12/06/2016 06h00 - Atualizado em 12/06/2016 06h00

Disquetes ainda fazem sucesso nos Estados Unidos; descubra onde

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Quem pensa que os disquetes foram completamente aposentados está enganado. Um relatório do governo dos Estados Unidos mostrou que vários órgãos do país, incluindo o Pentágono (sede do Departamento de Defesa), ainda usam a tecnologia para procedimentos importantes.

Relembre sites que marcaram os anos 1990 e 2000

No prédio do governo norte-americano, um sistema que coordena operações nucleares com bombas e mísseis balísticos usa disquetes de 8 polegadas e um computador IBM Series/1. Os aparelhos são da década de 70.

Pentágono e outros órgãos dos EUA ainda usam disquetes antigos (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)Pentágono e órgãos dos EUA ainda usam disquetes antigos (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

O GAO (sigla em inglês para “Government Accountability Office”), órgão que elaborou o levantamento, não está exatamente orgulhoso do legado tecnológico. O escritório afirma a necessidade de modernizar os sistemas, que já perderam sua eficácia, e demonstra preocupação com a falta de perspectiva para que isso aconteça.

A declaração é esperada. Afinal, hoje muitas pessoas usam os antigos disquetes de forma criativa, apenas como objetos de decoração.

Disquetes x Pendrives

Comparar o armazenamento de disquetes com o de tecnologias mais recentes é difícil, já que a diferença é muito grande. No entanto, vale notar que um pendrive simples, de 16 GB, possui cerca de 11 mil vezes mais espaço para guardar arquivos do que um disquete de 1,44 MB, modelo bastante utilizado no final dos anos 90. 

Se comparado com uma versão mais avançada de pendrive, com 1 TB, a capacidade do disquete era 728 mil vezes menor. 

Capacidade de pendrives atuais é até 728 mil vezes maior que a de disquetes de 1.44 MB (Foto: Caio Rosário/TechTudo)Capacidade de pendrive simples é 11 mil vezes maior que a de disquete (Foto: Caio Rosário/TechTudo)

Via GAO

Qual jogo de videogame te faz sentir saudade da infância? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Santoya Medina
    2016-06-13T10:16:15

    A seleção do dungo ainda usa esses disquetes euquanto a alemanha joga com 1TB.

  • Eduardo Rangel
    2016-06-13T10:04:44

    Acho q isso é ser funcional... Pra q mexer em algo q funciona perfeitamente? Só pra gastar q nem acontece no Brasil e levar um dinheirinho de propina? O OS deve ser levinho, ocupa quase nada, o sistema cumpre o q promete... Pra q perder tempo e dinheiro com isso se já se provou q o utilizado atualmente é "seguro" e funciona...

  • Fernando Cardia
    2016-06-12T11:12:26  

    Sistema legado de qualidade, aposto que mesmo com o hardware obsoleto funciona muito bem.

    recentes

    populares

    • Fernando Cardia
      2016-06-12T11:12:26  

      Comentario sensato, alem disso o s.o. que roda nesses disquetes eh bem capaz de pouquissimas pessoas saberem operar. Hoje se voce baixar um freebsd que seja... o mesmo tem codigos de varias partes do mundo... e nao seria bom deixar um sistema desses rodando em uma base nuclear... rsrsrs

  • Geferson
    2016-06-13T08:20:16

    Prefiro que deixem esses computadores e sistemas antigos controlando os mísseis, garanto que são muito mais seguros. Unix na veia. kkkkkkkk

  • Sérgio Lima
    2016-06-13T01:34:45

    O Donald Trump com certeza usa.

  • Walter Costa
    2016-06-12T22:43:28

    Mt util essa informação

  • Diego Gomes
    2016-06-12T21:57:10

    O bom era rodar Duke Nukem 3d do disquete via DOS.

  • Josias Nascimento
    2016-06-12T19:35:16  

    Bom mesmo era instalar impressora com disquete ! Disc 01 de 75...

    recentes

    populares

    • Josias Nascimento
      2016-06-12T19:35:16  

      INSTALEI ATÉ WIN 3.0.3.11 COM DISQUETE 1.44.......

  • Paulo Roberto
    2016-06-12T16:52:39  

    sinto falta do disquete.

    recentes

    populares

    • Paulo Roberto
      2016-06-12T16:52:39  

      o orgao que elaborou ...nao esta exatamente orgulhoso... esse um comentario do estagiario burro que escreveu a materia.

  • Lucas Peixe
    2016-06-12T20:15:52

    O problema aí não é atualizar o hardware e sim os softwares. São softwares complicadíssimos que envolvem sistemas de defesa, mísseis. A linguagem de programação é legada, a falta de profissionais que dominam, por isso até hoje não foi atualizado.

  • Rodrigo Sirkisis
    2016-06-12T19:36:55

    Óbvio que é por segurança!!! Quem vai conseguir copiar e ler nos dias de hoje?

  • Gustavo Santos
    2016-06-12T16:31:43  

    Sinto saudades da época do disquete. E do protetor de tela do Johnny Castaway, aquele homem barbudo que estava peso numa pequena ilha deserta.

    recentes

    populares

    • Gustavo Santos
      2016-06-12T16:31:43  

      Esse era bala (o Johnny). Do disquete não sinto falta. Quando dava p.au com alguma coisa importante dentro dele, dava vontade de quebrar o PC todo!

  • Lucas Souza
    2016-06-12T18:22:30

    ELES USAM PQ NHGUEM MAIS HOJE EM DIA TEM ENTRADA PRA DISQUETE NOS DISPOSITIVOS!

  • Gustavo Santos
    2016-06-12T16:26:44

    Disquetes, computador a manivela e monitoramento por TV a válvula... Que mais? Nos EUA? Ahhh vai mentir assim ládiante!

  • Osvaldo Morais
    2016-06-12T15:12:25

    Por razões de segurança? Muito embora esses disquetes não sejam confiáveis, é bom lembrar que ninguém mais usa computadores da década de 70. Assim, arquivos sigilosos poderiam ser arquivados nestes flopy disks.

  • Leitor
    2016-06-12T13:29:01  

    Não acredito nessa informação. Acho que quase tudo que esses órgãos divulgam é para ocultar algo maior. Os disquetes naos são confiáveis

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-06-12T13:29:01  

      Concordo.

    recentes

    populares

    • Leitor
      2016-06-12T13:29:01  

      Será que eles acham que vão esconder a etiquetinha que vem na caixa para evitar que os terroristas apaguem o conteúdo do disco?

  • Fábio Oyarzabal
    2016-06-12T11:02:10  

    Questão de segurança, pura e simplesmente. Os Norte americanos são os pais da informática. Alguém acha que isso tem outra utilidade?

    recentes

    populares

    • Fábio Oyarzabal
      2016-06-12T11:02:10  

      Com certeza segurança!!

  • Alexandre Juliano
    2016-06-12T12:01:24  

    Para estar funcionando até os dias de hoje, realmente tem que ser um dispositivo de qualidade. Porém, sabemos que os disquetes com o uso, tinham a superfície desgastada, pois há contato físico entre as cabeças e as superfícies. Hoje não é mais um meio de armazenamento seguro. Quem viveu na época dos disquettes sabem o quanto davam problemas de leitura.Quanto à segurança dos dados, um pen-drive tem igual segurança, o problema é a conexão com a internet, fonte de vírus e malwares.

    recentes

    populares

    • Alexandre Juliano
      2016-06-12T12:01:24  

      MAS ACHO QUE SAO DISQUETES NOVOS,ALGUEM DEVE FAVRICAR PARA ELES,

  • Luiz Oliveira