Jogos de esporte

13/06/2016 01h11 - Atualizado em 13/06/2016 01h21

Fifa 17 ganha modo história com Alex Hunter e motor gráfico Frostbite

Emanuel Schimidt
por
Para o TechTudo

Fifa 17 tem data de lançamento marcada para 27 de setembro no PS4, Xbox One, PC, PS3 e Xbox 360. Entre as novidades estão a mudança do motor gráfico Frostbite – a engine traz gráficos melhores e é a mesma usada em jogos como Battlefield e Mass Effect –, e também a inclusão do modo carreira com Alex Hunter, disponível apenas nos videogames da nova geração e PC.

Confira as principais novidades reveladas na conferência da Electronic Arts

Fifa 17 já está em pré-venda e tem preço sugerido na faixa de R$ 200 para a versão mais básica. Também estão sendo vendidas outras duas edições, a Deluxe e Super Deluxe. Confira mais detalhes das principais novidades de Fifa 17.

Novo motor gráfico de Fifa 17 permite expressões mais realistas (Foto: Divulgação/EA)Novo motor gráfico de Fifa 17 permite expressões mais realistas (Foto: Divulgação/EA)

Modo Carreira “A Jornada”

Pela primeira vez um jogo da série Fifa trará um modo carreira. Diferentemente de EA Sports UFC, em que o usuário criava seu lutador, em Fifa 17 você construirá a história de Alex Hunter. Hunter é a jovem promessa de 17 anos que acaba de conseguir um espaço em um dos times da Premier League, a primeira divisão do futebol inglês. Por conta das exigências técnicas, esse modo não estará presente nas versões de Fifa 17 do PS3 e Xbox 360.

Em uma entrevista ao site IBTimes, um dos produtores de Fifa 17, Aaron McHardy, explica o motivo de impedir a criação do próprio jogador no modo carreira: “Customizar seu próprio jogador pode parecer algo simples, trivial, mas isso traz muitas ramificações para a história, deixando-a extensa. Então, permitir esse nível de personalização poderia ir além do nosso trabalho e do modo de jogo que estamos construindo”.


Alex vem de uma família de jogadores. É neto de Jim Hunter, lenda do futebol inglês que marcou 20 gols na temporada 1966/67, e que também foi um dos guias do promissor atleta durante as categorias de base. Assim como o avô, ele quer deixar sua marca na história, e os jogadores de Fifa 17 serão responsáveis pelo sucesso ou fracasso.

Os usuários poderão escolher em qual time Alex Hunter irá jogar. A partir daí, o sucesso do atleta dependerá do desempenho dentro de campo e também das atitudes e decisões tomadas durante e após as partidas. Por exemplo, as escolhas durante o jogo trazem consequências e afetam a reação dos demais atletas. Também será possível escolher as respostas durante as entrevistas, o que influencia a opinião pública sobre você.

Haverá também histórias extra-campo, como seu relacionamento com a mãe, o ambiente humilde de onde veio e também a convivência com Gareth Walker, amigo de infância que também está crescendo na carreira de jogador. O objetivo é mostrar que há muito mais na vida de um atleta do que apenas jogos e treinamentos.

Alex Hunter, à direita, com seu amigo de infância Gareth Walker (Foto: Divulgação/EA)Alex Hunter, à direita, com seu amigo de infância Gareth Walker (Foto: Divulgação/EA)

Motor gráfico da série Battlefield

Fifa 17 passou a utilizar o motor gráfico (engine) Frostbite, também usado em outros títulos da Electronic Arts como Need for Speed, Dragon Age e nos futuros lançamentos Battlefield 1 e Mass Effect: Andromeda.

Além do objetivo de melhorar o desempenho gráfico e a física do game, a inclusão do modo carreira também pesou na decisão de mudar a engine. A história de Alex Hunter irá muito além dos gramados, passando por diversos locais como os vestiários, sala dos gerentes, aviões e carros.

O nível de detalhes das emoções e reações também deve ser maior, com o objetivo de contar a história de forma que os jogadores se sintam envolvidos com tudo o que acontece. Foram realizadas capturas de movimentos de quatro atletas – que também ilustram a capa do game: James Rodriguez, do Real Madrid; Marco Reus, do Borussia Dortmund; Anthony Martial, do Manchester United; e Eden Hazard, do Chelsea.

Fifa 17 terá quatro atletas na capa (Foto: Reprodução/ EASports.com)Fifa 17 terá quatro atletas na capa (Foto: Reprodução/ EASports.com)

Evoluções na jogabilidade

Fifa 17 trará melhorias em diversas funcionalidades do game. As disputas físicas foram completamente revisadas. Agora é possível, por exemplo, dar trancos nas costas nas disputas de cabeceio. A inteligência dos atletas também foi melhorada, com melhores noções espaciais e novos tipos de corrida – fingida, finta, entre outras.

Também foram incluídas novas habilidades, agora com um leque maior de ações durante as partidas. Entre as novidades estão a escolha de direção do cabeceio – rumo ao gramado, por exemplo – bola colocada, com curva e precisa, e tiros de meta com mais direção, o que permite construir contra-ataques rápidos. Haverá ainda uma nova finalização em que os jogadores poderão manter a bola em baixa altitude.

Fifa 17 trará mudanças nas cobranças de escanteio e pênaltis (Foto: Divulgação/EA)Fifa 17 trará mudanças nas cobranças de escanteio e pênaltis (Foto: Divulgação/EA)

Além disso tudo, diversas partes do jogo foram reconstruídas, como as cobranças de pênaltis, laterais e escanteios. Agora será possível configurar a forma como o atleta irá bater na bola – por exemplo, com o lado de fora do pé. Nos pênaltis será possível correr em direção à bola em diferentes ângulos e velocidades, o que adiciona “personalidade” às batidas.

As cobranças de escanteio terão uma nova mecânica de escolha de qual companheiro do time receberá a bola, e nos laterais será possível ter maior controle da cobrança, como fingir que cobrará para enganar os adversários.


Via EA Sports


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Everaldo Antonio
    2016-06-13T18:32:54  

    ta na hora de colocar cléber machado pra narrar!

    recentes

    populares

    • Everaldo Antonio
      2016-06-13T18:32:54  

      Pior que as frases do 17 são as meses do fifa 16

    recentes

    populares

    • Everaldo Antonio
      2016-06-13T18:32:54  

      concordo...

  • Ricky Silva
    2016-10-05T11:22:14

    com a grana que eles ganham deveria da pra criar o próprio personagem... esse negócio de uma coisa pre definida é horrível.

  • Reinaldo Vilela
    2016-06-13T20:18:22  

    nao adianta fazer isso ou aquilo, se não mudarem essa coisa abominável de "handcap", nesse 16 tá horrível, vc chuta a bola na trave e ela vai na torcida, o adversário chuta na trave e ela cai no pé do outro jogador embaixo da trave, vc chuta colocado dez vezes e nada, o cara vai no final da partida, chuta e bola vai no ângulo ou bate nas costas do zagueiro e ele vence, isso entre outros absurdos, a EA quer q vença quem ela quer, e não o melhor...

    recentes

    populares

    • Reinaldo Vilela
      2016-06-13T20:18:22  

      Treina mais qe acerta kkkkkkkkkkk papo furado

    recentes

    populares

    • Reinaldo Vilela
      2016-06-13T20:18:22  

      É um mito saber se é verdade ou não o handcap. Tem jogos que parece que realmente ele está lá, porém muitos é mérito do adversário.

  • Ribeiro
    2016-06-20T17:51:27  

    esperava que o modo história fosse um jogador que vc mesmo fizesse iria ser mais da hora que um jogador pronto! mais fazer o que né...

    recentes

    populares

    • Ribeiro
      2016-06-20T17:51:27  

      Tenho certeza que isso virá futuramente em DLC... Querem faturar mais além dos R$250,00 do game, é brincadeira com o consumidor isso!

    recentes

    populares

    • Ribeiro
      2016-06-20T17:51:27  

      Ou talvez vão deixar esse melhoramento para Fifa 18 por que se eles fizerem tudo de uma vez vão ficar sem melhoramentos para os proximos games. Até por que sabemos q pode ser feito exemplo é NBA 2k essa justificativa não funciona.

  • Daniel Oliveira
    2016-10-01T00:14:26

    É muita sacanagem não ter o modo carreira para os consoles antigos nem vou comprar por causa disso

  • Gabriel Castilho
    2016-09-27T19:03:43

    Nao vai te pro ps3 que chato.quem queria que tivesse pro ps3 curti aí.E divugue

  • Ricardo Silva
    2016-09-21T11:47:05

    E os pênaltis? Terão replay para mostrar o motivo deles. Alguns são marcados e você nem sabe o porquê.

  • M Martins
    2016-08-10T04:37:56  

    Nem sabia que fifa ainda existia. To aqui jogando PES. Sem handcap, Thiago leifertt... Flw vlw.

    recentes

    populares

    • M Martins
      2016-08-10T04:37:56  

      PES é uma versão melhorada de "Super Sidekicks", ou seja, futebol arcade com gráficos aprimorados.

    recentes

    populares

    • M Martins
      2016-08-10T04:37:56  

      PES é jogo pra iniciantes, jogo sem graça onde seu jogador vai da defesa ae ataque sem parar e nem cansar, PES é a mesma coisa que bomba patch...

  • Luisinho Lanches
    2016-09-05T14:56:08

    gostava mais do game face a jornada com um unico jogador e muito chato vai ficar na mesmice

  • Alex Sales
    2016-06-29T12:49:01  

    Se tiver a Narração da mulher do WAZE, a Alessandra, será melhor; tipo; "Vire a direita e chute para o Gol"! Ou ... "Em 100 metros, cai na área"....

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-06-29T12:49:01  

      kkkkk

  • Jackson Silva
    2016-06-13T20:57:07  

    só falta tirar o tiago leifert e o caio ribeiro

    recentes

    populares

    • Jackson Silva
      2016-06-13T20:57:07  

      Eles são irritantes, cara! O cara nem é narrador, horrível...

    recentes

    populares

    • Jackson Silva
      2016-06-13T20:57:07  

      Ainda mais quando você esta perdendo, fica fazendo piadinha...

  • Alexander Pinheiro
    2016-08-09T15:18:41

    Pessoal, se quiserem melhorar a jogabilidade do fifa 16 é só entrar nas opções do jogo, personalização de jogo do usuário e alterar a ultima opção (error first touch control) para 100, tanto cpu quanto usuário, coloquem na velocidade lenta, nível lendário e pronto, mais realismo e handcap não apelativo. bom jogo.

  • Daniel Cunha
    2016-07-19T20:28:08

    Fifa 16 = Corrida forrest gump, cortar pro meio e finéééssi shot! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk tá muito apelativo os chutes de fora da área, muito izi fazer gol fica até sem graça.. goleiros lesadões

  • Samuel Tinoco
    2016-06-21T18:44:11  

    Coloca o Galvão narrando e Neto comentando. hauahsushaus

    recentes

    populares

    • Samuel Tinoco
      2016-06-21T18:44:11  

      sai tiro na cabine de transmissão, kkkkkkkkkk

  • Alex Sales
    2016-06-14T12:55:24  

    ...quem gosta de "Pés" são os sapatos, kkkkk...Eu vou de FIFA meu jovem!!!

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-06-14T12:55:24  

      Eu vou dos dois, ate pq PES ganhou o premio de um dos melhores jogos da E3 desse ano, veremos se isso é real.

    recentes

    populares

    • Alex Sales
      2016-06-14T12:55:24  

      vou pesquisar sobre isso....

  • Ricardo Villarino
    2016-06-14T06:38:35  

    Em Fifa 2017 teremos Jogadores quadrados Faces ridículas Handcap Tudo isso é muito mais no Fifa bizarro 2017! Kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ricardo Villarino
      2016-06-14T06:38:35  

      Ainda bem que tem o nome na camisa dos jogadores de Fifa, se não nem daria pra reconhecer pela face. . . Kkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Ricardo Villarino
      2016-06-14T06:38:35  

      Esses jogadores de PES são tudo hipocirtas, não reconhecem q

  • Allan Rodrigues
    2016-06-17T19:12:48

    Pra mim duas mudanças seriam suficientes: Moderar (diminuir) o handicap e mudar de narrador.

  • Fabiano Oliveira
    2016-06-15T09:06:52

    Não compro mais FIFA. Ano passado falei que se o handcap do UT não melhorasse seria minha última aquisição. Ficarei jogando o 16 até quando der. Não gasto mais dinheiro com "atualizações" que pouco me interessam.

  • Cesar Cruz
    2016-06-14T20:58:15

    Belo teaser, show de marketing, mas enquanto a EA manter o handicap / script, na minha opinião o FIFA só piora a cada ano. Sinceramente, eu prefiria ficar brigando para me manter na 6a ou no máximo 4a divisão (porque não sou nenhum craque), do que simplesmente ganhar partidas seguintes porque o jogo resolve me dar uma "ajudinha", e no outro dia passar raiva porque chegou "o meu dia de perder". Handicap contra, e também a meu favor sou contra! No FIFA 16 a EA perdeu a mão neste quesito, e pra mim perdeu a graça.

  • Chora Boy
    2016-06-14T16:17:51

    Por conta das exigências técnicas, esse modo não estará presente nas versões de Fifa 17 do PS3 e Xbox 360. Bacana, bora vender o ps3 que virou ps1 já

  • Mks Suspensao
    2016-06-14T13:15:56

    Pode ter modo carreira mas nunca terão o Allejo

  • Wesley Teixeira
    2016-06-14T08:13:47  

    EU SEMPRE SONHEI COM UM JOGO QUE UNISSE FIFA E GTA 5, JOGADOR, TENDO SUA CASA, SAINDO DOS ESTÁDIOS, SE ALIMENTANDO, TREINANDO, VIAJANDO, NAMORANDO, INDO PARA FESTAS, COMPRANDO ROUPAS, ANDANDO DE CARRO PELA CIDADE, VISITANDO FAMILIARES.

    recentes

    populares

    • Wesley Teixeira
      2016-06-14T08:13:47  

      FALO COM RELAÇÃO EM TER HORÁRIO PARA CHEGAR NO TREINO E NO JOGO, DIA DE PREPARAÇÃO, CASO SE ATRASE FIQUE NO BANCO, EM DIAS DE TREINO FIQUE MAIS TEMPO TREINANDO FICANDO COM UM POTENCIAL MAIOR PARA A PRÓXIMA PARTIDA, CRIANDO AMIZADES DENTRO DO CLUBE, ENCONTRANDO OUTROS JOGADORES FORA DE CAMPO.

    recentes

    populares

    • Wesley Teixeira
      2016-06-14T08:13:47  

      wesley você tem imaginação fértil e boa, pois seria incrível essa ideia em prática.. Quem sabe algum dia no fifa 25 não o teremos, produzido pela Rockstar Games em união da EA

  • Lawrence Wabba
    2016-06-14T11:15:34

    Eu só acho o seguinte: o preço da égua é 120...égua pioienta 1280...

  • Luan G.
    2016-06-14T10:42:02

    Fifa >>>> abismo >>> Ronaldinho soccer 97 >>>> superstar soccer >>>> everest >>>>>> montanha mais alta da cidade >>>>> pes

  • Davi Silva
    2016-06-14T09:57:26

    vejo meu primo jogar fifa 16 online.........ele n toca a bola so dribla eo adversario tbm.... não tem toque bola no jogo alguem pode ajuda?