Celular

16/05/2016 07h00 - Atualizado em 17/05/2016 16h35

Câmera com foco a laser: entenda o recurso e veja celulares que já usam

Raíssa Delphim
por
Para o TechTudo

As câmeras dos celulares evoluem praticamente na velocidade da luz e o foco a laser, que promete focar objetos duas vezes mais rápido que do o autofoco tradicional, é mais uma dessas novidades. O primeiro smartphone a receber o recurso foi o LG G3, lançado em maio de 2014, que teve grande destaque para a qualidade da câmera.

Moto G 4 ganha provável data de lançamento no Brasil: maio de 2016

Porém, não levou muito tempo até que outros telefones surgissem com essa tecnologia, como o Zenfone 2 Laser, LG G4LG G5, Nexus 5X e Nexus 6P. Alguns rumores indicam ainda que o Moto G 4 também deve vir com o laser focus, já que a Motorola anunciou modificações no foco da câmera em seu Twitter oficial. Apesar de o nome parecer um pouco futurista, a inovação é bem simples e capaz de melhorar bastante a qualidade das fotos.

A tecnologia emite um feixe de laser para identificar o objeto (Foto: Divulgação/LG)A tecnologia de laser focus emite um feixe de laser para identificar o objeto (Foto: Divulgação/LG)


Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O que é o foco a laser?

O foco a laser é uma tecnologia presente na câmera traseira de alguns smartphones que permite focar os objetos fotografados duas vezes mais rápido do que o autofoco tradicional, sendo capaz de capturar imagens menos tremidas e de maneira mais veloz.

O laser é ideal para fotos espontâneas, em movimento, em locais escuros – já que ele é capaz de identificar objetos até nestes ambientes – ou para os momentos nos quais você não tem tempo para esperar a câmera encontrar o foco correto. Isso porque a função leva um quinto de segundo para reconhecer o objeto, muito mais rápido que uma piscada humana, de acordo com o site oficial da LG. Ou seja: nem mesmo a expressão “em um piscar de olhos” seria capaz de mensurar a velocidade do laser focus.

Moto G 2016: o que vocês esperam do novo celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Zenfone 2 Laser também é equipado com a tecnologia (Foto: Divulgação/Asus)Câmera do Zenfone 2 Laser também possui a tecnologia de foco a laser (Foto: Divulgação/Asus)

Como funciona o foco a laser?

A tecnologia emite um feixe de laser de baixa intensidade que, ao encontrar o objeto que será fotografado, é refletido de volta para a câmera. Em seguida, um software calcula a distância entre o objeto e o celular. Com esta informação, o sensor da câmera é capaz de focar muito mais rápido que o autofoco tradicional.

Porém, vale lembrar que o laser pode ter sua eficiência reduzida ao focar em objetos mais distantes e em ambientes muito abertos, já que estas situações tendem a diminuir a precisão.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Delacroix Carlos
    2016-05-16T18:41:23  

    meu huawei P8 também tem

    recentes

    populares

    • Delacroix Carlos
      2016-05-16T18:41:23  

      meu nokia asha tbm é lindooooo

  • Raphael Ribeiro
    2016-05-16T12:43:23

    tenho um LG G4 e ele tbm tem foco a laser, as fotos ficam muito boas.