Celular

06/06/2016 07h00 - Atualizado em 06/06/2016 14h10

Galaxy S7 ou Zenfone 3: descubra qual lançamento de 2016 vale a pena

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

A Asus lançou o Zenfone 3 com uma grande evolução em relação ao seu antecessor, o Zenfone 2, colocando o celular em pé de igualdade no quesito design com outros tops do mercado, como o Galaxy S7. Os dois smartphones têm vidro Gorilla Glass na traseira e especificações avançadas para atender usuários mais exigentes.

Zenfone 3: saiba diferenças entre o modelo normal, Deluxe e Ultra da Asus 

No entanto, os telefones se diferenciam em alguns aspectos que podem ser decisivos para decidir sua compra. Descubra a seguir qual dos dois aparelhos é o melhor lançamento com Android de 2016.

Confira o comparativo entre o Zenfone 3 e o Galaxy S7 (Foto: Arte/TechTudo)Confira o comparativo entre o Zenfone 3 e o Galaxy S7 (Foto: Arte/TechTudo)












Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Desempenho

Galaxy S7 e Zenfone 3 prometem, como é de se esperar de celulares premium, alta performance para uso de qualquer app da Google Play Store. De jogos pesados a aplicativos de edição de imagens e vídeos, ambos tendem a desempenhar muito bem, embora haja diferenças específicas.

A primeira delas é no processador. O Galaxy tem um Snapdragon 820, um octa-core mais robusto do que o Snapdragon 625 do Zenfone. O aparelho da Asus equilibra a diferença com uma tela de menor resolução, que exige menos do hardware e tende a sobrar mais para o desempenho diário, mas não é o suficiente para compensar o processador menos potente.

Saiba como economizar bateria no Galaxy S7 (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Galaxy S7 oferece alta performance (Foto: Paulo Alves/TechTudo)


Os dois smartphones têm memória RAM de 4 GB, mas o Zenfone 3 tem também um modelo com 3 GB. No armazenamento, o celular da Asus tem versões de 32 GB ou 64 GB, enquanto o da Samsung está disponível somente com 32 GB. Ao menos o Asus e o Samsung têm entrada para cartão de memória.

Bateria

Os dois aparelhos trazem baterias com exatamente a mesma capacidade: 3.000 mAh, mas o Zenfone 3 tende a tirar mais proveito da carga, pois tem alguns componentes mais econômicos do ponto de vista energético, como a tela e o processador.

Apesar disso, a diferença não deve ser grande: os dois devem oferecer autonomia de um dia longe da tomada com uso moderado, com o smartphone da Asus possivelmente ultrapassando o modelo da Samsung em autonomia de uso.

Zenfone 3 tem 3.000 mAh de bateria, assim como o Galaxy S7 (Foto: Divulgação/Asus)Zenfone 3 tem 3.000 mAh de bateria, assim como o Galaxy S7 (Foto: Divulgação/Asus)


Tela

A tela do Zenfone 3 é maior, com 5,5 polegadas e resolução Full HD. Porém, o painel do Galaxy S7, com 5,1 polegadas, oferece muito mais definição. São 1440 x 2560 pixels em um display mais compacto, resultando em uma densidade de pixels superior se comparado ao Zenfone: 577 ppi contra 400 ppi.

Galaxy S7 Edge tela Super Amoled de 5,5" (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Galaxy S7 Edge tela Super Amoled de 5,5" (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Design

Uma característica que os dois smartphones têm em comum é o design. Com corpo todo em metal e vidro na frente e atrás, tanto Galaxy S7 quanto Zenfone 3 oferecem visual atrativo e uso de materiais topo de linha. Os cantos são arredondados e a pegada promete ser boa.

O Galaxy é, de longe, o mais enxuto dos dois, devido à tela menor, de 5,1 polegadas. Ele é mais estreito e baixo que o Zenfone, mas o peso é quase o mesmo. No entanto, a terceira geração do top da Asus ainda consegue ser ligeiramente mais fino.

A vitória do Galaxy no quesito design fica por conta de uma das principais novidades do aparelho em 2016: a certificação que faz dele resistente a água e que o permite ficar submerso por vários minutos na água, algo que o Zenfone não é capaz de fazer.

Câmeras

A resolução da câmera principal do S7 passou por uma redução de 16 megapixels para 12 MP, se comparada com o Galaxy S6. A promessa, porém, é de maior qualidade. Já o Zenfone 3 tem uma câmera com os mesmos 16 megapixels abandonados pelo S7, e ainda oferece alguns recursos importantes para melhorar o desempenho, entre eles o foco a laser.

Zenfone 3 tem câmera a laser (Foto: Divulgação/Asus)Zenfone 3 tem câmera a laser (Foto: Divulgação/Asus)

A qualidade das fotos com as câmeras principais promete resultados similares, mas há uma diferença grande na performace da câmera de selfies dos aparelhos. O Zenfone traz câmera frontal de 8 megapixels, contra uma de 5 megapixels do Galaxy. No final, é uma característica que pode fazer a diferença em fotografias do dia a dia.

Sistema operacional

Nem Asus nem Samsung optam por empregar em seus telefones o Android puro, conforme é desenvolvido pelo Google. No lugar dele, os telefones trazem versões com design modificado com o objetivo de oferecer funções extras. É o caso, por exemplo, do sistema de economia de energia de cada celular, que não é o mesmo do Android 6.0.1 original.

A vantagem do aparelho da Samsung está na agilidade com que costuma receber atualizações. Apesar de não chegar perto da velocidade de chegada de novas versões do Android em modelos da linha Nexus, ainda está muito na frente de qualquer dispositivo da Asus – a fabricante taiwanesa está geralmente no fim da fila de novidades no software.

O Galaxy S7 Edge tem resistência à água e pode mergulhar por 30 minutos (Foto: Luana Marfim/TechTudo)Galaxy S7, assim como o Zenfone 3, já vem com Android Marshmallow (Foto: Luana Marfim/TechTudo)


Preço e disponibilidade

Apesar de trazer várias qualidades, o diferencial da linha Zenfone da Asus é o preço, que tende a ser mais baixo do que a concorrência. É o que acontece na comparação com o valor cobrado pela Samsung.

O S7 custa R$ 3.799 no site oficial da fabricante, mas é possível encontrá-lo por cerca de R$ 3 mil em outras lojas. Já o Zenfone 3 foi lançado como um dos aparelhos mais baratos do mundo no seu segmento, por US$ 250, equivalentes a R$ 890 em conversão direta e sem frete. Ainda não há informação oficial sobre a chegada do Zenfone ao Brasil, mas um eventual preço de venda dificilmente irá ultrapassar a casa dos R$ 2 mil.

Zenfone 3 deve ter custo-benefício melhor do que o Galaxy S7 (Foto: Divulgação/Asus)Zenfone 3 deve ter custo-benefício melhor do que o Galaxy S7 (Foto: Divulgação/Asus)


Conclusão

O Galaxy S7 é um smartphone excelente em quase todos os aspectos, apresentando ficha técnica melhor em quesitos como tela, proteção contra água e agilidade nas atualizações do Android. Porém, o Zenfone 3 oferece um pacote muito atrativo considerando o seu preço de lançamento.

O aparelho da Asus tem câmera de selfie melhor e hardware que promete desempenho de ponta, além de tela grande por menos da metade do valor cobrado pela Samsung no S7. A diferença é tanta que, mesmo se você optar por importar o Zenfone com dólar alto e 60% de imposto, ainda assim irá desembolsar menos do que o preço médio do Galaxy S7 no mercado brasileiro.

Zenfone 3 Ultra ou Zenfone 3 Deluxe: qual celular da Asus comprar? Comente no Fórum do TechTudo.

Tabela comparativa entre o Zenfone 3 e o Galaxy S7 (Foto: Arte/TechTudo)Tabela comparativa entre o Zenfone 3 e o Galaxy S7 (Foto: Arte/TechTudo)
Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Bruno Araujo
    2016-10-25T17:56:29

    Viva meu Asus...Não troco por nada.

  • Jailson Victor
    2016-07-10T01:47:33  

    Já tive Samsung e Motorola, depois do Zenfone não lembro deles!

    recentes

    populares

    • Jailson Victor
      2016-07-10T01:47:33  

      concordo Jailson Victor, Zenfone é viciante hehe.

    recentes

    populares

    • Jailson Victor
      2016-07-10T01:47:33  

      Com o zenfone 2 chegou custando uns 1700 nas lojas físicas e hoje só baixou na net esse 3 deluxe saira custa custando no mínimo 2800 sendo muito otimista se não vier por uns 3.300

  • Paulo Martins
    2016-07-02T22:17:38  

    Não existe almoço grátis, para um produto ser barato ele utilizará componentes também baratos(senão a conta não fecha) e consequentemente mais suscetíveis a falhas, usar componentes caros e consequentemente de maior qualidade com certeza é pré-requisito de um bom produto que por sua vez será mais caro!!!! Aprendi na prática que o barato realmente sai caro, tive zenfone 2 e foi de longe o pior aparelho que tive, foi o que mais me deu trabalho e dor de cabeça, realmente, não tenho coragem de gastar $$$ em outro asus.

    recentes

    populares

    • Paulo Martins
      2016-07-02T22:17:38  

      eu to interessado em comprar um Zenfone, o problema é que tem muita gente reclamando do pós-venda, que as autorizadas são horríveis. Se você não tiver azar de comprar um zenfone com defeito, não vai ver ponto negativo...

    recentes

    populares

    • Paulo Martins
      2016-07-02T22:17:38  

      seu t r o u x a no Brasil um Ford Ka novo sai por 39.000,00 no chile o mesmo carro sai por menos de 19.000,00 . Eles inflacionam produtos nesse país de bandidos. acorda para a vida

  • Edson Oliveira
    2016-09-01T02:45:01

    Asus é fantástica nos celulares. Agora com este Zenfone 3 e seu design e poder de processamento, vai ficar imbatível. Aliado a melhor launcher do Android já feita, a ZenUi e seus aplicativos maravilhosos. Não vejo a hora de chegar no Brasil (desde de que seja por até R$ 2.200,00 a versão DeLuxe - se for mais, continuo com meu Zenfone5 mesmo).

  • Carolina Paiva
    2016-06-06T20:40:56  

    doida pra o zenfone 3 chegar no BR. Tomara que o zenfone deluxe chegue por volta de 1200

    recentes

    populares

    • Carolina Paiva
      2016-06-06T20:40:56  

      O dólar da época do lançamento estava em outro patamar. Hoje teremos que aceitar preços maiores.

    recentes

    populares

    • Carolina Paiva
      2016-06-06T20:40:56  

      o 2 deluxe ta custando 2 mil, o 3 será bem mais...

  • Francisco Matos
    2016-07-28T20:35:32

    Um zenfone 3, mais simples, por até uns 1.500 seria uma boa opção.

  • Coxinha Nordeste
    2016-06-10T09:05:36  

    Meu sócio comprou 02 Zenfones 5 pra gente usar na empresa. A experiência tem sido uma das melhores. Estou esperando o 3... Vamos ver, se a Asus conseguir deixar esse produto abaixo dos 2k pode apostar que ele vai vender muito bem.

    recentes

    populares

    • Coxinha Nordeste
      2016-06-10T09:05:36  

      pode não ter mencionado o de 6gb porq o diretor da Asus diz que ele não vem pro Brasil

    recentes

    populares

    • Coxinha Nordeste
      2016-06-10T09:05:36  

      Daniel, o de 6 gigas é o zenfone 3 deluxe, o zenfone 3 da matéria é o standard.

  • Gilberto Maia
    2016-06-23T18:16:11

    zenfone 3 qualidade e custo beneficio.

  • Edgard Santos
    2016-06-08T21:47:49  

    Agora eu pergunto: onde é que a resistência à água influencia no design para dar vitória ao S7?

    recentes

    populares

    • Edgard Santos
      2016-06-08T21:47:49  

      No final a conclusao só faz um breve elogio ao zenfone. Se vale mais a pena que o S7 porque nao escreve logo, ja que se trata de uma conclusao em um comparativo? ou nenhum aparelho da Samsung pode perder comparativo, mesmo custando o dobro?

  • Coxinha Nordeste
    2016-06-10T09:13:49

    Meu objetivo é ter um pra o uso pessoal hoje eu to usando um LG prime que é um telefone razoável... não quero desembolsar 3k ou mais por um smartphone isso é um desperdício de dinheiro. Eu respeito quem deseje e se esforce para ter seu IPhone 6 Plus... mas isso é para os fãs de telefones. Prefiro investir numa TV 4k... ou numa viajem num acessório para o carro etc...

  • Juliana Dantas
    2016-06-08T20:09:42

    Zenfone 3 Maravilhoso! Att, Juliana Muliterno Dantas

  • Marco Antonio
    2016-06-08T16:50:03

    acho que o modelo mais ajustado para ser comparado seria o zenfone 3 deluxe

  • Christyan Leal
    2016-06-07T17:01:53

    Mais uma empresa que vai nadar, nadar e morrer na praia. Quase todo lucro com smartphones é detido pela Apple e o pouco que sobra é da coreana. As demais trabalham no vermelho. E nao tem produtos tao bons...

  • Jarbas Antônio
    2016-06-07T00:09:51  

    muito legal.... por que não colocaram o zenfone 3 top?? esse ai e o mais barato dele!!! o top com deluxe 6gb de memoria e camera de 23MP e tela super amoled de 5.7 e tal. deixa de ser pucha saco de samsung!

    recentes

    populares

    • Jarbas Antônio
      2016-06-07T00:09:51  

      Tava me perguntando isso

    recentes

    populares

    • Jarbas Antônio
      2016-06-07T00:09:51  

      Tem marketing da Samsung no final da página kkk

  • Roberto
    2016-06-06T12:09:25  

    se eu não fosse tão fã da linha nexus escolheria o samsung, mais pra mim depois que surgiu o nexus eu parei de enxergar as outras opcoes

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-06-06T12:09:25  

      com certeza é otimo sim, não tem um ponto negativo na minha opinião

    recentes

    populares

    • Roberto
      2016-06-06T12:09:25  

      com certeza é otimo sim, não tem um ponto negativo na minha opinião

  • Edison Morais
    2016-06-07T11:05:29

    COM TANTOS IMPOSTOS EMBUTIDO É MAIS FACIL FICAR COM OS SIMPLES ,MOTO G, XPERIA,SANSUNG PRIME E OUTROS.SÓ VAMOS DAR DINHEIRO PRA ESTES LADROES

  • Raul Ramos
    2016-06-06T19:12:45  

    Que comparativo mais sem pé nem cabeça... é sabido que os celulares do ano sao HTC 10 e S7 :P

    recentes

    populares

    • Raul Ramos
      2016-06-06T19:12:45  

      Você estava indo bem até falar do S7. O HTC realmente é monstro!!

  • Tony
    2016-06-06T19:25:31  

    Comparação desleal. O certo seria comparar com o modelo deluxe do zenfone 3

    recentes

    populares

    • Tony
      2016-06-06T19:25:31  

      concordo!

    recentes

    populares

    • Tony
      2016-06-06T19:25:31  

      Verdade!!!!

  • Rodrigo Silva
    2016-06-06T12:24:16  

    sem noção comparar o S7 com o zenfone 3 simples. Se é pra competir teria que comparar o s7 com o Zenfone 3 deluxe, que tem processador Snapdragon 820, 6GB de RAM, e não com o zenfone 3 basico/intermediario

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-06-06T12:24:16  

      Verdade é que se o intermediário tá encarando o S7 quem fez a matéria pensando que ia destacar o S7 acabou de decretar a sua falência Kkkkkk Kkkkkk Kkkkkk Kkkkkk

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-06-06T12:24:16  

      kkkkkkkkk, sony >Samsung também! Intermediários comparáveis com top da samsumg já a mt tempo tbm

  • Rodrigo Silva
    2016-06-06T12:03:14  

    Tá certinho o texto "A resolução da câmera principal do S7 passou por uma redução de 16 megapixels para 21 MP."

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-06-06T12:03:14  

      kkkkkkk e na tabela tá 12!

    recentes

    populares

    • Rodrigo Silva
      2016-06-06T12:03:14  

      Tenho um Zenfone Silfie e não troco por samsung ou nenhuma outra marca a não ser da ASUS. Melhor telefone e muito bom custo benefício

  • Fernando Soares
    2016-06-06T23:13:13  

    Ainda esperando lançaram o S8 pra eu dar conta de comprar o S2. Pronto! Falei!

    recentes

    populares

    • Fernando Soares
      2016-06-06T23:13:13  

      kkkk foi ótimo o comentário mesmo!

    recentes

    populares

    • Fernando Soares
      2016-06-06T23:13:13  

      Melhor comentário. Meu zenfone 2 me atende maravilhosamente bem e não tive que vender meu filho para enriquecer a samsung

  • Julio Dagostini
    2016-06-06T17:18:04  

    que piada, se a versão básica do zenfone3 ja equipara, imaginem o top de linha!!!! kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Julio Dagostini
      2016-06-06T17:18:04  

      Né não kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Jorge
    2016-06-06T21:33:06  

    Pois bem eu não troco o meu s7 por nada quando prscisei foi o s7 chegou e está bombando e anda ganha prêmio ele é um nave de outro mundo o s7 arrasou

    recentes

    populares

    • Jorge
      2016-06-06T21:33:06  

      uuuiiii

    recentes

    populares

    • Jorge
      2016-06-06T21:33:06  

      Até cair no chão kkkkkkkkkkkkk

  • Henrique Rc
    2016-06-06T19:42:28  

    Devia ser Galaxy S7 comparado com o Zenfone 3 deluxe, se estamos falando de celulares topo de linha.

    recentes

    populares

    • Henrique Rc
      2016-06-06T19:42:28  

      Concordo!

    recentes

    populares

    • Henrique Rc
      2016-06-06T19:42:28  

      Pensei a mesma coisa quando li a matéria, no mínimo duvidosa essa atitude. Kkk

  • Décio
    2016-06-06T12:20:36  

    Se não tem o Zenfone 3 para vender, por que a techtudo põe a materia. Cada dia se supera com bobagens sem utilidades.

    recentes

    populares

    • Décio
      2016-06-06T12:20:36  

      vai chegar!