20/04/2016 06h00 - Atualizado em 20/04/2016 10h27

LED superfino transforma sua pele em tela digital

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, desenvolveram uma tela de LED tão fina que pode ser utilizada sobre a pele sem atrapalhar a movimentação. O protótipo da e-skin, como tem sido chamado, pode ser utilizado para monitorar o oxigênio no sangue e tem sido apontado como o futuro das pulseiras fitness.

Grafeno, material 200 vezes mais forte que o aço, ganha laboratório em SP

O conjunto de leds e fotodetectores orgânicos mede apenas 3 micrômetros de espessura. O principal atrativo é a flexbilidade do dispositivo, o que garante que ele não quebre com facilidade, apesar do tamanho.

Pele digital pode ser usada para monitorar oxigênio no sangue (Foto: Divulgação/Universidade de Tóquio)Pele digital pode ser usada para monitorar oxigênio no sangue (Foto: Divulgação/Universidade de Tóquio)

O projeto ainda está em fase experimental, mas já despertou a curiosidade pelas aplicações em que ele pode ser usado no futuro. O protótipo feito pelos pesquisadores consegue monitorar a quantidade de oxigênio no sangue e pode ser utilizado tanto por atletas quanto em pacientes em hospitais.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Por enquanto, a tela é capaz de exibir uma letra ou número de sete segmentos, mas no futuro os pesquisadores prometem aumentar a capacidade para exibir conteúdos mais complexos. 

Outra característica que os pesquisadores querem melhorar é a forma em que o dispositivo fica preso a pele. No protótipo, é utilizado uma espécie de película adesiva, mas a ideia é que ele consiga ficar grudado sozinho. Ainda não se sabe quando a tecnologia será utilizada comercialmente, mas o produto desperta muita curiosidade.

Via LiveScience e NewScientist

Quais tecnologias para vestir vocês acham que têm mais potencial? Comente no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Israel Barreto
    2016-04-20T20:44:05  

    Para aqueles que não creem na Bíblia, sugiro que por curiosidade apenas, leiam o livro de Apocalipse

    recentes

    populares

    • Israel Barreto
      2016-04-20T20:44:05  

      Fala sim! O anti-cristo!

    recentes

    populares

    • Israel Barreto
      2016-04-20T20:44:05  

      Faça a numerologia e verá.

  • Joao Lopes
    2016-04-21T10:08:41

    Leonardo vc é um doente menta tenho pena da sua ignorancia.

  • Marco Lopes
    2016-04-22T10:18:49

    Esse é o futuro!!!

  • Deivid Grigório
    2016-04-21T10:17:15

    vai ser igual o filme, O preço do amanha!!!

  • Paulo Junior
    2016-04-21T10:08:25

    Não sou religioso. Faz anos que não sei o que é entrar numa igreja ou o que quer que seja. Mas sempre que vejo algo assim, eu lembro "Ela obrigou a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e escravos a aceitarem certa estampa de marca na mão direita ou na testa, a fim de que ninguém pudesse comprar nem vender, a não ser que apresentasse a tal marca, que é o nome da Besta ou o número do seu nome. (Apocalipse 13 - 16;17)

  • Reinaldo Alves
    2016-04-21T10:03:16

    E o ser humano vai virando um painel ambulante.....

  • Reinaldo Alves
    2016-04-21T10:02:33

    puts... brevemente o que vamos ter de vagalumes pelas ruas.... nem vai precisar de luz em poste...

  • Marcelo Silva
    2016-04-21T09:53:14

    Ai eu pergunto: pra quê?

  • Leonardo Mantovani
    2016-04-21T08:48:47

    os cren.te pira!

  • Marcia Silva
    2016-04-20T14:35:16  

    De olho aberto e joelho no chão ...orando a Deus.

    recentes

    populares

    • Marcia Silva
      2016-04-20T14:35:16  

      É só quando você ou algum parente seu no futuro estiver internado, você pedir para não colocarem isso nele ou em você. Simples assim.

    recentes

    populares

    • Marcia Silva
      2016-04-20T14:35:16  

      kkkk chor.a na cama q é quente cren.taiadaaa!

  • Geraldo Gomes
    2016-04-21T08:14:31

    Me lembrei do filme "O preço do amanhã".

  • Letícia Lima
    2016-04-20T15:33:04  

    Fim dos tempos.

    recentes

    populares

    • Letícia Lima
      2016-04-20T15:33:04  

      o fim esta bem proximo na palavra de Deus explica no fim dos tempos muitos seriam enganados que ate os escolhidos de DEUS iam se enfraquecer na fe e tambem fala que muitos se perderiam por falta de conhecimento da palra do SENHOR vegiem a palvra e verdadeira nao brinquem com o que esta escrito na biblia que o SENHOR tenha misericordia de quem nao acredita

    recentes

    populares

    • Letícia Lima
      2016-04-20T15:33:04  

      Deus é uma coisa, religião é bem diferente. A bíblia, bem, os interesses de tempos certamente foi modificado até por ignorância.

  • Morituri Salutant
    2016-04-21T06:52:52

    Huuumm... já estou vendo a rua Barão de Itapetininga em São Paulo cheia de pessoas com leds luminosos sob a pele fazendo propaganda de tudo que é coisa ....

  • Hernane Barcelos
    2016-04-20T17:25:29  

    Rapaz, imagina as Tatoo loca com led?

    recentes

    populares

    • Hernane Barcelos
      2016-04-20T17:25:29  

      dá até pra cada pessoa virar um out-door

    recentes

    populares

    • Hernane Barcelos
      2016-04-20T17:25:29  

      daki alguns anos ta geral com isso , fazendo propagandas pelo corpo

  • Luke Skywalker
    2016-04-21T02:34:45

    religiosos falando desse led na mão não tem nada haver com enfiar dentro das mão

  • Sergio Oliveira
    2016-04-21T02:21:54

    Essa matéria acima é sobre tecnologia e não sobre religião!

  • Rodolfo Braz
    2016-04-20T19:23:32  

    Marca da besta...

    recentes

    populares

    • Rodolfo Braz
      2016-04-20T19:23:32  

      Deixem de ser besta

    recentes

    populares

    • Rodolfo Braz
      2016-04-20T19:23:32  

      kkkkkkkk besta é tu

  • Felix Silva
    2016-04-20T23:59:33

    Começa assim depois é que vem a bomba!!

  • Mauro1313
    2016-04-20T22:48:46

    pelo jeito esses japoneses não transam .

  • Ednaldo Lima
    2016-04-20T15:49:01  

    O CHIP SERÁ DIFERENTE , SERÁ UMA VACINA QUE DEIXARÁ IMUNE O CORPO 99,9% , E NESTA VACINA TERÁ UM NANO CHIP QUE SERÁ UMA COISA BOA PARA O HOMEM, COM ELE TERÁ ACESSO A INTERNET, PODERÁ COMPRAR OU VENDER, ENTRE OUTRAS FACILIDADES E QUEM NÃO QUISER SERÁ EXCLUÍDO DA SOCIEDADE. ISTO É UMA FORMA DE MANTER O CONTROLE SOBRE AS NAÇÕES, NÃO SE PREOCUPE, O JUSTO VIVERÁ DA FÉ,

    recentes

    populares

    • Ednaldo Lima
      2016-04-20T15:49:01  

      Ai ai..

    recentes

    populares

    • Ednaldo Lima
      2016-04-20T15:49:01  

      Ednaldo do céu. Esqueceu que quem deu essa inteligência ao ser humano foi Deus?

  • Josh Dilson
    2016-04-20T20:23:06  

    Será isto a marca da besta?

    recentes

    populares

    • Josh Dilson
      2016-04-20T20:23:06  

      Quê?

  • Rodrigo Schweitzer
    2016-04-20T21:14:57

    Interessante isso hein!

  • Gilberto Filho
    2016-04-20T18:46:32

    Que bosta!

  • Robson Oliveira
    2016-04-20T18:38:46

    Enquanto no Brasil limita-se a internet...

  • Felipe Farias
    2016-04-20T14:11:47

    Estão ensaiando para colocar o chip 666 nas pessoas. estamos de olho.