Sistemas Operacionais

13/05/2016 14h12 - Atualizado em 13/05/2016 14h12

Windows 10 remove uso compartilhado e polêmico de senhas de Wi-Fi

João Kurtz
por
Para o TechTudo

Uma das novidades mais controversas do Windows 10 deve ser removida na Anniversary Update. O Wi-Fi Sense era um recurso desenvolvido para permitir que os dispositivos compartilhassem automaticamente os dados de conexão de suas redes sem fio (wireless) particulares com seus contatos, evitando o processo manual de compartilhar uma senha de Wi-Fi com o usuário da máquina. Entretanto, a opção não foi bem recebida pelos donos de PCs, que temiam que a divulgação destas informações pudesse se tornar uma séria brecha de segurança.

Wi-Fi Sense pode gerar problemas com privacidade no Windows 10; entenda

Windows 10 vai começar a cobrar pelo download do sistema operacional em agosto (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows 10 vai começar a cobrar pelo download do sistema operacional em agosto (Foto: Divulgação/Microsoft)

O fim do recurso foi anunciado oficialmente pela Microsoft com o lançamento da build 14342 do Windows 10 Insider Preview, a versão de testes do sistema operacional que é liberada com antecedência para que desenvolvedores de todo o mundo possam ajudar a encontrar e solucionar problemas.

Como recuperar apps removidos pela instalação do Windows 10? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

O grande problema do Wi-Fi Sense é que a forma como o recurso foi anunciado dava a entender que todos os contatos do usuário teriam acesso automático a sua rede e senha. Enquanto, na verdade, esta informação nunca era tornada pública. Também era possível escolher para quais contatos autorizados a função seria habilitada e quais das redes seriam compartilhadas.

Download grátis do Windows 10 termina em agosto; veja novo preço

A Microsoft não deu grandes detalhes sobre os motivos que a levaram a abandonar o recurso, apenas informando que foi suspenso por que não era muito usado. “Os custos de manter o código atualizado, combinados com pouco uso e demanda, fizeram com que o investimento não valesse mais a pena”, explica a desenvolvedora.

A remoção oficial do Wi-Fi Sense deve ocorrer junto do lançamento da Anniversary Update, marcado para a metade do ano. Depois desta data, o recurso vai continuar funcionando, mas só poderá ser usado para conectar a redes públicas em uma lista criada através de crowdsourcing.

Via Microsoft e Ars Technica

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Jornalista Douglas
    2016-05-15T10:31:42

    E?