Sistemas Operacionais

17/06/2016 06h00 - Atualizado em 17/06/2016 16h12

Apple mantém apps obrigatórios no iPhone com iOS 10

Gabriel Ribeiro
por
Para o TechTudo

Apagar aplicativos instalados por padrão no iPhone era um desejo antigo dos consumidores. Afinal, eles ocupam espaço na memória e parte das pessoas não os usa com tanta frequência. Com o anúncio do iOS 10, a próxima versão da plataforma do iPhone, noticiou-se que a possibilidade de deletar apps obrigatórios estaria presente. No entanto, parece que não será tão simples quanto parecia.

iPhone com iOS 10 sabe quando será usado e perde 'deslize para desbloquear'

Os apps excluídos do iPhone não serão removidos completamente do iOS 10. Ou seja, o software nativo poderá ser apagado, mas fragmentos de códigos vão continuar no sistema. As informações são do vice-presidente de engenharia de software da Apple, Craig Federighi, em entrevista ao podcast The Talk Show.

Pasta de lixos da Apple pelo menos não será mais necessária (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)Pasta de 'lixos' da Apple pelo menos não será mais necessária (Foto: Thássius Veloso/TechTudo)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Quando o usuário escolher excluir um aplicativo nativo do iOS 10, todas as informações – inclusive os dados dos usuários e os arquivos ou documentos – serão deletadas. Para o alívio dos donos de iPhone, iPad e iPod, o ícone também será removido da tela inicial dos dispositivos.

Apesar disso, o programa permanecerá de forma oculta no iOS. Isso acontece porque, de acordo com Federighi, o código-fonte dos aplicativos nativos também serve de base para o funcionamento do iOS 10. Os apps são parte do sistema, por causa da assinatura de segurança. 

Com isso, se esses dados fossem removidos completamente, o funcionamento da plataforma do iPhone estaria comprometido. Há, porém, uma vantagem no procedimento da Apple. No iOS 10, fazer o download de um aplicativo nativo removido, na App Store, não necessariamente envolverá baixar o arquivo da internet. Como o app já está no sistema, ele só será reativado.

De certa forma, a dinâmica será um pouco parecida com o que ocorre no Android. No sistema do Google, é possível desativar alguns aplicativos instalados de fábrica, mas não removê-los completamente. Dessa forma, é como se o app ficasse oculto. A única diferença é que o Android permite usar apps de terceiros para forçar a remoção completa, com uso de root

O iOS 10 já está em fase de testes para desenvolvedores. A versão beta pública está prevista para começar a ser liberada em julho. A plataforma final deve chegar aos usuários até novembro.

Via TechCrunch e MacRumors

O que você achou do iOS 10? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Alves
    2016-06-23T17:21:12  

    Prefiro o IOS, pois baixo tudo que quero de graça na Playstore. Só não gosto muito do internet explorer.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Alves
      2016-06-23T17:21:12  

      lkkkkkkkkkkkkk figura

  • Lucio Barros
    2016-06-17T20:57:38  

    O engraçado é entrar na pagina onde fala do IOS e so vejo usuário do android comentando.... kkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Lucio Barros
      2016-06-17T20:57:38  

      O Windows é usado por 90% do mundo porque é melhor em gerenciamento, conectividade e edição. Ou alguém aqui descobriu algo que os melhores profissionais de IT das megatransnacionais ainda não sabem?

    recentes

    populares

    • Lucio Barros
      2016-06-17T20:57:38  

      Lucio Barros, o nome disso é debate, as pessoas que usam outras plataformas opinam e leem a opinião daqueles que utilizam o IOS. Isso é bom , saia do seu mudinho, debata, opine.

  • Wandeir Santos
    2016-06-17T18:00:33  

    Ou seja: o telefone nao e seu. Prefiro o samsung

    recentes

    populares

    • Wandeir Santos
      2016-06-17T18:00:33  

      Então vc deletou tudo no seu super smart coreano?!

    recentes

    populares

    • Wandeir Santos
      2016-06-17T18:00:33  

      Rafael Silveira, independe da plataforma que prefira, no Android é possível remover por completo esses app's .

  • Rafael Silveira
    2016-06-17T19:15:22  

    Sempre quando eu instalo o Windows aqui no meu PC vem um monte de pastas que não me servem pra nada (Windows, Users, Program Files). Tento apagá-las, mas não consigo. Logo, o pc não é 100% meu kkkk...

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-06-17T19:15:22  

      Esse lobuty eh um fanfarrao

    recentes

    populares

    • Rafael Silveira
      2016-06-17T19:15:22  

      Simplificando: você não gosta do Apple Music e quer deletá-lo por completo. É possível? Não. Você não gosta do Window Media Player e quer deletá-lo. É possível? Sim. Então a Microsoft te dá mais liberdade do que a Apple. A discussão era só essa.

  • Gean Fernandes
    2016-06-17T23:43:37  

    Galera do Android, essa matéria não é para vocês. Pra que ficarem brigando? Só servem para nós isso. Deixa só os usuários opinarem sobre os recursos do iOs por favor. Tá chato isso. Todo dia eu entro pra ler matérias legais aqui do Techtudo e fico vendo essas brigas. Já deu.

    recentes

    populares

    • Gean Fernandes
      2016-06-17T23:43:37  

      Não tem briga, é discussão. E informação.É assim que aperfeiçoamos nossas escolhas. O pessoal do iPhone comenta em matérias sobre o Android. Natural. isso é democracia.

  • João Viana
    2016-06-18T09:03:21  

    O que o pessoal quer saber é simples: ao excluir o app nativo, o espaço de memória ocupado com ele é disponibilizado ou não?

    recentes

    populares

    • João Viana
      2016-06-18T09:03:21  

      Não.

  • Dyego Oliveira
    2016-06-18T08:57:00

    Apple já passou da fase de ser discutida, só quem já usou outros sistemas sabe o que eu estou falando. IOS está muito à frente.

  • Sushi Frito
    2016-06-18T08:26:15

    Decepciona? Quem? Muito bom deletar os ícones, mesmo que a aplicação não seja deletada para que não afete o iOS. Também acho que já passou a fase de discutir sobre sistemas operacionais.

  • Loubot
    2016-06-17T20:29:52  

    Jailbreak no iPhone não dá acesso a alterar pastas do sistema e ter acesso root. Só deixa você fazer o que o Android já faz por default, que é permitir o download de arquivos de outras fontes que não a Apple Store. Quanto a perder a garantia, é possível fazer root sem alterar o contador Knox e sem perder a garantia. Se você precisar usar a assistência basta reverter o root pelo aplicativo Supersu.

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-06-17T20:29:52  

      Não fale besteira, você tem acesso a todas as pastas do IOS, delete coisas sem saber e pronto, vai ter que resetar o aparelho.

  • Loubot
    2016-06-17T09:45:43  

    Ou seja, você simplesmente os desativa e eles continuam a ocupar espaço na memória. Só o Android permite acesso administrativo porque usa o mesmo kernel do Linux. Só com Android você pode ser verdadeiramente o dono do seu aparelho.

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-06-17T09:45:43  

      Kkkkkk... que papo de retardado... vai lá espertão, apaga todos os apps nativos do seu android 100% freedom.... hahahahaha

    recentes

    populares

    • Loubot
      2016-06-17T09:45:43  

      Vc e qualquer hacker que invade essa bosta de Android

  • Loubot
    2016-06-17T20:34:24

    Afinal, se a liberdade de apagar os apps que você quiser é coisa de retardado, porque a Apple está preocupada em anunciar isso no IOS 10? Os donos de iPhone são considerados retardados pela empresa?

  • Bruce Nolan
    2016-06-17T18:35:40

    bizarro kkkkkkkkkkkkkkkkk