Sistemas Operacionais

29/06/2016 16h56 - Atualizado em 29/06/2016 17h01

Anniversary Update do Windows 10 já tem data para chegar aos PCs

João Kurtz
por
Para o TechTudo

O Anniversary Update, a primeira grande atualização do Windows 10, já tem data de lançamento oficial. O pacote, que possui novos recursos para melhorar o sistema operacional, poderá ser baixado de graça a partir do dia 2 de agosto. Entre as novidades estão melhorias para o navegador Microsoft Edge, outras funcionalidades para a Cortana e diversas mudanças para aumentar a segurança.

Windows 10 Anniversary Update: cinco coisas que você precisa saber

O Windows Ink é um dos novos recursos e já foi liberada na versão de testes do sistema operacional. A novidade permite que o usuário faça anotações escritas com uma caneta digital na tela do dispositivo, como se fosse um bloco de anotações de papel.  

Novo Windows Ink permite usar canetas digitais para escrever na tela de dispositivos (Foto: Reprodução/Microsoft)Novo Windows Ink permite usar canetas digitais para escrever na tela de dispositivos (Foto: Reprodução/Microsoft)

A Cortana também ganhou novas funcionalidades. Com a atualização, a assistente pessoal ficará disponível na tela de bloqueio do dispositivo, para ser usada sem a necessidade de inserir senha. Ela pode ser configurada para reproduzir músicas ou criar lembretes.

O aplicativo poderá guardar e recuperar informações importantes, como números de voo. Os usuários vão poder adicionar fotos nos lembretes e receber notificações de outros dispositivos sincronizados.

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

As novidades para o Microsoft Edge incluem alterações que deixam o navegador mais eficiente, consumindo menos energia e memória, além de reduzir o impacto de anúncios em flash. O browser também vai contar com extensões disponíveis na Windows Store e nova arquitetura, facilitando a exibição de páginas com recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Assistente Cortana pode reproduzir músicas na tela de bloqueio do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)Assistente Cortana pode reproduzir músicas na tela de bloqueio do Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

A atualização de aniversário traz novidades para os usuários que possuem Xbox One, como integração de games que podem ser comprados uma vez e jogados no videogame ou no PC, com o compartilhamento de dados e acesso integrado à Cortana.

Além disso, o Windows 10 ganha novos recursos de compartilhamento para professores e alunos que usam seus computadores em sala de aula: ele vai permitir a criação de grupos exclusivos para turmas e fazer provas diretamente em seus dispositivos.

No quesito segurança, o Windows vai ganhar melhorias para o Hello e o Microsoft Windows Defender. O primeiro recurso permite fazer login de forma segura e sem senha em aplicativos e acessar sites com biometria usando o Microsoft Edge.

Windows 10 vale a pena? Tópico oficial no Fórum do TechTudo tira todas as dúvidas.

Já o Microsoft Windows Defender vai ganhar mais opções de programação automática de varreduras. Os usuários das versões corporativas do sistema operacional terão acesso ao Windows Defender Advanced Threat Protection, um sistema que detecta e responde a ataques maliciosos com a ajuda de dados fornecidos por especialistas em segurança e proteção contra ameaças.

O Windows Information Protection é um sistema que protege dados corporativos e ajuda a evitar vazamentos acidentais, separando dados pessoais e organizacionais de funcionários.

Windows 10 vai mostrar dados de segurança de dispositivos (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 vai mostrar dados de segurança de dispositivos (Foto: Reprodução/Microsoft)

O Windows 10 foi lançado oficialmente no dia 28 de julho de 2015 e, segundo dados da Microsoft, já está sendo usado em mais de 350 milhões de dispositivos – entre computadores, smartphones e tablets.

Segundo o vice-presidente de software da Microsoft, Terry Myerson, “a empresa não buscava apenas entregar a melhor e mais segura versão do sistema operacional de todos os tempos. Queríamos criar uma experiência que evolua constantemente. A atualização de aniversário do Windows 10 é um grande exemplo disso”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alisson Santos
    2016-06-30T15:49:41  

    Estou ansioso por estas atualizações, principalmente pelas melhorias prometidas ao EDGE e, claro, pela Cortana em português.

    recentes

    populares

    • Alisson Santos
      2016-06-30T15:49:41  

      Atualizei ontem, e meu BF4 e meu CS GO já não roda mais, muita sacanagem, antes rodava normal, foi só atualizar...

  • Alessandro Ramos
    2016-06-29T17:58:40  

    Só falta rodar jogos de uma forma mais eficiente e com mais compatibilidades!

    recentes

    populares

    • Alessandro Ramos
      2016-06-29T17:58:40  

      essa parte depende mais do pc do que do sistema windons

    recentes

    populares

    • Alessandro Ramos
      2016-06-29T17:58:40  

      Sim sim... Mas já vi muitos reclamando depois de atualizarem para a nova versão. Eu tenho alguns problemas, onde jogos leves travam e jogos pesados rodam...