Jogos de ação

17/06/2016 02h00 - Atualizado em 17/06/2016 02h00

God of War procura se reiventar com ambientação e enredo na E3 2016

Felipe Vinha
por
Da E3 2016

God of War voltou, e por mais que ele não tenha um "4" no nome, é a continuação oficial de God of War 3. Anunciado para PS4 na E3 2016, o game pegou todos de surpresa ao apresentar o "anti-herói" Kratos agora na mitologia nórdica, com direito a um filho e novos poderes. Confira o que vimos na feira, em Los Angeles, e saiba as novidades:

Quais são os melhores jogos da E3 2016? Opine no Fórum do TechTudo!

Fúria sangrenta

Esqueça o Kratos durão, destruidor de tudo que aparece em sua frente e de mal com a vida. No novo God of War vemos um homem quase que "reformado" e pronto para encarar o que a jornada oferece pela frente. A apresentação que acompanhamos com o gameplay é quase a mesma vista na coletiva da Sony, com poucas diferenças.

Novo God of War aposta em realismo e Kratos mais "humano" (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)Novo God of War aposta em realismo e Kratos mais "humano" (Foto: Felipe Vinha/TechTudo)

A demonstração começa quase que da mesma forma: Kratos fala com seu filho na cabana e o leva para caçar, para começar a aprender seu próprio caminho e trazer comida para a casa. Os dois iniciam sua caminhada juntos pela neve, e saem em busca de um cervo ou algum outro animal que sirva para o abate.

A primeira coisa a se ter em mente aqui é a seguinte: o novo God of War não é um jogo de mundo aberto, apesar de seus cenários terem mostrado algo neste sentido. Ele tem um mapa enorme, mas não há livre exploração, por mais que não seja inteiramente linear como os anteriores da saga. O que sabemos é que Kratos vai explorar o mapa, mas sem a liberdade de fazer o que bem entender e quando quiser.

Kratos surpreendeu jogadores quando Sony revelou novo God of War no início de sua conferência na E3 2016 (Foto: Reprodução/PlayStation Blog) (Foto: Kratos surpreendeu jogadores quando Sony revelou novo God of War no início de sua conferência na E3 2016 (Foto: Reprodução/PlayStation Blog))Kratos surpreendeu jogadores quando Sony revelou novo God of War no início de sua conferência na E3 2016 (Foto: Reprodução/PlayStation Blog)

O ponto chave para isso é seu filho, por enquanto chamado apenas de "menino", ainda sem nome. O garoto acompanhou Kratos durante toda a demo, enquanto a equipe de produção não quis nos confirmar se isso seria uma constante ao longo do jogo completo. O mais interessante, porém, é que a criança serve para "segurar" o lado humano do velho guerreiro, e também funciona como uma extensão para suas habilidades.

Há um botão em específico no controle que permite que o jogador ative a habilidade passiva do menino, que varia de acordo com a situação. Durante o mesmo combate contra o gigante de gelo, a criança atira uma flecha atordoante contra o monstro, o que faz com que Kratos ganhe uma certa vantagem na batalha, mesmo que por tempo limitado. Mais adiante, situações como caça em conjunto e busca de itens também funcionavam utilizando os dois personagens.

Filho de Kratos em God of War será o motivo da transformação do personagem (Foto: Reprodução/PlayStation Blog) (Foto: Filho de Kratos em God of War será o motivo da transformação do personagem (Foto: Reprodução/PlayStation Blog))Filho de Kratos em God of War será o motivo da transformação do personagem (Foto: Reprodução/PlayStation Blog)

Relação mútua

O pequeno detalhe que muda tudo é que Kratos realmente se importa com seu filho. Da mesma forma que ele se importava com o outro filho, de sua vida grega, mas agora está ainda mais evidente. Apesar de perder a paciência com o jovem quando ele faz algo de errado, o guerreiro logo nota que foi muito rude, e tenta se controlar.

Essa relação é uma clara influência de jogos como The Last of Us, também exclusivo de PS4, que trazia uma relação parecida entre os personagens centrais Ellie e Joel. Aqui, porém, temos a diferença do jovem ser um pouco menos ativo que a menina Ellie, por mais que tenhamos o botão que ativa sua habilidade passiva.

Vale citar o combate: esqueça as Correntes do Olimpo, pelo menos nesta demonstração. Kratos utiliza um machado encantado e tem golpes menos cadenciados. O botão de ataque funciona e responde bem, é possível combinar golpes para resultados eficientes nos inimigos, mas não notamos aqueles combos totalmente exagerados de God of War do 1 ao 3. Talvez mais adiante no jogo, quem sabe?

God of War 4 (Foto: Divulgação/Sony)God of War 4 na E3 2016 (Foto: Divulgação/Sony)

A fúria de Espartano também está lá, mas agora carrega em sintonia com o filho de Kratos, de alguma forma que foi pouco explicada. Notamos, porém, que a fúria realmente carrega quando a criança está ajudando em batalha, em destaque com o chefão visto na demo do palco da coletiva de imprensa da Sony.

Um outro detalhe que vale ser nomeado: o controle da câmera. Diga adeus à câmera fixa dos jogos passados. Por ter uma perspectiva mais em terceira pessoa e sobre os ombros de Kratos, a câmera tem movimentação quase que totalmente livre, e isso pareceu bem estranho para um título da saga. Não sabemos se a intenção de se inspirar em The Last of Us pode ter ido longe demais, mas é possível que seja apenas questão de costume.

Kratos luta rapidamente contra um inimigo no novo God of War, mas o trailer é dedicado à ligação com seu filho (Foto: Reprodução/PlayStation Blog) (Foto: Kratos luta rapidamente contra um inimigo no novo God of War, mas o trailer é dedicado à ligação com seu filho (Foto: Reprodução/PlayStation Blog))Kratos luta rapidamente contra um inimigo no novo God of War, mas o trailer é dedicado à ligação com seu filho (Foto: Reprodução/PlayStation Blog)

E o que dizer dos gráficos? Estão a par do que esperamos do PS4. Tão bonitos quanto Uncharted 4 ou o próprio The Last of Us. Como o jogo se passa em um grande território coberto por neve, os efeitos especiais de visual serão constantes – seja por resultado de uma luta feroz ou por tempestades que surgem pelo caminho.

O novo God of War pode ser um pouco estranho. Kratos como pai preocupado? Câmera móvel? Aparentemente menos ação? São muitas as questões que devem ser respondidas ao longo dos dias, mas, pela demo da E3 2016, o jogo ainda é tão bonito quanto eram os primeiros, e Kratos ainda é aquele guerreiro espartano que topa qualquer briga. Se é isso que importa, ficamos bem impressionados com o resultado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Milson Lobo
    2016-06-17T11:01:09  

    Já passou da hora deste game se tornar um filme!!!

    recentes

    populares

    • Milson Lobo
      2016-06-17T11:01:09  

      O Vin é uma boa pedida caso realmente rolasse o filme e os produtores quisesse alguém de que a mídia já conhece, porém pode se considera algum ator anônimo e ele se sair muito no papel, o que seria minha preferencia, isso evidentemente se o roteiro for espetacular.

    recentes

    populares

    • Milson Lobo
      2016-06-17T11:01:09  

      KKKKKKKKKK

  • John Carlos
    2016-06-17T10:48:13  

    Em 10 minutos de jogo, todo mundo quer definir o que vai acontecer, estamos falando de um jogo com Deuses, ele pode voltar a ser jovem, as armas podem ser várias durante o jogo, o garoto pode morrer despertando a irá de Kratos e por aí vai.

    recentes

    populares

    • John Carlos
      2016-06-17T10:48:13  

      ou o proprio Kratos morrer... e deixar o novo protagonista assumir a saga. rsrs

    recentes

    populares

    • John Carlos
      2016-06-17T10:48:13  

      Nazista na cadeia kkk

  • Jean Cabral
    2016-06-18T20:19:18  

    Este "menino" foi salvo por Kratos durante alguma batalha aniquilante, com medo, o menino foi salvo por Kratos quando ele lembrou de sua familia. Depois de um tempo de convivencia vendo a fragilidade do garoto, Kratos ensina a ser um DEUS DA GUERRA para que possa seguir seu próprio caminho.

    recentes

    populares

    • Jean Cabral
      2016-06-18T20:19:18  

      Desculpa a minha ignorância mais por que o menino, chama o Kratos de Pai então!!??? na hora que ele vai atirar a flecha e o Kratos o orienta?

    recentes

    populares

    • Jean Cabral
      2016-06-18T20:19:18  

      ão gostei muito da ideia talvez a franquia deveria ter terminado no três mesmo, destruir a mitologia grega no contesto dele ser greco tudo ok agora partir para a nórdica apos sera oque? A egípcia, asteca e a japonesa etc. O roteiro ira influenciar muito porque o personagem já conhecemos menos cruel ou mais e o Kratos que a acompanhamos em jornadas épicas espero estar redondamente enganado e que seja um sucesso o jogo!

  • Ariel Andrade
    2016-06-22T19:59:26  

    Poderiam fazer Kratos contra a mitologia Cristã, o Boss final ia ser Jesus. Muito louco!!

    recentes

    populares

    • Ariel Andrade
      2016-06-22T19:59:26  

      kkkkkkkkk muito booooooooom!!!!!!!

    recentes

    populares

    • Ariel Andrade
      2016-06-22T19:59:26  

      o que não iria faltar era santo pro kratos enfrentar no decorrer do jogo

  • Raphael Mendes
    2016-06-17T16:48:10  

    Pera ai. Esse game se passa apos o 3? Pois depois do 3 teve o GOW ascension Que a historia era antes do 1. No final do 3 " ele morre " nao lembram? Porem depois dos creditos mostra o local da morte Sem o corpo. O que eu perdi da historia entao pra ele ter um filho? Pois afamilia dele morreu antes mesmo do Ascension

    recentes

    populares

    • Raphael Mendes
      2016-06-17T16:48:10  

      ai q começa o novo god of war e sua nova mitologia. As valquírias ou valkirias (nórdico antigo: valkyrja, lit. "a que escolhe os mortos"), na mitologia nórdica, são dísir, deidades femininas menores que serviam Odin sob as ordens de Freia. O seu propósito era eleger os mais heróicos guerreiros mortos em batalha e conduzi-los ao salão dos mortos, Valhalla, regido por Odin, onde se converteriam em einherjar(os guerreiros de odin). A escolha servia metade daqueles que morriam em batalha

    recentes

    populares

    • Raphael Mendes
      2016-06-17T16:48:10  

      parece q kratos foi levado para asgard, proximo a valhalla, ele encontrou uma guerreira(kratos inclusive pergunta ao seu filho se sua mae tinha o ensinado a caçar) e criou laços com ela... o novo god of war se passa anos depois do god of war 3.... nota-se inclusive pela aparencia de kratos, ele esta bem envelhecido... kratos, servirá odin no ragnarok, o simbolo do jogo sugere q o vilão será o segundo filho de loki o Jormungand...

  • T7spark
    2016-06-20T09:42:50  

    The Last of Us "02" tá difícil de lançarem!!!!!

    recentes

    populares

    • T7spark
      2016-06-20T09:42:50  

      o melhor jogo do playstation 3

  • Pamalla Silva
    2016-06-18T10:18:30  

    PENA QUE EU NÃO TENHO PLAYSTATION :(

    recentes

    populares

    • Pamalla Silva
      2016-06-18T10:18:30  

      obrigada!

    recentes

    populares

    • Pamalla Silva
      2016-06-18T10:18:30  

      Dnada, tenha um bom dia.

  • Caio Ferreira
    2016-06-17T21:29:43  

    Estragaram o jogo, transformaram num The Last of Us, não tem absolutamente nada a ver com a saga, decepcionado

    recentes

    populares

    • Caio Ferreira
      2016-06-17T21:29:43  

      Do RE, o único jogo que eu não gosto entre os numerados é o 6, não pela mudança de características, mas porque é um jogo ruim mesmo, é apenas um shooter medíocre com história fraquinha, novos personagens totalmente sem carisma e jogabilidade horrível. O Revelations 2 eu também achei bem legalzinho, mais parecido com os antigos, apesar de eu não gostar daquele lance de cooperação.

    recentes

    populares

    • Caio Ferreira
      2016-06-17T21:29:43  

      Eu gosto mais do 4. 5 e Revelations. Eu gostava do Zero tambem, mas peguei nojo quando a Capcom tirou a exclusividade e portou pras plataformas lixosas

  • Wellington Silva
    2016-06-19T18:43:39

    Tomara que a insanidade siga o god of war 4 !

  • Anderson Izaguirre
    2016-06-18T16:48:50

    Acredito que não seja o filho de Kratos

  • Thiago
    2016-06-17T11:56:59  

    Na boa, de onde o nosso amigo "Felipe Vinha" tirou que o Kratos está bonzinho? Não teve 10 minutos de apresentação e já está tirando conclusões do jogo. Com certeza quem fez essa matéria está longe de ser um gamer de verdade. Não se sabe nada sobre o jogo. Nem se sabe se o que foi apresentado trata-se do começo / meio / fim do jogo. É ridículo dizer que é pra esquecer o Kratos destruidor sendo que não tem mais nada do jogo. As matérias do techtudo estão cada vez mais fracas. Podem até ter imagens mas o conteúdo lógico e revisado está cada dia menor.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-06-17T11:56:59  

      Techtudo só faz matéria péssima. Seja de jogos ou de tecnologia no geral.

    recentes

    populares

    • Thiago
      2016-06-17T11:56:59  

      E logo depois na mesma matéria diz que continua com a fúria Espartana e topa qualquer briga hehehe. Título p chamar atenção.

  • Jefferson Rocha
    2016-06-18T08:40:03  

    Me lembrou Last of Us.

    recentes

    populares

    • Jefferson Rocha
      2016-06-18T08:40:03  

      na verdade eu acho que você não leu o post, toda a jogabilidade foi "inspirada" em The Last of Us, então acho que era o objetivo deles que lembrasse o jogo!

    recentes

    populares

    • Jefferson Rocha
      2016-06-18T08:40:03  

      Na verdade ele leu. Por isso que falou, não conhece o jogo ainda

  • Matheus Lima
    2016-06-18T09:57:57  

    gostei muito do jogo, mas eu só acho que ele ainda deveria sonhar com a ex mulher e filha que ele matou, para ficar mais claro que é uma sequência! fora isso eu acho que o jogo não podia estar melhor!

    recentes

    populares

    • Matheus Lima
      2016-06-18T09:57:57  

      Já jogou? Parabéns.

  • Gabriel
    2016-06-18T10:15:53

    tento menos ação ou não,isso não me importa. Só sei que estou doido pra jogar

  • Marcio Britto
    2016-06-17T11:23:41  

    Sem contar que mudaram até o dublador clássico! Isso foi uma mancada da grossa.

    recentes

    populares

    • Marcio Britto
      2016-06-17T11:23:41  

      Quem negativou e não percebeu isso nunca jogou um God Of War! O dublador não é o mesmo.

  • Helcio Machado
    2016-06-18T10:08:39

    parece que se sair um filme do GOW, quem vai ser o ator é o Leo Stronda. kkk

  • Visionário Amanhã
    2016-06-17T13:24:00  

    Digitei no google: "Virgens eternos" e cai nessa página

    recentes

    populares

    • Visionário Amanhã
      2016-06-17T13:24:00  

      "Digitei no google: "Virgens eternos" e cai nessa página" - As definições de "virgem" foram atualizadas com sucesso.

    recentes

    populares

    • Visionário Amanhã
      2016-06-17T13:24:00  

      e a irmã vai bem?

  • Natanael Linhares
    2016-06-18T08:22:23  

    A que ótimo transformaram meu herói favorito em uma mariquita de lenhador. VOU COMPRAR E JOGAR PQ EU FIM SOU FAN DE TODA A SAGA GOW.. ONDE O KRATOS TIVER EU TO LA....!!!!

    recentes

    populares

    • Natanael Linhares
      2016-06-18T08:22:23  

      Se você acha que lenhadores são mariquitas beleza, mas eu acho que você não entendeu, as correntes do olimpo são uma arma da mitologia grega, ele mudou de cenário, então era necessário mudar de arsenal também, o machado é uma das armas mais comuns entre o povo nórdico!

  • Gilberto Filho
    2016-06-17T11:12:24  

    Quando ele vem pra mitologia cristã?

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-06-17T11:12:24  

      De fato Zeus seria o que os cristãos acreditam ser Deus, Hades = Satã, e por aí vai... só muda de nome mesmo...

    recentes

    populares

    • Gilberto Filho
      2016-06-17T11:12:24  

      na verdade eu acho muito difícil ele vir para a mitologia cristã, já que é monoteísta, ele não teria ninguém para matar aqui, tudo que ele faria seria matar deus e pronto, não teria oque fazer no jogo! realidades são diferentes, e eu acho que é bem inviável já que é necessário agradar um público!

  • Emerson Aran
    2016-06-18T08:23:34

    Jogo ta toooop, graficos, jogabilidade, cenário, visual do Kratos!! Esse lance da camera, acho que fica muito melhor assim já que tem um 'novo jogador' ao nosso lado!!! Quero só ver o Kratos matando THOR, ODIN e LOKI

  • Valter Ribeiro
    2016-06-18T04:12:02

    O grafico ficou muito bom!!! mas não esta com cara de GOW,sem as laminas do caos,e sem o tema principal do jogo,não deu nem vontade de jogar,oque mais empougava no jogo éra justamente as laminas do caos,sem elas o jogo vai ser meio morno!!!!!!!

  • Valter Ribeiro
    2016-06-18T04:04:06

    Meu na boa,o grafico ficou muito bom!!! Mas não esta com cara de GOW, sem as laminas do caus e o tema super empougante que até arrepiava, não deu vontade de jogar, pra mim acabou a franquia!!!!!

  • George
    2016-06-17T23:47:20

    Os dois melhores jogo que joguei God Of War e Gears of war...

  • Vitor Santos