Roteador

29/05/2016 07h00 - Atualizado em 13/02/2017 17h06

Repetidor Wi-Fi: tudo que você precisa saber sobre o aparelho

Filipe Garrett
por
Para o TechTudo

Os repetidores Wi-Fi são uma alternativa para aumentar a área de cobertura do sinal de rede em residências e escritórios. Apesar do aumento da popularidade, ainda há muitos mistérios em torno desses aparelhos, referentes desde o seu funcionamento básico, passando por questões mais específicas, como desempenho e até a compatibilidade entre dispositivos de marcas diferentes.

Veja dicas para turbinar o seu roteador e melhorar navegação

A seguir, conheça as respostas para essas e outras perguntas para entender tudo sobre os repetidores Wi-Fi. Assim, na hora de investir para melhorar a sua rede, você estará em condições melhores de fazer uma compra mais segura.


Para que serve?

Um repetidor Wi-Fi, como o nome diz, serve para repetir o sinal sem fio de uma rede doméstica. A ideia é simples: o repetidor recebe o sinal gerando pelo roteador e o amplifica, fazendo com que a rede alcance uma área maior do que aquela que seria possível sem o uso do aparelho.

Basicamente, o repetidor é uma solução interessante para quem precisa ampliar a área de cobertura de uma rede Wi-Fi, não importa o ambiente.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Roteador e repetidor precisam ser da mesma marca?

Não. Os aparelhos podem ser de marcas diferentes, já que o sinal que compartilham é padrão. É possível, no entanto, que o uso de um combo roteador + repetidor da mesma marca permita acesso a configurações específicas de cada fabricante, além de desempenho superior. Entretanto, é importante destacar que nada impede uma rede construída em torno de um roteador da marca A e repetidores da marca B de funcionar corretamente e com ótimo desempenho.

O que saber antes de comprar?

Repetidores podem provocar problemas de performance em redes sem fio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Repetidores podem provocar problemas de performance em redes sem fio (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

A ideia de expandir a área de cobertura de uma rede sem fio é bastante atrativa para muita gente, mas há casos em que essa solução não é ideal. Repetidores Wi-Fi podem provocar alguns problemas no ambiente de rede.

Em primeiro lugar, o repetidor irá transmitir na mesma frequência que o seu roteador, o que vai, no mínimo, dobrar o índice de ruído no local aumentando a interferência. Além disso, como o repetidor se coloca como intermediário entre seus aparelhos e o roteador de Internet, as velocidades podem sofrer diminuições sensíveis.

É preciso configurar o repetidor?

Repetidores precisam ser configurados para funcionar corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Repetidores precisam ser configurados para funcionar corretamente (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Em linhas gerais, sim. Da mesma forma que um roteador depende de uma série de configurações específicas para funcionar corretamente, o repetidor precisa de algumas instruções para operar. O processo não é muito complicado, ainda que varie bastante de fabricante a fabricante. Neste tutorial do TechTudo você tem uma ideia de como colocar o seu repetidor para funcionar.

Por que roteador e repetidor precisam estar no mesmo canal?

O repetidor precisa encontrar o sinal original da sua rede para repeti-lo. Para fazer isso, o aparelho precisa estar configurado para escutar a mesma frequência em que seu roteador transmite informações. Se houver desencontro entre roteador e repetidor, o dispositivo não vai encontrar o sinal para repetir e, portanto, não vai funcionar.

Prefira equipamentos para redes de 5 GHz

É importante dar preferência para repetidores compatíveis com as redes de 5 GHz. O motivo é simples: esses dispositivos, mais novos, operam nessa faixa de frequência, mas também reconhecem sinal distribuído por roteadores mais antigos, de 2,4 GHz. Por outro lado, o repetidor de padrão 2,4 GHz não trabalha com sinal em 5 GHz.

Considere um access point

Instalação com cabos Ethernet reduz problemas de interferências (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Instalação com cabos Ethernet reduz problemas de interferências (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Como mencionado, há alguns problemas intrínsecos ao uso de repetidores: interferências e perda de velocidade podem ser efeitos colaterais desses dispositivos, algo que em vez de resolver um problema acaba criando outros.

Uma alternativa às limitações dos repetidores é o uso de um access point wireless. Nesse modelo, o roteador se conecta a um outro roteador via cabo. O segundo aparelho atua como um repetidor, mas como sua comunicação com o roteador principal se dá via cabo, os problemas com interferência na rede acabam eliminados.

Além disso, a performance tende a ser um pouco melhor, já que as taxas de transferência em conexões por fio tendem a ser superiores àquelas possível via wireless. Para configurar um access point, é necessário que o roteador secundário ofereça essa função.

Qual é o repetidor mais barato? Comente no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Elton Fischer
    2018-06-16T15:57:29

    boa tarde, comprei um repetidor TP-LINK WA850RE muito bom, mas quero saber se posso retirar ele da tomada de noite? e se eu retirar vou ter que configurar ele novamente?

  • Selton Coutinho
    2019-05-17T08:40:56  

    com o repetidor tem como captar o sinal wi-fi e passar via cabo para outro (entrar wi-fi e sair via cabo de rede)

    recentes

    populares

    • Selton Coutinho
      2019-05-17T08:40:56  

      Eu queria saber disso, pois o modem fica no meu quarto, e na sala tenho um home theater que só pega via cabo. queria saber se plugar o cabo de rede no repetidor e no home theater, ele irá distribuir internet para ele.

  • Jader Christo
    2017-12-03T11:12:49

    Quando uma câmera IP foi configurada em um roteador, e o repetidor tem uma nova rede WI fi.É necessário trocar a configuração da câmara para o repetidor?

  • Georg Sobrinho
    2018-12-06T15:30:27

    Tenho internet de fibra de 100megas. Qual a área de cobertura dos repetidores TP Link TL-WA850RE ? Pretendo fazer uma rede sem fio e colocar internet sem fio em casa de 2 pisos, no pátio e na área da churrasqueira. Como existem obstáculos imagino usar de 3 a 4 repetidores TP Link TL-WA850RE. É possível?

  • Wiilson Küster
    2018-05-21T12:23:38

    Vou colocar uma internet fibra optica de 10 mb, minha irmã mora em cima da minha casa e o sinal fica muito ruim lá...posso passar um cabo conectado no meu roteador e por em outro roteador lá em cima? O técnico disse que posso fazer isso, mas, quero saber se o sinal vai ficar ruim para algum dos lados...

  • Pedro Trento
    2018-02-05T14:00:41  

    quero jogar jogos no computador, mas na minha casa ah muitas pessoas utilizando a internet ao mesmo tempo, e n osso colocar um cabo de internet, para melhorar meu ping nos jogos serviria o repetidor ?

    recentes

    populares

    • Pedro Trento
      2018-02-05T14:00:41  

      repetidor vai aumentar o alcance não melhorar sua internet.

  • Alexandre Rodrigues
    2016-05-29T23:27:44  

    Comprei repetidor da mesma marca do Roteador, TP Link. Resultado magnífico. Sinal chega lá na ponta do prédio com mesma potência que sai do roteador aqui do quarto. Não preciso deixar ligado frequentemente. Ele já foi configurado. por mim mesmo. Só coloco na tomada o repetidor se estou lá na varanda da frente. Recomendo,

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2016-05-29T23:27:44  

      Posso receber a internet por um cabo cross over, e repitila como sinal de wifi???

    recentes

    populares

    • Alexandre Rodrigues
      2016-05-29T23:27:44  

      Oi Jeferson, pode sim.

  • Edson Oliveira
    2017-09-09T15:23:05

    Gostaria de saber se é seguro em questão de invasores a rede ? E sem tem como eu saber quem está conectado a minha rede?

  • Maria Magoci
    2017-07-29T18:31:38

    Compramos um repetidor aqui em casa, fizemos tudo certo conforme falava no manual de instalação. Depois de alguns dias percebi que o sinal continuava bom, porém diminuiu bastante a velocidade e sempre aparece que não há conexão com a internet (20 megas). Não sei se pode ser o repetidor ou o notebook (creio que esteja tudo atualizado. Se tiverem alguma dica ou solução, agradeço.

  • Jeremias Klausner
    2016-06-04T14:16:26

    A Dlink tem o Dir615 que é um roteador que opera com repetidor, estou usando um em casa no modo repetidor e é muito bom. A grande vantagem é a estabilidade, passa uma semana inteira sem perda de conexão com o roteador mesmo estando bem distante um do outro. Lembrando, para usar um repetidor em 5GHz, vale verificar se existe recepção 5GHz no lugar onde o repetidor vai ficar. Ou seja, leve o smartphone com o WiFi Analyzer instalado e veja se o sinal está acima de -70dBm, abaixo disso o repetidor receberá um sinal muito fraco e vai ficar instável, ai terá que operar na rede de 2.4Gz mesmo.

  • Renan Nunes
    2016-05-30T10:00:01

    Minha duvida é: repetidor faria a função de antena wifi? usando o aparelho, ligando o cabo direto na tv (sony)..mesma coisa q eu faria com o roteador, mas a necessidade é de um repetidor é possível?

  • Leticia Lebrowsky
    2016-05-29T18:01:18  

    ,CORRE, SÓ HOJE !!!Tem cupons de 40% nas melhores lojas!!Digi te no Google: cupom des conto agregador

    recentes

    populares

    • Leticia Lebrowsky
      2016-05-29T18:01:18  

      = O

  • Sabot11
    2016-05-30T08:04:37

    Natuvééééé!

  • Arnaldo Tavares
    2016-05-30T00:11:43  

    Comprei este D-link nunca funcionou uma porcaria só gastei dinheiro.

    recentes

    populares

    • Arnaldo Tavares
      2016-05-30T00:11:43  

      Eis a questão...pois tenho um e funciona perfeitamente!

    recentes

    populares

    • Arnaldo Tavares
      2016-05-30T00:11:43  

      comprei um da marca comtac e nunca tive problemas com ele não, funciona perfeitamente.

  • Marcio Silva
    2016-05-29T17:09:58  

    Essa matéria só pode ser uma piada...

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-05-29T17:09:58  

      Funcionamento perfeito na minha residência. Se retirar, o sinal não chega na varanda.

    recentes

    populares

    • Marcio Silva
      2016-05-29T17:09:58  

      Varanda na favela é dose heim