Redes sociais

06/04/2016 15h12 - Atualizado em 06/04/2016 15h34

Criptografia no WhatsApp funciona mesmo sem verificar código de segurança

Thássius Veloso
por
Da redação

A criptografia no WhatsApp foi ativada nesta semana para proteger mensagens, fotos e áudios. Com o lançamento, alguns usuários do app perceberam uma tela no celular para "Verificar código de segurança". Ela apresenta um QR Code e uma série de números. Procurada pelo TechTudo, a equipe do WhatsApp esclareceu que o uso desta forma de confirmação não é obrigatória. Mesmo sem abri-la, o smartphone já está protegido.

WhatsApp protege mensagens em chats e grupos com criptografia ponta a ponta

"O usuário não precisa fazer este procedimento", informou a equipe de comunicação do WhatsApp no Brasil. Trata-se de um recurso "opcional" que não interfere na encriptação das mensagens – ela é automática e acontece durante todo o tempo em que o telefone estiver ligado.

Tela de confirmação de código de segurança no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Tela de confirmação de código de segurança no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Cada chat no mensageiro – seja ele em grupo ou com somente um amigo – possui um código próprio relacionado com a segurança. O objetivo é atestar que a mensagem foi criptografada de ponta a ponta. Em outras palavras: o conteúdo da conversa é embaralhado ao ser enviado e decodificado apenas ao chegar ao smartphone do destinatário.

O QR Code ou o número composto por 60 dígitos podem ser comparados entre as pessoas da mesma conversa. Se os dois amigos estiverem perto um do outro, a opção mais prática é usar o smarphone de um para escanear o código na tela do outro.

Esse recurso funciona no Android, iPhone (iOS) e Windows Phone.

Caso os contatos não estejam fisicamente próximos, existe ainda a opção de compartilhar o código numérico, para que haja a checagem manual.

Como funciona?

A confirmação se dá por meio de um sinal, que pode ser verde (caso a criptografia esteja ativa) ou vermelho (caso não esteja funcionando).

WhatsApp: aplicativo avisa se a troca de mensagens é privativa ou não (Foto: Reprodução/TechTudo)WhatsApp: aplicativo avisa se a troca de mensagens é privativa ou não (Foto: Reprodução/TechTudo)

Em nossos testes, não foi possível confirmar a proteção extra numa conversa entre um Galaxy S7 Edge e um iPhone 5S. O WhatsApp roda a versão atual em ambos os dispositivos.

Ainda assim, a documentação oficial do WhatsApp sobre privacidade informa que "nesse caso, é provável que você ou a pessoa com quem você está conversando precise atualizar para a versão mais recente".

Como vigiar um contato no WhatsApp? Usuários comentam e dão dicas no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Marcia Maria
    2016-04-07T10:02:59

    Que maravilha !!! Meus nudes estão mais protegidos agora...

  • Carlos Leite
    2016-04-19T23:37:56

    Quer dizer que fazendo o não esse procedimento as conversas estão protegidas? Então pra que o procedimento?

  • Marcia Maria
    2016-04-07T10:05:00  

    Que maravilha!!! Meus nudes estão mais protegidos agora..

    recentes

    populares

    • Marcia Maria
      2016-04-07T10:05:00  

      Gente vcs sabem responder se mesmo se eu apagar as conversa elas ainda continuam sendo criptografia?

    recentes

    populares

    • Marcia Maria
      2016-04-07T10:05:00  

      Hahaha mandou nudes né safadinha manda pra mim também que respondo

  • Junimn
    2016-04-08T09:48:47

    VAMOS LA AMIGUINHOS.. AH IPHONE NAO TRAVA, ANDROID Tbm não.. ANDROID NADA MAIS É DO QUE UMA BASE Linux E QUEM CONHECE SABE LINUX NÃO TRAVA..

  • Roberto Lira
    2016-04-07T14:21:03  

    Que reportagem inútil. Continuei sem entender nada. Qual é a utilidade para o usuário? Que tipo de proteção nossos dados receberão mais? Vai acarretar em maior despesa de envio de dados e downloads? Expliquem direito!!!!!

    recentes

    populares

    • Roberto Lira
      2016-04-07T14:21:03  

      Meu amigo resumindo ,sua mensagem não poderar ser "grampeada" por hackers por exemplo.gasto de dados é quase inalterado sendo que o uso de dados com a inserção da chave é pequenopequeno.

  • Augusto Junior
    2016-04-07T16:49:34

    A real é o seguinte, vc vai ser vigiado 24 hs por dia , não pode dizer nada que desagrade a sociedade atual, não pode ter mais opinião própria , resumindo é uma ditadura virtual.

  • Fernanda Araújo
    2016-04-06T21:50:28  

    Interessante, mas se entendi bem, isso não quer dizer q uma pessoa q recebeu alguma foto sua não vá poder espalhar por aí. Consciência é uma coisa q não dá pra colocar dentro do app.

    recentes

    populares

    • Fernanda Araújo
      2016-04-06T21:50:28  

      Luiz Goiânia foi simples e direto.

    recentes

    populares

    • Fernanda Araújo
      2016-04-06T21:50:28  

      Deem dois Oscars para esse rapaz, um pelo comentário mito e outro para caso ele perca o primeiro!

  • Alcides Jr
    2016-04-07T09:22:15  

    O Palmeiras vai continuar sem mundial...

    recentes

    populares

    • Alcides Jr
      2016-04-07T09:22:15  

      Esse ano o palmeiras vai sonhar com o mundial, porque será eliminado logo na primeira fase...

    recentes

    populares

    • Alcides Jr
      2016-04-07T09:22:15  

      TOLIMA? GUARANI DO PARAGUAY?

  • Inglês
    2016-04-07T13:01:35

    kkkkkkkkkkkkkk olha quem quiser passa nudez para me pode passa 62-9922-2341 kkkkkk so mulher ta gente

  • Faramir Carvalho
    2016-04-07T09:29:28  

    O Brasil só se tornará um país sério quando acabar: A imunidade parlamentar, o foro privilegiado e os cargos políticos em empresas públicas!!!

    recentes

    populares

    • Faramir Carvalho
      2016-04-07T09:29:28  

      Exigir escolaridade também para cargos públicos eletivos de acordo co a função que exerce!

    recentes

    populares

    • Faramir Carvalho
      2016-04-07T09:29:28  

      Sim, escolaridade é importante. Mas isso somente deve acontecer depois que houver sangue.

  • Inglês
    2016-04-07T13:02:48

    alguma mulher quiser passa nudez para me pode passa 62-99222341

  • Fabio Scarcelli
    2016-04-07T11:14:58  

    Qto mais eu leio sobre esta nova função, mais eu me confundo. Não entendi absolutamente N A D A.

    recentes

    populares

    • Fabio Scarcelli
      2016-04-07T11:14:58  

      È DOISS kkkkkkkkkkkkkkkk

  • Alessandre Maia
    2016-04-07T12:01:53

    Realmente mudou meu dia!

  • Reinaldo Santos
    2016-04-07T11:29:51

    Argentina é Primeiro no Ranking da fifa e o que ela ganhou nos ultimos anos, só conversas no a whatsap

  • Paulo Barbosa
    2016-04-07T09:25:39  

    O importante é que o Banco Real dá 10 dias sem juros todo mês...

    recentes

    populares

    • Paulo Barbosa
      2016-04-07T09:25:39  

      Brinquedo só no Natal. Bife de fígado toda semana. E depois você se pergunta por que há tanta criança traumatizada no mundo

    recentes

    populares

    • Paulo Barbosa
      2016-04-07T09:25:39  

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Rodrigo
    2016-04-07T11:19:40

    O importante é que o Jaílton foi embora

  • Diogo
    2016-04-07T11:03:11

    na verdd eu acho que a Whats app só quis tirar o dela da reta pois tiveram que passar algumas conversas de usuarios com essa criptografia esta tudo trancado e ninguem tem acesso e nem a policia federal vai incomodar eles novamentes parabens agora vou poder tocar minha loja de boas rsrsrs

  • Professor
    2016-04-07T11:00:05

    meu whatsapp já é seguro há muito tempo. Coloquei a senha 125483 nele e ninguém tem acesso. Só eu!

  • Ricardo Rossi
    2016-04-07T10:44:10

    Ai Meu Deus!!!! TEM DUAS CORES! To perdido!

  • Fernando Santana
    2016-04-07T10:43:30

    E hoje faz 1 ano que o Flamengo não ganha do Vasco.

  • Fabio Souza
    2016-04-07T10:10:53

    e o palmeiras NAO TEM MUNDIAL

  • Gizely Araujo
    2016-04-07T10:09:23

    pronto o watsapp agora fez e ninguem mais do face e equipe serao presos. a policia agora consegue decifrar tudo via gprs

  • Diogo Nunes
    2016-04-07T08:48:18  

    Flamengo só é penta !!!

    recentes

    populares

    • Diogo Nunes
      2016-04-07T08:48:18  

      KKKkkKk Nem vou discutir, porque o freguês sempre tem razão! Kkk Olha o Confiança no campo de ataque, chutou! GOooooOL.

    recentes

    populares

    • Diogo Nunes
      2016-04-07T08:48:18  

      flamenguista estao cheio de ..........confiança.................. kkkkkkk

  • Pierre Valmont
    2016-04-07T09:31:20

    Ainda não entendi, sou leigo nesse assunto!

  • Reinaldo Silva
    2016-04-07T09:31:18

    Esqueceram de embaçar o código da primeira foto. Agora, a criptografia está vulnerável :/.