Redes sociais

19/04/2016 06h00 - Atualizado em 30/05/2017 10h59

WhatsApp: saiba quais tipos de mensagens são criptografados e protegidos

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

O WhatsApp, o aplicativo mais usado do Brasil, recebeu em abril uma atualização para Android e iPhone, entre outros, que adicionou a criptografia de ponta-a-ponta às mensagens. Isso significa mais segurança para os mais de 1 bilhão de usuários espalhados pelo globo. Porém, muitos deles ainda têm dúvidas sobre quais os dados são de dato protegidos.

Criptografia no WhatsApp funciona mesmo sem verificar código de segurança

Chegou a hora esclarecer algumas questões importantes sobre a criptografia de dados pelo mensageiro. Você vai descobrir quais dados passam pela codificação, quais são aqueles que continuam não sendo criptografados, e como o serviço lidará com pedidos judiciais a partir de agora.

Tela de confirmação de código de segurança no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Saiba tudo sobre a criptografia do WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)



Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quais tipos de mensagens e dados são criptografados pelo WhatsApp?

Eis a lista dos dados que passam pela criptografia do WhatsApp:

Confira abaixo a listagem de conteúdos que estão seguros na troca de mensagens do WhatsApp, de acordo com os criadores do app.

  • – Mensagens de texto;
    – Mensagens de voz/áudio;
    – Fotos enviadas;
    – Vídeos enviados;
    – Arquivos em anexo (PDF, PPT, DOC etc);
    – Ligações telefônica do tipo VoIP (via internet).

Basicamente, todo o tipo de informação que possa ser trocada ou compartilhada entre os usuários passa pela criptografia, desde as suas mensagens de texto até as ligações que você faz pelo app, passando pelas imagens, vídeos e arquivos que você compartilhar.

Aqui vale um pequeno adendo sobre como funciona a criptografia: quando você envia uma mensagem para um amigo, por exemplo, você pede uma chave pública para o servidor do WhatsApp. Esta chave é válida apenas para o seu amigo.

Quando você manda a mensagem, a chave pública criptografa a mensagem. Quando ela chega no seu contato, ele pede uma chave privada ao servidor do WhatsApp. Tal chave privada serve para desencriptar a mensagem. Apenas o seu amigo possui essa chave e ela não pode ser compartilhada com mais ninguém.

Tudo isso é feito de maneira automática e sem a intervenção do usuário. Você nem sequer vê a criptografia acontecer.

Como restaurar mensagens do WhatsApp? Descubra no Fórum do TechTudo.

Quais dados que não são criptografados pelo WhatsApp?

Como vimos no tópico anterior, praticamente todas as informações trocadas entre você e o seu contato ou grupo passam pela criptografia. Mas, ainda assim, sobram alguns dados que não são encriptados e ficam armazenados nos servidores do serviço. São eles:

  • – Seu nome de usuário;
    – Seu número de celular;
    – Suas informações de cobrança (de quando o WhatsApp ainda era pago);
    – Informações de seu celular, como marca e modelo;
    – Sua lista de contatos;
    – Horário de envio e recebimento de cada mensagem;
    – Números telefônicos dos celulares de origem e destino das mensagens;
    – Sua operadora de internet.

Apesar de codificar parte das mensagens, podemos ver que uma lista bem grande de dados ainda ficou de fora da criptografia. Mas isso tem um motivo.

O WhatsApp agora é uma rede anônima?

Não. O WhatsApp não se transformou numa rede anônima com a chegada da criptografia. Embora os desenvolvedores do serviço não possam mais acessar o conteúdo de suas conversas, eles ainda sabem exatamente com quem você conversou, a hora da conversa e os celulares usados.

Para usar o WhatsApp você precisa de um número de celular. E para ter um número de celular, você precisa cadastrar antes o seu nome, RG e CPF. Isso acontece no ato da compra do chip (SIM card). Portanto, aquele número está atrelado a uma identidade. Ou seja, o WhatsApp não se trata de uma rede anônima.

E nos casos em que a Justiça solicitar o conteúdo das conversas?

Se, por eventualidade de uma investigação policial, como aconteceu em dezembro de 2015, a Justiça solicitar o conteúdo das conversas, o WhatsApp não poderá fornecer os dados. Isso porque eles estarão criptografados.

Porém, como já tratado no tópico anterior, ele poderá fornecer informações importantes e que podem ser cruciais para a investigação. O serviço fornecerá o seu número de telefone, a marca e modelo de seu celular, qual operadora você usa, com quem você manteve contato e os horários que as conversas aconteceram.

Note que isso não viola a sua privacidade, já que o teor das conversas continua oculto. Esses dados apenas facilitam um pouco a investigação por parte das autoridades competentes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Wirley Almeida
    2016-04-20T08:58:18  

    Isso é ridiculo. Não adianta nada se vc pode fazer um print da tela. Mil vezes ridiculo.

    recentes

    populares

    • Wirley Almeida
      2016-04-20T08:58:18  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Wirley Almeida
      2016-04-20T08:58:18  

      cara, você é uma criança né? haha

  • Fabrício Rocha
    2016-04-19T17:09:23  

    Belo instrumento na mão do crime organizado. Parabéns Whatsapp.

    recentes

    populares

    • Fabrício Rocha
      2016-04-19T17:09:23  

      esse mesmo rapaz nao deve sair na rua com medo de ser assaltado

    recentes

    populares

    • Fabrício Rocha
      2016-04-19T17:09:23  

      Fabricio porque você não vai catar coquinhos?

  • Bruno Junior
    2016-04-20T06:58:17  

    Meu Deus ! Quanta gente fazendo coisas erradas nesse mundo! Quanta gente com tanto para esconder! Estou me achando um verdadeiro "Zé Ruela" por ter uma ida simples e em segredos!

    recentes

    populares

    • Bruno Junior
      2016-04-20T06:58:17  

      *vida

    recentes

    populares

    • Bruno Junior
      2016-04-20T06:58:17  

      *sem

  • Filipe Pereira
    2016-04-19T14:20:47  

    pq todo dia tem noticias sobre zap e seus concorrentes?? phorra de midia forçando essas drogas guela abaixo.

    recentes

    populares

    • Filipe Pereira
      2016-04-19T14:20:47  

      Eu já havia percebido isto a um tempo atrás Felipe, até comentei com uns amigos... Após alguns problemas e o crescimento do Telegram eles devem ter resolvido investir em compra de matérias para manter o app sempre na mídia e não perder mercado.

    recentes

    populares

    • Filipe Pereira
      2016-04-19T14:20:47  

      Talvez porque a MAIORIA da população use isso....

  • Fabio Mendes
    2016-04-19T12:35:02  

    Esperteza do Whatsapp, agora com mandatos judiciais, eles podem fornecer somente o básico. Conversas que possam vir a incriminar um possível culpado, não estão mais disponíveis. Isso é pra evitar tomar bloqueio, igual aconteceu a alguns meses que ficou 24 horas fora do ar. Não estão dando a mínima para os usuários e sim pra tirar eles de qualquer complicação judicial. Agora ficou fácil para grupos que quiserem organizar atos ilícitos, possam assim o fazer e não serão interpelados pela justiça...faca de 2 gumes.

    recentes

    populares

    • Fabio Mendes
      2016-04-19T12:35:02  

      Lucas, vai tomar café em Bauru e não torra!!!

    recentes

    populares

    • Fabio Mendes
      2016-04-19T12:35:02  

      Crimes já existiam muito antes do whatsapp. Isso de querer culpar um aplicativo pelos problemas que não conseguimos resolver é puro mimi

  • Edgar Castro
    2016-04-20T08:45:27

    Existe um erro nesse texto. " Porém, muitos deles ainda têm dúvidas sobre quais os dados são de dato protegidos" quais dados são de fato protegidos.

  • Marco Pires
    2016-04-20T05:59:53

    Essa msm att chegou ao windows tbm.

  • André Ribeiro
    2016-04-19T13:27:32  

    Então se eu receber nudes, não vou poder repassar porque estará criptografado?

    recentes

    populares

    • André Ribeiro
      2016-04-19T13:27:32  

      kkkkkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • André Ribeiro
      2016-04-19T13:27:32  

      André Ribeiro da página de futebol aqui ? kkkkkkkkkkkkkk

  • Fabio Mendes
    2016-04-19T12:31:19  

    Esperteza do Whatsapp, agora com mandatos judiciais, eles podem fornecer somente o básico. Conversas que possam vir a incriminar um possível culpado, não estão mais disponíveis. Isso é pra evitar tomar bloqueio, igual aconteceu a alguns meses que ficou 24 horas fora do ar. Estão pouco se lixando para os usuários e sim pra tirar o deles da reta. Agora ficou fácil para grupos que quiserem organizar atos ilícitos, possam assim o fazer e não serão interpelados pela justiça...faca de 2 gumes.

    recentes

    populares

    • Fabio Mendes
      2016-04-19T12:31:19  

      Cara imagina se um serviço gratuito e sem propagandas vai armazenar um volume de dados tão grande assim ? Ainda mais fazendo isso sem cadastro.

  • Luiz Zancheta
    2016-04-19T22:32:00

    Tenho minhas dúvidas se isso não foi ideia de algum político pensando em não produzir provas contra eles mesmos

  • Rômulo
    2016-04-19T22:36:46  

    Blz, agora o aecim, o cunha e o temer vão poder conversar à vontade sem ninguém grampear; os bandidos estão livres!!

    recentes

    populares

    • Rômulo
      2016-04-19T22:36:46  

      Verdade...Já o barbudo prefere um telefone mesmo né!!

  • Renan Jesus
    2016-04-19T17:26:30  

    Printa e manda pra policia.... Ou pior, posta no face.

    recentes

    populares

    • Renan Jesus
      2016-04-19T17:26:30  

      Ô Jesus!!! Voce não tinha morrido??? Prints não servem de prova mané... Qualquer garoto faz prints. Tem até app para isso. Atualize-se!

  • Guima
    2016-04-19T19:37:50  

    Obstrução da justiça.

    recentes

    populares

    • Guima
      2016-04-19T19:37:50  

      Tipo o que o Cunha faz??? Isso sim é obstruir justiça.

  • Imagemptc
    2016-04-19T15:42:13

    imagemptc . com ganhe dinheiro para ver anúncios. Fácil assim!

  • Letícia
    2016-04-19T17:13:22

    C.ORRE, SÓ ATÉ HOJE !!! Tem cupom de 30% nas melhores lojas!!Digi te no Google: cupomdedes conto agregador net

  • Luiz Gagarin
    2016-04-19T16:38:12

    Esses usuário são muito burros em fazer este tipo de questionamentos, caramba ohhh raça burra.

  • Dilminha
    2016-04-19T15:37:00

    Esse pessoal do techtudo só fala mal do whats aff

  • João Caipira
    2016-04-19T11:43:47  

    Qual intuito dessa criptografia?

    recentes

    populares

    • João Caipira
      2016-04-19T11:43:47  

      Facilitar a vida da bandidagem, porque pessoas de bem não tem problema em abrir o conteúdo das conversas!

    recentes

    populares

    • João Caipira
      2016-04-19T11:43:47  

      O uso da Criptografia é para proteger Seus dados contra um possível ataque Hacker, para proteger suas informações.

  • Fabio Mendes
    2016-04-19T12:37:50

    Globo, leia direito a mensagem enviada. Não vejo motivo para ser bloqueado o comentário!

  • Fabio Scarcelli
    2016-04-19T13:28:44

    Continuo sem entender....:(

  • Will Son
    2016-04-19T12:19:34  

    A Zona continua... Os dados para serem usados em caso "extra judicial" estão criptografados, mas o seus dados que são "restritos" N.Ã.O!!!! Vai entender!!!

    recentes

    populares

    • Will Son
      2016-04-19T12:19:34  

      vetaram meu comentário, mas é exatamente isso que vc disse...para não correr o risco de terem que bloquear novamente o acesso durante 24 horas...rs PS: Vergonha Globo em bloquear comentários concisos.

  • Sanbel Guria
    2016-04-19T12:18:50

    comendo o c dos marinhos... testando 1 2 3

  • Rivelino Ortega
    2016-04-19T12:05:15

    LEGAL, FOI UM RECADO À JUSTIÇA! OS CELULARES DOS CRIMINOSOS SÃO INVIOLÁVEIS E SÓ SERÃO ACESSADOS CASO ESTES CONCORDEM!

  • Marcelo Sayao
    2016-04-19T12:02:03

    os integrantes da corrupção nacional agradecem. Whatsapp contribuindo para o país afundar.

  • Rafael Leandro
    2016-04-19T11:52:26

    Muito legal, Whats inovando cada dia mais