Produtividade

16/05/2016 05h00 - Atualizado em 16/05/2016 14h48

Vai alugar um imóvel? Site cria ferramenta que calcula preços justos

Caio Bersot
por
Da redação

Alugar um imóvel com preço justo ficou mais fácil. Ao menos, essa é a promessa do QuintoAndar, serviço de locação de imóveis que lança nesta semana uma ferramenta de cálculo do aluguel pelo preço ideal. Ela funciona tanto para locadores quanto para locatários. O recurso propõe preços mais justos ao definir o valor do aluguel com base nas características de cada imóvel, como cidade, bairro, número de cômodos e outros detalhes. 

Saiba tudo sobre o QuintoAndar

Aberta para inquilinos e proprietários, a ferramenta de inteligência artificial tem um banco de dados em expansão que cruza informações de todos os imóveis para oferecer valores coerentes com a realidade dos clientes. Revelada com exclusividade ao TechTudo, a função é útil para quem pretende alugar o apartamento, mas não tem ideia de que preço cobrar.

QuintoAndar: app calcula preços de imóveis em São Paulo e Campinas (Foto: Reprodução/Caio Bersot)QuintoAndar: app calcula preços de imóveis em São Paulo e Campinas (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O QuintoAndar está disponível para celulares Android, iPhone (iOS) e PC, na versão web. Ao contrário de concorrentes como o Zap Imóveis, que também traz imóveis à venda, o serviço tem apenas opções para alugar. Antes da calculadora de aluguéis, o QuintoAndar já apostava em diferenciais como agendamento de visitas e o modo de alugar sem fiador. O app, no entanto, tem a limitação de estar disponível somente em São Paulo e Campinas. 

Como funciona o cálculo de aluguel?

Para calcular preços nem muito abaixo nem muito acima do que os imóveis valem, o sistema usa a base de perfis cadastrados, cruzando características de todos os apartamentos. O algoritmo aprende a calcular os preços com mais precisão com o passar do tempo, ao passo que consegue reunir mais informações.   

Ao clicar em "Calcular o aluguel", o cliente é redirecionado para a página do procedimento. Nesta parte, o usuário - seja locador ou locatário - pode testar valores dos imóveis, depois de preencher áreas como cidade, bairro, número de quartos, suítes, banheiros, área total, valor do condomínio, piscina e mobília. Por fim, o preço sugerido para o imóvel é revelado, ajudando as pessoas a terem uma noção melhor do valor de cada local.

Com isso, um apartamento de três quartos pode sair mais barato que outro de dois quartos, em um mesmo bairro de São Paulo, caso a ficha do segundo tenha detalhes como piscina e um condomínio mais barato, por exemplo. 

Graças ao sistema incremental, o recurso, que está na primeira versão, deve ganhar mais atributos em breve, como churrasqueira e armários embutidos. A ideia é guardar dados para que a calculadora fique cada vez mais completa e inteligente.

Ferramenta de calcular aluguel é útil para locadores e clientes (Foto: Reprodução/Caio Bersot)Ferramenta de calcular aluguel é útil para locadores e clientes (Foto: Reprodução/Caio Bersot)

Valor final do aluguel

Em conversa com o TechTudo, o CTO (sigla para diretor de tecnologia, em inglês) do QuintoAndar, André Penha, afirma que os valores finais dos aluguéis, geralmente, são mais baixos que aqueles sugeridos pelos proprietários. Com as negociações entre inquilino e locador, a tendência é de que o preço mensal seja menor no contrato do que no anúncio. "Essa é uma prática do mercado, é comum que os donos de imóveis anunciem um valor mais alto, já sabendo que passarão por um processo de negociação depois", conta.  

Qual celular comprar por até R$ 2.000 em 2016? Comente no Fórum do TechTudo. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claudio Marcio
    2017-01-26T22:42:51

    so vale pra sao paulo. nada a ver...