Media centers

12/04/2016 06h00 - Atualizado em 12/04/2016 06h00

Gambiarra transforma TV de 1978 em Smart com ajuda de Chromecast

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O Chromecast é um dongle que permite transformar qualquer TV moderna em uma Smart TV, basta que o aparelho tenha uma entrada HDMI. Mas você já imaginou usar o media center do Google em uma TV de tubo de 1978? Essa foi a ideia de um usuário do YouTube. A gambiarra faz com que o televisor ligue automaticamente quando o aplicativo de espelhamento é habilitado no celular.

Descubra seis mitos e verdades sobre TVs

O youtuber usou vários adaptadores dentro do televisor para instalar o Chromecast de segunda geração. O procedimento na TV compacta foi inteiro publicado com um passo a passo de como transformar uma televisão de tubo em uma Smart TV. 

Gambiarra transforma TV de tubo em Smart TV com Chromecast (Foto: Divulgação/Dr. Moddnstine)Gambiarra transforma TV de tubo em Smart TV com Chromecast (Foto: Divulgação/Dr. Moddnstine)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tech no Android ou iPhone

As peças adicionais necessárias foram colocadas dentro da carcaça da TV, sem mudar o visual original. No YouTube, o desenvolvedor mostra o procedimento já feito e o Chromecast funcionando na televisão. Em uma publicação mais longa, de quase 30 minutos, o técnico, já conhecido por fazer testes com aparelhos antigos, detalha todo o processo de adaptação.

Entre as peças utilizadas está um cabo twin-lead de 300 ohm, que precisa ser convertido em 75 ohm VHF. Todos os materiais necessários são facilmente encontrados na Internet e quase não precisam de solda. 

Vale lembrar, porém, que se você não tem conhecimento algum de eletrônica ou nunca trabalhou com manutenção de TVs, não tente reproduzir a ideia em casa. Os televisores CRT são perigosos quando abertos, pois ainda armazenam uma boa quantidade de energia em seu interior. Um choque pode ser fatal. 

Confira no vídeo abaixo o Chromecast funcionando na TV de 1978.

A TV OLED vale mais a pena do que a Ultra HD? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Santos
    2016-04-12T13:16:17  

    só nessa brincadeira ai ele gastou uma grana que da pra comprar 3 TVS de 4k super smart, kkkkkkk e quem ainda tem essas TV de tubo? pela amor né, que materia mais sem noção, qual é vantagem disso? n tem o que fazer né, ai fica inventando moda....

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2016-04-12T13:16:17  

      você que está aí reclamando de preço, não eu rsrsrs acho que vc que é o pobre que vive de bolsa família aqui

    recentes

    populares

    • Lucas Santos
      2016-04-12T13:16:17  

      kasopkaopasopkasoskao ok.

  • Dilminha
    2016-04-22T22:46:41  

    Vergonha alheia.

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2016-04-22T22:46:41  

      Vc é tão burro q nem percebeu o motivo que eu uso esse nick .

    recentes

    populares

    • Dilminha
      2016-04-22T22:46:41  

      o motivo não interessa, o que interessa que é um homem usando nick de mulher, mas tudo bem, todo mundo é livre pra ter a identidade de gênero que quiser rs

  • Alex Sales
    2016-04-12T12:33:38  

    Ai eu me pergunto, pra quê ????

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-04-12T12:33:38  

      isso sim é "BIZARRO"

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-04-12T12:33:38  

      ninguém tem culpa se vc é sem graça e sem criatividade....

  • Highlander Alligator
    2016-04-12T14:41:23

    Eu vinha pensando nisso, mas resolvi comprar uma tv de 14 pol. led, sai mais em conta e ainda por cima é smart.

  • Marcelo
    2016-04-13T10:39:44  

    É fácil.: A gente coloca um tablet dentro da carcaça da velha televisão, e faz dela apenas um monitor que mostre a tela do tablet. Assim, até eu.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-04-13T10:39:44  

      Foi o que o cara fez.

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-04-13T10:39:44  

      claro, porque existem vários tablets com tela redonda de vidro por aí........ cada besteira que a gente tem que ler

  • Fernando Pereira
    2016-04-13T10:23:25

    Só tem nego chato e ranzinza aqui, reclamam de tudo até de uma simples matéria de um portal que é gratuito A mulher deve ta dormindo de calça jeans. Vão procurar o que fazer.

  • Error Kimero
    2016-04-13T08:13:06

    Mágico? Preferia ter ido ver o filme do Pelé.

  • Rafael Nery
    2016-04-13T07:58:34

    A techtudo é a Malhação aki da internet.

  • André Callazzans
    2016-04-12T23:03:38

    Não sabia que "mágica" e eletrônica se tratavam da mesma coisa, é cada chamada nesse techtudo.

  • Letícia
    2016-04-12T14:03:34  

    *CORRE, SÓ HOJE !!! Tem DETONAWEB + cupom de 30% nas melhores lojas!!Digi te no Google: cupomdedes conto agregador net

    recentes

    populares

    • Letícia
      2016-04-12T14:03:34  

      Já encheu esse cupom hein?

  • Fernando Fialho
    2016-04-12T19:25:36

    Ô falta de assunto!

  • Raposão
    2016-04-12T17:56:55

    aff...

  • Ivan.caldas
    2016-04-12T16:05:30

    Claro vou fazer isso tbm na TV da minha vó ela vai ficar extremamente feliz usando seu smartfone para ligar a TV, pois o procedimento é extremamente simples.

  • Marcelo Franco
    2016-04-12T15:58:17

    Pelo amor de Deus, para de dizer que tudo é "mágico". Coisa chata isso!!!

  • RODRIGO SILVA
    2016-04-12T12:39:44

    "Gambiarra simples"? Tá zoando, né, Techtudo?