Celular

24/05/2016 06h00 - Atualizado em 16/08/2016 17h24

Moto G 4 Plus vs Moto X Play: veja diferenças dos celulares com tela de 5,5"

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Moto G 4 Plus foi lançado em maio de 2016 como uma boa alternativa a celulares top de linha, como o Moto X Play. O novo Moto G tem Android Marshmallow, carregamento rápido de bateria, leitor de digitais e câmera com foco a laser, sendo os dois últimos itens ausentes do X Play.

Moto G 4, G 4 Play e Plus: saiba se celulares de 4ª geração compensam o preço

Ambos estão disponíveis na mesma faixa de preço, por volta dos R$ 1,5 mil. Então qual será a melhor escolha? O TechTudo compara os telefones da Lenovo, dona da Motorola.

Moto G 4 Plus ou Moto X Play: confira comparativo de tops da Motorola (Foto: Arte/TechTudo)Moto G 4 Plus ou Moto X Play: confira comparativo de tops da Motorola (Foto: Arte/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Design

A “Moto by Lenovo”, novo nome da marca, mantém um padrão de design entre os seus celulares. Ambos são feitos de plástico, possuem capas coloridas e podem personalizados via Moto Maker, site que permite escolher detalhes do telefone. Ainda assim, o Moto G 4 Plus se diferencia por trazer um botão com leitor de impressões digitais na parte da frente, enquanto o Moto X Play possui dois alto-falantes.

Nas medidas, as similaridades dos telefones permanecem com o mesmo tamanho de tela e números próximos. O Moto G 4 Plus possui espessura de 9,8 milímetros e 155 gramas de peso, enquanto o Moto X Play apresenta por 10,9 mm e 169 g. Além disso, ambos contam com proteção contra respingos.

Tela

Os dois telefones possuem uma tela IPS LCD de 5,5 polegadas com resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) e densidade de 401 ppi. Além disso, eles são protegidos pelo Gorilla Glass 3, que é mais resistente a arranhões e quebras por quedas.

Moto G 4 Plus (foto)  e Moto X Play têm tela de 5,5 polegadas Full HD (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Moto G 4 Plus (foto) e Moto X Play têm tela de 5,5 polegadas Full HD (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Com números iguais, é possível dizer que o usuário terá uma experiência muito similar em ambos quando for assistir filmes, vídeos e jogar. Tanto o Moto G 4 Plus como o Moto X Play podem rodar conteúdo em alta definição em aplicativos como o Netflix e Globo Play. Sendo assim, vale a pena olhar mais atentamente para a duração de bateria, que será analisada à frente.

Desempenho

O Moto G 4 Plus chega com um processador Snapdragon 617 com oito núcleos, sendo quatro de 1,5 GHz e quatro de 1,2 GHz. O chip é levemente mais atualizado e melhor que o presente no Moto X Play: um Snapdragon 615 octa-core de até 1,7 GHz. Fora isso, os dois telefones possuem memória RAM de 2 GB e 32 GB de armazenamento interno, expansíveis em até 128 GB via cartão microSD.

Apesar da vantagem no processador do Moto G 4 Plus, é bastante improvável que o usuário vá perceber uma grande diferença no dia a dia. Isso acontece porque as melhorias estão especialmente relacionadas ao gerenciamento de energia, mas o Moto X Play compensa com uma bateria maior. Excluindo isso, fica a promessa de boa experiência na execução de apps e jogos, não importa qual o escolhido.

Curtiu o lançamento do novo Moto G 4? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

As fichas técnicas dos celulares incluem conexão 4G, Wi-Fi e Bluetooth. O Moto G 4 Plus destaca-se pela presença do leitor digitais, que é bastante útil no desbloqueio do telefone e de apps. Por outro lado, há a provável ausência do NFC, presente no Moto X Play, que não foi confirmada pela Lenovo. A conexão por aproximação deve ser muito usada conforme a chegada e popularização do Android Pay no Brasil, recurso que permite usar o celular como um cartão de crédito e débito.

Câmera

O Moto G 4 Plus chega com uma câmera traseira com 16 megapixels com flash LED duplo, gravação em Full HD (1080p) e foco a laser, que é mais rápido e preciso. Já o Moto X Play chega com resolução maior, 21 MP, mas com foco comum, além do flash LED duplo e vídeos em resolução 1080p. Ambos contam com HDR, para cores mais vivas.

Moto X Play tem câmera de 21 megapixels sem foco a laser (Foto: Divulgação/Motorola)Moto X Play tem câmera de 21 megapixels sem foco a laser (Foto: Divulgação/Motorola)

Na parte frontal, os telefones da Motorola possuem 5 megapixels para selfies e vídeo chamadas com abertura de f/2.2, o que promete melhorar o desempenho em ambientes escuros. No entanto, o G 4 Plus possui um modo auto-HDR que, embora não seja unanimidade, é um recurso adicional e que pode ser útil para realçar as suas fotos.

Bateria

O Moto G 4 Plus chega com uma bateria de 3.000 mAh, consideravelmente inferior aos 3.630 mAh do Moto X Play. Como ambos têm o mesmo tamanho de tela e componentes, é esperado que o top de linha de 2015 dure algumas horas a mais no dia a dia. Por fim, destaca-se ainda a presença do carregamento rápido em ambos, diminuindo o tempo que se deve ficar na tomada.

Preço e disponibilidade

Moto X Play é mais barato do que o Galaxy S5 (Foto: Divulgação/Motorola) (Foto: Moto X Play é mais barato do que o Galaxy S5 (Foto: Divulgação/Motorola))Moto X Play possui bateria com maior capacidade (Foto: Divulgação/Motorola)


O Moto G 4 Plus já pode ser comprado no site da Motorola por um valor de R$ 1.499 com possibilidade de personalização via Moto Maker. Já o Moto X Play está disponível nas mesmas condições por cerca de R$ 1,5 mil à vista no site da fabricante, porém com descontos de até R$ 50 em outra lojas. Há ainda um modelo de 16 GB por R$ 1.424, mas que não é recomendado por ter metade do armazenamento por uma diferença muito pequena no preço.

Conclusão

O Moto G 4 Plus chegou para embaralhar a disputa com outras empresas e até mesmo dentro da própria Lenovo. Apesar da bateria menor e da resolução da câmera mais baixa, o telefone apresenta boas vantagens que compensam isso. Afinal, são bem-vindas a economia de tempo na digitação de senha e a precisão do foco a laser para as fotografias. É possível conhecer mais sobre este último recurso neste artigo.

Moto G 4 Plus (foto) tem recursos e funções que o Moto X Play não tem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Moto G 4 Plus (foto) tem recursos e funções que o Moto X Play não tem (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Por outro lado, quem considera esses dois recursos dispensáveis pode optar pela bateria maior do Moto X Play. Mesmo lançado no último ano, o telefone deve entregá uma ótima experiência nas tarefas do dia a dia e já conta com o Android atualizado para a versão 6.0 Marshmallow. Sendo assim, é uma ótima opção de compra.

Caso a duvida persista, considere outros aparelhos na faixa de preço. Há o Lenovo Vibe A7010, o Zenfone 2, da Asus, o Galaxy A5 e o LG G4 na mesma faixa dos R$ 1,5 mil. Aproveite e confira também outros comparativos e reviews com estes smartphones no TechTudo!

Tabela comparativa entre Moto G 4 Plus e Moto X Play (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre Moto G 4 Plus e Moto X Play (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lidiane Siqueira
    2016-06-08T21:34:51  

    Eu tinha um moto g 2. Trava pra caramba. Estou com medo de comprar o moto g 4 e travar tbm. Por isso estou em duvida do moto g4 plus e do moto x play. Quem tem o moto g 4 me diz se trava ou não.

    recentes

    populares

    • Lidiane Siqueira
      2016-06-08T21:34:51  

      Olá Lidiane, eu comprei o MotoG Plus, e estou muito satisfeito. Ele vem com sensor de impressão digital, o que facilita muito na hora de uzar (pode cadastrar até 5 dedos), desempenho é boa, nunca travou (estou com ele há um mês). Eu tive medo, para ser sincero, mas agora estou feliz com ele. Sem contar que a tampa traseira vem dois, para poder trocar. Câmera é realmente rápida, não fica demorando para focar e ficar segundos até tirar uma foto. Bateria também é suficiente, dá para usar dia inteiro com aplicativos abertos, e carrega super rápido, com turbo power.

    recentes

    populares

    • Lidiane Siqueira
      2016-06-08T21:34:51  

      A CAMERA A NOITE É BOA? PQ O MOTO X 2 NÃO PRESTA, QUERENDO DESAPEGAR DO MEU E COMPRAR UM, MOTO G 4 OU O X PLAY

  • Deleoni Furtado
    2016-06-12T01:38:18  

    Quem usa moto x dificilmente vai querer outra linha de aparelho

    recentes

    populares

    • Deleoni Furtado
      2016-06-12T01:38:18  

      Ronin, se eu fosse vc eu trocava a tela e o ficava novo. 200 reais a tela + 100 Mo na autorizada. Sou mais o Moto x 1

    recentes

    populares

    • Deleoni Furtado
      2016-06-12T01:38:18  

      eu tenho o Moto x 2, to colocando a venda.....camera a noite uma porquera, mais ouvi comentarios que o moto x play é bom...Fico com medo de pegar e decepcionar de novo. To na duvida tbm do SAMSUMG J7

  • Lucas Crf
    2016-10-21T01:22:24

    Eu terei o MOTO X PLAY, mas o G4 é muito bom também.

  • Jose Luiz
    2016-10-19T19:26:07

    qual dos celulares sao bons para jogar jogo pesado?

  • Mauricio Kubo
    2016-07-11T02:12:53  

    Alguém pode opinar? O moto g4 plus é superior ao moto x da PRIMEIRA geração? Pergunto pq eu tinha o moto x antigo e ainda me atendia, mas morreu...então quero comprar um moto g4 plus pra substituir.

    recentes

    populares

    • Mauricio Kubo
      2016-07-11T02:12:53  

      Compra o X2 que as vezes se encontra por 1300 conto

    recentes

    populares

    • Mauricio Kubo
      2016-07-11T02:12:53  

      Não acha mais o X2 em lugar nenhum

  • Josiel Valadão
    2016-09-12T21:06:45  

    Cara, comprei xplay hoje....só tenho uma crítica...câmera frontal horrível... Embaçada.... A do J5 da minha esposa da show....

    recentes

    populares

    • Josiel Valadão
      2016-09-12T21:06:45  

      é só limpar as marcas de dedo engordurado da tela que fica ótima

    recentes

    populares

    • Josiel Valadão
      2016-09-12T21:06:45  

      é só limpar as marcas de dedo engordurado da LENTE que fica ótima

  • Gustavo Labela
    2016-05-25T04:15:34  

    Meu X-play apovara, muito bom!!!

    recentes

    populares

    • Gustavo Labela
      2016-05-25T04:15:34  

      Que problemas? Eu to querendo comprar um mas to com receio de durar pouco.

    recentes

    populares

    • Gustavo Labela
      2016-05-25T04:15:34  

      Tenho um Moto X primeira geração que eu comprei em novembro de 2013 e estou com ele até hoje. Está durando já 3 anos, nunca me deu nenhum problema e muito resistente, caiu no chão um monte de vezes e nunca quebrou.

  • Gabriel Magalhães
    2016-10-15T22:21:49

    O G4+ é basicamente a mesma coisa que o X play, com leve diferença na câmera e bateria .. Fui de g4 por causa da biometria, que facilita e MUITO no dia a dia :D

  • Tiago
    2016-05-24T11:54:01  

    quais a diferença do g3 ultima geracaçao com o g4 novo geraçao

    recentes

    populares

    • Tiago
      2016-05-24T11:54:01  

      Diferença absurda de processador...câmera muito melhor...2 gb de RAM....

  • Camila Ebert
    2016-07-01T23:10:04  

    Tenho um S4 mini, mas preciso trocar de aparelho. E só minha duvida é se faria muuuita diferença a câmera entre moto x play e moto g4 plus. Alguém saberia me dizer?

    recentes

    populares

    • Camila Ebert
      2016-07-01T23:10:04  

      Faria porque eu tenho o moto x play e a câmera dele tem o foco mais lento do que o g4plus porque o g4plus tem foco a laser

    recentes

    populares

    • Camila Ebert
      2016-07-01T23:10:04  

      A câmera do moto X play é melhor!!!

  • Mallony Andrade
    2016-07-20T23:58:09

    Qual deve ser a duração da primeira carga do moto g 4 plus?

  • Geslane Sales
    2016-05-24T20:51:08  

    Moto X por esse preço só se for o de 16gb, pois o de 32 está em torno de 1.700 em algumas lojas.

    recentes

    populares

    • Geslane Sales
      2016-05-24T20:51:08  

      O meu moto x foi comprado por R$1500,00 nas lojas americanas

    recentes

    populares

    • Geslane Sales
      2016-05-24T20:51:08  

      R$1200,00

  • Rafael Jackson
    2016-07-03T01:00:31

    Moto X play continua imbatível, só perde pro moto x style. O resto pode botar atras da fila. Câmera perfeita, vídeos em slow motion, 32 mega expansível. Não faço questão de leitura biométrica. Uso o apploock. Pra mim é suficiente. O som também é muito bom, além do carregador turbo e ótima bateria.

  • Jean Cunha
    2016-07-12T10:54:10

    Meu x play bota pra lenhar!

  • Célio Arthur
    2016-06-03T12:14:15  

    Alguém me ajuda ? Quero comprar Moto G4 Plus só que to com medo de a bateria dele nãoo durar um dia. Uso redes sociais, nao tenho costume de jogar, mas ouço muita musica no phone bluetooth. Dura um dia ?

    recentes

    populares

    • Célio Arthur
      2016-06-03T12:14:15  

      Dura sim, pode comprar sem medo, configure algumas opções de brilho q ele dura até um dia e meio.

    recentes

    populares

    • Célio Arthur
      2016-06-03T12:14:15  

      O meu x play já vai fazer 3 dias sem carregar e eu que se não usei

  • Alexandre Barreto
    2016-05-25T02:33:53

    só queria que a sony liberasse o z5 compact para comercialização aqui nesse nosso pais.

  • Patrick Montebelo
    2016-05-24T16:33:18

    Hey Hey Apple ...

  • Dandára Silva
    2016-05-24T23:24:42  

    Estou na dúvida entre o Galaxy J7 ou o Moto G 4 plus, queria que tivesse tv digital, mais se nenhum tiver, qual o melhor?

    recentes

    populares

    • Dandára Silva
      2016-05-24T23:24:42  

      Só se for o de vocês, porque o meu mesmo não fica. Tenho um X Play.

    recentes

    populares

    • Dandára Silva
      2016-05-24T23:24:42  

      O MEU É UM MOTO X PLAY AMOOO SAÍ DE UM S6 EDGE E NÃO ME ARREPENDI A BATERIA DURA O DIA TODO E QUANDO O COLOCO PARA RECARREGAR AINDA ESTÁ COM 30% USO O DIA TODO E TUDO LIGADO.

  • Rodrigo Paula
    2016-05-24T16:47:24  

    Tenho o Lenovo A7010 e não me arrependo de ter comprado

    recentes

    populares

    • Rodrigo Paula
      2016-05-24T16:47:24  

      Comprou onde e quando? A lenovo praticamente retirou os celulares das lojas

    recentes

    populares

    • Rodrigo Paula
      2016-05-24T16:47:24  

      Trabalho com vendas de celulares e 50% do vibe 7010 retornaram por algum defeito, e nunca mais chegaram a loja

  • Cristiano Cruz
    2016-05-24T11:28:38  

    Eu gostaria de saber se o moto g4 plus tem giroscópio e acelerômetro, pois eu tenho o moto x play e não tem esses sensores e não consigo usar meu óculos 3D

    recentes

    populares

    • Cristiano Cruz
      2016-05-24T11:28:38  

      Só pq chama giroscópio não quer dizer q faça a tela girar. Isso é do acelerômetro. " O uso mais comum para isso é ativar a rotação automática da tela em dispositivos móveis quando o usuário muda a sua orientação de retrato para paisagem ou vice-versa". Provavelmente só tenha o acelerômetro msm no X play. Giroscópio só nos mais tops.

    recentes

    populares

    • Cristiano Cruz
      2016-05-24T11:28:38  

      Sensores Sensor de impressão digital Acelerômetro Giroscópio Sensor de luz ambiente

  • Thiago Wirz
    2016-05-28T17:17:54

    Ja mencionaram que o galaxy s5 tem android 6.0.1 , e ta rodando muito bem...

  • Dandára Silva
    2016-05-24T23:23:01  

    Gostaria de saber se o Moto G 4 Plus possui tv digital

    recentes

    populares

    • Dandára Silva
      2016-05-24T23:23:01  

      Não quer perder a novela, enquanto espera o onibus né!!!!!

    recentes

    populares

    • Dandára Silva
      2016-05-24T23:23:01  

      kkkkkkkkkkkk

  • Elizier Testa
    2016-05-25T09:56:25

    Prefiro meu nokia 1100

  • Elvio
    2016-05-25T08:41:53  

    Eu tenho um moto G 3 ,e já foi cinco vezes pra manutenção e nem trocar eles querem Motorola nunca mais

    recentes

    populares

    • Elvio
      2016-05-25T08:41:53  

      Tive um moto g3 de 2 ram .. foi duas vezes para a autorizada e quando deu problema na terceira vez, e dai eu estava pronto para pedir música, eles resolveram fazer o ressarcimento do meu dinheiro.

  • Kel Winchester
    2016-05-24T12:47:27  

    Prefiro o meu galaxy A5 mesmo...

    recentes

    populares

    • Kel Winchester
      2016-05-24T12:47:27  

      Vida útil do Samsung tem prazo de validade. Tô fora!

    recentes

    populares

    • Kel Winchester
      2016-05-24T12:47:27  

      Eu tenho um moto G3,muito bom..