Sistemas Operacionais

17/05/2016 06h00 - Atualizado em 17/05/2016 06h00

Android N: o que esperar do sucessor do Android 6.0 e do Google I/O

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Google I/O começa nesta quarta-feira (18) repleto de expectativas para o novo Android N, sucessor do Android Marshmallow, e outros produtos da empresa. A conferência para desenvolvedores ainda deve revelar detalhes sobre o sistema de celulares e demais aparelhos inteligentes, bem como para o Chrome OS, realidade virtual (VR), Nexus 7 e até carros autônomos.

Android N: o que muda no seu celular com a próxima versão do sistema

O TechTudo fará a cobertura, direto dos Estados Unidos, mas já adianta o que você pode esperar do grande evento. Confira:

Google I/O 2016 começa nesta quarta-feira com novidades para Android e outros produtos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google I/O 2016 começa nesta quarta-feira com novidades para Android e outros produtos (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

- Android N

Diferente dos últimos anos, o Google já disponibilizou o Android N em fase de testes antes do I/O, porém, exclusivamente para desenvolvedores. Apesar disso, a expectativa é que a gigante das buscas esteja guardando mais novidades para a sua conferência.

No Google I/O, a empresa deve apresentar mais detalhes sobre economia de bateria com o modo Doze 2.0. A função já está presente no Android Marshmallow, desligando tarefas em segundo plano quando o telefone está repousado sobre a mesa. Na nova versão, a expectativa é que o sistema seja mais rigoroso e encerre esses apps após o bloqueio de tela, aumentando a duração da bateria.

Android N já tem prévia disponível, mas deve ganhar novidades no Google I/O (Foto: Reprodução/Google)Android N já tem prévia disponível, mas deve ganhar novidades no Google I/O (Foto: Divulgação/Google)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O Android N deve trazer ainda mudanças significativas na interface do sistema. A primeira delas é o modo escuro, que substitui o fundo branco pelo preto em telas como o app de configurações. Além disso, já há mudanças nas pastas da tela inicial e na central de notificações, que tem nova interface e acesso mais fácil aos controles rápidos, respostas diretas e personalização de alertas em aplicativos.

Atualmente, o Android N já conta com novas funções como multitarefas melhorado, permitindo abrir até dois aplicativos na tela, novos emojis mais “humanos” e parecidos com os do WhatsApp, modo noturno similar ao Night Shift do iOS, entre outras mudanças menores. Por enquanto, é possível baixar o sistema apenas no Xperia Z3 e em aparelhos Nexus, porém, estes últimos não estão disponíveis no Brasil.

Por fim, o Google deve dar mais detalhes sobre a chegada da versão final da atualização. A expectativa é que o Android N esteja disponível entre setembro e outubro, em sua versão final para telefones Nexus. Ou seja, aparelhos Galaxy, Xperia e Moto dependerão das suas respectiva fabricantes para liberar o update, o que deve demorar mais.

- Android Wear

Por enquanto, o Google não gerou grandes expectativa para o Android Wear no I/O 2016. No entanto, é provável que o sistema para relógios inteligentes ganhe novidades, dada a pressão com o sucesso do Apple Watch. Entre as mais aguardadas, estão o aumento na compatibilidade com iPhone e até um possível suporte a celulares com Windows 10 Mobile.

Android Wear pode ter novidades para relógios como o Moto 360 (Foto: Divulgação/Motorola)Android Wear pode ter novidades para relógios como o Moto 360 (Foto: Divulgação/Motorola)

Outra possibilidade é a inclusão do Project Soli em novos relógios. Trata-se de um sensor capaz de captar movimentos milimétricos sem que o usuário precise tocar no aparelho, o que deve oferecer novos tipos de comandos para o usuário. Fora isso, espera-se que o Google apresente novas formas de personalização e torne smartwatches mais independentes dos telefones.

- Android Auto

O Android Auto é uma plataforma do Google para computadores de bordo em carros com suporte a aplicativos e integração com telefones. Recém-chegado no Brasil sistema ganha mais popularidade lá fora e tem sido usado também em carros populares. No I/O 2016, a expectativa é que o Google anuncie novas fabricantes que usarão o software, o que pode interessar bastante os brasileiros.

Android Auto é o sistema do Google para carros (Foto: Reprodução/Google)Android Auto é o sistema do Google para carros (Foto: Divulgação/Google)

Outro ponto importante a ser revelado no I/O são atualizações nos comandos de voz, considerados importantes para motoristas em trânsito. Por fim, novos aplicativos para o Android Auto podem ser anunciados durante a conferência.

- Android TV

Outra plataforma que está pressionada pelo avanço da Apple é o Android TV. No I/O 2016, é possível que o Google anuncie novas funções para a plataforma para aquecer a briga com o recém-lançado tvOS da Apple. Outra fator que pode ganhar a atenção é a chegada de novos aplicativos e jogos, uma vez que a concorrência tem avançado bastante nesse sentido.

Nexus Player é um dispositivo do Google com Android TV (Foto: Reprodução/Google)Nexus Player é um dispositivo do Google com Android TV (Foto: Divulgação/Google)

Há ainda a possibilidade de o Google lançar uma nova versão do seu Nexus Player, que é um setup box equipado com o Android TV. O mesmo pode acontecer com outras fabricantes que usam o sistema, como a NVIDIA e Sony. No entanto, nada ainda foi revelado.

- Chrome OS

O sistema do Google para computadores tem falhado para conquistar uma grande parcela dos consumidores, mas a gigante de buscas parece ter uma nova carta na manga: a Play Store. Rumores recentes indicam que a empresa lançará a loja de aplicativos do Android nos notebooks, possibilitando que usuários baixem os programas e jogos dos celulares em seus laptops.

Chrome OS pode ganhar aplicativos Android e mais novidades no I/O (Foto: Divulgação/Acer)Chrome OS pode ganhar aplicativos Android e mais novidades no I/O (Foto: Divulgação/Acer)

Outra possibilidade é a maior integração entre o Android e Chrome OS, podendo até mesmo chegar a uma fusão, embora o Google negue. De qualquer forma, rumores apontam para espelhamento de notificações, ligações e envio de SMS. Algo bem parecido com o que a Microsoft tenta com o Continuum no Windows 10 e a Apple com o Handoff entre Mac e iPhone.

Como fazer a Play Store parar de abrir sozinha? Descubra no Fórum do TechTudo.

- Realidade Virtual (VR)

O Google é uma das empresas que mais apostam na realidade virtual pelo Cardboard, que é um conjunto de visualizadores de baixo custo feitos até mesmo de papelão. No entanto, a expectativa é que o Google dê um passo a mais neste no e apresente um dispositivo próprio para competir com o Gear VR e o Oculus Rift. Ou seja, seria um dispositivo premium e focado no alto desempenho.

Google deve lançar novo dispositivo VR além do Cardboard (Foto: Divulgação/Google)Google deve lançar novo dispositivo VR além do Cardboard (Foto: Divulgação/Google)

Nas últimas semanas, foram reveladas referências a um suposto Android VR em documentos da engine de jogos Unreal. Isso indica que o Google pode estar preparando uma plataforma específica para realidade virtual e reforçam as suspeitas que os aguardados óculos da empresa funcionarão independentemente de celulares e computadores. Por fim, haverá diversas sessões focadas em realidade virtual em segmentos como jogos, cinema, entre outras áreas.

- Carros Autônomos

Outro campo que vem sido desenvolvido há algum tempo são os carros autônomos, ou seja, que dispensam a intervenção do motorista no volante. No último ano, a empresa prometeu que os primeiros veículos ganhariam as ruas de Mountain View, onde fica a sede da empresa nos Estados Unidos, ainda este ano. Sendo assim, o I/O pode ser palco de algumas demonstrações.

Carro autônomo do Google pode ter informações reveladas no I/O (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Carro autônomo do Google pode ter informações reveladas no I/O (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Ainda sobre os “carros do futuro”, o Google pode revelar atualizações importantes em seus programas, especialmente no que tange segurança. Em 2015, o veículo autônomo do Google sofreu seu primeiro acidente com feridos, embora com baixa gravidade. Sendo assim, espera-se algum anúncio sobre melhorias na confiabilidade do piloto automático.

- Project Tango

O Project Tango é uma iniciativa do Google voltada especialmente para realidade aumentada. Por meio de sensores, o projeto torna smartphones e tablets capazes de escanear e medir objetos tridimensionais no ambiente em que o usuário está inserido e rastrear sua movimentação no espaço. Entre as principais utilidades, estaria o uso em jogos capaz de interagir com o “mundo real”.

Project Tango pode ganhar smartphone feito pela Lenovo (Foto: Reprodução/Google)Project Tango pode ganhar smartphone feito pela Lenovo (Foto: Divulgação/Google)

No I/O 2016, a expectativa é que o Google revele um smartphone fruto da parceria com a Lenovo, fabricante da linhas Vibe e Moto (vindos com a compra da Motorola). O aparelho teria sido demonstrado em sessões privadas do MWC 2016, em Barcelona, sendo que a primeira apresentação pública pode se dar na conferência desta quarta-feira (18).

- Nexus 7 (2016)

Sem atualização desde 2013, a linha de tablets Nexus 7 pode ganhar uma nova versão este ano. O aparelho, como esperado, deve ter uma tela de sete polegadas com resulção QHD (1440p). Como o Android N não deve estar finalizado, o dispositivo deve chegar com a versão 6.0 (Marshmallow), porém, com o suporte para o preview do novo sistema.

Nexus 7 deve ganhar nova versão no Google I/O (Foto: Divulgação/Asus)Nexus 7 deve ganhar nova versão no Google I/O (Foto: Divulgação/Asus)

No que diz respeito a configurações, há rumores de que o Nexus 7 deve contar com o poderoso Snapdragon 820, o processador top Nvidia Tegra X1 ou um chip intermediário Snapdragon 625. Outra possibilidade é a presença de 4 GB de RAM e até 2 TB expansão de memória via cartão microSD.

- Outras possibilidades

Quando se trata de Google, as novidades do I/O podem abranger uma larga quantidade de produtos. Entre eles, estão os smartphones modulares do Project Ara, Internet das Coisas voltadas para a automação dentro de casa, novos aplicativos e serviços de mensagens, além de serviços populares como o YouTube e Gmail.

O Google I/O será transmitido ao vivo pelo Google e o esquema de sessões está disponível no site oficial do evento. O TechTudo fará uma cobertura especial do evento, diretamente de Mountain View, nos Estados Unidos, a partir desta quarta-feira (18).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Quase Nada
    2016-05-23T11:09:57

    Android N: o que esperar do sucessor do Android 6.0 e do Google I/O? Rep: que os celulares sejam baratos....tipo metade do preço que é hj

  • José Rodrigues
    2016-05-18T02:25:31  

    iOS é o melhor SO mobile que existe. Fato! Falo com a experiência de ter em casa aparelhos com iOS, Android e Windows Phone. A Apple tem sistema operacional próprio, o resto roda sistema emprestado.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-05-18T02:25:31  

      É assim... iOS vs Android. É tipo, qualidade vs quantidade.

    recentes

    populares

    • José Rodrigues
      2016-05-18T02:25:31  

      Vc acha ele melhor pq tem as características q vc procura... o ios tem as características que eu gosto e portanto eu acho ele muito melhor... vai discutir comigo?

  • Anderson
    2016-05-18T11:09:10  

    Android continua lento, mau atualizaram para o M e já vão partir para o N, ou sejá, não serviu de nada. Aliás, porque os Moto G não receberão primeiro a atualização?, Já que são Smarts trabalhados pela própria Google/Android, E não adianta tratar os apps para econimia de energia, tem q melhorar as baterias que são horríveis mesmo. Moto G3 não dura nem 20 hrs.

    recentes

    populares

    • Anderson
      2016-05-18T11:09:10  

      Hater da Apple detected

    recentes

    populares

    • Anderson
      2016-05-18T11:09:10  

      É verdade... mas tem gente que não quer saber de verdade.

  • Carlos Anjos
    2016-05-18T18:59:38

    A Google inventa um produtor ou serviço atrás do outro para as pessoas ficarem comprando constantemente as suas tranqueiras! E isso não é apenas do Google, muitas empresas de tecnologia fazem isto para arrancar em pouco tempo o dinheiro das pessoas. Tem gente que em dez anos comprando estes produtos e serviços que poderia ter comprado, ou dado entrada, numa boa casa. Viva o consumismo!

  • Renato Oliveira
    2016-05-18T17:22:48

    iuuuuuupppp, Android zirex chega voando , Android touchdown, Android doughts Android Liro, android no2o, Android ozonio black night

  • Rafael Lima
    2016-05-18T09:16:24  

    2016.. Já inventaram carros autônomos, realidade virtual.. Será que não tem ninguém que consiga inventar um mundial pro Palmeiras ???

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2016-05-18T09:16:24  

      kkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Rafael Lima
      2016-05-18T09:16:24  

      Pois é né... Em 2000 já inventaram um para o Corinthians!!!

  • Rafael Bensi
    2016-05-18T10:44:16

    Tudo isso de novidade, mas o Palmeiras continua sem mundial...

  • Rafael Lima
    2016-05-18T09:12:41

    18/5/2016 09:11.. Carros autônomos, Realidade virtual .. E até hoje o Palmeiras sem mundial

  • Silvia
    2016-05-17T23:15:14  

    ---CORRE, SÓ HOJE !!! 15% de Desonto em Todas as passagens aéreas e R$150 GRÁTIS em compras!!Digi te no Google: cupom des conto agregador

    recentes

    populares

    • Silvia
      2016-05-17T23:15:14  

      Isso que é desespero pra vender

    recentes

    populares

    • Silvia
      2016-05-17T23:15:14  

      Vamos falar de coisa boa?? vcs conhecem a tec-pix??

  • Alex Emidio
    2016-05-18T01:40:41

    Tenho um lg g3 e até agora não chegou a atualização pro marshmallow. As empresas ao mesmo tempo que investem em novidades, se esquecem de manter os modelos já lançados atualizados. "Se não vão ter lucro com isso, pra quê se preocupar?"

  • Mateus Silva
    2016-05-17T21:09:29

    Hoje dia 17 de maio, estou apostando q o Google vai apresentar o novo codec VP10

  • Bruno Sales
    2016-05-17T16:38:23  

    E no meu tempo alegria não era ver nova atualização para android, e sim episódio novo de DBZ.

    recentes

    populares

    • Bruno Sales
      2016-05-17T16:38:23  

      No nosso tempo.....

    recentes

    populares

    • Bruno Sales
      2016-05-17T16:38:23  

      e que bons tempos,vejo até hoje quando posso no you tube.

  • Olhovivo
    2016-05-17T20:25:13

    Após cinco longos anos usando Android me rendo ao IOS, são dois mundos completamente diferentes, não que o Android seja ruim, mas a usabilidade e estabilidade do IOS são impressionantes. Instalei o Asphalt 8 no iphone 6 para comparar com o mesmo no Galaxy S6 Edge, mesmo com o hardware inferior, a experiência no iPhone é muito superior. Quanto aos app básicos, whatsapp, email, skype, OneNote(uso muito), Siri x Google talk, nem se fala. Vamos ver esse "N", mas se não melhorar muito, só testo outro vez quando chegar no "Z".

  • Hiago Kaic
    2016-05-17T19:06:37

    Se eu tivesse dinheiro ficaria feliz com todas essas noticias, mas o bolsa familia ainda ta muito pouco, então fico c/ medo do futuro com essas coisas ai, sei lá ne cara!!!!!!

  • Claudio Lima
    2016-05-17T18:37:57

    vô disinvolver um androide. qem que

  • Hícaro Godinho
    2016-05-17T14:50:14  

    IOS DA APPLE MANDO ABRAÇOS

    recentes

    populares

    • Hícaro Godinho
      2016-05-17T14:50:14  

      deve bem usar Sistema Java pra falar mal do android! kkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Hícaro Godinho
      2016-05-17T14:50:14  

      Android é um vírus ou malware? Que diabos é isso???

  • Ivan.caldas
    2016-05-17T12:25:06  

    No meu cel nem chegou a versao 6.0

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-05-17T12:25:06  

      Nem no meu, LG G3, chegou há pouco o 5.0.1 kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ivan.caldas
      2016-05-17T12:25:06  

      Ué,. no meu LG G3 já uso a 6.0 desde ano passado. No Brasil talvez não tenha lançado, mas a LG do exterior já lançou sim. Eu particularmente gosto da ROM original com algumas pequenas alterações, no caso, uso a Fulmics ROM, q usa a LG UX 5.0, do LG G5.

  • Anderson Hoffmann
    2016-05-17T17:09:46

    Com a Versão Pura do Android 6.0 Marshmallow ficou muito show! fora que o cartão SD pode ser "fundido" com o aparelho para obter mais espaço de armazenamento! fantástico! Espero que o Android N venha Revolucionar mais ainda! Google Parabéns!

  • Maria Pereira
    2016-05-17T12:45:16

    Eu não entendo nada disso, hoje em dia as crianças já nascem sabendo mexer nos celulares e tudo que é eletrônico kkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Antonio Souza
    2016-05-17T07:54:18

    Esse CromeOS, agora, vai ficar muito interessante.