Players

26/04/2016 15h03 - Atualizado em 26/04/2016 15h03

Hackers roubam milhares de senhas do Spotify; veja como mudar a sua

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

No último sábado (23), foi divulgado uma lista no site Pastebin contendo milhares de senhas de usuários do Spotify, um dos mais populares serviços de streaming de música. Além das senhas, estavam disponíveis informações como e-mail, tipo de conta (Premium, Família, Gratuita), país de origem e data de renovação.

Lista tem 17 dicas imperdíveis para quem usa o Spotify grátis e premium

O site TechCrunch entrou em contato com alguns dos usuários que aparecem na lista, indagando se eles notaram alguma atividade incomum em suas contas. E, infelizmente, a resposta foi positiva. Muitos deles afirmaram que músicas desconhecidas apareceram na lista de faixas ouvidas recentemente.

Conecte-se ao seu Spotify e escolha a melhor playlist (Marvin Costa/TechTudo) (Foto: Conecte-se ao seu Spotify e escolha a melhor playlist (Marvin Costa/TechTudo))Spotify tem logins e senhas vazados online em documento no Pastebin (Marvin Costa/TechTudo)


Outros usuários relataram que suas playlists haviam sido modificadas com a adição de músicas que eles nunca tinham ouvido antes. E, nos casos mais graves, os invasores mudaram a senha e o e-mail de acesso à conta.

Qual é o melhor serviço de streaming? Opine no Fórum do TechTudo.

O Spotify nega ter sofrido qualquer tipo de invasão em seus servidores. A hipótese mais provável, por enquanto, é que as informações de acesso às contas tenham sido capturadas através da técnica de phishing scam.

Hackers fazem páginas ou apps maliciosos, com a interface parecida com a do Spotify e os distribuem na rede. Assim, usuários menos atentos acabam colocando seu e-mail e senha nessas páginas, pensando ser uma página oficial do serviço. No entanto, suas informações acabam sendo enviadas diretamente para os invasores.

A página do Pastebin onde se encontra a lista com as informações não está sendo muito divulgada por motivos óbvios - mesmo que seja apenas para saber se a sua conta está na lista. Para evitar qualquer tipo de problema, o mais sensato a se fazer é alterar a senha de sua conta do Spotify.

Como mudar a sua senha do Spotify

Passo 1. Acesse a página do Spotify no navegador (spotify.com/br) e entre com os seus dados (e-mail e senha) para ter acesso à sua conta;

Acesse a sua conta do Spotify (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Acesse a sua conta do Spotify (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 2. Ao acessar sua conta, verá que no lado esquerdo há uma coluna com algumas opções de configuração. Clique em “Mudar senha”;

Clique em Mudar a Senha (Foto: Felipe Alencar/TechTudo) Clique em "Mudar a Senha" (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Agora você deve inserir a sua senha atual e, nos dois campos subsequentes, inserir a senha nova. Por fim, clique em “Defina a nova senha”.

Mudando a senha do Spotify (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Mudando a senha do Spotify (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Agora, a sua senha já foi alterada com sucesso e você estará livre de uma possível invasão à sua conta do Spotify. Não esqueça de usar senhas com no mínimo oito caracteres e misturando letras, números e caracteres especiais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Oliveira
    2016-04-26T20:14:25  

    E pra quem faz login pelo Facebook?

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2016-04-26T20:14:25  

      Tá sossegado até que comecem a roubar senhas dos servidores do facebook hehe.

  • Claubert Cardoso
    2016-04-27T09:58:30

    Quem criou conta pelo facebook ta no sal então né

  • Wendell Luiz
    2016-04-26T22:55:19

    Obrigado Techtudo, já atualizei minha senha. Nem sei o que faço se bagunçarem minhas playlists no serviço kkk

  • Leandro Souza
    2016-04-26T19:54:53

    Nao sabe diferenciar hacker e cracker ?? ainda escreve matéria ta osso em kkk