Celular

26/05/2016 07h00 - Atualizado em 01/02/2017 20h09

Galaxy J5 em detalhes: avaliação revela pontos positivos e negativos

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Galaxy J5 é um smartphone intermediário da Samsung que possui uma versão mais completa com a função dual chip 4G, o Galaxy J5 Duos. O celular, que acaba atraindo muitos consumidores pelo preço baixo, é vendido no Brasil por, no mínimo, R$ 800 – uma opção para quem procura um celular com bons recursos, desde que a compra não pese tanto no orçamento.

Moto G 3 vs Galaxy J5: por menos de R$ 1.300, saiba qual deles é o melhor

O resultado é um telefone com funções que agradam, mas outras deixam a desejar. Quer saber se o Galaxy J5 é bom? Veja a seguir as três principais vantagens e desvantagens do aparelho, e saiba se a compra vale a pena.

Saiba o bom e o ruim do Galaxy J5 (Foto: Divulgação/Samsung)Saiba o bom e o ruim do Galaxy J5 (Foto: Divulgação/Samsung)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Pontos positivos

1. Câmera de 13 megapixels

Celulares vendidos a menos de R$ 1 mil não costumam vir com câmeras de alta resolução, mas esse não é caso do Galaxy J5. Com um sensor traseiro de 13 megapixels e flash LED, o aparelho tira boas fotos de dia ou à noite com iluminação artificial. O resultado cai quando o usuário fotografa em ambientes escuros, mas, mesmo assim, sem deixar tanto a desejar.

Contribui para o desempenho a abertura f/1.9 da câmera principal, que deixa passar mais luz do que a câmera do Moto G 3, por exemplo, que é vendido por preço similar. De resto, o celular da Samsung grava vídeo em Full HD e tira selfies com 5 megapixels.

Câmera de 13 megapixels do J5 agrada (Foto: Divulgação/Samsung)Câmera de 13 megapixels do J5 agrada (Foto: Divulgação/Samsung)

2. Flash frontal para selfie

Se você gosta de tirar muitas selfies, o Galaxy J5 pode ser uma boa opção por contar com flash frontal. Presente em poucos aparelhos no mercado, a iluminação por LED na parte da frente deixa fotos com mais qualidade à noite, já que o sensor secundário costuma ser menos potente que o traseiro.

3. Bateria de longa duração

Apesar de ter bons recursos de fotografia, a principal qualidade do Galaxy J5 é a duração de sua bateria. Com 2.600 mAh de capacidade, ela é suficiente para manter o aparelho ligado por até dois dias de uso moderado. É um desempenho acima da média encontrado somente em concorrentes como o Moto G Turbo e o Moto X Play, que podem custar mais caro.

O J5 não tem carregamento rápido, mas sua tela econômica com tecnologia Super AMOLED e o recurso Ultra Power Saving Mode são o bastante para tornar o aparelho muito vantajoso em termos de consumo de energia.

Qual é o melhor smartphone bom e barato? Comente no Fórum do TechTudo.

Pontos negativos

1. Pouca memória RAM

Celulares da Samsung são conhecidos por consumirem muita memória RAM, em especial por causa do Android com visual TouchWiz. O Galaxy J5 não tem tanta assim para gastar. O smart vem com memória RAM de 1,5 GB, o que pode gerar dificuldade para abrir vários aplicativos ao mesmo tempo, podendo apresentar pequenos engasgos ao transitar entre abas do navegador e apps abertos.

Programas como o Facebook, por exemplo, junto com o sistema relativamente pesado empregado pela Samsung, já podem sozinhos consumir boa parte da memória disponível sem esforço.

2. Armazenamento limitado

O Galaxy J5 também não oferece vantagem no armazenamento. Apesar de vir com 16 GB de espaço nominal, somente uma fração é realmente disponível para uso. O próprio Android consome cerca de 3 GB, mas o pior fica por conta do excesso de aplicativos instalados de fábrica, que não podem ser excluídos facilmente.

Como resultado, o usuário fica limitado para instalar muitos apps e jogos, já que nem todos os programas disponíveis na Google Play Store permitem ser movidos para o cartão MicroSD – no final, acaba restando a pouca memória interna para instalar seus apps favoritos.

Celular da Samsung não é indicado para jogos pesados (Foto: Divulgação/Samsung)Celular da Samsung não é indicado para jogos pesados (Foto: Divulgação/Samsung)

3. Não roda bem jogos pesados

Apesar de ter um processador de quatro núcleos e ter um desempenho bom para o dia a dia, o J5 não é indicado para quem quer usar o celular como para jogos com gráficos mais elaborados. Uma série de títulos gratuitos para Android, como Mortal Kombat X, podem engasgar bastante e prejudicar o divertimento.

A culpa dessa performance é dividida entre o processador de 1,2 GHz e a Adreno 306, núcleo do hardware responsável pelos gráficos já ultrapassado em comparação com smartphones mais recentes – o Moto G 4, por exemplo, já usa a Adreno 405, uma GPU mais nova e robusta.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rayane Santos
    2016-05-26T21:34:28  

    Tenho e acho um bom aparelho, falta so atualizar o android p o 6.0!

    recentes

    populares

    • Rayane Santos
      2016-05-26T21:34:28  

      Um bom aparelho, a câmera é ótima, minha bateria dura o dia todo. Só falta atualizado pelo menos para a versão 7 Nougat.

  • Juarez Filho
    2016-05-27T09:23:38  

    Nada a reclamar do aparelho, pelo contrário, até hoje quase não travou, rodo jogos numa boa e estou muito satisfeito com o aparelho, apenas o visual desse Android que eu acho zoado, então uso a Launcher Nova que deixa o SO com cara de puro.

    recentes

    populares

    • Juarez Filho
      2016-05-27T09:23:38  

      A camara trazera meu j5 estar embassada e a frontal normal creio q a imagem trazsra tinha ser como a frontal ta muito embassada como regular??

  • Gessy Lima
    2016-09-15T01:31:12  

    Câmera ótima! Mais a Bateria deixa desejar! Horrível! meu cell tá nem com um mês de uso e descarrega super rápido. Oh loco.

    recentes

    populares

    • Gessy Lima
      2016-09-15T01:31:12  

      A bateria é boa, você deveria acessar a garantia, pois o seu veio com defeito.

  • Rosane Martins
    2016-09-22T09:10:09  

    A qualidade da imagem cai no escuro? Ou seja, se tirar em shows á noite, ficam mt escuras?

    recentes

    populares

    • Rosane Martins
      2016-09-22T09:10:09  

      Tenho Samsung J5 a cerca de um ano... bateria dura em torno de três dias. Pelas especificações do fabricante, a autonomia do J7 deve ser maior ainda. O problema está em respeitar sua bateria. Você coloca para carregar quando o dispositivo pede (o meu programado para 15%)? Deixa o aparelho desligar por falta de carga na bateria com frequência? Quando coloca para carregar, deixa atingir 100% antes de desconectar na tomada? Todos esses fatores influem na "saúde" de sua bateria... Leva algumas horas mesmo para carregá-lo, mas depois de atingir a carga total, demora dias para tornar a carregar!

    recentes

    populares

    • Rosane Martins
      2016-09-22T09:10:09  

      Pedro, olha a dica ERRADA! Baterias de lítio se deterioram bem mais rapidamente com carga máxima. Nunca se deve carregar 100% a noite para se usar somente no dia seguinte. O resto está certo.

  • Adriano Oliveira
    2016-05-27T09:24:15  

    Tenho o Galaxy J7 e acho muito bom.. Tem uma boa câmera, possui uma super tela de 5,5'' e um teclado bem espaçoso. O único ponto negativo é a bateria, que nesse caso tenho que carregar todos os dias. No mais é um ótimo aparelho. Por ser da mesma linha do J5, creio que sejam iguais. Muda mesmo só o tamanho da tela, que no J5 é de 5'' e no J7 é de 5,5''.

    recentes

    populares

    • Adriano Oliveira
      2016-05-27T09:24:15  

      Tela maior gasta mais bateria. Neste ponto, o J5 é melhor que o J7.

    recentes

    populares

    • Adriano Oliveira
      2016-05-27T09:24:15  

      EU tbem tenho gosto muito dele as fotos ficam lindas muito bom

  • Marcelo Paiva
    2016-12-15T19:10:27

    Intermediário? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk É um mísero smartphone de entrada.

  • Luís Camargo
    2016-09-24T23:45:00  

    Recebi uma proposta de pegar esse J5 em uma troca pelo meu lumia 730, vale a pena?

    recentes

    populares

    • Luís Camargo
      2016-09-24T23:45:00  

      não, microsoft nao vale nada

  • Cristiane Fioravante
    2016-07-26T15:24:42  

    Troquei meu iPhone por um j5 e tenho boas recomendações

    recentes

    populares

    • Cristiane Fioravante
      2016-07-26T15:24:42  

      Eu também!

    recentes

    populares

    • Cristiane Fioravante
      2016-07-26T15:24:42  

      Pessoal, boa noite! Comprei um J5 e acabei descobrindo que o led frontal não ascende quando eu recebo uma mensagem do whatsapp por exemplo...Existe uma solução? Obrigado.

  • Dudda Piacentini
    2016-09-17T07:26:00  

    Alguém pode me ajudar por favor!!! Não sei o que aconteceu com o meu J5, pois quando coloco o dedo (Ou abafo) a câmera frontal a tela apaga, e quando tiro ela se acende.

    recentes

    populares

    • Dudda Piacentini
      2016-09-17T07:26:00  

      isso faz parte do sensor, que fica proximo a camera!!! é normal nos aparelhos de hj em dia

  • Wilson Fernando
    2016-05-27T00:49:01  

    Eo melhor q tem não trava so falta atualiza o androide de 6.0 pra fica melhor

    recentes

    populares

    • Wilson Fernando
      2016-05-27T00:49:01  

      atualização do android no j5 está bloqueando 1 chip

  • Lucas Souza
    2016-05-26T18:40:56  

    MESMO ASSIM ACHO UM BOM SMARTPHONE

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-05-26T18:40:56  

      o j5 tem bateria removível?????

    recentes

    populares

    • Lucas Souza
      2016-05-26T18:40:56  

      Sim a bateria é removível.

  • Guilherme Thiele
    2016-05-28T19:54:12  

    em termos de hardware ta melhor q meu moto g 2 gen

    recentes

    populares

    • Guilherme Thiele
      2016-05-28T19:54:12  

      100 duvidas

  • Nathália Souza
    2016-08-07T18:22:41

    Em qualidade de câmera, j5 2016 ou a5 2016? Apenas entre esses dois.

  • Paulo Romário
    2016-08-03T11:46:31

    Chegou com um preço muito salgado para o que ele oferece dentre outros Smartphones na mesma faixa de preço e com especificações superiores.

  • Bruno Stati
    2016-05-27T03:07:18  

    porcaria

    recentes

    populares

    • Bruno Stati
      2016-05-27T03:07:18  

      Sai daqui. hater aqui não faz falta!

  • Valter Feitosa
    2016-05-26T20:57:35  

    Tenho um e acho excelente, bateria, camera, iluminação, conseguir deletar vários aplicativos pré instalado, o que falta é atualizar o android para o 6.0.

    recentes

    populares

    • Valter Feitosa
      2016-05-26T20:57:35  

      Vale a pena ter um ?