Produtividade

06/05/2016 16h52 - Atualizado em 06/05/2016 16h52

Craig Wright recua e desiste de provar que é Satoshi, pai do Bitcoin

João Kurtz
por
Para o TechTudo

A verdadeira identidade de Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, vai continuar sendo um mistério, pelo menos por enquanto. O investidor australiano Craig Wright, que anunciou ser o criador da moeda virtual no início da semana, voltou atrás e afirmou que, ao contrário de declarações anteriores, não vai mais apresentar provas definitivas de que ele é o fundador do Bitcoin. A decisão ocorreu após provas apresentadas por Satoshi Nakamoto serem refutadas.

Como ganhar Bitcoins grátis?

O blog do investidor, no qual ele publicou vários conteúdos em que afirmava ser Nakamoto, foi substituído por um texto de despedida alegando que ele não vai mais publicar as provas prometidas.

“Eu acreditava que poderia fazer isso. Mas, conforme os eventos desta semana, eu me preparava para publicar as provas de acesso das chaves iniciais [do Bitcoin], mas eu quebrei. Não tenho coragem”, desabafou.

Empresário australiano diz ser homem por traz de Satoshi Nakamoto (Foto: Divulgação/FISL) (Foto: Empresário australiano diz ser homem por traz de Satoshi Nakamoto (Foto: Divulgação/FISL))Empresário australiano diz ser homem por traz de Satoshi Nakamoto (Foto: Divulgação/FISL)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

A prova inicial divulgada por Wright era uma assinatura digital que provaria que ele é Satoshi Nakamoto. Estes dados estariam ligados ao “bloco 9″, um conjunto de bitcoins que foi minerado pouco após a criação da moeda. O problema é que esta assinatura foi copiada do banco de dados que regula a validade das transações.

Wright não se deixou abalar e prometeu novas provas para os próximos dias. Em um texto em seu blog, escreveu que “afirmações extraordinárias necessitam de provas extraordinárias”.

“Nos próximos dias, vou postar artigos que darão a fundação para esta declaração, incluindo documentos verificados e evidências relacionadas às falsas alegações que foram afirmadas”, disse em texto pessoal.

Craig Writh desistiu de provar que é o misterioso Satoshi Nakamoto (Foto: Reprodução/BBC)Craig Writh desistiu de provar que é o misterioso Satoshi Nakamoto (Foto: Reprodução/BBC)

As suspeitas de que Wright seria Nakamoto começaram no final de 2015, quando hackers vazaram informações de seu computador à imprensa sugerindo que ele seria o criador do Bitcoin. Em seguida, a casa do empresário foi vasculhada pela Receita australiana e ele está sob investigação.

Como investir em Bitcoins e por quê? Veja no Fórum do TechTudo.

Via Craig Wright

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Zanetti
    2016-05-06T17:54:21

    Troll do ano.