Celular

07/04/2016 06h00 - Atualizado em 07/04/2016 19h31

iPhone SE ou Galaxy S6: em qual celular vale a pena investir?

Carol Fernandes
por
Para o TechTudo

O lançamento do iPhone SE nos EUA teve como novidade o preço acessível, em relação aos outros smartphones da Apple, e especificações parecidas com as dos irmãos mais velhos iPhone 6S e iPhone 6S Plus. Por US$ 399 (cerca de R$ 1.450), o novato é pequeno no tamanho, mas tem como um de seus rivais o Galaxy S6. O top de linha da Samsung de 2015 custa R$ 3.000, quase o dobro, e ambos possuem processadores potentes, design arrojado e bateria com boa duração.

Testamos o iPhone SE, que chegou com tela de 4 polegadas e processador rápido

Se você pensa em comprar o celular da Apple, mas ainda está em dúvida se vale a pena investir no novo modelo, confira quem leva a melhor na batalha iPhone SE e Galaxy S6. É importante lembrar que a disputa é baseada na ficha técnica e especificações de cada aparelho.

Confira o comparativo entre o iPhone SE e o Galaxy S6 (Foto: Arte/TechTudo)Confira o comparativo entre o iPhone SE e o Galaxy S6 (Foto: Arte/TechTudo)












Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design e dimensões

Para quem gosta de celulares menores, o iPhone SE é uma boa opção. O aparelho tem o design muito parecido com o iPhone 5S. A diferença está na sua parte traseira, que possui faixas de coloração semelhantes às do iPhone 6, e nas bordas, que ganharam um tom mais opaco. Menor e mais leve que o Galaxy S6, o novato mede 123,8 x 58,6 x 7,6 mm e pesa 113 gramas, enquanto o aparelho da Samsung tem 143.4 x 70.5 x 6.8 e 138 gramas.

iPhone SE tem o design muito parecido com a versão 5S iPhone SE tem o design muito parecido com a versão 5S (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

O Galaxy S6 apresenta um aspecto mais sofisticado graças ao alumínio e metal, que lembram bastante o visual de outros iPhones, e pode ser encontrado nas cores prata e dourada. Já celular da Apple está disponível nas mesmas cores que o iPhone 6S e 6S Plus: ouro rosa, cinza espacial, prateado e dourado.

Câmera

Embora a câmera do iPhone SE venha equipada com recursos como as panorâmicas extensas, Live Photos – que permite fotos animadas – e gravação de vídeos em 4K, ainda perde no quesito qualidade para o celular da Samsung. O Galaxy S6 possui 16 MP na câmera traseira e 5 megapixels na frontal. Além disso, conta com estabilizador óptico nas duas, HDR e um recurso que permite fotos de alta qualidade mesmo em ambientes de baixa luminosidade.

O Galaxy S6 tem design refinado e corpo leve (Foto: Lucas Mendes/TechTudo) (Foto: O Galaxy S6 tem design refinado e corpo leve (Foto: Lucas Mendes/TechTudo))Galaxy S6 possui câmera traseira de 16 MP e frontal de 5 MP (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

A câmera traseira do iPhone SE possui 12 MP e a frontal apenas 1.2 megapixel – que representa uma grande desvantagem para os amantes das selfies.

Desempenho

A boa combinação entre o processador, memória RAM e armazenamento interno é essencial para que um celular rode bem. O Galaxy S6 vem com processador octa-core, ou seja, oito núcleos de processamento, com velocidades de 2.1 GHz e 1.5 GHz, e 3 GB de memória RAM que garantem que não haverá falhas no desempenho. Sua memória interna, onde os usuários podem guardar aplicativos e fotos, está disponível nas versões de 32 GB, 64 GB ou 128 GB.

Galaxy S6 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo) (Foto: Galaxy S6 (Foto: Isadora Díaz/ TechTudo))Galaxy S6 tem 3 GB de RAM e até 128 GB de memória interna (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)

O iPhone SE também apresenta potência no processador dual-core A9, de 1,85 GHz com o coprocessador M9. A memória RAM de 2 GB é suficiente para rodar o recém lançado sistema iOS 9.3. Já o armazenamento interno não conta com muitas opções, podendo ser de 16 GB ou 64 GB.

Outro ponto interessante do Galaxy S6 é que com apenas 10 minutos de carga na bateria, o smartphone pode ser usado por até 4 horas. Apesar disso, o iPhone SE não fica para trás e promete 13 horas de duração da bateria quando o usuário estiver navegando na Internet.

Tela

Os displays da Apple sempre chamaram atenção, mas, dessa vez, é o Galaxy S6, com 5,1 polegadas que leva a melhor. Ele apresenta 2560 x 1440 pixels, ou seja, uma resolução Quad HD, contra os 640 x 1334 pixels da tela Retina do iPhone SE.
Estas diferenças significam que mesmo o Galaxy S6 sendo maior que o iPhone SE, que possui apenas 4 polegadas, ainda consegue apresentar uma qualidade melhor, já que a imagem pode ser vista com mais detalhes quando a quantidade de pixels é maior. Outro diferencial do Galaxy S6 é o Gorilla Glass 4, que dá mais resistência ao display do celular.

Preço

iPhone SE foi lançado nos EUA por $399iPhone SE foi lançado nos EUA por $399 (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Ao que tudo indica, o iPhone SE chegará ao Brasil com preço bem mais em conta do que os smartphones lançados pela Apple anteriormente. Afinal, o aparelho chegou com a proposta de ser a versão mais acessível para os consumidores da fabricante. Assim, o modelo mais barato, de 16 GB, foi lançado nos Estados Unidos por US$ 399 (R$ 1.450), mas ainda não se sabe quando ele custará por aqui. Já o Galaxy S6, lançado em 2015 para concorrer diretamente com o iPhone 6, está sendo vendido em lojas brasileiras por aproximadamente R$ 3 mil.

Conclusão

O iPhone SE ganha no quesito preço, mas, embora possua processador potente como os das últimas versões 6S e 6S Plus, ainda deixa um pouco a desejar quando comparado com o Galaxy S6, que é um dos tops da Samsung.

Se você busca por um celular top de linha, tamanho grande e câmera que garante fotos com alta resolução, será melhor atendido se optar pelo Galaxy S6. Porém, se sua procura for por um smartphone com processador moderno e com preço bom, vale a pena esperar pela chegada do novo celular da Apple.

Qual vai ser o preço do iPhone SE no Brasil? Comente no Fórum do TechTudo.


Tabela comparativa entre iPhone SE e Galaxy S6  (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre iPhone SE e Galaxy S6 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcos Sena
    2016-04-08T10:15:28  

    Que comparação ridícula, pegar um top vs um de preço baixo. Sem noção!

    recentes

    populares

    • Marcos Sena
      2016-04-08T10:15:28  

      s6 não é top mais não, top da samsung agora é o s7

    recentes

    populares

    • Marcos Sena
      2016-04-08T10:15:28  

      e o preço baixo do seu Iphone SE está em 2,700 reais ! e ai ? compra um "top" da Samsung ou ou mediano da Apple ?

  • Ozias Souza
    2016-04-07T12:16:15  

    questão de gosto, mais qualidade e desempenho é samsung e nem é questão de ser fan é só olhar a ficha tecnica. Ela bate até os tops da apple.

    recentes

    populares

    • Ozias Souza
      2016-04-07T12:16:15  

      Não sei se eles só convertem, mas em fevereiro fui em Orlando e nao conpensaria trazer telefone de lá...

    recentes

    populares

    • Ozias Souza
      2016-04-07T12:16:15  

      Pra me chamar de leigo, primeiro você tem que tirar seu CREA e ter seu próprio AS (sistema Autônomo)... quando você tiver um desses a gente começa a falar de STFC pra ver se você pode chegar perto de ser um leigo...

  • Rafa Almeida
    2016-04-09T00:30:24

    Qualquer um é melhor que iPhone!

  • Renato Cortes
    2016-04-08T10:05:36  

    que comparação de preço é essa? preço do iphone está em dólar e o galaxy em real ? se convertendo 399 dólares no cambio de hoje teríamos um valor de 1470,00 ai você considera a alta carga tributária os custos de importação etc. e o iphone chegará no Brasil bem próximo ou até superior aos 3 mil que custa o galaxy.

    recentes

    populares

    • Renato Cortes
      2016-04-08T10:05:36  

      E o pior é que o galaxy s6 nem ta custando esses 3 mil da matéria, dependendo de onde você compra acha até por 2.098

  • Dean Winchester
    2016-04-07T12:25:35  

    Meu amigo qualquer iphone bate o galaxy kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ate o iphone 4 é melhor

    recentes

    populares

    • Dean Winchester
      2016-04-07T12:25:35  

      Vai me falar agora que não usei argumentos com base em software? Agora vamos IMAGINAR ( exemplo), e se inverterssemos os Sistemas operacionais, ainda o Iphone seria melhor? Entende que tb não se pode basear apenas em software?

    recentes

    populares

    • Dean Winchester
      2016-04-07T12:25:35  

      A vai transa cara...

  • Maria Silva
    2016-04-07T18:44:25  

    Preciso vender o rim pra comprar um. Será?

    recentes

    populares

    • Maria Silva
      2016-04-07T18:44:25  

      Gente.... comunista tudo tem iphone. pode reparar! risos

    recentes

    populares

    • Maria Silva
      2016-04-07T18:44:25  

      Bando de retardados, não conseguem discutir nada sem misturar a política no meio...

  • Mauri Mahling
    2016-04-08T16:07:14

    Acabei de ver agora que um Galaxy S6 está R$2.140 numa loja online de ótima reputação... já o Iphone 6 R$2.879 o mais barato...

  • Lucas Jesus
    2016-04-08T15:54:17

    Quero saber onde que o Galaxy S6 é 3 Mil Reais, toda loja vende ele a 2 mil reais, estão bem atualizados em

  • Angelo Vargas
    2016-04-08T15:29:56

    papo furado, é o mesmo iphone 5s com outro nome. Não tem nada de barato. Não sejam ingênuos

  • Edu Oliveira
    2016-04-07T14:15:05  

    Recado a todos!!! O melhor aparelho/sistema É O QUE SEU DINHEIRO PODE COMPRAR!!! Ja tive iPhone/windowsphone/android e o que foi melhor pra mim, era o que eu pude pagar. É babaquice ficar listando isso ou aquilo de cada aparelho/sistema, o bom é e sempre será o que te atende, e ponto final.

    recentes

    populares

    • Edu Oliveira
      2016-04-07T14:15:05  

      Eu apoio !!

    recentes

    populares

    • Edu Oliveira
      2016-04-07T14:15:05  

      Edu, para e para 80% das pessoas que so usam redes sociais e whats app, faz menos diferença ainda!

  • Marcelo
    2016-04-08T11:29:28  

    Apple é Apple, sem comentários aos demais! ;)

    recentes

    populares

    • Marcelo
      2016-04-08T11:29:28  

      Cala a boca se não sabe di nada

  • Ricardo Souza
    2016-04-08T12:19:42

    Iphone é coisa de pobre metido a besta kkkkkk não tem um ovo dentro de casa e anda de iphone 6 kkkk Brasileiro é uma comédia. Lá no Japão o Iphone 6 está na mão das crianças, de 5 anos. Já virou carcaça.

  • Eduardo Santos
    2016-04-08T12:18:08

    O iPhone só consegue ser inferior em..... tudo! kkk

  • Sabrina
    2016-04-07T13:42:30  

    Mas esse novo iPhone já vem corrigido o tal bug da reportagem anterior? Senão prefiro um xPeria que tudo é melhor, pois o iphone só tem o iOs a seu favor...

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-04-07T13:42:30  

      iphone é so status, mais nada

  • Marcelo
    2016-04-08T11:24:39

    Apple é Apple né, sem comentários aos demais! ;)

  • Matheus
    2016-04-08T11:19:54

    iPhone capado desse, não tem nem comparação com o S6.

  • Rodrigo Pinheiro
    2016-04-08T11:16:08

    É a quarta ou quinta matéria q eu vejo falando a mesma ladainha!

  • Faletti
    2016-04-08T10:43:28

    nem sabem o que estão falando. que comparação fora

  • Andrade Neto
    2016-04-08T09:18:36  

    Não é nem comparação a ser feita, S6 um mundo, apple outro mundo (mundo melhor é claro).

    recentes

    populares

    • Andrade Neto
      2016-04-08T09:18:36  

      Não por nada, mas não vi vantagem no Iphone.

  • Rafael Messias
    2016-04-08T09:53:14

    Iphone é status? Ou é segurança? Estabilidade? Facilidade de uso? melhor reverem seus conceitos pessoal...é estranho pois não se pode pagar 3000 reais em iphone, mas pode pagar 3000 num S6 ou em um Xperia?

  • Aline Paulo
    2016-04-08T07:10:08  

    Gente... esse Iphone SE não sairá menos que 2600 reais... até muito mais, o Brasil tem um imposto abusivo... não se iluda...

    recentes

    populares

    • Aline Paulo
      2016-04-08T07:10:08  

      ALINE CONCORDO.....BRASIL TERRA DE LADRÕES CORRUPTOS

  • RODRIGO BAIOTTO
    2016-04-07T12:43:41  

    Rapaz, acho que a mulher que fez a materia estava muito bebada! em que mundo o samsung s6 custa 3mil hoje????? é possivel encontrar o s7 lançamento por 3,3mil.... o s6 e facilmente encontrado por 2mil, enquanto o defasado 5s da apple ainda custa 1800 em varias lojas, as comparacoes totalmente tendenciosas, já tive o prazer de comparar os 2 aparelhos um do lado do outro, tirar as mesmas fotos, ver um video em ambas as telas ao mesmo tempo, entrar nos mesmos aplicativos.... o s6 da samsung estuprah o iphone 6, imagina o SE kkkkkkkk, pelo amor de deus, parem com essas materias.

    recentes

    populares

    • RODRIGO BAIOTTO
      2016-04-07T12:43:41  

      Te prepara, Ulisses... Daqui a 1 ano com muita sorte, vc vai precisar de outra bateria. E o seu lindo G4 não atualiza o Android nunca mais...

    recentes

    populares

    • RODRIGO BAIOTTO
      2016-04-07T12:43:41  

      Samsung + LG = 2 lixos...

  • Rafael Messias
    2016-04-08T09:42:19

    Vou explicar novamente...os iphones não precisam de um mega processador nem de muita memória RAM pois seu hardware foi desenvolvido único e exclusivamente para seu software. Agora questão de tamanho, resolução, câmera entre outros, fica a critério de cada um. Cada um sabe de que forma vai utilizar seu Smartphone e deve buscar baseado nisto o melhor Smart que atende suas necessidades independente de marca/modelo.

  • Gabrielle Andrade
    2016-04-08T09:33:13

    A camera do iPhone pode ter apenas 12 mais com certeza e bem superior a de 16 do Galaxy

  • Rogério Pinha