Jogos de esporte

14/06/2016 02h00 - Atualizado em 16/06/2016 12h42

Fifa 17 ganha elementos de RPG para se reinventar e inovar

Felipe Vinha
por
De Los Angeles

Fifa 17 foi uma das novidades apresentadas pela Electronic Arts em seu evento EA Live, poucos dias antes da E3 2016 começar, em Los Angeles. Durante a coletiva de imprensa da companhia, o jogo ganhou como principal novidade o modo “The Journey”, uma espécie de “campanha com história” e traços de RPG.

Watch Dogs 2 e Steep são os destaques da Ubisoft na E3 2016

O jogo de futebol sai até o final do ano para as principais plataformas, incluindo PS4, Xbox One e PC, e se sustenta em três pilares: o modo história, motor gráfico inédito e jogabilidade refinada.


A jornada do herói

A primeira grande novidade de Fifa 17 é o modo The Journey. Nele o jogador assume o papel de Alex Hunter, jogador fictício de futebol, que acaba de começar a carreira e precisa criar fama para estar entre os grandes. Para isso ele deve jogar bem, se relacionar com os companheiros de equipe e também cuidar de sua vida pessoal.

Fifa agora tem um “modo RPG”.  A equipe de desenvolvimento conta a ajuda da produtora BioWare para criar essa novidade – para quem não sabe, trata-se do estúdio responsável por títulos como Dragon Age, Mass Effect e Star Wars: The Old Republic.

A influência da BioWare na produção é clara: Hunter vive sua vida e o jogador precisa escolher os diálogos do jogador, sempre com três opções – uma mais positiva, outra mais forte por vezes negativa, e outra mais neutra, “em cima do muro”. Estes diálogos vêm em diversas situações: seja após uma partida boa ou ruim, uma briga na família ou amigos, depois de conseguir uma grande vitória no campeonato decisivo, entre outros fatores.

Alex Hunter, à direita, com seu amigo de infância Gareth Walker (Foto: Divulgação/EA) (Foto: Alex Hunter, à direita, com seu amigo de infância Gareth Walker (Foto: Divulgação/EA))Alex Hunter, à direita, com seu amigo de infância Gareth Walker (Foto: Divulgação/EA)

O jogador vive a vida de Hunter em detalhes, seja em diálogos com o treinador, levando uma bronca após tomar cartão vermelho na partida de ontem, ou sendo parabenizado por ter sido o destaque da equipe. É possível conferir o que falam sobre ele nas redes sociais, como o Twitter, e realizar importantes decisões sobre a carreira.

Hunter é um personagem fictício, 100% criado para o game, mas tem personalidade e é bastante realista para os padrões da Premier League, onde atua. Nos testes, pudemos conferir parte de sua história no Manchester United, em uma partida de estreia, em que ele teve a chance de jogar ao lado de seu amigo de infância.

Fifa 17 (Foto: Divulgação/EA)Alex Hunter, protagonista do modo história de Fifa 17 (Foto: Divulgação/EA)

Mas como isso funciona na jogabilidade em si? Antes de entrar na partida, o usuário escolhe se quer controlar toda a equipe ou apenas Hunter. Se controlamos apenas Hunter, ele pode não entrar na partida de primeira, dependendo de como anda sua performance nos campos. Se ele está fraco, pode começar no banco, se já for um craque, inicia a partida no ataque.

Se Alex começar o jogo no banco, o jogador apenas acompanha os melhores momentos da partida, como gols, faltas e outros eventos aleatórios que podem ocorrer. Assim que ele for necessário, o treinador, controlado pelo computador, vai colocá-lo em jogo. No nosso teste, entramos com Hunter faltando apenas 20 minutos de jogo, com a missão de desempatar a partida – estava 1 a 1.

Ao entrar em campo, Alex recebe algumas “missões” que, se completadas, rendem pontos de evolução de performance. Por exemplo, chamar a atenção do treinador, com bons momentos na partida; realizar 10 passes corretos para jogadores da mesma equipe; ou até mesmo conseguir marcar três gols na mesma partida. Dependendo de como o jogador completa ou não esses objetivos, Hunter pode ou não melhorar sua moral na equipe.

Fifa 17 na E3 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Fifa 17 na E3 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Por outro lado, o jogador também pode escolher controlar toda a equipe, incluindo Alex, se ele já estiver em jogo. Porém, não é possível controlar substituições e esquema tático desta forma: fica tudo a cargo do computador. Assim, Alex Hunter pode ou não entrar em campo até o final da partida. Novamente, tudo depende de suas performances prévias.

Motor gráfico de jogo de tiro

Outra novidade de FIFA 17 é a estreia do motor gráfico Frostbite, o mesmo utilizado em games de tiro da EA, como Battlefield e Star Wars Battlefront. Isso permite não apenas o realismo apurado e jogadores ainda mais próximos da vida real, mas também a facilidade na programação.

A jogabilidade também recebeu mudanças drásticas, como na forma de realizar escanteios. Agora o jogador que cruza tem uma espécie de “mira” na área da defesa, que serve para mirar onde a bola vai cair, de forma aproximada. Isso facilita bastante para quem não tem muito controle sobre a bola e, ao mesmo tempo, deixa tudo mais técnico.

Fifa 17 trará mudanças nas cobranças de escanteio e pênaltis (Foto: Divulgação/EA) (Foto: Fifa 17 trará mudanças nas cobranças de escanteio e pênaltis (Foto: Divulgação/EA))Fifa 17 trará mudanças nas cobranças de escanteio e pênaltis (Foto: Divulgação/EA)

A promessa da EA é de melhorar muitos pontos na jogabilidade de FIFA 17, como nos passes, defesa e colisão entre os jogadores. Novas fintas e dribles estão inclusos no pacote, apesar de não termos visto muitos. A produtora também garantiu que as equipes femininas estão de volta, mas não vai detalhar, por enquanto, quais clubes estão no game, incluindo brasileiros.

O TechTudo testou Fifa 17 na E3 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)O TechTudo testou Fifa 17 na E3 2016 (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

Nem mesmo o tempo total de jogo do modo de história foi revelado, mas a EA garantiu que pretende fazer uma campanha duradoura, ainda mais com tantas possibilidades de diálogos e caminhos que o jogador poderá tomar com Hunter.

O que você está esperando da E3 2016? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Matheus Trindade
    2016-06-14T16:40:06  

    Vai lançar pra ps3 e xbox 360 ou só ps4 e one?

    recentes

    populares

    • Matheus Trindade
      2016-06-14T16:40:06  

      PC TAMBEM ALEXSSANDRO

    recentes

    populares

    • Matheus Trindade
      2016-06-14T16:40:06  

      saiu até pra PSONE!

  • Suarez Pistolero
    2016-06-14T22:27:58  

    Tudo bem não mudar a aparência do Alex Hunter, mas pelo menos o vestuário, desbloquear bonés ou camisetas ao decorrer da história, poder comprar seu carro..Esse modo tem tudo pra dar certo se a EA fizer o que os fãs pedem.

    recentes

    populares

    • Suarez Pistolero
      2016-06-14T22:27:58  

      Allejo é o Hunter com cheat! kkkkkk

    recentes

    populares

    • Suarez Pistolero
      2016-06-14T22:27:58  

      Allejo é incomparável, champz!!!!

  • Alison Brito
    2016-06-14T17:43:21

    FIFA seria perfeito se muda-se o narrador. Hoje em dia tem tantos até o desesperado do Cleber Machado Ficava melhor. Ou os caras do canal El MAxx

  • Raphael Gomes
    2016-06-14T15:29:08  

    PES poderia lançar o mesmo modo com Allejo! rs

    recentes

    populares

    • Raphael Gomes
      2016-06-14T15:29:08  

      quando a konami parar de falir, ela pode por essa ideia em prática

    recentes

    populares

    • Raphael Gomes
      2016-06-14T15:29:08  

      A idéia é ótima!!! Mas jogar com o Allejo é ter vantagem demais né irmão!? kkkk

  • Tiago Silva
    2016-06-14T12:58:20  

    Torço q melhore o passe longo q muito ruim, totalmente impreciso, diminua o handicap uns 80%, e q tenha mais respeito por jogadores brasileiros, pois grande parte nem parece, jogar com seleção com jogadores sem rosto próprio é horrível (melhorem a cara do Neymar)

    recentes

    populares

    • Tiago Silva
      2016-06-14T12:58:20  

      toda falta é cartão amarelo, ta fd

    recentes

    populares

    • Tiago Silva
      2016-06-14T12:58:20  

      as faltas pra máquina acontecem direto

  • André Costa
    2016-06-18T22:23:52

    Só assim para eu ter vontade de jogar futebol no video-game, fantástica a inovação!

  • Cesar Cruz
    2016-06-14T20:10:22  

    Belo Teaser, gráficos lindos, show de marketing. Mas enquanto houver o tal do Script / handicap o FIFA piora a cada ano. Sinceramente... Prefiria passar um ano rondando a 6a ou no máximo 4a divisão (porque não sou nenhum craque online) do que vencer partidas seguidas porque o jogo "deixa" e simplesmente de um dia para o outro perder partidas seguidas porque "chegou minha hora de perder". Este ano perderam a mão. O handicap está abusivo. Contra e a favor sou contra este Script.

    recentes

    populares

    • Cesar Cruz
      2016-06-14T20:10:22  

      Exatamente Fifa é sem Dúvidas um excelente simulador pra jogar partidas off line com alguém, agora pra jogar temporadas ou qualquer outro tipo de partidas on-line é ridículo, tem horas que seu time fica pesado e parece bêbado, contra e a favor, você perde partidas ridículas e ganha também ou seja não tem graça, o jogo decide quando você tem que ganhar ou perder, por isso espero que o PES continue evoluindo para poder migrar de game, para poder jogar on line sem ter a vontade de quebrar o controle ou a tv de tanto ódio.

    recentes

    populares

    • Cesar Cruz
      2016-06-14T20:10:22  

      É rapaz eu passo exatamente por isso também

  • Suarez Pistolero
    2016-06-15T21:48:59

    Por favor EA, arrumem a face do Neymar, Quaresma, Dybala e pelo menos dos principais jogadores brasileiros.

  • Jose Pinheiro
    2016-06-15T08:14:51  

    Tomara que melhorem a cobrança de penalty mesmo, a atual forma de cobrar é muito irreal e sem nexo.

    recentes

    populares

    • Jose Pinheiro
      2016-06-15T08:14:51  

      Concordo com você, precisam melhorar muito

  • Roberto Queiroz
    2016-06-15T12:17:00  

    vai assumir o alex hunter ou seu proprio jogador ? podem me responder

    recentes

    populares

    • Roberto Queiroz
      2016-06-15T12:17:00  

      modo historia só pode usar o alex hunter

    recentes

    populares

    • Roberto Queiroz
      2016-06-15T12:17:00  

      Por enquanto apenas o Alex Hunter. A EA disse que ao decorrer do lançamento eles vão disponibilizar atualizações para aumentar as ligas e outros componetes do modo história..Mas de começo apenas Alex Hunter e times da Barclays.

  • Claumiro Crvg
    2016-06-14T15:20:35  

    Parece que esse ano vou de fifa, espero que venha os times atualizados, sem ter que atualizar elencos por pen driver ou no proprio console, esse modo parece ser legal vai dar mais realidade no jogo, uma vida nova do jogador tipo ele não so joga futebol tem uma vida normal, parece ficar bem realista.

    recentes

    populares

    • Claumiro Crvg
      2016-06-14T15:20:35  

      Comprado na feira fica difícil né, amigo..

    recentes

    populares

    • Claumiro Crvg
      2016-06-14T15:20:35  

      kk o jogo atualiza se for original

  • Daniel Maciel
    2016-06-15T08:41:19  

    ansioso já para o lançamento

    recentes

    populares

    • Daniel Maciel
      2016-06-15T08:41:19  

      Esse promete ser o melhor fifa

  • Hícaro Godinho
    2016-06-15T17:18:24

    Imagina uma mistura de fita com the sims seria maneiro jogar futebol e cuidar da própria vida do personagem

  • Nixon Correia
    2016-06-15T01:40:21

    Poderia ser o "Allejo mito"

  • Paulo Leite
    2016-06-14T23:33:21

    Será um grande jogo, com certeza! Porém por se tratar de novo motor gráfico, haverá dificuldades na adaptação. A perfeição/afinamento acontecerá no FIFA 18 ou mesmo no 19, onde acredito que já estaremos no básico 4K.

  • Carlos Torquato
    2016-06-14T23:28:05

    Novamente PES vai ficar no bolso, nada mudou kkkkk

  • Aloprado
    2016-06-14T23:14:16

    Tipo uma DLC por 259 Reais ...

  • Marcel Dandaro
    2016-06-14T14:56:48  

    Modo Jouney ? num game de esporte, cara, quero simplesmente ligar o console e jogar uma partida com algum outro adversário e nisso o Fifa 16 estava horrendo.

    recentes

    populares

    • Marcel Dandaro
      2016-06-14T14:56:48  

      Tem o modo normal... Não muda nada agora para a galera que gosta de RPG e Futebol ficou perfeito!

    recentes

    populares

    • Marcel Dandaro
      2016-06-14T14:56:48  

      Quer jogar arcade vai para PES, aqui é Simulador de futebol, e viver a vida de um jogador desde o começo será épico!

  • Daelson Carvalho
    2016-06-14T19:07:49

    SOBRE O FIFA 17 no modo carreira nao sei se vai ser assim, mas deve ter aqueles treinos(baliza, CHute a gol, momentos de passe e chute) para pontuar e muda o nivel de HUNTER, evoluir nas conquistas...

  • Marcos Gamboa
    2016-06-14T17:29:49  

    Alex Hunter = Gustavo Fring (Breaking Bad)...kkkkkk

    recentes

    populares

    • Marcos Gamboa
      2016-06-14T17:29:49  

      Os cara ficam gastando tempo e dinheiro com esses modos historia ou campeonato feminino ao invés de investir nos uniformes ou na torcida,juiz mais realista...se ninguém percebeu no modo online nao tem chuva nem a risca que o juiz faz na cobrança de falta Ea investe nisso porque FiFa e mais modo online.

    recentes

    populares

    • Marcos Gamboa
      2016-06-14T17:29:49  

      Sobre investir no futebol feminino tambem concordo com você, que aliás poderiam investir em futsal ou algum modo de mini-campo nesse tempo, mas o modo história parece bem legal e com essa nova engine será bom acompanhar um rpg de futebol

  • Victor Tadeu
    2016-06-14T21:21:58  

    Vai ter para Xbox 360?

    recentes

    populares

    • Victor Tadeu
      2016-06-14T21:21:58  

      kpspkspks

  • Rodrigo Silva
    2016-06-14T16:53:16  

    Acabem com o handicap, pelo amor de Deus!!!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-06-14T16:53:16  

      Na moral. Esse lance de handicap/Script acabou com o Fifa

  • Denis Ramos
    2016-06-14T15:36:50  

    Vóz do Mou!!! kkkkk

    recentes

    populares

    • Denis Ramos
      2016-06-14T15:36:50  

      Interessante, pois o jogo assim se torna mais chamativo, quem não jogou até hoje o Fifa Manager, pois o Fifa Manager tem uma história, você comanda tudo se quiser. Se melhorarem as transferências já ajuda muito, horrível os caras saindo para qualquer time, e o CPU não oferecer jogadores para Cambio (TROCA); Pena não vir para X box 360, mas parabéns FIFA, pois teremos motivos para jogar novamente.

  • Wagber Muniz
    2016-06-14T18:11:58  

    A EA precisa retirar o Handicap, se é que esse já não criou vida própria no jogo e por isso não foi retirado antes. Se tirasse apenas o handicap pro 17 já melhoraria em 80%! Tá insuportável jogar com isso, já ate pensei em desistir do FIFA!

    recentes

    populares

    • Wagber Muniz
      2016-06-14T18:11:58  

      Ai você está com o Barcelona, joga contra um time do Afeganistão e perde de 1 a 0. Hahahaha

  • Coldplay
    2016-06-14T15:40:34  

    ALGUEM AVISA A KONAMI PRA FECHAR AS PORTAS.

    recentes

    populares

    • Coldplay
      2016-06-14T15:40:34  

      fifete detected

    recentes

    populares

    • Coldplay
      2016-06-14T15:40:34  

      Curto Pes sr Saulo,apenas nao sou idiota e cego,nem curto a jogabilidadd do Fifa,mais estou tentando adaptar.