Redes sociais

04/05/2016 07h00 - Atualizado em 04/05/2016 07h00

Quatro motivos para baixar e usar o ICQ

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Com o bloqueio do WhatsApp, restou aos mais de 100 milhões de usuários do mensageiros recorrer a outros aplicativos que permitem a troca de mensagens entre amigos. Entra as opções disponíveis no mercado, uma delas certamente fará muitas pessoas lembrarem de noites em claro nas décadas passadas: o ICQ. O aplicativo do famoso "o-ow" teve seu auge no final dos anos 90 e início dos anos 2000.

WhatsApp vs rivais: veja quais funções não estão no mensageiro popular

Hoje, ele conta com aplicativos para os principais sistemas operacionais e surge como uma alternativa ao famoso WhatsApp. Conheça agora quatro motivos para baixar e usar o ICQ.

ICQ pode ser uma boa alternativa ao WhatsApp (Foto: Divulgação/ICQ) ICQ pode ser uma boa alternativa ao WhatsApp (Foto: Divulgação/ICQ)










Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

1. Possui videoconferência

Diferentemente do WhatsApp, o ICQ já oferece a função de videoconferência, sendo mais parecido com o Skype, da Microsoft. Assim, caso mensagens de texto não sejam suficientes, você pode fazer uma chamada de vídeo e conversar cara a cara com a pessoa.

Em testes realizados pelo TechTudo, numa conexão de internet estável, a chamada de vídeo ocorreu de forma satisfatória, sem travamentos ou lags. O áudio também foi transmitido de forma fluída e perfeitamente audível.

2. Permite sincronizar o histórico

O ICQ, assim como os outros concorrentes, possui versões para os mais diferentes sistemas operacionais, como iOS, Android, Windows Phone e até mesmo para desktop.

Dessa forma, a sincronização do seu histórico e arquivos se faz imprescindível. Você pode começar a usar o ICQ no Android, por exemplo e depois ir para o iOS que todos os seus dados estarão lá, do jeito que você deixou.

3. Capacidade de enviar SMS gratuitamente

Quando foi relançado, o ICQ anunciou uma grande reformulação em sua interface e trouxe novas funções, dentre elas o envio gratuito de SMS. No WhatsApp, por exemplo, o destinatário só recebe as mensagens se estiver conectado à internet e com o app instalado.

Já com o ICQ é diferente. Se o seu contato não tiver o ICQ instalado, a mensagem vai em forma de SMS para ele. E o melhor é que você não paga nada por isso. A resposta do seu contato não vai para o app de SMS do seu celular, mas para o app do ICQ, tornando a conversa bem parecida com um chat online.

A funcionalidade também é útil se o destinatário não contar com internet naquele momento, pois ele receberá a mensagem em forma de SMS.

4. Programa dedicado no desktop

O ICQ conta com várias versões que podem ser usadas no desktop. Ele pode ser baixado para Windows, Mac OS X e até mesmo para computadores rodando Linux. Isso garante que você não precisa estar o tempo inteiro com seu smartphone por perto para usar o ICQ, basta instalá-lo em seu computador.

Com o WhatsApp, mesmo usando a interface web do mensageiro, o seu celular precisa estar constantemente por perto, pois as mensagens são sincronizadas diretamente do smartphone e não do servidor do aplicativo.

Bônus: a nostalgia!

Além das quatro vantagens citadas acima, há o fator nostalgia. Quem está na casa dos 30 anos de idade é possível que tenha usado o ICQ em sua adolescência. Provavelmente, foi por meio dele que você teve suas primeiras conversas virtuais.

Assim, usar o ICQ e ouvir o saudoso som “oh-ow” é um verdadeiro e gratificante exercício de nostalgia.

Qual função ainda falta no WhatsApp? Opine no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rafael Coelho
    2016-05-05T08:35:20  

    "Melhor que o Whatsapp", "mágico"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... ê Globo... é bom demais rir aqui...

    recentes

    populares

    • Rafael Coelho
      2016-05-05T08:35:20  

      Rafael, pra fazer essa piada é bem provável que vc ainda não saiu com ensino fundamental né? Voce só pode ser a "geração Todinho"

    recentes

    populares

    • Rafael Coelho
      2016-05-05T08:35:20  

      Pois é, Rafael. Tente enviar QUALQUER ARQUIVO de 4Gb no seu WhatsApp aí e depois nos conte o resultado!

  • Renato Cassino
    2016-05-05T10:50:03  

    Não sei o porquê esse app não rendeu no Brasil. O ICQ foi um clássico, quase tão clássico quanto o MSN. Eu tenho instalado e não falo com quase ninguém. Queria que fosse mais baixado esse app.

    recentes

    populares

    • Renato Cassino
      2016-05-05T10:50:03  

      Ele não só se tornou "único" porque o Windows começou a vir com MSN se não me engano no XP, então os novo usuário de internet, que inclusive só cresciam a cada passar de anos tinham o MSN empurrados goela a baixo e obrigando inclusive os usuários de ICQ a migrarem pra obterem os contatos novos. Quanto ao app pra dispositivos móveis, é questão de concorrência e conseguir ser melhor que os outros (que me parece ser bem interessante).

    recentes

    populares

    • Renato Cassino
      2016-05-05T10:50:03  

      Brasil: país das modinhas!

  • Rogério Costa
    2016-05-05T21:02:50

    Vai restar a nós nostálgicos serem os usuários da vez. Uso o meu até hoje também: 113117918

  • Alisson Azevedo
    2016-05-05T10:36:35

    ICQ tem Mais experiencia no mercado de ôou! ôou!

  • Alex Chiodelli
    2016-05-05T10:26:07

    O MEU É 155751345

  • Flavio Vianna
    2016-05-05T09:40:56  

    Nossa, q saudades do ICQ, meu usuário ainda lembro vou testar o meu usuário 13461027968361024607432960196102640 se entrar já era os rivais.

    recentes

    populares

    • Flavio Vianna
      2016-05-05T09:40:56  

      kkkkkk

    recentes

    populares

    • Flavio Vianna
      2016-05-05T09:40:56  

      234658484134544135454116415549851346513 o meu

  • Apollo Neto
    2016-05-04T20:41:19  

    Saudades mesmo do ICQ nunca esqueci do meu usuário "167319446". E já se passaram mais de 16 anos *-*.

    recentes

    populares

    • Apollo Neto
      2016-05-04T20:41:19  

      Também usava antigamente e uso agora novamente

    recentes

    populares

    • Apollo Neto
      2016-05-04T20:41:19  

      Nossa lembro o meu tbm 7779508 kkkk e eu uso até hoje

  • Marcello Ka
    2016-05-05T09:38:12

    Que campanha pra prejudicar o Whats...

  • Katy Mahoney
    2016-05-05T08:40:34

    De que adianta voltar se ninguem usa?

  • Fred Ramde
    2016-05-05T07:09:49  

    Não consigo visualizar na App Store o ICQ para baixar,porque?

    recentes

    populares

    • Fred Ramde
      2016-05-05T07:09:49  

      também não consigo...está disponível só para android por enquanto será???

  • Andre Soares
    2016-05-05T00:18:42  

    Pq a globo não gosta do whatsapp? Sempre detona ele aqui

    recentes

    populares

    • Andre Soares
      2016-05-05T00:18:42  

      Onde você leu isso aqui André???

  • Alex Sales
    2016-05-05T06:31:54

    Saudade mesmo da minha vizinha gostosa...essa deixou saudade mesmo kkkkk

  • Francisco Ramos
    2016-05-04T15:05:53  

    A função te tempo real tem? aquela q os caracteres digitados vao aparecendo instantaneamente ao q são escritos, sem precisar enviar a mensagem...

    recentes

    populares

    • Francisco Ramos
      2016-05-04T15:05:53  

      Ce é loko cachoeira? Nem dá ideia

    recentes

    populares

    • Francisco Ramos
      2016-05-04T15:05:53  

      Isso era opcional

  • Lauro Marinoso
    2016-05-04T21:30:39  

    Tomara que o ICQ volte mesmo, porque para mim nenhum superou ele até hoje.

    recentes

    populares

    • Lauro Marinoso
      2016-05-04T21:30:39  

      Voltar? Só se for pra voltar o uso dele aqui, no país das modinhas, pois ele nunca acabou! Na Rússia, ele é rei!

  • Presidente Universo
    2016-05-04T21:38:29

    na epoca q o ICQ fez sucesso haviam poucos milhões de pessoas com internet no mundo, hoje em dia há bilhões de internautas

  • Sildenir Ribeiro
    2016-05-04T14:05:52  

    Auge do ICQ no final dos anos 90 e inicio dos anos 2000... Aff nessa época era o msn...ICQ teve seu auge no inicio dos anos 90 até meados dos anos 90 (95/96)... em 97 o msn já estava com td... Esse pessoal do Tech nada não sabe tudo...

    recentes

    populares

    • Sildenir Ribeiro
      2016-05-04T14:05:52  

      Hoje ICQ é passado, amanhã Facebook, Twitter e whatsapp também serão... Esse ICQ não é o mesmo dos anos 90. O MSN só acabou porque a Microsoft comprou o Skype que permite venda de minutos. Se não fosse isso, provavelmente o Msn seria um real concorrente ao Whatsapp.

    recentes

    populares

    • Sildenir Ribeiro
      2016-05-04T14:05:52  

      saudades do Msn .. barrulho de chamando atencao hehe

  • Lea Campos
    2016-05-04T23:06:28

    Usei muito o fica pra mim o melhor. Muito bacana as faças chegou umaaaa mensagem

  • Beto Jamaica
    2016-05-04T21:30:57

    Eu estou usando e curtindo.

  • moacir botelho
    2016-05-04T18:32:27  

    em breve (não sei se já tem no Brasil ) o Skype terá tradução instantânea em vários idiomas para o português.

    recentes

    populares

    • moacir botelho
      2016-05-04T18:32:27  

      Tomara que inclua o Javanês.

  • Apollo Neto
    2016-05-04T19:50:20

    Legal tomara que vingue, gostava pacas do icq, tempos que nunca mais voltarão...

  • Ricardo Filho
    2016-05-04T11:39:40  

    sera que podemos manter o mesmo numero do icq antigo??? ainda lembro do meu... 13310834

    recentes

    populares

    • Ricardo Filho
      2016-05-04T11:39:40  

      povo tudo velho mano

    recentes

    populares

    • Ricardo Filho
      2016-05-04T11:39:40  

      o meu era de seis dígitos...e lembro do numero. kkk

  • Willamys Souza
    2016-05-04T17:17:19

    saudades do msn

  • Clésio Passos
    2016-05-04T17:15:18

    Esse realmente é show!!

  • Sabrina
    2016-05-04T14:03:53  

    Ai, que saudades daquele sonzinho dele, kowock!

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-05-04T14:03:53  

      A tapada acha que é relógio agora! Kukou!

    recentes

    populares

    • Sabrina
      2016-05-04T14:03:53  

      kkkkkkkkkk, é verdade, rsrs

  • Miguel Sanches