Internet

01/06/2016 06h00 - Atualizado em 01/06/2016 18h37

Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

O Google segue tentando derrubar o WhatsApp no mundo dos aplicativos de mensagens. Durante a conferência anual da empresa, o Google I/O, foram revelados o Allo e Duo, dois novos apps mensageiros. No passado, porém, a empresa já tinha apostado em programas similares para conquistar os tagarelas no Android e no iPhone (iOS). Hangous e Talk são dois nomes, entre tantos outros que continuam ativos ou foram finalizados.

Android N é revelado em detalhes no Google I/O; conheça as novidades do sistema

Se você está confuso com essa variedade de ferramentas de chat e comunicação, o TechTudo reuniu um histórico dos aplicativos lançados pelo gigante da internet e o que aconteceu com eles.

Google já lançou diversos aplicativos de mensagens para PC, Web, Android e iOS (Foto: Arte/Elson de Souza)Google já lançou diversos aplicativos de mensagens para PC, Web, Android e iOS (Foto: Arte/Elson de Souza)

Download grátis do app do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android e iPhone

Google Talk: lançado em agosto de 2005 para Windows e Web

Nos tempos de MSN, o Google Talk foi a aposta da empresa para a troca de mensagens e ligações do tipo VOIP. A primeira versão beta do serviço foi lançada em 24 de agosto de 2005 e chamou a atenção por ser bastante leve. Para usá-la, era necessário ter uma conta do Google, como um endereço do Gmail.

Google Talk tinha cliente para Windows e era integrado com Gmail e Orkut (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)Google Talk tinha cliente para Windows e era integrado com Gmail e Orkut (Foto: Reprodução/Taysa Coelho)

O GTalk, como também era conhecido, era bem simples se comparado aos apps de mensagens atuais e até mesmo os da época. Embora disponível para Windows, o serviço ganhou muita popularidade ao ser integrado com o Gmail e o Orkut, a principal rede social do Brasil na época. O Google Talk teve ainda uma versão para Android, mas foi substituído em 2013 pelo Hangouts.

Google Voice: lançado em março de 2009 para web, Android e iOS

O Voice é um serviço de chamada para telefones fixos e celulares do Google lançado para concorrer diretamente com o Skype. Assim como o rival, o aplicativo oferecia tarifas mais baixas para ligações para linhas convencionais no Brasil e no exterior, normalmente custando alguns centavos por minuto. Além disso, usuários do serviço ligavam de graça entre si e podiam enviar SMS grátis.

Google Voice surgiu como um rival do Skype para ligações baratas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Google Voice surgiu como um rival do Skype para ligações baratas (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

O Google Voice ainda continua ativo, mas seus aplicativos raramente são atualizados com alguma novidade. Em 2014, o Google integrou as funções do app ao Hangouts e, desde então, se esforça para migrar os usuários para o programa mais recente.

Android N: qual a melhor novidade da versão? Opine no Fórum do TechTudo.

Google+ Messenger: lançado para Android e iOS

Também conhecido como Hundle, o Google+ Messenger fazia parte dos diversos apps separados da rede social lançada em 2011. Nele, o foco era o envio de mensagens instantâneas e troca de fotos e vídeos com os grupos e círculos do Google+. No entanto, o serviço teve vida curtíssima, sendo substituído pelo Hangouts em 2013. Já a funcionalidade de compartilhamento de mídia foi rebatizada de Google+ Photos, como parte da experiência dentro da rede social.

Google Hangouts: lançado em maio de 2013 para Android, iOS, web e Chrome

O Hangouts surgiu com a promessa de unificar a bagunça de apps e serviços de mensagens do Google. Para isso, ele foi integrado ao Gmail e Google+, substituindo os antigo GTalk, Voice e G+ Messenger gradativamente. Para isso, o serviço foi pensado para ser multiplataforma, suportando computadores, tablets, celulares, relógios e web.

Hangouts surgiu para unificar os apps de chat do Google (Foto: Divulgação/Google)Hangouts surgiu para unificar os apps de chat do Google (Foto: Divulgação/Google)

Entre as principais funções do Hangouts estão a troca de mensagens de textos, emojis, adesivo e localização, além de ligações por voz e vídeos. Há ainda a possibilidade de enviar e receber SMS em aparelhos com Android, mas o Google também tem um cliente específico para isso.

Com o lançamento do Allo e Duo no Google I/O 2016, no último dia 18, especulou-se sobre o possível fim do Hangouts. No entanto, a empresa confirmou que o serviço segue funcionando normalmente.

Messenger: lançado em novembro de 2014 para Android

O Messenger é um cliente de mensagens de texto (SMS) convencionais do Google lançado apenas para Android. Para começar, ele trazia a interface Material Design do então recém-lançado Android 5.0 Lollipop. Além disso, a ferramenta apostava em funções como compartilhamento rápido de fotos e vídeos (MMS), envio de mensagens em grupo, bloqueio de remetentes, além do suporte a mensagens de voz, adesivos e emojis.

Messenger é um cliente de SMS e MMS para Android (Foto: Divulgação/Play Store)Messenger é um cliente de SMS e MMS para Android (Foto: Divulgação/Google)

O Google Messenger é compatível com Android 4.1 (Jelly Bean) e versões posteriores. Segundo a empresa, o aplicativo continuará em operação mesmo após a chegada do Allo e do Duo. Conheça as diferenças entre o Messenger e o Hangouts.

Spaces: lançado em maio de 2016 para Android, iOS e Web

Com a popularidade de grupos no WhatsApp e Telegram, o Google resolveu lançar sua própria ferramenta para esse fim: o Spaces. Nele, os usuários poderão criar tópicos de discussão e compartilhar páginas da Web, fotos, vídeos e diversos conteúdos de forma mais rápida, graças à integração com o serviço de buscas, o YouTube e o navegador Chrome.

Spaces é uma ferramenta do Google focada em grupos (Foto: Divulgação/Google)Spaces é uma ferramenta do Google focada em grupos (Foto: Divulgação/Google)

Embora não seja uma ferramenta de chat convencional, o aplicativo permite a troca de mensagens e conversas em comentários de tópicos. A chegada do Spaces foi uma surpresa para muitos usuários, uma vez que ele reúne funções de outros serviços da empresa, como o Google+ e Hangouts.

Google Allo: anunciado em maio de 2016 para Android e iOS

O Google Allo é o aplicativo mais recente do Google que turbina a troca de mensagens com inteligência artificial e diversos truques. Criado para rivalizar com o WhatsApp, ele permite que o usuário envie mensagens automáticas sugeridas de acordo com fotos e textos recebidos, seja mais expressivo com textos em diferentes tamanhos e até mesmo envie mensagens auto destrutivas no modo anônimo, como na navegação privada do Chrome.

Allo é um novo aplicativo de mensagens do Google para rivalizar com WhatsApp (Foto: Divulgação/Google)Allo é um novo aplicativo de mensagens do Google para rivalizar com WhatsApp (Foto: Divulgação/Google)

O Allo traz ainda o Google Assistant embutido para fazer pesquisas na web. Assim como seu grande concorrente, o aplicativo funcionará vinculado ao número de celular do usuário e haverá criptografia para proteger o conteúdo das conversas. O aplicativo ainda não foi oficialmente lançado, mas deve chegar entre junho e setembro de 2016.

Google Duo: anunciado em maio de 2016 para Android e iOS

Outra surpresa do Google I/O 2016 foi o Duo, um app para fazer companhia ao Allo e, de certa forma, similar ao FaceTime do iPhone e Mac. Com ele, o usuário pode fazer ligações para algum contato via internet e conversar utilizando a câmera de vídeo.

Umas de suas principais vantagens é o recurso "Knock Knock", que mostra a imagem de quem faz a chamada para que o receptor saiba de quem se trata, em caso de um número desconhecido. Em outras palavras, você sabe quem está ligando antes de atender.

Google Duo é um app para ligações de vídeos similar ao FaceTime (Foto: Divulgação/Google)Google Duo é um app para ligações de vídeos similar ao FaceTime (Foto: Divulgação/Google)

Assim como o Allo, o Duo também funcionará com base no número do telefone do usuários e deverá fazer chamadas até quando a conexão da Internet estiver mais lenta. O aplicativo também chegará entre junho e setembro de 2016 para Android e iOS.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Mayra Silva
    2017-04-30T23:16:26

    Legal

  • Raposão
    2016-06-01T12:25:44  

    É tanto aplicativo e no final são todos iguais.... vamos sair desses aparelhos pessoal, abram a janela...... o mundo está ficando solitário.

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-06-01T12:25:44  

      kkkkkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Raposão
      2016-06-01T12:25:44  

      É meu amigo, só que sem um smart desses, muitos estariam buraco, ajuda e muito nos negócios R$$$$, e se esta ai para podermos usufruir, porque não tirar proveito, mas entendo e concordo com você, o correto seria sabermos o nosso limite e administrar a vida com esta realidade, da melhor forma possível.

  • Gtconrado
    2016-06-01T13:08:10  

    O problema não é ser bom, é todo mundo usar. Precisa investir mais em marketing, popularizar, viralizar... Não adianta só ser bom se pouca gente usa.

    recentes

    populares

    • Gtconrado
      2016-06-01T13:08:10  

      ta certo, eu uso o que todos tao usando e todos estao usando o whatsapp. Até meu tio que mora la na roça usa essa budega, por isso é tao popular, com certeza deve ouros bem melhores mas o whatapp caiu no gosto das pessoas.

    recentes

    populares

    • Gtconrado
      2016-06-01T13:08:10  

      A questão do WhatsApp é que ele já é quase que cultural, está impregnado. Tem outros apps até melhores, mas não adianta. Se popularizou a cultura do WhatsApp e pronto.

  • Roberto Ribeiro
    2016-06-01T12:20:53  

    Faz um app que de benefícios reais aos usuários que rapidinho derruba o Whatsapp.

    recentes

    populares

    • Roberto Ribeiro
      2016-06-01T12:20:53  

      Dizem que o Telegram é melhor que o WhatsApp em funcionalidades. E ele derrubou o WhatsApp? Ter benefícios não quer dizer muito e não vai adiantar nada se não houver uma adesão maciça de usuários.

  • Luiz Caldas
    2016-06-01T14:35:01  

    É SÓ VOLTAR O MESSENGER QUE AS COISAS MELHORAM OU, VÃO CONTINUAR A LEVAR AS BOLAS NAS COSTA.

    recentes

    populares

    • Luiz Caldas
      2016-06-01T14:35:01  

      A era do Windows Live Messenger já foi. Não adianta. Podem ressuscitá-lo que a experiência não será a mesma que se tinha na década passada. Se não fosse isso, a Microsoft não teria descontinuado ele em favor do Skype.

  • Wagner Bentes
    2016-06-01T14:51:40

    Allo e Duo prometem em, vou aguardar para testar!!

  • Cristina Oliveira
    2016-06-01T16:14:29  

    Desbancar o whatsapp kkkkk nunca.

    recentes

    populares

    • Cristina Oliveira
      2016-06-01T16:14:29  

      O whats cair é a mesma coisa que o palmeiras ganhar o mundial, é piada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Gustavo Souza
    2016-06-02T23:06:59  

    Quando um app vinga já era! Acho muito dificil derrubar o whatss!

    recentes

    populares

    • Gustavo Souza
      2016-06-02T23:06:59  

      De acordo. O "reinado" do Facebook e do WhatsApp ainda vai permanecer por mais alguns anos.

  • Rafael Coelho
    2016-06-01T11:50:01  

    Uai um app de 2005 foi criado pra desbancar o Whatsapp ? Em 2005... "TA SERTO" KKK Aos retardados eu escrevi TA SERTO pra zoar, eu sei escrever CERTO. Hoje em dia tem que avisar tudo, já q temos muitos Professores de Português que não sabe nem a diferença de Por que e Porque, mas quer dar lição usando corretor do GOOGLE.

    recentes

    populares

    • Rafael Coelho
      2016-06-01T11:50:01  

      *Não

    recentes

    populares

    • Rafael Coelho
      2016-06-01T11:50:01  

      Esse vai fumar o smartphone dele um dia !

  • Ademir Souza
    2016-06-02T00:32:32  

    O QUE A EQUIPE DO TECTUDO TEM CONTRA O WHATSAP , QUE CADA DIA SAI UMA COISA QUE NÃO SEI QUEM QUER DERRUBAR O WHATSAP , PELO AMOR DE DEUS PUBLIQUEM COISA ÚTIL PARA NOS.

    recentes

    populares

    • Ademir Souza
      2016-06-02T00:32:32  

      qualquer informação é útil, basta nós usuários interpretarmos e aproveitarmos da forma que quisermos, o Watsapp é bom, mas se aparecer algo melhor, vamos a ele!!!!

  • Luiz Borges
    2016-06-02T08:16:45

    É verdade, são autamente contra o whatsapp. É impressionante!

  • Bernardo Amaral
    2016-06-02T07:46:50

    PESSOAL AQUI DEBOCHANDO DA CONCORRÊNCIA. ABRAM SUAS MENTES, QUANTO MAIOR A CONCORRÊNCIA, MELHOR SERÁ PARA OS USUÁRIOS QUE TERÃO MAIS BENEFÍCIOS E MELHORIAS CONTÍNUAS.

  • Leticia Lebrowsky
    2016-06-01T17:03:32

    ...Incrível!! Crie seu site por R$100 e comece a lucrar !! Copie e cole no seu navegador: temas-para-wordpress. com (tudo junto)

  • Delmo
    2016-06-01T12:11:58  

    Google é Gmail apenas.. Foi acabar com o orkut agora já era, falei que aquelas mensagens animadas iam acabar com o orkut. Não me ouviram e deu no que deu. Mudar a cor também foi crucial. Muitos abandonaram o orkut porque não fazia mais sentido ter a comunidade "eu odeio o azul do orkut".

    recentes

    populares

    • Delmo
      2016-06-01T12:11:58  

      ... Drive e youtube tbm. De resto realmente só tenho a conta, pois é integrada ao gmail, pois nem uso qualquer outro serviço deles.

    recentes

    populares

    • Delmo
      2016-06-01T12:11:58  

      maps, tradutor, buscador e e-mail deveriam se manter assim!

  • Matheus Henrique
    2016-06-01T16:43:47

    Sou muito mais usar o telegram (minha familia e qse todos os meus amigos usam) do que o wpp

  • Edson
    2016-06-01T14:15:49  

    Volta Orkut e Msn ! saudades :( kkk

    recentes

    populares

    • Edson
      2016-06-01T14:15:49  

      Tambem Concordo Edson o Orkut dava de dez no facebook! Muito mais facil de lidar

    recentes

    populares

    • Edson
      2016-06-01T14:15:49  

      na minha opinião orkut era melhor que o facebook... Paulo, sei que o MSN é da microsoft. só quis dizer que MSN e Orkut faz falta.

  • Diego
    2016-06-01T16:37:19

    Nao adianta lançar o melhor appp, com mais recursos, chamadas de video, tele transporte e etc; se ngm que vc conheça usa. O segredo do whtasapp é que ele é simples e caiu no gosto das pessoas... hj dia ngm perguntam mais qual é o seu numero, perguntam qual é o seu whatsapp.. pra vc ter noçao da dimensao que esse app levou.

  • Wesley Silva
    2016-06-01T16:22:24

    O unico que poderia derrubar o Whatsapp, era o MSN, mas infelizmente nao aconteceu

  • Fabio Rodrigues
    2016-06-01T15:24:23  

    E o parmera ta sem mundial....

    recentes

    populares

    • Fabio Rodrigues
      2016-06-01T15:24:23  

      kkkkkkkkkkk

    recentes

    populares

    • Fabio Rodrigues
      2016-06-01T15:24:23  

      parmera??? nao sei peppas pigs pink?

  • Fabio Moschetti
    2016-06-01T14:24:37  

    Mas o Whatasapp funciona muito bem no meu windows phone coisa que nenhuma destas app da google faz

    recentes

    populares

    • Fabio Moschetti
      2016-06-01T14:24:37  

      menos de 1% do mercado...

  • Alex Barcelos
    2016-06-01T14:05:49  

    Se tivesse MSN ainda, nao existiria nem Whatssapp

    recentes

    populares

    • Alex Barcelos
      2016-06-01T14:05:49  

      tbem concordo...

    recentes

    populares

    • Alex Barcelos
      2016-06-01T14:05:49  

      Discordo, se o MSN já tava perdendo espaço antes do surgimento do Whatsapp, imagina depois que surgiu essa tecnologia. Iria falir em questão de meses.

  • João Santos
    2016-06-01T14:33:43

    Engraçado é lembrar que mesmo com varios apps lançados para desbancar quem quer que fosse, o Google nunca conseguiu desbancar o lider . Gtalk jamais chegou perto da popularidade do MSN, esse Voice eu só fiquei sabendo da existencia dele hj, messenger só conheço o do facebook, o unico deste que consegue ter alguma popularidade é o Hangout . Vamos esperar para ver qual sera o futuro dos proximos.

  • Rogério
    2016-06-01T13:58:28

    'Hangous'

  • Bruce Nolan
    2016-06-01T13:01:48  

    Google contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro o certo era ser assim ! Globo contra WhatsApp: relembre apps criados para desbancar o mensageiro

    recentes

    populares

    • Bruce Nolan
      2016-06-01T13:01:48  

      ???????

  • Adrian Ferrari
    2016-06-01T13:43:48

    Techtudo também tá querendo acabar com o Whatsapp, toda semana tem notícia sobre algo "melhor que o Whatsapp", "desbanca o Whatsapp"