Celular

09/04/2016 07h00 - Atualizado em 09/04/2016 07h00

iPhone SE: conheça os cuidados antes de comprar o celular nos EUA

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O iPhone SE é a nova aposta da Apple no mundo dos celulares. Com tela de apenas 4 polegadas e hardware atualizado, a novidade agradou muito aos brasileiros, que já aguardam ansiosamente seu lançamento no Brasil. Porém, alguns mais apressadinhos já estão fazendo planos de comprar o smartphone nos Estados Unidos e outros países do exterior.

Testamos o iPhone SE, que chegou com tela de 4 polegadas e processador rápido

Entre os destinos preferidos dos brasileiros para essas compras estão Orlando, Nova York e Las Vegas. Qualquer que seja o destino, é importante ficar atento a alguns detalhes que podem ser cruciais para a aquisição do sonhado SE. Isso porque não são todos os modelos que funcionam com o 4G brasileiro.



Assista acima ao vídeo do lançamento do iPhone SE. diretamente da sede da Apple em Cupertino, na Califórnia.

Como comprar o iPhone SE nos EUA: atenção ao número do modelo

A Apple liberou três modelos diferentes de iPhone SE. São eles: A1662, A1723 e A1724. Apesar de terem a mesma tela de 4", o mesmo poder de processamento e a mesma câmera de 12 megapixels, cada modelo apresenta peculiaridades em relação ao seu funcionamento com a rede de telefonia. Para explicar melhor, vamos falar sobre cada um deles.

Os únicos modelos compatíveis com o 4G brasileiro são o A1723 e A1724 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Os únicos modelos compatíveis com o 4G brasileiro são o A1723 e A1724 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O primeiro modelo, o A1662, segundo a página de suporte da Apple, será comercializado apenas nos Estados Unidos por várias operadoras. A desvantagem dele é que não há suporte para a banda de frequência LTE 7 (de 2600 MHz). A banda 7 é a utilizada no Brasil pelas redes 4G.

Em outras palavras, se você for aos Estados Unidos e comprar um iPhone SE modelo A1662, você não poderá usar o seu plano 4G aqui no Brasil. Ainda que você vá a uma Apple Retail Store e compre o aparelho "desbloqueado" (sem contrato com uma operadora de lá), o problema persistirá, pois o modelo é o mesmo.

As duas outras versões, A1723 e A1724, suportam a nossa frequência de 4G. Mesmo assim, ainda há alguns problemas. Já modelo A1724 está listado apenas na China. Isso provavelmente significa que ele é exclusivo do mercado chinês, não sendo comercializado em outros territórios

É necessário ter alguns cuidados antes de comprar o iPhone SE no exterior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)É necessário ter alguns cuidados antes de comprar o iPhone SE no exterior (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)


iPhone SE: qual será o preço no Brasil? Opine no Fórum do TechTudo.

Assim, por exclusão, podemos deduzir que o modelo que será homologado pela Anatel será o A1723. É importante, porém, salientar que não podemos afirmar isso com total certeza, pois estamos trabalhando apenas com as informações que temos em mãos no momento.

Nos Estados Unidos, o modelo A1723, compatível com o 4G brasileiro, é vendido apenas pela operadora Sprint. Ou seja, não é possível comprar o modelo A1723 numa loja oficial da Apple nem desbloqueado.

Os celulares vendidos pela Sprint são todos bloqueados e normalmente são adquiridos junto com um contrato de dois anos. Se você comprar este modelo pela Sprint e o trouxer para o Brasil, além de não poder utilizar o 4G, você ainda não poderá usar nenhum chip de alguma operadora brasileira. Existe o risco de o seu iPhone SE se transformaria em um iPod de luxo e muito caro.

Qual a solução?

Se mesmo assim você deseja comprar o iPhone SE no exterior, seja por ter gostado muito do aparelho ou por querer fugir dos preços praticados no Brasil, a melhor solução é não comprar nos Estados Unidos.

Se quer mesmo comprar o iPhone SE no exterior, recorra aos mercados europeus ou asiáticos Os únicos modelos compatíveis com o 4G brasileiro são o A1723 e A1724 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Se quer mesmo comprar o iPhone SE no exterior, recorra aos mercados europeus ou asiáticos Os únicos modelos compatíveis com o 4G brasileiro são o A1723 e A1724 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Assim como aconteceu com o iPhone 5S, os brasileiros que quiserem comprar no exterior, deverão recorrer aos mercados europeu e asiático. Fique atento também ao número do modelo, que deve ser o A1723 ou A1724, lembrando que este último é vendido apenas na China.

É importante também ficar atento à cotação do euro, caso você esteja planejando de comprar na Europa. Geralmente a moeda europeia é mais valorizada que o dólar em relação ao real. Desse modo, é de bom tom pesar se vale a pena o investimento ou se compensa mais esperar o lançamento do iPhone SE no Brasil.

Lembre que, depois de comprar o iPhone SE, você poderá reaproveitar os acessórios de gerações anteriores do smartphone da Apple.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Márcio Júnior
    2016-07-07T11:23:22  

    Caso adquira o modelo A1662, existe alguma forma de alterá-lo para funcionar o 4G no Brasil? Existe alguma solução?

    recentes

    populares

    • Márcio Júnior
      2016-07-07T11:23:22  

      esse modelo não funciona em todas bandas do brasil, só em algumas ja éra o que pega em todo brasil é esse modelo A1723

  • Barbara Silva
    2016-04-23T19:44:14  

    Mesmo não sendo compatível com o 4g no Brasil, ele funcionaria normalmente com o 3g?

    recentes

    populares

    • Barbara Silva
      2016-04-23T19:44:14  

      Comprei o modelo A1723 porém não estou conseguindo usar a rede 4G da operadora Vivo. Será que por ser um aparelho recem lançado a Anatel ainda não homologou ou as operadoras não liberaram? No aparelho vem descrito que este modelo está homólogado pela Anatel. Não estou entendendo pq não funciona. Alguém manja?

    recentes

    populares

    • Barbara Silva
      2016-04-23T19:44:14  

      A1723 eu tenho esse modelo e pega 4G peguei 120mbps verifique a cobertura ou se o chip é 4G

  • Daniela Vieira
    2016-08-28T20:48:24

    E se eu comprar o da operadora sprint, full price, que é o mesmo valor do sim free!?

  • Mauro Jow
    2016-04-09T18:19:34

    Ei tech tudo, mas se o modelo 1662 não funciona com a rede 2600 não significa q vá funcionar funcionar em nenhum 4g. A nextel por exemplo funciona com rede 1800. Até onde sei, somente a claro usa rede 2600 no Brasil...

  • Jorge Monteza
    2016-04-12T13:27:47  

    A matéria teve um pequeno equivoco pois eu comprei o Iphone SE (desbloqueado), modelo A1662 em Miami e vim para o Brasil, chegando aqui fui à nextel e comprei um chip 4g e funciona normalmente, com a internet 4g.

    recentes

    populares

    • Jorge Monteza
      2016-04-12T13:27:47  

      A TIM expandiu sua cobertura 4G usando a banda 3 (1800 MHz) de antigo uso da rede 2G, com isso em muitas cidades do Brasil já é possível acessar a rede 4G fazendo o uso do Iphone SE A1662.

    recentes

    populares

    • Jorge Monteza
      2016-04-12T13:27:47  

      O 4G da TIM funcionou em Sorocaba-SP, porém em Uberaba-MG não.

  • Oswaldo Bonfanti
    2016-05-25T12:57:53

    Então por que as especificações dos dois modelos, tanto na página da apple americana quanto na brasileira, são IGUAIS???

  • João Osse
    2016-05-05T09:35:52  

    Nas especificações do modelo A1662 aparece a banda LTE 3 e no brasil funcionam as bandas 3, 7 e 38. Se a parece pelo menos uma banda compatível para o aparelho o 4G não deveria funcionar também?

    recentes

    populares

    • João Osse
      2016-05-05T09:35:52  

      a banda q funciona na 4g aki no brasil é so a 7 q é a de 2.6ghz por isso n pega agora acho q se compra esse modelo vai funcionar so n vai funcionar o 4g

  • Alan
    2016-04-28T23:04:25

    Por enquanto, sem solução.... Talvez terei que devolver o aparelho na Best Buy, mas não tenho nem previsão de voltar aos EUA. Alguém conseguiu desbloquear e/ou com o mesmo problema?!

  • Alan
    2016-04-28T23:03:56

    Somente reconhece o chip da Sprint, mas é claro, fica sem serviço!!! É possível apenas usar o aparelho com algum wi-fi, entretanto sem poder fazer nem receber ligações. Já entrei em contato com a Apple, eles pedem pra falar direto com a Sprint. Entrei em contato com a Sprint, eles informam que não vendem aparelhos desbloqueados, que o vendedor da Best Buy estava enganado e que eu tenho que ativar e ficar com um plano com eles por ao menos 50 dias e depois solicitar o desbloqueio!!! :-

  • Alan
    2016-04-28T23:03:18

    Caros, comprei o meu (A1723) full price Sprint na Best Buy em Boston. Ele já veio com um chip "virgem" da Sprint, mesmo sendo "unlocked". Entretanto, ao retornar para o Brasil e tentar utilizar um chip da Vivo e da Nextel aqui, sem chance!!!! Não reconhece o SIM (surge erro SIM inválido).

  • Thiago P
    2016-04-09T14:14:24  

    uai tech tudo, mas num é um iphone barato? pq se tornaria um ipod de luxo? haahhaha vcs são muito amadores.

    recentes

    populares

    • Thiago P
      2016-04-09T14:14:24  

      Seria um ipod de luxo porque o ipod não tem entrada de chip e e um iphone bloqueado é um ipod de luxo

    recentes

    populares

    • Thiago P
      2016-04-09T14:14:24  

      Anta

  • Marcelo Ornelas
    2016-04-10T09:04:26  

    Eu comprei meu Galaxy s7 edge antes do lançamento no Brasil, no Panamá. Na conexão do vôo para Los Angeles. Por que o modelo homologado pela anatel não vendia nos Estados Unidos.

    recentes

    populares

    • Marcelo Ornelas
      2016-04-10T09:04:26  

      Marcelo, meu irmão vai pegar essa conexão no Panamá e pretendo comprar o SE pelo Panamá mesmo, tem apple store no aeroporto de lá ?

  • André Rocha
    2016-04-09T11:44:31  

    É possível, sim, comprar o iPhone SE modelo da Sprint (A1723) numa loja da Apple nos EUA, e, se você pagar o preço cheio, o aparelho vem desbloqueado. Ele vem com um chip (SIM) da Sprint que não está ativado. O telefone é desbloqueado e compatível com o 4G brasileiro.

    recentes

    populares

    • André Rocha
      2016-04-09T11:44:31  

      Neusa que diabos você vem fazer aqui ???

    recentes

    populares

    • André Rocha
      2016-04-09T11:44:31  

      399=1600 reais mais ou menos, a conta tá certa?

  • Bruno Lima
    2016-04-10T10:12:02  

    to vendendo um iphone 6 de 64 gb zerado por 2500 e ainda parcelo 996417998 zap

    recentes

    populares

    • Bruno Lima
      2016-04-10T10:12:02  

      Aceita o 5s na troca?

    recentes

    populares

    • Bruno Lima
      2016-04-10T10:12:02  

      Bruno Lima aceita meu trabuco a noite inteira? e vc me da esse iphone

  • Junior
    2016-04-10T23:28:32

    Boa noite, sou grande fã da tech tudo e sempre leio as matérias, mas fique surpreso com esta noticia e ate preocupado, pois comprei o Iphone 6se modelo A1662 para minha filha nos EUA no pre lançamento mesmo no dia 24/4/16 me entregaram dia 4/4/16 e trouxe para o Brasil esta semana o modelo A1662 e esta funcionando normalmente inclusive o 4G com a operadora nextel a mais de 5 dias não tivemos problemas algum ate o momento, fiquei muito surpreso com esta matéria neste fds.

  • Alexandre Gromboni
    2016-04-10T15:53:52

    Em Londres encontrei por 350 libras no free shop, porém só tinham para demonstração, Apple não tinha entregue nenhum aparelho para venda, apenas o da demonstração mesmo. Em paris encontrei por 479 euros, mas também só tinham para demonstração, todos modelos 16GB

  • Gabriel Gonzalez
    2016-04-10T11:23:55

    O povo tá acreditando que vai ser barato assim aqui no Brasil... Vai ter tanto imposto que vai custar uns 2500

  • Renato Pc
    2016-04-10T07:00:17  

    aqui na europa o SE 16gb esta por 499 euros e o 64gb por 599 euros.

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-04-10T07:00:17  

      Em Portugal não, mas eu vi em França gratuito com plano o 6plus

    recentes

    populares

    • Renato Pc
      2016-04-10T07:00:17  

      Na Orange francesa, SFR ou a Bouygues você encontra vários planos a partir de um euro o iphone novo.

  • Alvaro Alexandre
    2016-04-10T10:12:06

    Tudo mentira pra assustar e evitar comprarem la fora, podem comprar sem medo pois no Brasil não tem essa de funcionar melhor ou pior, as redes não mudaram, só disfarçam para dizer que sao 4g. Desde quando o 4G funciona de forma satisfatoria no Brasil se vc não tiver de pagar mais caro por isso? Aqui mal funciona o sistema 3G normal que diga-se de passagem é uma porcaria!!

  • Anderson Aguiar
    2016-04-10T09:38:04

    Tudo mentira funciona certinho comprei semana passada em Cleveland paguei 349 dólares desbloqueado

  • Letícia
    2016-04-09T17:31:59

    ....CORRE, SÓ HOJE !!Tem cupom de 30%na melhores lojas!! Digi te no Google: cupomdedes conto agregador net

  • Thiago Martinelli
    2016-04-09T15:00:29  

    Alguém sabe me informar se ao atualizar o W.indows 7 para o W.indows 10 os arquivos e programas que estão no computador permanecem inalterados? É que ainda não fiz a atualização pro W.indows 10 com receio de que meus arquivos (fotos, músicas, documentos) e programas sejam deletados. Agradeço quem puder me informar.

    recentes

    populares

    • Thiago Martinelli
      2016-04-09T15:00:29  

      Antonio, obrigado pela informação, valeu mesmo!

    recentes

    populares

    • Thiago Martinelli
      2016-04-09T15:00:29  

      vai perder tudinho

  • Ciro Nascimento
    2016-04-09T22:23:26

    4S é melhor que o S7 Edge

  • Thiago Martinelli
    2016-04-09T14:57:42  

    Alguém sabe me informar se ao atualizar o Windows 7 para o Windows 10 os arquivos e programas que estão no computador permanecem inalterados? É que ainda não fiz a atualização pro Windows 10 com receio de que meus arquivos (fotos, músicas documentos) e programas sejam deletados. Agradeço quem puder me informar!

    recentes

    populares

    • Thiago Martinelli
      2016-04-09T14:57:42  

      Nao mude para o windows 10 vc vai se arrepender

  • Vall Souza
    2016-04-09T11:53:45  

    Funciona que eu já tive um 5s; um 6 e agora um 6s e todos funcionaram muito bem... lá sai mais em conta pq o imposto é menor.

    recentes

    populares

    • Vall Souza
      2016-04-09T11:53:45  

      Funciona no 3G, não ira funcionar no 4G, o que muda nos aparelhos sao as antenas. E normalmente esses modelos que não são homologados no brasil não tem garantia mundial da apple. Que foi o caso do modelo 5S A1533.