Notebook

12/04/2016 06h00 - Atualizado em 12/04/2016 06h00

Futuro MacBook pode dispensar teclado físico, segundo patente da Apple

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Uma patente registrada pela Apple nos EUA descreve um Macbook que dispensa completamente o teclado físico. Isso graças à tecnologia Force Touch, que recobriria totalmente a superfície do notebook como uma grande tela touch. Caso se confirme, um futuro laptop poderá se tornar, mais uma vez, o computador mais fino do mundo, superando os 1,31 cm do modelo mais recente.

Qual MacBook vale a pena comprar: novo, usado ou importado?

De acordo com o documento, a invenção funciona como teclados virtuais de smartphones, com resposta vibratória para o usuário por meio de motores abaixo da estrutura, sem movimento de peças – a Apple chama esse tipo de tecla de "zero-travel".

Teclado do MacBook pode dar lugar a superfície Force Touch (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Teclado do MacBook pode dar lugar a superfície Force Touch (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

O teclado também pode ser totalmente customizável, adquirindo configurações diferentes dependendo do aplicativo aberto no Mac. A patente aponta ser possível ativar teclas numéricas e até usar a lateral do trackpad como teclado. Além disso, pode haver controles específicos para jogos, da mesma forma que apps do iPhone adquirem diferentes comportamentos dependendo do programa aberto.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Patente da Apple mostra teclado touch configurável que pode ser aplicado ao Mac (Foto: Divulgação/USPTO)Patente mostra teclado touch configurável que pode ser aplicado ao Mac (Foto: Divulgação/USPTO)

Vale lembrar que invenções documentadas em registros de patente não costumam ter data de chegada ao mercado e, às vezes, sequer são lançadas. 

Via Mashable

O que é melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Comente no Fórum TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leo Souza
    2016-04-13T01:47:48  

    Além dos celulares, vamos ter que aturar essa porcaria de touchscreen também nos notebooks? Saudades dos celulares com teclados qwerty, onde era possível digitar um textão, sem sequer olhar pro teclado. Hoje em dia, com esses aparelhos touch, sem precisão alguma, você depende do corretor pra conseguir escrever uma frase legível.

    recentes

    populares

    • Leo Souza
      2016-04-13T01:47:48  

      Não no Brasil, amiguinho.

    recentes

    populares

    • Leo Souza
      2016-04-13T01:47:48  

      Você vai ter que aturar, meu amigo. Se vc não gosta, não sabe, ou não quer digitar na tela, compra um xingling com teclado físico e seja feliz... corretor ortográfico é pra quem não sabe escrever, não pra quem não sabe digitar...

  • João Lage
    2016-04-13T11:22:33

    Desculpem a minha ignorância, mas para quê teclado touch.?? Tirar o físico só para o aparelho ficar mais fino?? Melhor ficar só com os tablets

  • Matheus
    2016-04-13T11:11:07

    Qual a necessidade do trackpad então?

  • Ronaldo
    2016-04-12T18:54:17  

    A resistência é menor, e consumirá mais energia

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2016-04-12T18:54:17  

      Na verdade v = r i e p = v i cos fi, se considera a potência ativa (kw) apenas para consumo de energia, isso também vai depender do fator de potência da rede elétrica da sua casa, porém hoje é exigido pela AES um mínimo de 0,8.

    recentes

    populares

    • Ronaldo
      2016-04-12T18:54:17  

      Olocooo quanta formula ..!!! Pregador se tem razão mano .!

  • Paulo Neto
    2016-04-12T18:49:19  

    É um teclado ótimo para quem fica olhando para a tecla na hora de digitar, porque se não houver alto relevo fica difícil saber se está teclando corretamente, acessibilidade zero.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2016-04-12T18:49:19  

      Brunno Ribeiro, a matéria é minúscula. Só com um passar de olhos a matéria é lida por qualquer um.

    recentes

    populares

    • Paulo Neto
      2016-04-12T18:49:19  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ... eu raxooo ...

  • Jurubeba
    2016-04-13T09:30:53

    Só se for pra surpreender os trouxas, porque eu não fico nem um pouco surpreso com essas idiotices da apple

  • Robson Rocha
    2016-04-12T17:42:37  

    Sou fã da Apple, mas esta atrasada. Em 2011 a Acer lançou um notebook (Iconia 6120) que já tinha essa função.

    recentes

    populares

    • Robson Rocha
      2016-04-12T17:42:37  

      ..o que não deu certo por não se tratar de um "Mac" e "Apple".

    recentes

    populares

    • Robson Rocha
      2016-04-12T17:42:37  

      A tecnologia touch não foi ela quem lançou mais é a que domina. provavelmente vai ser melhor nisso também.

  • Leitor
    2016-04-13T06:42:57

    Eu lembro daquele teclado que era projetado na mesa com laser e você digitava tocando a própria mesa. Quando eu vi achei que era o fim dos teclados. Na prática era terrível, mas muita gente pagou os 1500$ lá nos anos 2000. Hoje custa 200$ e ninguém quer...

  • Pescador Parrudo