU ou CCE.

  • Daniel Vasconcelos
    2016-04-05T09:01:23

    Correções: iPhone 6 não tem 3D Touch; iPhone SE tem 2 GB de RAM.

  • Juliano Menegazzo
    2016-04-05T08:53:17

    E TEM BESTA QUE COMPRA !!!!

  • Clayton Silva
    2016-04-05T07:47:46  

    Comparativo está totalmente errado. Só de olhar um comparativo entre o sistema operacional quem tem Iphone sabe o que estou falando.... o Iphone 6 é só ligar que já atualiza para 9.3.1 Pessoal, essa pagina é para quem quer comprar iphone, portanto vocês que são da turma do android por favor vão chorar pra lá.

    recentes

    populares

    • Clayton Silva
      2016-04-05T07:47:46  

      boa clayton . só quem tem iphone sabe kkk ..