Utilitários

28/04/2016 05h00 - Atualizado em 24/06/2016 18h51

UberPOOL: como pedir um carro e dividir o preço com outras pessoas

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O UberPOOL é a modalidade de transporte do Uber, aplicativo que conecta motoristas a passageiros, que promete viagens mais baratas. A novidade foi anunciada na última segunda-feira (25) e será implementada primeiro em São Paulo. Por meio dele, um usuário do Uber pode pedir um carro e dividi-lo com pessoas desconhecidas que também estejam indo para o mesmo lugar. 

UberX e UberBLACK: entenda a diferença entre as modalidades do Uber

Desta maneira, o Uber apresenta mais uma função que deve concorrer diretamente com os aplicativos de táxi. A promessa da empresa é de que o consumidor sempre irá economizar quando optar por compartilhar o carro com outros passageiros.

Conheça o UberPOOL que chega no Brasil neste mês (Foto: Divulgação/Uber)Conheça o UberPOOL que chega no Brasil neste mês (Foto: Divulgação/Uber)







Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Como funciona o UberPOOL?

A ideia do UberPOOL é oferecer um carro compartilhado com pessoas que vão em um trajeto semelhante ao seu. Por enquanto, o serviço estará disponível para veículos UberX, com as mesmas comodidades já oferecidas, como ar-condicionado e pagamento pelo cartão de crédito, sem precisar lidar com dinheiro.

Solicite o UberX e marque quantos lugares você vai precisar (Foto: Divulgação/Uber)Solicite o UberX e marque quantos lugares você vai precisar (Foto: Divulgação/Uber)

Para usar, basta adicionar o local de saída e de destino. Em seguida, o app pedirá para indicar de quantos lugares no carro você precisa. Cada pedido pode selecionar até duas pessoas, em um máximo de quatro passageiros dentro do carro. Depois é só marcar a opção de carro compartilhado e solicitar o UberPOOL. O próprio serviço encontrará outras pessoas para dividir o caminho (e a conta).

Solicite o UberPOOL com o preço mostrado no app (Foto: Divulgação/Uber)Solicite o UberPOOL com o preço mostrado no app (Foto: Divulgação/Uber)

A tela do app mostra um preço de pagamento final, para que o usuário tenha uma ideia de quanto vai gastar com a opção do carro individual ou coletivo, levando em consideração o local de partida e destino. O usuário pode levar mala de viagem mesmo compartilhando a corrida, mas é importante ter consciência de que o veículo será dividido com outras pessoas e todos devem caber no carro. Além disso, não é possível mudar a rota durante o trajeto. 

Quanto custa o UberPOOL? Conheça os preços

O UberPOOL pode sair até 40% mais barato do que fazer o trajeto sozinho, já que o valor é compartilhado. A tarifa é baseada no transporte com o UberX, serviço mais básico com veículos nas cores de prata, cinza ou preto. Em São Paulo o preço base do UberX é de R$ 2,00 e mínimo de R$ 7 por corrida. Ainda são adicionados R$ 0,26 por minuto e R$ 1,40 por quilômetro rodado.

UberPOOL usa transporte UberX (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)UberPOOL usa transporte UberX (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Caso o aplicativo não encontre ninguém para partilhar o caminho, você continuará o trajeto com os preços de um UberX, e não será taxado além disso. Se optar pelo UberPOOL, o trajeto pode demorar um pouco mais, já que o motorista buscará outra pessoa no meio do caminho. A ideia é criar um roteiro rápido nas localidades semelhantes. Entretanto, o motorista aguarda apenas 2 minutos pelos passageiros.

O preço da corrida compartilhada do UberPOOL é fechada e exibida antes de solicitar o carro (Foto: Divulgação/Uber)O preço da corrida compartilhada do UberPOOL é fechada e exibida antes de solicitar o carro (Foto: Divulgação/Uber)

No caso do UberPOOL, o Uber deixa claro que o preço mostrado no app, antes de pedir a corrida “coletiva”, é o valor exato que você pagará pelo serviço, ou seja, o preço é fechado, sem acréscimos. Se naquele horário estiver em vigor o preço dinâmico, quando a corrida fica mais cara, essa tarifa já será somada automaticamente.

Tem UberBlack?

O UberPOOL ainda não está disponível para UberBlack no Brasil. O carro mais luxuoso na cor preta tem tarifas maiores em São Paulo. O preço base fica em R$ 3,80 com mínimo de R$ 9. Por minuto são adicionados R$ 0,28 e por KM R$ 2,32.

Onde o UberPOOL está disponível?

Por enquanto, no Brasil, o UberPOOL estará disponível na próxima sexta-feira (29), a partir das 14h, para a Grande São Paulo. Confira no mapa abaixo todas as regiões atendidas pelo serviço.

UberPOOL chega em São Paulo (Foto: Divulgação/Uber)UberPOOL chega em São Paulo (Foto: Divulgação/Uber)

Ainda não há previsão de data para a expansão do serviço em outras cidades brasileiras atendidas pelo Uber, como Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre e Brasília. No mundo, o transporte coletivo foi lançado nos Estados Unidos e atua em mais de 30 cidades na América do Norte, Central, Europa e Ásia.

Vantagens e desvantagens

Dentre as vantagens do novo serviço está a economia de preço para o trajeto. Os motoristas são os mesmos licenciados pela Uber e o usuário não manuseia dinheiro para partilhar a corrida: tudo é feito de forma automática pelo aplicativo. Além disso, a ideia de reduzir o número de carros na rua pode ajudar a diminuir o trânsito da cidade e a emissão de poluentes.

A maior desvantagem é no quesito segurança: você não conhece a pessoa que compartilhará o carro com você. Como é um serviço novo no Brasil, muitos usuários podem ficar com receio nesse ponto. Além disso a viagem pode demorar mais do que o previsto, já que o trajeto será ajustado para buscar outra pessoa no caminho, guardar possíveis malas e mais ações, o que pode incomodar quem estiver com tempo contado para pegar um voo ou viajar, por exemplo.

Vale lembrar que o aplicativo de corrida de táxi Easy Taxi também ganhou o recurso que identifica desconhecidos que estejam indo para o mesmo lugar, com o objetivo de rachar o valor final. A novidade entrou em funcionamento em abril, com promessa de economia de 60%.

Como cadastrar motorista e carro no Uber? Descubra no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Web Sol
    2017-03-17T08:58:55

    cadastre com este código: 3jm3tjawue e ganhe 20 reais de desconto nas duas primeiras corridas com o uber.

  • Washington Costa
    2016-12-24T12:41:58

    h1cvtgxgue vale R$ 10,00 de desconto

  • Guilherme Tavares
    2016-09-16T14:06:02

    UBER É MUITO MAIS BARATO, CADASTRE-SE USANDO O CODIGO G4ZNT2ZVUE E GANHE 3 VIAGENS COM 20 REAIS DE DESCONTO! BASTA SE CADASTRAR USANDO O CODIGO G4ZNT2ZVUE !!!

  • Leandro Oliveira
    2016-08-27T21:48:54

    2 viagens de ate 20 reais gratis: 2knnujs9ue

  • Cristiano Adiwardana
    2016-07-05T11:36:43

    2 viagens grátis! Use o código B378QWXDUE e ganhe 20 reais para viajar nas 2 primeiras corridas.

  • Nicole Nunes
    2016-07-28T00:04:58

    Use o código "767n46k8ue" e ganhe 25 reais de DESCONTO na sua primeira viagem UBER.

  • Nicole Nunes
    2016-07-28T00:04:38

    Use o código 767n46k8ue e ganhe 25 reais de DESCONTO na sua primeira viagem UBER.

  • Adriano Carvalho
    2016-06-09T08:52:05

    UberPOOL a MAIOR FURADA para o motorista. A Uber cobra dos passageiros o preço fechado, mais barato, pela viagem, porém paga ao motorista o preço normal de todo o percurso que ele fará. O valor pago ao motorista CHEGA A SER 50% menor do que o valor recebido pela UBER! Isso é um absurdo e um abuso com os motoristas. Que os motoristas não aceitem esse negócio! QUANDO FOREM ACIONADOS PARA UberPOOL NÃO ACEITEM A SEGUNDA CHAMADA!!

  • Carlos Lucas
    2016-04-28T16:08:41  

    Matéria paga. A UBER esta escravizando os motoristas, cobra até 25% de cada corrida , praticando preços completamente fora da realidade com o único intuito de quebrar a categoria dos taxistas. Uma coisa é o conceito UBER, que todos apóiam outra e a deslealdade dessa multinacional que não tem vínculo nenhum com nossos trabalhadores e com nosso país. Pensem nisso quando usar o serviço.

    recentes

    populares

    • Carlos Lucas
      2016-04-28T16:08:41  

      Essa história do desconto pra veículo ser mentira, é mentira! Meu pai é taxista e ele só compra carro com desconto! UBER É VIDA! Até meu pai tá querendo passar a ser motorista UBER.

    recentes

    populares

    • Carlos Lucas
      2016-04-28T16:08:41  

      Penso pelo lado do usuário, se vier outro pra concorrer com taxi e uber, melhora mais ainda. A concorrência ajuda e tira o monopólio derruba a tabela de tarifas. O uber não é a melhor "coisa do mundo" mas pelo menos não escolhem destinos e não podem cobrar o que querem.

  • Raimundo
    2016-05-30T19:18:54

    Uber sempre uma boa opção; cadastre se com o código 1w8fgeakue

  • Mi Oliveira
    2016-04-28T18:06:09  

    Esse serviço é muito interessante. Seria uma alternativa para quem usa ônibus e não taxi...e também para as pessoas que não tem dinheiro para pagar taxi. Até hoje não encontrei um taxi que aceite levar cachorro e o Uber aceita, então porque pegaria um taxi? Outro dia o motorista pediu para a minha irmã parar de comer o pão de queijo dela para não sujar o carro dele. Ela estava faminta depois de um dia de trabalho. São grosseiros e ainda não querem concorrência? Viva o UBER!

    recentes

    populares

    • Mi Oliveira
      2016-04-28T18:06:09  

      Uber X bag e black e maravilhoso. Mais este uber pool ninguém merece horrivel

    recentes

    populares

    • Mi Oliveira
      2016-04-28T18:06:09  

      Eu usei e foi incrivel uma corrida de 25 saiu por 12 e a pessoa era moh tranquila... Pq horrivel?

  • Qi Acima
    2016-04-28T17:12:13  

    u Vou criar um aplicativo de Médico, Advogado, Professor, Dentista, Prefeito e Juiza, para quem quiser ser, sem diploma, regulação, sem fiscalização sem impostos sem nada, e vou pagar meus associados com o dinheiro destes legalizados e regulados e fiscalizados. E o Trânsito que pare. Olha que legal !! Pimenta nos olhos dos outros é refresco.E vou botar um preço menor, mas o salário quem vai pagar são os honestos legalizados que pagam impostos e são regulados, e em quantidade para a mobilidade urbana não atrapalhar o dia a dia do cidadão. hee Brasilzão

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2016-04-28T17:12:13  

      QI Acima, se os taxistas não fossem tão "espertos", que quando identificam alguém que não é da cidade, ao invés de fazer o roteiro certo, tentassem fazer turismo pra ganhar (extorquir) mais dinheiro dos passageiros, se fossem mais educados e oferecessem serviços de qualidade, o Uber não iria vingar.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2016-04-28T17:12:13  

      Calma, em breve os empregos de vocês tbm estarão ameaçados com o lançamento de varios serviços mais baratos , sem precisar pagar taxas e etc..

  • Dayane
    2016-05-03T23:07:56

    Faça seu cadastro e viaje pela Uber com R$20,00 de desconto. Use o código promocional: 7ped7qduue e obtenha o desconto na sua primeira corrida. Aproveite!!!

  • Silvia .
    2016-05-01T10:59:57

    Uber pool não é vida. Aff horrivel odiei

  • Roberto
    2016-04-28T18:38:37  

    sera que agora esses taxistas sem vergo=nha vão deixar eles trabalharem em paz?

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-04-28T18:38:37  

      Taxista são máfia, e o grandes inteligentes ainda aluga o ponto sendo q não pôde é ilegal alugar alvará 80% dos táxis no Brasil é alugado larga o osso ,só pra deixar bem claro eu uso uber todos os dia fácil e prático. Kk

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-04-28T18:38:37  

      eu sempre uso onibus e metro e nunca precisei usar taxi, mais uma unica vez que tive que usar taxi, porque minha mae tinha dificuldade de locomocão e eu precisei sair com ela e esses taxistas nao gostaram nada transportar uma pessoa nessa situacao, desde então fiquei com bronca de taxista

  • Qi Acima
    2016-04-28T17:11:48  

    Transporte irregular de passageiros, Exercício ilegal da profissão, cobrança abusiva, Extorção, sonegação fiscal,crime tributário, Evasão de divisas, crime contra o tesouro... Fora Câncer uber !

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2016-04-28T17:11:48  

      Nada melhor que a concorrência, quantas vezes eu solicitei taxi e os mesmos não queriam fazer a viagem por ser curta demais, ou não querer entrar num corredor de ônibus mesmo sendo liberado.

    recentes

    populares

    • Qi Acima
      2016-04-28T17:11:48  

      Não se preocupem, lançaremos o Uber medicos, Uber banco, Uber empresario, Ubem lojas, oq importa é a concorrencia.

  • Cicero
    2016-04-28T20:10:11  

    Vou comprar um onibus , desenvolver um aplicativo, e rodar pela cidade cobrando metade do preço, e ainda vou dar balinhas.

    recentes

    populares

    • Cicero
      2016-04-28T20:10:11  

      E dos recalcados ainda por não ter grana e comprar um carro do nível Uber kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Cicero
      2016-04-28T20:10:11  

      Cicero, vc com certeza não teria capacidade para tal... manda um salve pros seus colegas da cooperativa lá... vai lá que seu café com leite tá esfriando... corre!!!

  • Felipe Fernandes
    2016-04-28T23:02:07

    t8reeq1eue Use esse codigo para ganhar 200 quando completar 20 viagens

  • Dondon
    2016-04-28T22:55:23

    Os taxistas estão emburrados, olha o bico deles, vão chorar e contar pra mamãe kkk

  • Marcelo Castro
    2016-04-28T19:38:25  

    Quando as pessoas começarem a ser assaltadas nesse uber aí eu quero ver , quando começar a morrer pessoas sem respaldo de nenhuma autoridade quero ver serviço clandestino nunca dar certo no Brasil.

    recentes

    populares

    • Marcelo Castro
      2016-04-28T19:38:25  

      Estamos aguardando e até agora... Nem isso aconteceu e nem o Mundial do Palmares apareceu.

    recentes

    populares

    • Marcelo Castro
      2016-04-28T19:38:25  

      Pq no táxi não tem assalto kk

  • Antonio Neves
    2016-04-28T17:11:23  

    Bando de estelionatarrioos sonegadores de impostos,e que viaja nesta bosta e pior que eles pois esta ajudando a sonegar,por isso que esse pais não vai para frente,e tudo na onda de americano,esse povinho americano e tudo um bando de gentinha arrogante.

    recentes

    populares

    • Antonio Neves
      2016-04-28T17:11:23  

      Chola mais Antonio kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Antonio Neves
      2016-04-28T17:11:23  

      E o taxista que dá voltas e voltas ara extorquir o passageiro é o que? Honesto? O taxista que não liga o ar condicionado em dia de calor? O taxista que não tem troco exato? São o exemplo para a sociedade? Ah, e os taxistas que se unem pra agredirem outras pessoas? Esqueci, a culpa da desonestidade no Brasil agora é do UBER.

  • Adelson
    2016-04-28T17:59:01  

    Ja gastei R$ 680 com Uber, se fosse taxi, uns R$ 820,00

    recentes

    populares

    • Adelson
      2016-04-28T17:59:01  

      Verdade

  • Leonardo Cordeiro
    2016-04-28T20:52:24

    Taxista ta achando ruim ? Vira Uber se reinventem . o choro é livre

  • Felipe Fernandes
    2016-04-28T20:32:20

    Interessados coloquem o meu codigo de indicacao na hora do cadastro e quando fazer 20 viagem ganha 200 reais : SEGUE O CODIGO : t8reeq1eue

  • Herman Sales
    2016-04-28T20:08:23

    É um verdadeiro 7 x 1 kkkkkkkkkkkk Adeus taxistas!