Jogos de ação

15/06/2016 00h43 - Atualizado em 16/06/2016 13h04

Batman Arkham VR decepciona por limitações e ausência de combates

Felipe Vinha
por
Da E3 2016

Batman Arkham VR foi uma das surpresas anunciadas pela Sony para o PlayStation VR, em conjunto com o PS4. O game é uma produção do estúdio Rocksteady, responsável por quase toda a série "Arkham", e tem como objetivo colocar o jogador para vivenciar a experiência de ser o Homem-Morcego em primeira pessoa e com grande imersão.

Testamos Fifa 17: jogo ganha jeito de RPG para se reinventar e inovar

Brilhante, mas arriscado

Batman Arkham VR não é exatamente um jogo completo do herói como esperávamos. Aparentemente, não há lutas, ao menos não nos capítulos que conferimos na E3 durante os testes. É como se o jogador estivesse acompanhando um caso de investigação do herói, sem qualquer complicação que vá além de examinar pistas pelo cenário.

Batman Arkham VR pode ser uma mera coleção de minigames (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Batman Arkham VR pode ser uma mera coleção de minigames (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Em um dos cenários, temos uma cena do crime com o Asa Noturna, aliado de Batman, morto. Cabe ao herói examinar o corpo e utilizar técnicas de reconstrução da cena do crime – justamente como ocorre em Arkham Knight – e descobrir o que ocorreu ali, quem é o culpado e como aconteceu de verdade. O mais provável é que a cena seja invenção de uma droga alucinógena do Espantalho, por exemplo, mas o jogador usa os meios tecnológicos para desvendar o mistério.

Sempre em primeira pessoa, vemos tudo como se fôssemos o Batman. Observamos as pistas do crime, manchas de sangue, detalhes adicionais na cena e podemos reconstruir os fatos aos poucos, avançando e voltando os cenários e o que desencadeou tudo que está a sua frente. Com o tempo, chega-se a um denominador comum, que não leva tanto tempo quanto gostaríamos, mas ainda assim é gratificante, por sabermos que fomos "detetives por um dia".

Batman Arkham VR sendo testado na E3 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Batman Arkham VR sendo testado na E3 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Os produtores não detalharam se o jogo vai ocorrer inteiramente desta forma, mas é possível que ele seja focado em investigações, apenas com cenas de história do próprio Batman andando pela cidade. Contudo, a segunda parte da demonstração nos deixou mais esperançosos, já que se focava mais nas habilidades do Homem-Morcego.

Nesta segunda parte, vemos o herói colocar o uniforme e treinar com Batarangues e a arma de rapel, que permite pular de prédio em prédio. Essa já foi uma experiência mais cinematográfica, e pode ser o sinal de que tenhamos algum tipo de combate em Batman Arkham VR, mesmo que com a câmera "em trilhos".

Batman Arkham VR (Foto: Divulgação/Batman Arkham VR)Batman Arkham VR na E3 2016 (Foto: Divulgação/Batman Arkham VR)

A demonstração foi curta e não revelou muito do jogo, que no final das contas corre o risco de ser uma mera união de "minigames" do Batman. Esperamos que não, já que tem o potencial de ser um belo game do herói se utilizar todo o potencial do PlayStation VR.

O que você espera do PlayStation VR? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares